Ban Chiang

Ban Chiang na Tailandia foi um daqueles lugares que eu me animei pra conhecer depois que vi a lista de patrimonios da humanidade da Unesco. Como è bem simples fazer um bate-e-volta aereo atè là a partir de Bangkok, nao pensei duas vezes antes de incluir no roteiro essa cidadezinha que è um dos mais importantes sitios arqueologicos do sudeste asiatico.

Foram descobertos na regiao varios objetos de ceramica e metal do ano 3600 a.C. que desmentem a teoria de que naquela epoca o sudeste asiatico era culturalmente atrasado em relaçao à India e à China.

O interessante è que o lugar foi descoberto por acaso, quando um estudante de antropologia tropeçou num pedaço de um vaso que estava parcialmente enterrado e, olhando ao redor, imaginou que ali poderia ter sido um lugar de sepulturas antigas. Bingo!

Como a cidade de Ban Chiang foi construida em cima do sitio arqueologico, as escavaçoes foram feitas nos quintais das casas de pessoas que as autorizaram ou entao em espaços publicos abertos, de modo a permitir a pesquisa sem destruir a cidade,.

Por causa disso, em Ban Chiang tem sò um lugar onde è possivel ver as escavaçoes, que è no jardim de um templo, todas as outras informaçoes sobre o lugar estao no excelente Ban Chiang National Museum.

Esse museu è realmente excelente, fazia muito tempo que eu nao entrava num museu e lia todas – TODAS – as explicaçoes disponiveis com tanto interesse. O museu està organizado de modo a fazer com que o visitante se sinta o proprio arqueologo, è muito interessante!

Alem das explicaçoes sobre como as escavaçoes foram realizadas, eles contam e demonstram como era a vida na epoca. Quando afirmam que a dieta das pessoas era a base de carboidratos, eles colocam uma mandibula com as evidencias de caries e manchas nos dentes para ilustrar essa afirmaçao.

A mesma coisa quando afirmam que a populaçao sofria de anemia, là està um pedaço de osso mais poroso que demonstra os indicios da doença. Atè mesmo pra explicar os metodos de fabricaçao da ceramica ou dos apetrechos em metal eles demonstram como os arqueologos chegaram às suas conclusoes.

O museu de Ban Chiang è um lugar que vale muito a pena ser visitado e ainda dà pra combinar com a visita ao mar de flor de lotus, num bate-e-volta aereo bem simples a partir de Bangkok.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

One thought on “Ban Chiang

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *