Aachen

O namorado todo ano tem que ir à Alemanha a trabalho. Ele passa a semana toda ralando em Dusseldorf e, euzinha, aproveitando os voos low costs, vou encontra-lo no final de semana para um tour pelas redondezas.

Esse ano, o namorado propos uma viagem a “Aquisgrana” e eu nao tinha a menor ideia a qual lugar ele estava se referindo. Na Italia, varios nomes de cidades sao traduzidos e alguns ficam irreconheciveis. Como eu poderia saber que ele estava querendo ir a Aachen quando dizia Aquisgrana??

aachen8

Desfeitos os mal entendidos, decidimos passar o final de semana em Aachen (ou Aquisgrana, como preferirem), cidade que um dia foi a capital do Sacro Imperio Romano Germanico e hoje é famosa pela Catedral de Carlos Magno e pelos printen.

aachen9

 Printen é a especialidade local e é parecido com o nosso de pao-de-mel, mas feito com mais “especiarias” como canela, cardamomo, gengibre… Esses printen sao super famosos por la, em toda esquina tem um lugar que vende esses biscoitos e até no mercadinho de Natal colocaram um printen gigante decorativo, em formato de Carlos Magno.

aachen6

Como eu dei um super azar com o tempo, (cheguei junto com o frio e com a neve repentina que assolou a Europa), nao sei dizer se Aachen é uma cidade bonita ou nao, pois passei quase a totalidade do meu tempo dentro de aconchegantes cafés, comendo printen, que eu adorei!

aachen3

E no intervalo entre um printen e outro, fomos visitar a Catedral de Carlos Magno, a atraçao principal da cidade. Hoje essa Catedral é um aglomerado de arquiteturas de vàrios periodos e, até quem nao entende nada de arte como eu, consegue notar, do lado de fora, a diferença de estilo entre as diversas partes.

aachen7

A parte mais antiga é o nucleo da Catedral e  foi construida por Carlos Magno, por volta do ano 800, como uma capela privada, no seu palacio. De todas as vàrias construcoes de Carlos Magno, essa capela, de forma octogonal, é a unica que se conservou por inteiro e é nela que estao os restos mortais do Imperador, dentro de um baù.

 aachen4

 A entrada da Catedral é gratuita, mas o folheto explicativo (em varias linguas) custa 0,50 euro e, se quiser tirar fotos, tem que pagar 2 euros. Achei estranho quando paguei os dois euros e o fulano grudou uma eticheta na minha camera e me disse sério: “é valida por um ano!”. Fiquei imaginando se existem pessoas que deixam aquela etiqueta pendurada na maquina por um ano, esperando a oportunidade de voltar e nao pagar os dois euros…

aachen5

A parte chata da visita gratuita é que existem lugares na Catedral que sò sao acessiveis com uma visita guiada, como subir no segundo andar para ver o trono de Carlos Magno. Eu até estava animada com a ideia de fazer uma visita guiada, mas quando descobri que a visita seria em alemao (sao sò 2 visitas em ingles por dia) e que eu deveria ficar 45 minutos acompanhando um grupo sem entender nada, me dei por satisfeita com o que tinha visto até entao.

aachen1

Além disso, se esticar bem o pescoço, dà pra ver pedaços do famoso trono, que, pelo menos de longe, nao me pareceu muito imponente… (Sabe a fabula da raposa e das uvas? Pois é… 😳 )

E pra completar o passeio, fomos visitar o Museu com os tesouros da Catedral. Achei bem interessante, tem uns relicarios lindos, ricamente trabalhados em ouro e com pedras preciosas; mas, sinceramente, nao gosto muito de relicarios. Que me perdoem os religiosos, mas acho de extremo mau gosto esquartejar o coitado do santo e deixar pedaços do seu corpo à mostra para adoracao. Nesse museu tinha um relicario enorme com um femur dentro, é mole?

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

9 thoughts on “Aachen

  • 04/12/2008 at 23:43
    Permalink

    Apesar do mau tempo ainda conseguiu tirar boas fotos!
    Gostei da catedral de Aachen…vou apontar no meu caderninho!Tb gostei de saber a fábula da raposa e das uvas 🙂
    E quanto aos printen,não vou deixar de os provar quando for para aqueles lados!

    Bjs
    Ps:tb não aprecio muito relicários…

    Reply
    • 09/12/2008 at 19:42
      Permalink

      Oi Margarida
      Sabe que o pior para tirar fotos não era nem o mal tempo, era o frio e a falta de vontade de tirar as maos dos bolsos para fotografar… Eu quase nao tirei foto nenhuma… 😳

      Bjs

      Reply
  • 05/12/2008 at 19:02
    Permalink

    Eu também nnao gosto de tempo cinzas nas minhas viagens, pois acaba sobrando mais tempo para os petiscos eheheheh…
    Adorei conhecer mais uma cidade com você… e esse lance de traduzir nomes de cidades e países é um problema, né?! 😉
    bjks

    Reply
    • 09/12/2008 at 19:54
      Permalink

      Oi Mirella,
      Do jeito que sou gulosa, faça sol o chuva, eu sempre encontro tempo para os petiscos…
      E com relação aos nomes traduzidos, ainda não me acostumei a chamar Munchen de Monaco… 🙂
      Bjs

      Reply
  • 07/12/2008 at 02:29
    Permalink

    Essas tradições “esquartejadoras” são esquisitas mesmo. Mas Alemanha…. ahhhhhhhhhhhhhh, EU TENHO DE IR LOGO! Num conheço nadinha desse país! Fiquei aqui lambendo os beiços com seu post… Bjs!

    Reply
    • 09/12/2008 at 20:07
      Permalink

      Oi Silvia
      Eu adoro a Alemanha! É tudo tão organizado que dá até gosto e tem cada lugar lindo pra visitar!! Não deixe de programar uma viagem pra lá, vc vai amar!
      Bjs

      Reply
  • 06/08/2009 at 21:43
    Permalink

    Aachen é mesmo muito bonita … naum gostei dos pinten quando fui … naum sou mt fan de canela e chocolate :S

    Reply
  • 03/09/2009 at 12:04
    Permalink

    Oi Wezley

    Alguem que nao goste de canela eu atè entendo… mas nao gostar de chocolate!!!??? 🙂

    Bjs

    Reply
  • Pingback: Palacio de Augustusburg « Arquivo de Viagens

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *