Azerbaijao?!

Baku? Onde fica isso? Essa foi a primeira coisa que me veio em mente quando vi uma bela promoçao de passagens aereas pra là…

Azerbaijao… Tai um lugar um lugar completamente desconhecido pra mim, mal sabia onde ficava no mapa, nao sabia o nome da capital e muito menos o que tinha pra fazer por là.

Mas a passagem tava com um preço taaaaao bom e o horario dos voos era tao perfeito que eu imediatamente fui estudar um pouco sobre o pais.

A minha primeira preocupaçao era com relaçao à assistencia sanitaria e segurança do pais. E’ impressionante como as minhas prioridades mudaram depois que minha filha nasceu Coisas que antes eu dava uma olhadinha sò por desencargo de consciencia, viraram informaçoes importantissimas antes de bater o martelo para viajar pra qualquer lugar.

Com relaçao à assistencia sanitaria, os sites governamentais que costumo consultar (para ver a situaçao de um pais com os olhos voltados para os interesses de um turista), dizem que os hospitais de um modo geral sao carentes de pessoal e de “modernidades tecnicas”, mas que existem exceçoes com um bom nivel de atendimento hospitalar.

E o mais importante: dizem que as condiçoes de higiene no Azerbaijao sao boas, que nao è necessario nenhum tipo de vacina e que nao tem nenhuma doença que mereça uma atençao particular (tipo malaria ou gastroenterites).

Jà com relaçao à segurança, os mesmos sites diziam que a unica regiao nao recomendada è a fronteira com a Armenia por causa da guerra por um pedaço de territorio e que o resto do pais è seguro.

Pasmem! Esses sites do governo normalmente sao muito alarmistas e nao me lembro de ter lido alguma vez, com todas as letras, que um pais è seguro! Normalmente, nos paises mais seguros, constam as onipresentes advertencias com relaçao a batedores de carteira!

Quer dizer que no Azerbaijao nao tem nem batedor de carteira??!! Pelo jeito, nao… E realmente me senti super segura por là. Mas gato escaldado jà viu, nè? Eu è que nao marco bobeira! 😉

Minha outra preocupaçao è que o pais possui uma populaçao de maioria muçulmana e mulher ocidental quando viaja para um pais muçulmano tem que se organizar com as roupas na mala e ficar atenta no modo de se comportar – no minimo para evitar constrangimentos.

Mas o Azerbaijao è um estado com liberdade de religiao e consciencia garantida na Constituiçao (diz a lenda, nao fui conferir a Constituiçao azera). Na pratica, isso significa que a turista nao precisa se preocupar muito com roupas ou comportamentos considerados “inadequados” em outros paises muçulmanos.

Para efeitos de comparaçao, achei mais tranquilo que a Turquia por exemplo, que tambem è um pais secular. Achei as turcas mais, digamos, discretas. A mulherada azeirbaijana adora uma saia curta e um decote, talvez seja a influencia russa! 😉

Uma outra pegadinha quando encontro passagens baratas è que normalmente a època è pessima para viajar: ou muita chuva, ou muito frio, ou muito calor, ou tem furacao… E para a minha surpresa, a època que gostariamos de viajar (inicio de junho)  nao tinha nenhuma contraindicaçao.

Fechou! Jà que todos os meus requisitos para uma viagem mais diferentona, carregando uma criança pequena, estavam preenchidos, que, entao, Azerbaijao seja!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

4 thoughts on “Azerbaijao?!

  • 05/11/2014 at 00:39
    Permalink

    Minha situação é inversa! O Azerbaijão tá super na minha lista, mas as passagens daqui pra lá não ajudam . 🙁

    Reply
    • 05/11/2014 at 10:29
      Permalink

      Serio, Camila? Eu nunca imaginei que o Azerbaijao pudesse estar na lista de alguem…
      Consequencia dos 198 livros?
      Bjs

      Reply
  • 05/11/2014 at 11:46
    Permalink

    Não, a vontade veio antes dos 198 livros, mas por causa de um livro também: Ali e Nino. De qualquer forma eu sou doida para conhecer aquela região do mundo.

    Reply
    • 06/11/2014 at 14:56
      Permalink

      Sabe que antes eu nao me interessava muito por aquela regiao, mas depois do Azerbaijao, confesso que a Armenia e a Georgia subiram muito na minha listinha.
      E nao vejo a hora de embarcar com vc nos 198 livros (Ainda tenho umas pendencias pra resolver, e se eu começar a ler agora sei que nao vou fazer mais nada da vida.)
      Bjs

      Reply

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *