Aquileia

Jà devo ter falado mais de uma vez aqui que uma das vantagens de se morar na Italia è poder viajar todo final de semana para um lugar diferente!  Sò fica em casa quem quer, pq lugar interessante nos arredores è o que nao falta por aqui.

Num desses finais de semana, inventamos de visitar Aquileia, uma pequena cidade italiana localizada na regiao de Friuli-Venezia Giulia,  fundada pelos romanos como uma colonia militar no ano 181 a.C., que acabou se tornando um importante centro politico administrativo do Imperio Romano e tambem metropoli (divisao do governo religioso) da Igreja. Atè que Atila passou por ali no ano 452, devastou tudo e Aquileia nunca mais se reergueu. 

Existe uma lenda na cidade que diz que muitos habitantes, antes de fugir de Atila, enterraram seus tesouros em Aquileia… Acontece que esses tesouros nunca foram encontrados e, atè hoje, os contratos de compra e venda de imoveis na cidade  possuem uma clausula que, caso algum tesouro seja encontrado, ele seja restituido ao antigo proprietario. Melhor garantir, nè?

Para um turista como eu, o tesouro de Aquileia sao as ruinas romanas como o Foro, que era a praça principal da cidade, o Sepolcreto, um cemiterio romano, e maravilhosa Basilica.

A primeira versao da Basilica foi feita no ano 313 e, conforme os fieis iam aumentando, a Basilica tb aumentava de tamanho, com a construçao de uns “puxadinhos” como o Batisterio no seculo IV.

Atila nao perdoou nem a Basilica e a construçao atual è basicamente a reconstruçao que foi feita no ano 1031, com algumas modificaçoes nao muito significativas nos anos seguintes (a maior foi uma reforma depois de um terremoto no ano 1348, que derrubou o teto da basilica)

O que chama mais a atençao nessa Basilia è o chao! Mosaicos do seculo IV que foram descobertos tao somente no inicio do ano 1900, e è considerado o maior em extensao de todo o mundo cristao do ocidente.

Os mosaicos possuem representaçoes varias, cenas biblicas simbolicas, as quatro estaçoes, animais e o simbolo da Basilica: um mosaico que representa uma luta entre um galo e uma tartaruga.

As interpretacoes sobre o que significaria essa luta sao muitas, mas a mais comum è a luta entre o bem (galo) e o mal (tartaruga). Mas ha quem diga que seja uma luta entre o cristianismo e o paganismo; ou ainda que o galo represente o mundo ocidental e a tartaruga o mundo do oriente…

A Basilica è dividida em um mosaico central no corpo principal da construçao, que pode ser visitado gratuitamente e duas criptas, a pagamento.

A cripta onde esta o mosaico do galo e da tartaruga è chamada de “cripta degli scavi” que alem dos mosaicos possui tambem restos arqueologicos de construçoes sobrepostas.

A outra cripta, conhecida como “cripta dos afrescos”, foi feita no seculo IX para conservar as reliquias dos santos martires da Basilica. Como o nome sugere, essa cripta possui as paredes recobertas com afrescos do seculo XII.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

34 thoughts on “Aquileia

    • 24/11/2010 at 14:21
      Permalink

      Oi Patricia,
      Eu tinha ido a Aquileia por causa dos mosaicos, esses afrescos foram uma otima surpresa, que eu tb nunca tinha ouvido falar! 🙂
      Bjs

      Reply
  • 16/11/2010 at 04:05
    Permalink

    Olá Luísa gostei muito desse post. Conheci te numa entrevista num site a falar da Itália e achei muito interessante. Moro em portugal ha 10 anos e conheço bastante da europa aí a região de piemonte e da aosta. Tenho cidadania italiana e morro de vontade de morar ai. Será que você poderia me tirar algumas dúvidas por email. Guyjulian@gmail.Com. desde já parabéns pelo blog e sucesso.

    Reply
    • 24/11/2010 at 14:23
      Permalink

      Oi Guy
      Costumo responder perguntas sò no blog mesmo, pq dessa forma, se alguem mais tiver a mesma duvida, jà saberà a minha resposta.
      Bjs

      Reply
    • 24/11/2010 at 14:34
      Permalink

      Oi Bia
      Nao tenho mesmo do que reclamar por morar na Italia.
      Passeios por aqui è o que nao falta… Falta tempo e $$$ para passear por tudo, isso sim! 🙂
      Bjs

      Reply
  • 23/11/2010 at 15:12
    Permalink

    Olá. Sou solteira e tenho grandes dificuldades de encontrar opções de viagens para mim (já vi opções para a categoria terceira idade, GLS; mas para solteiros tá dificil) Assim gostaria de sugerir e inclusao desta categoria no blog (com tudo que os solteiros(as) tem direito. Obrigado.

    Reply
    • 24/11/2010 at 14:42
      Permalink

      Obrigada pela sugestao, Edmara,
      Mas como nesse blog eu falo sobre as minhas viagens e sou casada, nao tenho como atende-la! 😉
      Bjs

      Reply
  • 26/11/2010 at 00:43
    Permalink

    Oi Luisa,
    Sou caloura nessas viagens por blogs. Na verdade, vc é a primeira “blogueira” com quem estou fazendo contato. Eu tenho lido alguns posts do seu blog e gosto muito da forma como você descreve os lugares.
    Não sei se é comum pedir isso, mas eu gostaria que você visitasse o blog que estou criando e deixasse algum comentário sobre a Itália ou qualquer outro lugar que achar interessante.
    Ah sim, também gostaria que você desse sua opinião sobre esse meu “blog iniciante”, afinal, uma crítica ou sugestão vinda de você seria muito importante para mim.
    Obrigada
    Abraço
    Sandra

    Reply
    • 29/11/2010 at 19:45
      Permalink

      Oi Sandra
      Nossa, me senti importante! 🙂
      Vou curiosar seu blog! Adoro conhecer blogs de viagem!
      Bjs

      Reply
  • 26/11/2010 at 02:51
    Permalink

    Luisa, Aquileia é preciosissima!!!
    Somos descendentes de Pordenone, também em FVG e já estivemos em Aquileia algumas vezes!!! Muito bom ver essa materia aqui!!! As fotos e texto estão fantásticos!!!

    Reply
    • 29/11/2010 at 19:47
      Permalink

      Obrigada Antonio & Ellen,
      Gostei muito de Aquileia, como vcs disseram è uma cidade realmente preciosa!
      Bjs

      Reply
  • 26/11/2010 at 07:04
    Permalink

    Luisa, é mesmo muito bom ter este tanto de coisa aí pertinho. Nas minhas redondezas só tenho deserto, mas não deixa de ser interessante também! 🙂

    Quero aproveitar para te convidar a participar da promoção do Viaggio Mondo e concorrer a agendas 2011 recheadas de fotos incríveis dos 40 países que visitei. Não deixe de vir e convidar também seus amigos!! 🙂

    Te aguardo!

    Beijos!

    Reply
    • 29/11/2010 at 19:49
      Permalink

      Oi Fe
      To tao relapsa com a minha vida virtual… Que vergonha!
      Vou rapidinho conferir a promoçao do teu blog!
      Bjs
      PS – Ah, e eu to me coçando pra passear pelas tuas redondezas… Sò preciso de mai$ tempo… 🙂

      Reply
  • 26/11/2010 at 19:38
    Permalink

    Luisa!
    Já foi para Sospirolo?
    Minha família é originária daí… ao fazer a cidadania italiana acabei descobrindo…
    Pretendo visitar em breve!
    Parabéns pelo site! bjs

    Reply
    • 29/11/2010 at 19:50
      Permalink

      Oi Marina
      Nunca ouvi falar dessa cidade! 😳
      E’ bonita?
      Bjs

      Reply
  • 26/11/2010 at 20:03
    Permalink

    Olá

    somos três amigos que adoram viajar e decidimos criar um blog para mostrar um pouco mais do nosso estado – Sergipe!

    O http://www.agenteviaja.com foi lançado ontem com a proposta de dividir nossas descobertas no estado sergipano com todos que se interessam por conhecer lugares diferentes.

    Queremos estreitar relações com os blogs sobre turismo e estabelecer parcerias. Temos a seção Viaje nesses links, e gostaríamos de contar com o seu blog nela. Acesse nosso site, divulgue, seja nosso parceiro!

    Queremos saber sua opinião!

    Abs,

    Kadydja Albuquerque
    @kadydja
    @agenteviaja

    Reply
  • 30/11/2010 at 21:20
    Permalink

    “Nunca ouvi falar dessa cidade!”
    Google it! hehehe
    Acredito que seja… pelas fotos me parece encantadora
    Fica a uns 250km de Milão
    Bj

    Reply
  • 15/12/2010 at 08:49
    Permalink

    Olá, tudo bem?

    Sou responsável pelo blog Viajarpara.com

    O blog possui Pagerank 2, mais de 5 mil posts indexados no Google e média de 3000 a 3500 visitas únicas por dia, todas vindas do Google.
    (Público altamente consumidor)

    Contamos com um conteúdo muito dinâmico, onde os próprios visitantes do blog fazem perguntas e respondem as dúvidas de outros visitantes.
    E estamos cada vez melhores posicionados nos resultados de busca graças ao nosso trabalho de otimização.

    Vamos fazer uma parceria ? (Uma simples troca de links)
    Tenho certeza absoluta que será vantajoso para ambos!

    Fico no aguardo de uma resposta por email.

    Abraço,
    Yuri.

    Reply
  • 18/12/2010 at 14:30
    Permalink

    Voltando aqui para dizer que viajo com você através das suas fotos, que mostram toda a sua sensibilidade. Bom estar aqui outra vez… Espero conhecer em breve esses lugares mravilhosos. Da Itália, só tive a chance de conhecer Veneza, o que já foi um grande presente. Bjs. Parabéns.

    Reply
    • 12/01/2011 at 01:20
      Permalink

      Seja sempre bem vinda, Katia!
      Fico feliz que vc tenha gostado!
      Bjs

      Reply
  • 20/12/2010 at 20:59
    Permalink

    Gostei muito do seu blog!
    Oi! Vi que o seu blog também fala sobre viagens, turismo e achei super interessante! Gostaria de te convidar para conhecer o nosso blog, o Trip R3 (www.tripr3.wordpress.com) e se gostar, nos adicionar no seu blogroll. Aliás, já tomei a liberdade de adicionar o seu blog em nossa lista 😉
    Abraços,
    Sol.

    Reply
  • 01/01/2011 at 13:35
    Permalink

    As Impressões de uma Viajante desejam-lhe um 2011 cheio de viagens 🙂

    Reply
  • 11/01/2011 at 21:32
    Permalink

    Luisa, sumida!

    Tudo bem por ai? E eu achei que era só eu que andava longe do mundo bloguístico. Sentimos saudades de seus posts.

    Feliz 2011, com muitas viagens pra você. Volte logo.

    Reply
    • 12/01/2011 at 01:41
      Permalink

      Oi Carol
      To atè com vergonha do tanto que eu ando relapsa!
      Vamos ver se esse ano eu melhoro! Promessa de ano novo!
      Bjs

      Reply
  • 04/04/2011 at 23:52
    Permalink

    Olá Luisa, tudo bom?
    Vou ficar 3 noites em Milão e 2 em Veneza no começo de junho.
    Vc teria alguma dica de hotel?
    Todos que me passam são mto velhos ou mto caros.
    Estou começando a achar que o que quero não existe: um hotel bem localizado, charmoso, reformado e que não custe 300 euros a diária…
    Obrigada!!

    Reply
    • 03/05/2011 at 19:05
      Permalink

      Oi Juliana
      Isso è o que todo mundo quer.
      Entra no site do Tripadvisor e leia os comentarios dos hospedes sobre os hoteis que cabem no seu bolso.
      Sao varias as opçoes.
      Bjs

      Reply
  • Pingback: Friuli: vinhos e longobardos | Arquivo de Viagens

  • 05/05/2014 at 01:34
    Permalink

    Ola Luisa!
    Parabens pelo blog! Dicas muito úteis!
    Farei uma viagem de uma semana no circuito Milao-Veneza-Roma. Como o tempo é curto, quero ficar num hotel bem localizado e seguro nestas três cidades. Como são muitas opções, qual região ou bairro você indicaria para estas três cidades? Obrigada.

    Reply
    • 06/05/2014 at 12:42
      Permalink

      Oi Ana Claudia
      Lugar bem localizado na Italia significa o mais proximo possivel do centro historico, que è tb o lugar mais caro.
      Em Milao, quanto mais perto do Duomo e mais longe da Stazione Centrale melhor, em Veneza o ideal seria achar um hotel entre San Marco e Rialto (pelo menos è a regiao que eu mais gosto, mas qq lugar em Veneza tà valendo, basta nao se hospedar em Mestre ou em outras ilhas mais distantes como a Giudecca); e Roma, que è mais espalhada, quando nao tenho nenhum interesse especifico (tipo ir ver os museus do Vaticano, entao me hospedo proximo ao Vaticano), costumo ficar nas proximidades da Piazza di Spagna.
      Com relaçao à segurança, nao se preocupe, para os padroes brasileiros, a Italia è bem tranquila atè nas zonas consideradas mais “pesadas”, basta tomar as precauçoes normais, batedor de carteira tem em tudo quanto è canto do mundo.
      Bjs

      Reply
  • 07/05/2014 at 03:56
    Permalink

    Muito obrigada pela pronta resposta!!! Vou agora mesmo pesquisar os hotéis!
    Bjs.

    Reply

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *