Alberobello

 Quando cheguei em Alberobello eu não conseguia acreditar no que meus olhos viam… Parecia que eu tinha passado por algum tipo de “tele-transporte” e fui  parar num mundo encantado; como num sonho me vi cercada por casinhas brancas de pedra com telhados cônicos! Tive a sensação de ter encontrado a vila dos Smurfs…

Essas casinhas, ou Trulli, foram construídas “a seco”, quer dizer, somente pedras sobrepostas, sem fundações, sem a utilização de cimento ou de qualquer outro tipo de “cola” e, no topo de cada trullo, para concluir a obra, existe uma tampa pontuda, o pináculo.

alberobello3.JPG

É curioso observar o misticismo dos antigos habitantes dos trulli, que desenhavam nos telhados símbolos cristão e pagãos, para espantar mau-olhado, proteger a família, etc, e também as diversas formas que os pináculos podem assumir, cujos significados ainda são desconhecidos.

Essa construção curiosa foi a maneira que um senhor feudal encontrou para desenvolver seu feudo e sonegar impostos. A lei da época exigia uma autorização e o pagamento prévio de impostos para a construção de novos centros urbanos e para evitar o prejuízo, o senhor feudal determinou que os camponeses construíssem suas casas de modo precário.

Com a construção a seco, a qualquer sinal de fiscalização, os trulli poderiam ser facilmente demolidos, sem deixar vestigios de construção abusiva. Tem até igreja construída com esse método!

alberobello2.JPG

Hoje os hospitaleiros habitantes dos trulli ficam nas portas de suas casas convidando os turistas a conhecer um trullo por dentro e, quem sabe, comprar um souvenir, um licor ou uma peça do artesanato local…

Alberobello é um lugar mágico e único. Só mesmo andando por suas ruas é que se pode descobrir os encantamentos dessa cidadezinha construída em período feudal de modo precário e que resiste íntegra e funcional até hoje.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

2 thoughts on “Alberobello

  • 12/02/2009 at 15:02
    Permalink

    Estou encantada por esta cidade sem mesmo conhece-la, gostaria poder ver mais fotos do local,e saber mais sobre uma cidade tão fascinante, um gde abraço

    Reply

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *