Abismo Anhumas

Ir para Bonito e não descer o Abismo Anhumas chega a ser um crime! E descer o Abismo e não fazer o mergulho e se contentar só com o snorkelling é uma agravante séria! Concordo que é um passeio caro e que exige um certo preparo físico, mas isso não é desculpa!

Quando estava planejando o passeio pra lá, vi que existia a possibilidade de mergulhar, não tive dúvidas e me inscrevi num curso de mergulho. Não queria passar pela mesma decepção que passei em Noronha, onde não pude mergulhar por pura falta de planejamento e também não queria passar vontade e ficar só olhando meu namorado se divertir a 18m de profundidade.

Enfim, PADI em mãos, fomos agendar o passeio. Marcamos o primeiro horário para aproveitar bem o dia, mas não sabíamos que o primeiro horário era às 7h00 da manhã. Fazendo as contas: 40 minutos pra chegar mais o tempo para acordar e tomar café da manhã… despertador às 5h00! Meu namorado queria me matar…

Chegamos no local combinado, no horário combinado, com uma cara de sono que dava dó, mas quando vimos o tamanho do abismo e o equipamento para o rapel todo pronto, esperando pela gente, o sono deu lugar à excitação e ao medo.

No treinamento do dia anterior, não parecia tão complicado… Mas uma coisa é treinar em uma casa e subir e descer seis metros, outra coisa é descer 72 metros dependurado numa corda e saber que o único modo de voltar à superfície é usando a força das pernas, na mesma corda e nos mesmos 72 metros…

anhumas2.JPG

Acho que eles cobram o passeio antecipadamente para evitar desistências de última hora…

Depois dos primeiros momentos, passou o medo da descida e conseguimos apreciar a vista. Pena que acabou super rápido… “Pousamos” numa plataforma flutuante e fomos fazer um passeio de barco para um reconhecimento de território e algumas informações sobre o lugar.

anhumas3.jpg

Em seguida, os grupos se dividem entre os que mergulham e os que não mergulham. Equipamento preparado, começamos a “afundar”… eu estava empolgadíssima, e também curiosa, porque não existe vida no fundo do abismo e eu queria saber o que tinha de tão especial naquelas formações rochosas… Não tem jeito… Só mesmo estando lá no fundo pra descobrir… A sensação é indescritível, parecia que eu estava voando entre arranha-céus! Mais uma vez: pena que acabou super rápido…

anhumas1.jpg

Retornando à superfície, pausa para um lanchinho para conseguirmos encarar a subida de volta. Com a desculpa de “admirar a paisagem”, paramos várias vezes no meio do caminho pra dar uma descansada e até fizemos amizade com uns morceguinhos que moravam por lá. Desta vez, não acabou super rápido, foram mais de 30 minutos para subir os 72m…

Terminamos o passeio exaustos, quebrados, sujos e incrivelmente felizes!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

9 thoughts on “Abismo Anhumas

  • 29/10/2007 at 02:44
    Permalink

    Oi, Luisa!
    Seu blog é novo e já com tanta coisa…vou vê-lo com calma.
    O Anhumas é demais, não? A sensação de mergulhar entre os cones é maravilhosa mesmo…
    Um abraço!

    Reply
  • 29/10/2007 at 09:17
    Permalink

    Oi, Emilia
    O Anhumas é realmente maravilhoso, me deu uma canseira, mas é maravilhoso!
    Seja bem vinda!

    Reply
  • 09/08/2008 at 17:53
    Permalink

    Luisa,

    Vou pra bonito agora em setembro e já vasculhei o seu blog e o blog da Emília em busca de informações… teria mais algumas dicas de lugares imperdíveis fora os que já anotei como:
    – Abismo Anhumas
    – Rio Sucuri
    – Rio da Prata
    – Aquário Natural…

    Acredito que estes sejam os pontos quentes, mas se tiver algum passeio legal pra fazer por lá ou alguma dica imperdívl, eu gostaria muito de recebê-las!!

    Obs: Você mergulhou no Abismo apenas com o “Open Water” da Padi, ou teve que fazer alguma outra especialização de mergulho “pra caverna”??

    Beijos

    Reply
  • 26/08/2008 at 13:03
    Permalink

    Oi Carol

    No Abismo Anhumas, o Open Water da Padi è suficiente, nao precisa de nenhuma outra especializaçao.

    Quando eu selecionei os passeios, eu peguei os mais interessantes em cada, digamos, categoria, para nao ver muito da mesma coisa e deixar de ver coisas legais e diferentes.

    Nao fiz o Rio Sucuri porque jà tinha me dado por satisfeita com o Aquario Natural e com o Rio da Prata. O Abismo Anhumas e a Gruta do Lago Azul sao imperdiveis, mas eu gostei bastante tambem de ter visto o Buraco das Araras.

    Bjs

    Reply
  • 30/08/2008 at 00:50
    Permalink

    Luisa,

    Vou ter 5 dias lá, acredito que eu vá querer fazer de tudo um pouco também… estou bem ansiosa, viajo na semana que vem. Ufa! Finalmente vou tirar 5 dias de folga em bem bonitos!!

    Obrigada!

    Reply
  • 31/08/2008 at 17:46
    Permalink

    Boa viagem, Carol!

    Aproveita bastante e depois trocamos figurinhas lá no seu blog!

    Bjs

    Reply
  • Pingback: Mammoth Cave | Arquivo de Viagens

  • 09/07/2011 at 14:08
    Permalink

    experiencia incrivel, ainda nao mergulhei (acho que boiar com um oculos e canudo nao conta), o maximo que cheguei perto da ideia foi na chapada diamantina-BA na gruta azul. show seu blog e a dica, Abismo Anhumas ta anotado…
    quando der passa la no meu blog tb, da uma moralzinha
    bjo

    Reply

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *