Carnaval em Veneza

 Conhecer Veneza no Carnaval deixa qualquer um ou muito, muito feliz, ou muito, muito irritado, não existe um meio termo.

Você vai ficar muito irritado se o objetivo for simplesmente visitar Veneza. A cidade, que normalmente é repleta de turistas, no Carnaval fica ainda mais cheia e uma simples caminhada da praça San Marco até o vaporetto leva mais de meia hora. Entrar nos monumentos ou achar um lugar pra comer… nem pensar! Está tudo bloqueado pela multidão e a polícia chega até a implantar “mão única” nas ruas de pedestres.

Mas se o objetivo for “viver” o Carnaval de Veneza, a história muda de figura e Veneza se torna mágica!

A primeira coisa a ser feita para aproveitar bem a ocasião é a escolha da fantasia e da máscara. Embora existam milhares de lojas especializadas na cidade, as fantasias devem ser reservadas com muitos meses de antecedência, sob pena de não encontrar nada disponível. Idem com relação às festas à noite, pois sem reservas, não se vai a lugar nenhum.

Depois de tudo escolhido, reservado e, principalmente, pago, o negócio é entrar no clima da festa.

Nós pegamos nossa fantasia na manhã da festa e já saímos da loja a caráter. É uma diversão andar por Veneza como se estivéssemos saído de um filme setecentista, a cidade tem tudo a ver com os trajes e é o cenário perfeito para encarnar realmente o personagem e ficar fazendo caras e bocas, se achando o próprio Casanova.

Além disso, eu me sentia quase uma estrela de Hollywood, cercada de paparazzi, com tantas máquinas fotográficas apontadas pra mim. Não conseguia dar dois passos sem ter que parar para tirar foto com turistas do mundo todo, mas confesso que estava adorando tudo e estava super orgulhosa da minha fantasia.

À noite fomos pra festa, que não se assemelha em nada com um baile de carnaval no Brasil. A festa consistia num jantar, com uma comida medíocre e músicos que interpretavam o Barbeiro de Sevilha, mas o divertido não era nem a festa em si, mas sim fazer parte daquele mundo.

Como não poderia deixar de ser, a festa foi realizada num palácio de 1700, com luz de velas, decoração da época, todos os convidados vestidos a caráter e música clássica de fundo. Realmente não é um carnaval muito animado, na concepção brasileira de “animação”, mas a sensação de ter voltado no tempo é incrível, foi uma experiência ímpar!

Depois da apresentação dos músicos e do jantar, por volta das 2h30 da manhã, voltei pro hotel morta de cansaço, e não fiquei sabendo como terminou a noite…

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

54 thoughts on “Carnaval em Veneza

  • 18/10/2007 at 17:45
    Permalink

    Luisa, excelente seu arquivo de viagens, consegue resumir bem as experiências e passar a mensagem.

    Virei tripulante aqui também.

    Reply
  • 19/10/2007 at 09:24
    Permalink

    Que bom que vc gostou, Diego! Seja bem-vindo!

    Reply
  • 11/01/2008 at 23:34
    Permalink

    Oi, Luisa! Estou querendo passar o Carnaval em Veneza, pelo carnaval em si, rsrsrs… poderia me dar uma ajuda? Se eu quiser, consigo comprar agora a fantasia? Ou pelo menos a mascara? E o baile? Onde me sugere de ir? Se tiver alguns sites pra me indicar pra eu tentar fazer reservas… E (a ultima pergunta) na pior das hipoteses, se eu naum conseguir um Baile, vale a pena ficar pela rua mesmo? De mascara e tal? Obrigadinha!

    Reply
  • 12/01/2008 at 02:02
    Permalink

    Olá Carol!
    Claro que posso ajudar! Mas no momento estou sem as minhas anotações, só vou conseguir te dar informações mais precisas na segunda feira. Pode ser?

    Com relação à fantasia, você tem certeza que quer comprá-la? Tem muita coisa pra alugar… Eu aluguei a minha fantasia em dezembro (uns 200 euros, se não me engano) e comprei a máscara no dia do baile(mais uns 70 euros), pra recordação. Acredito que você ainda consiga alugar alguma coisa legal.

    Quanto a ficar pela rua toda fantasiada, eu acho que vale muuuuuito a pena! Achei o baile legal por causa da sensação de estar num daqueles filmes de época, e pelo “quê” de magia e fantasia que é fazer parte daquilo.

    Em termos de diversão, passear por Veneza toda a caráter é muito mais divertido!
    Mas isso só se você entrar realmente no clima, incorporar o personagem e não ficar irritada em não conseguir dar dois passos sem ser interpelada por algum turista e sua implacável máquina fotográfica.

    Depois te passo alguns sites.

    Bjs

    Reply
  • 12/01/2008 at 12:23
    Permalink

    Carol, eu aluguei a fantasia e comprei a máscara no Atelier Marega http://www.marega.it
    Com relação ao baile, eu me baseei neste site http://www.carnevalevenezia.com/feste.htm para escolher o meu, mas é do ano passado… Ninguem atualizou. De qualquer maneira, dá pra ter uma ideia do que existe e do preço e também tem o endereço e o email de alguns lugares que fazem os bailes…
    O pessoal do atelier Marega é bem disponível e simpático e acho que eles podem te dar boas dicas sobre os lugares.
    Bjs

    Reply
    • 29/07/2011 at 19:28
      Permalink

      Cara Luisa,
      tudo bem?
      Sou uma jornalista fazendo uma matéria sobre 10 curiosidades sobre o Carnaval de Veneza. Tem como você entrar em contato comigo?
      Aí vai meu contato: julianaosreis@gmail.com e euviajobastante@hotmail.com
      Aguardo.
      abraços e parabéns pelos relatos.
      Juliana

      Reply
  • 15/01/2008 at 01:14
    Permalink

    Oi, Luisa!
    Valeu mesmo! Ja estou aqui tentando providenciar tudo… soh mais uma coisa: qual sao as boas localizacoes para se procurar acomodacao por lah? As melhores areas pra se ficar… vc tem ideia?
    Bjs!

    Reply
  • 16/01/2008 at 10:41
    Permalink

    Oi, Carol
    Divirta-se nos preparativos. Olha, lugar bom pra ficar em Veneza é perto da Praça San Marco. Eu fiquei no Hotel Al Ponte dei Sospiri (atrás da Ponte dos Suspiros http://www.alpontedeisospiri.it) e gostei bastante.
    Mas qualquer lugar na ilha principal não é mau, evite só ficar em algum lugar onde vc dependa dos transportes aquáticos para se locomover.
    Bjs

    Reply
  • 24/01/2008 at 20:16
    Permalink

    Olá Luisa

    Encontrei o seu blog por acaso quando procurava informação sobre Veneza no Carnaval!Estamos partindo para lá dia 1 de Fevereiro e fiquei ainda mais motivada para esta viagem depois de ler o seu post…e mais informada também!Lindas fotos!
    Vou dar uma olhada no site que referiu sobre as mascaras…acho que não vou conseguir alugar os fatos(somos 3 e por isso ficava bem caro!!)mas pelo menos quero comprar uma mascara!!!
    Acho que vou adorar…depois volto aqui para contar!!

    Um beijinho

    Reply
  • 25/01/2008 at 19:01
    Permalink

    Olá Margarida!
    Seja bem vinda ao blog! O Carnaval de Veneza é mesmo único e tenho certeza de que você vai adorar!
    Aproveite bastante e depois volte mesmo pra contar como foi!
    Boa viagem!
    Bjs

    Reply
  • 07/02/2008 at 16:53
    Permalink

    Adorei a história da Luiza….contou em poucas palavras sua história, e nos deixou com água na boca….deve ser facinante passar o carnaval em Veneza…..

    Reply
  • 08/02/2008 at 10:37
    Permalink

    Olá, Eliane

    Obrigada! E seja bem vinda ao blog!

    Bjs

    Reply
  • 29/10/2008 at 03:31
    Permalink

    é o meu sonho poder ir ao carnaval de veneza….

    Reply
  • 31/10/2008 at 14:23
    Permalink

    Oi Petra,

    Com um pouco de organizaçao e economia, seu sonho pode virar realidade antes do que vc imagina! 😉

    Bjs

    Reply
  • 05/11/2008 at 21:47
    Permalink

    Olá
    Gostaria de saber se o carnaval de veneza coincide com o do Brasil. Estarei em veneza nos dias 4 e 5 de fevereiro de 2009.
    Desde já obrigada.
    Bjs
    Jackilene

    Reply
  • 06/11/2008 at 12:33
    Permalink

    Oi Jakilene

    Em 2009, o carnaval em Veneza serà de 13 a 24 de fevereiro… Por pouco!

    Bjs

    Reply
  • 28/12/2008 at 02:59
    Permalink

    Olá Chará!!!

    Tudo bem?
    Estou indo pra Veneza no fim de janeiro.Essa época vale a pena?Há pouco, chovia muito na Itália e ela estava alagada, literalmente…
    Beijos

    Reply
    • 09/01/2009 at 13:11
      Permalink

      Oi Luiza,
      Eu sou suspeita pra falar de Veneza, pq pra mim, Veneza sempre vale a pena! Até debaixo d’agua!
      Bjs

      Reply
  • 30/12/2008 at 19:15
    Permalink

    oi!! Luiza!!
    Adorei seus relatos sobre Veneza. Eu quero muito visitar essa cidade maravilhosa…você é uma pessoa muito linda, digna da beleza da cidade que visitou. Quando eu pisar em Veneza vou me lembrar de vc…beijos

    Reply
    • 09/01/2009 at 13:15
      Permalink

      Oi Elias
      Muito obrigada! Fico muito feliz que vc tenha gostado dos meus relatos!
      Quando vc voltar de Veneza, volte aqui pra me contar como foi a viagem.
      Bjs

      Reply
  • 08/01/2009 at 21:24
    Permalink

    Oi, Liza!
    Grata pelo seu relato, só assim pude conseguir fotos das fantasias usadas no carnaval, que serão usadas como base para o aniversário da minha sobrinha. Ainda bem que vc é organizada pois guardou o nome da loja.
    Bjs!!

    Reply
    • 09/01/2009 at 13:34
      Permalink

      Oi Virginia
      Obrigada pela visita! E feliz aniversário para a sua sobrinha!
      Bjs

      Reply
  • 21/01/2009 at 17:10
    Permalink

    Oii,
    eu sei que faz tempo que voce fez esse topico, mas em todo caso queria saber se voce acha que pra uma adolescente estar em veneza no carnaval vai se tonar chato?! e se voce sabe a data que isso sera esse ano. Obrigadaaa!

    Reply
    • 21/01/2009 at 23:37
      Permalink

      Oi Gabrielle,
      Que pergunta difícil! Carnaval em Veneza é 8 ou 80, ou se adora, ou se detesta em qq idade!
      Bom, eu acho que a diversão vai depender muito do que vc espera de um carnaval em Veneza.
      Não tem absolutamente nada a ver com o carnaval brasileiro, a cidade lota de turistas de todos os tipos e tudo fica absurdamente mais caro. Mas Veneza é sempre Veneza e no carnaval a cidade fica com uma energia diferente, com todo mundo fantasiado – se não com uma fantasia completa, pelo menos com uma daquelas mascaras de camelô.
      Sinceramente, só tem um jeito de descobrir… Indo! 😉
      Bjs

      Reply
  • 22/01/2009 at 05:31
    Permalink

    oi luiza……….adorei suas fotos……….eu queria saber quanto que e a passagem de sao paulo para veneza….e quanto custa as roupas em dinheiro brasileiro?….beijosssssss

    Reply
    • 24/01/2009 at 00:05
      Permalink

      Oi Stefane
      Ih, faz tanto tempo que eu fui que não lembro os preços das roupas, não… Dá uma olhada no site da loja que eu coloquei em algum comentário, acho que lá tem.
      Preço de passagem eu tb não sei te dizer pq moro na Itália.
      Bjs

      Reply
  • 24/01/2009 at 04:27
    Permalink

    desculpe encomodar de novo,mais em q lugar da italia vc mora?………e quantos anos tem?…….e vc e rica?……….beijosssssssss

    Reply
    • 27/01/2009 at 11:02
      Permalink

      Oi Stefane
      Nossa, como vc è curiosa! Moro em Milao, tenho trinta e poucos e, como jà disse, sou muito rica de saùde e de disposicao pra viajar! 😉
      Bjs

      Reply
  • 27/01/2009 at 23:24
    Permalink

    Ai Luisa…tenho uma história enorme pra contar mas o resumo é que há uma chance de eu trocar meu carnaval em Itacaré por na Itália…passei no seu blog pra dar uma olhada e me deparo com Carnaval em Veneza…ai agora me deu mais vontade…mas enfim chegando e saindo por Milão que lugares que valem ir nessa época? Pode ser mais pelo norte mesmo (meu sonho é ir mil vezes pra Itália então não quero fazer o circuito Roma-Florença-Veneza), 15 dias sem pressa. Como acabei de saber (fiquei até um pouco nervosa) e o primeiro site que entrei foi esse ainda não “estudei” nada.
    Beijos

    Reply
    • 28/01/2009 at 14:45
      Permalink

      Carnaval na Italia, CarlaZ! Coisa boa!
      Sabe que eu nem sei quando è o carnaval esse ano… è que na Italia nao tem feriado, nem nada…
      De qq modo, no carnaval ainda faz frio por aqui, principalmente pros lados de Milao…
      Eu eliminaria do roteiro a regiao dos lagos (Como, Maggiore, Garda) pq a maior parte dos hoteis, restaurantes e atraçoes ainda estarao fechados.
      E fugindo do circuito Roma-Firenze-Venezia… Ou faria um roteiro gastronomico pelo Piemonte, visitando vinicolas de Barolo e Barbaresco e comendo muito e bem, ou faria um roteiro mais cultural, visitando cidades menores como Verona, Bologna, Mantova, Ferrara, Ravenna…
      Se vc me disser quais sao seus interesses, posso ser mais especifica na ajuda. O que vc espera encontrar na Italia?
      Bjs

      Reply
  • 29/01/2009 at 03:03
    Permalink

    Ah Luisa valeu pela resposta!!! Tenho que ver tudo logo…Eu adorei essa última opção, mas tem que ver com namorado…ele falou em estação de esqui…o que você acha? Será que tem algum e-mail que possa falar melhor com você ou prefere por aqui mesmo?
    Beijos

    Reply
  • 29/01/2009 at 05:00
    Permalink

    adorei a materia sobre a patagonia viu? meus parabens!!!continue viajando pra contar pra mim depois.rsrsrs………….bjusssssss

    Reply
    • 30/01/2009 at 13:13
      Permalink

      Oi Stefane
      No que depender de mim, nao paro nunca mais de viajar! 🙂
      Bjs

      Reply
  • 03/02/2009 at 02:44
    Permalink

    Oi Luisa,
    não foi dessa vez que minha viagem saiu…uma pena…estou pensando em ir em outubro mas nem vou me empolgar muito com medo de não dar certo….o bom foi que reli todos os seus posts da Itália, aliás muito bons.
    Quero muito ir!
    Beijos

    Reply
    • 04/02/2009 at 21:11
      Permalink

      Que pena CarlaZ… mas se organiza direitinho que em outubro vc estará rodando por aqui!
      Não vai ser por falta de torcida!
      Bjs

      Reply
  • 05/03/2009 at 17:36
    Permalink

    bom, voce me falou que o unico jeito de descobrir era indo, entao eu fui!!!! Foi otimo, maravilhoso. Nada a ver com o carnaval do brasil mas foi MARA.
    obrigada 🙂

    Reply
    • 10/03/2009 at 21:56
      Permalink

      Oi Gabrielle
      Que bom que vc gostou! O carnaval em Veneza é mesmo bem diferente do Brasil, mas não necessariamente menos interessante!
      Conta pra gente o que vc aprontou por lá!
      Bjs

      Reply
  • 12/06/2009 at 19:05
    Permalink

    Oi luiza…
    Deixei um comentário a um tempo a traz….
    mas me lembrei de você, e vim procurar teu blog, pois estou terminando a faculdade de turismo e temos um trabalho sobre administração publica de Veneza……
    Com licença, pra utilizar sua história e umas fotinhos???
    obrigada
    bjsss

    Reply
    • 08/07/2009 at 21:45
      Permalink

      Oi Eliane
      Pode usar o que quiser, tem problema nao! É só citar a fonte e tá tudo certo!
      Fico contente de “participar” de um trabalho da faculdade!
      Bjs

      Reply
  • 21/06/2009 at 22:25
    Permalink

    OLÁ ..PARABÉNS
    ESCREVO PARAPERGUNTAR SE VOCÊS SABERIA ME CONTAR COMO POSSO ME HOSPEDAR NO ANTIGO GUETO JUDEU ONDE HOJE FICAM OS TRABALHADORES DE VENEZA..AGUARDO

    Reply
    • 08/07/2009 at 21:54
      Permalink

      Oi Rosane,
      Sei não… O ideal é delimitar a regiao onde vc pretende ficar e procurar hoteis ou b&b nas redondezas…
      Boa sorte nas buscas!
      Bjs

      Reply
  • 23/07/2009 at 17:47
    Permalink

    oi Luiza….
    Obrigada o trabalho ficou ótimo…..
    bjsss
    eliane

    Reply
  • 03/09/2009 at 11:36
    Permalink

    Parabèns pelo trabalho, Eliane!
    E fico contente de ter colaborado!
    Bjs

    Reply
  • 07/02/2011 at 09:00
    Permalink

    Ola Luisa!
    Eu achei seu blog sem querer, pois eu estava fazendo algumas pesquisas sobre o carnaval de veneza pra escrever uma fanfic!! haha obrigada, seu texto completou as informações que eu já tinha e cooperou para que minha vontade de ir pra Veneza no carnaval só aumentasse!
    Obrigada mesmo! Adorei seu blog
    Xoxo

    Reply
    • 13/02/2011 at 09:57
      Permalink

      Oi Leeh way
      Eu è que agradeço a visita e o comentario!
      Bjs

      Reply
  • 11/01/2012 at 23:56
    Permalink

    Luiza, onde foi a festa que vc foi a noite? Ouvi falar sobre o jantar do hotel Danieli. Vc sugere algum local? Quanto à fantasia, ela é usada apenas durante o dia ou tb a noite, no baile? Obrigada!

    Reply
    • 12/01/2012 at 17:02
      Permalink

      Oi Paula
      Acho complicado sugerir baile de carnaval em Veneza, pq todo o meu conhecimento sobre o assunto se resume a esse que eu fui…
      A fantasia è alugada por 24h, entao eu usei durante o dia e à noite no baile (alias, nao se entra nos bailes sem fantasia…)
      Bjs

      Reply
  • 12/02/2012 at 16:22
    Permalink

    Boa tarde Luisa,
    estou pretendendo passar o carnaval de 2013 em Veneza. Como gosto de planejar viagens com antecedencia, gostaria de saber como descobrir as datas de início e termino do carnaval. Vc conhece algum site de informações a respeito? Abraços
    Silvia

    Reply
    • 14/02/2012 at 10:28
      Permalink

      Oi Silvia
      Nao conheço nenhum site, nao…
      Mas vc pode tentar se informar no site do Comune de Venezia (è a “prefeitura”, è sò por no google).
      Bjs

      Reply
  • Pingback: As 5 viagens mais romanticas que jà fizemos | Arquivo de Viagens

  • 14/08/2014 at 14:00
    Permalink

    Oi, Luisa!

    Eu passei o carnaval de 2011 em Veneza e foi um fim de semana incrível. Depois de um ano morando na Áustria, passei meus últimos dias lá antes de retornar ao Brasil. No Carnaval, Veneza se torna um lugar mágico e surreal, que só existe alguns dias por ano. Fui sozinha e fiquei encantada!

    Na época, fiquei preocupada pois pesquisei uns blogs e li um post que falava muito mal e tava quase arrependida. Quando saí da estação de trem e vi aquele mar de gente fantasiada, aquele dia de inverno ensolarado e aquele labirinto de água tão lindo, me apaixonei, e até hoje meu coração fica quentinho quando lembro daqueles dias.

    Não aluguei fantasia nem fui a bailes, fiquei simplesmente vagando pela cidade sem mapa por duas noites e dois dias, me perdendo, parada em congestionamentos humanos (ameeeeei ver os italianos praguejando ali no meio hahaha). Durante o dia, era aquela lindeza com as pessoas com fantasias setecentistas e as paisagens iluminadas pelo sol; e depois, já no fim da tarde, começavam a surgir os grupos de amigos com fantasias mais “divertidas” para curtir as festas nas praças.

    Mesmo com a cidade lotada, consegui fotografar a cidade praticamente vazia, ao nascer do sol, ali pelas 6h, 7h.

    Morro de saudades e recomendo essa experiência pra todo mundo <3

    Reply
    • 02/09/2014 at 13:31
      Permalink

      Obrigada pela dica, Karina!
      Bjs

      Reply

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *