Arena de Verona

Verona, no meu imaginário e por causa de Romeu e Julieta, sempre foi uma cidade romântica, de amores impossíveis e onde se morre por amor. Tanto que, mal cheguei na cidade, o primeiro lugar que quis visitar foi a Casa de Giulietta. Quanta desilusão! A Casa de Giulietta não tem nada de romântico… Mas mal sabia eu que estava procurando o amor no lugar errado!

Verona é realmente a terra onde se morre por amor, mas é mais fácil se apaixonar na Arena…

A Arena é um enorme anfiteatro romano do século I d.C., que tinha mais ou menos a mesma função do Coliseu: palco para lutas entre gladiadores e espetáculos com animais ferozes. A diferença entre a Arena e o Coliseu é que a Arena ainda é palco para shows e concertos e no verão começa a estação de óperas líricas, sendo Aída a ópera mais famosa e a mais concorrida.

arena-verona2.jpg

Eu nunca havia me interessado por óperas, nem sabia que na Arena pudesse existir alguma coisa do tipo, mas quando fui visitá-la, vi um cartaz sobre a programação do mês e me enchi de vontade: imagina que máximo assistir a uma ópera num teatro do século I d.C.?

Fui verificar se ainda tinha algum ingresso por puro desencargo de consciência e, obviamente, já estava lotado desde há muito tempo.

Um pouco frustrada, meu namorado me consolava: “paciência, podemos voltar ano que vem…”

E qual não foi a minha surpresa quando descobri que o meu namorado havia comprado os ingressos com meses de antecedência ! Não é lindo isso? Verona é mesmo um lugar romântico!

E lá fomos nós assistir à ópera que, segundo dizem, foi encomendada a Verdi para a inauguração do Canal de Suez. A minha excitação já começava logo na entrada da Arena, afinal não é todo dia que se assiste a uma ópera num teatro do século I d.C!!

Na entrada, é distribuída uma vela acesa a todas as pessoas da arquibancada e conforme vai anoitecendo, a luz das velas vai se confundindo com a luz das estrelas até o início do espetáculo. Quero dizer, do espetáculo oficial, porque o clima criado com as velas era já um espetáculo por si só.

arena-verona.jpg

Com relação à ópera… Bom, eu adorei tudo, principalmente porque eu estava felicíssima por poder estar ali e estava mais apaixonada do que nunca, nem vi as 4 (isso mesmo, quatro!) horas passarem. Isso porque não dava pra entender nada do que os artistas cantavam… Italiano arcaico e cantado não é pra qualquer um… quem sabe um dia eu chego lá…

Fiz um videozinho do trecho que mais gosto da Aída, fala a verdade, não é lindo?

Na terra de Romeu e Julieta, acabei me apaixonando pelo amor de Aída e Radamés, que foram enterrados vivos, mas juntos!

Ah, uma curiosidade sobre espetáculos em geral na Itália: se você gostou do show, não assobie! O assobio na Itália é o equivalente à nossa vaia… Mas em Verona, pela quantidade de estrangeiros presentes, acho que os artistas sabiam que os assobios queriam dizer: Bravo! Bravissimo!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

15 thoughts on “Arena de Verona

  • 18/01/2008 at 04:05
    Permalink

    Ah, essas trágicas histórias de amor… prefiro aquelas que nem a sua, onde gestos simples mostram o quanto a pessoa que está ao seu lado pensa em você!

    Namorado nota 10! :mrgreen:

    Abraços,
    Carla

    Reply
  • 19/01/2008 at 18:01
    Permalink

    Luisa,
    Puxa vida, assistir Aida na Arena é tudo !!
    E seu namorado é nota 1000 comprando sabiamente os ingressos com meses de antecedência !!

    p.s. quando você puder, dá uma olhadinha no post Viagem à Sicilia, há uma pessoa procurando contato com alguém que more na Itália.
    beijinhos,
    Majô

    Reply
  • 21/01/2008 at 17:29
    Permalink

    Luisa,

    Parece que a arena está mais conservada que o coliseo. Lindona!!

    Abs!

    Reply
  • 21/01/2008 at 18:13
    Permalink

    Oi Luisa,
    Sabe minha prima foi na tal casa da Giulieta e foi a mesma decepção, que bom saber que vocês encontraram um passeio tão especial e que valeu muito a pena!

    Beijo
    Patsy

    Reply
  • 22/01/2008 at 04:34
    Permalink

    Eu não acredito q vc conseguiu ver uma ópera lá!! Q super-legal!!!

    Quando estive em Verona, tudo que eu pensei ao visitar a Arena era exatamente o mesmo: um show aqui deve ser o máximo.

    Parabéns por ter conseguido e obrigada por compartilhar essa viagem nota 10! 🙂

    Beijos.

    Reply
  • 22/01/2008 at 22:34
    Permalink

    CARLA, sabe que eu não sou muito fã de tragédia, não… Mas sabe que tem lugares que combinam com histórias de amor trágicas? Acabo entrando no clima…

    MARCELLA, sabe que eu só fui descobrir esse “detalhe” do assobio depois de mais de um ano morando na Itália… Vi na TV que um ator do Scala de Milão foi “assobiado”, se irritou e saiu no meio da peça, deixando o substituto sem a “fantasia” do personagem…

    MAJÔ, eu sou a mulher mais sortuda do mundo, meu namorado vive me aprontando dessas! Vira e mexe, ele inventa alguma coisa!
    Já estou indo (ou seria “voltando”?) ao Viagem à Sicilia!

    MARCIO, a Arena é menorzinha, mas é muito conservada! Realmente é mais bonita que o coliseu. Você faria umas fotos maravilhosas lá!

    PATSY, é isso que me fascina nas minhas viagens, poder tirar minhas próprias conclusões sobre os lugares e encontrar coisas maravilhosas onde menos se espera..

    LUCIA MALLA, um show na Arena é realmente o máximo. Eu ainda não me conformo que perdi o show do Roger Waters na Arena, por causa de uma maldita aula! Próxima vez que você vier pra Itália, fique de olho na programação. Quem sabe…

    Bjs

    Reply
  • 27/01/2008 at 03:22
    Permalink

    Estou aqui babando…
    Morro de vontade de assistir uma ópera…e num lugar desses, com velas e tudo mais… uau…
    bjs
    Mi
    mikix.com

    Reply
  • 27/01/2008 at 23:04
    Permalink

    Mirella, é mesmo tudo de bom! Quando voltar pra Europa, não deixe de agendar um programa desses. Tem tudo a ver com o velho continente!
    Bjs

    Reply
  • 27/05/2008 at 20:33
    Permalink

    Vc tem uma dica de onde comprar os ingressos?
    meu namorado queria ver um jogo de futebol tb.

    Reply
  • 25/07/2011 at 04:00
    Permalink

    Você poderia me dar uma dica de um hotelzinho legal em verona? Que seja mais pertinho de tudo e que não seja tão caro… estou pensando em passar uma ou 2 noites em verona!

    Reply
    • 25/09/2011 at 11:22
      Permalink

      Oi xarà,
      Entra no TripAdvisor e dà uma lida nas opinioes dos hospedes.
      Em Verona tem hotel para todos os gostos e bolsos!
      Bjs

      Reply
  • 16/08/2011 at 05:56
    Permalink

    Oi Luisa,
    Estou indo para a Italia essa semana.
    Depois que li esse seu post entrei no site da arena e vi que no dia que vou passar por la vai ter Romeu e Julieta. Nao sou fa de opera mas nesse caso achei imperdivel e comprei os ingressos.
    Estou em duvida sobre o horario, se dura umas 4 horas nao da pra jantar depois ne? voces jantaram antes? bem cedo?

    obrigada e parabens pelo blog
    bjs
    Manuela

    Reply
    • 25/09/2011 at 11:34
      Permalink

      OI Manuela
      Normalmente a gente faz um “aperitivo” bem reforçado antes do show e a fome vai embora.
      Na pior das hipoteses, um bar depois do show com petiscos tb resolve o problema.
      Bjs

      Reply

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *