Café da manhã na Rússia

Eu me lembro da primeira vez que viajei e me deparei com ovos e bacon num café da manhã e da minha cara de espanto quando vi pessoas que comiam ovos e bacon num café da manhã… Depois veio a surpresa com os peixes: ” Mas quem consegue comer salmão e alici de manhã!?”  Tem gente que consegue…

Como uma boa curiosa, experimento de tudo e, com isso, quando viajo, ovos e bacon já foram assimilados no meu cardapio matutino, e, se o salmão tiver com uma cara boa, vira o acompanhamento principal da minha torrada… Mas tudo tem um limite, né? Bom… descobri que na Russia a limitada sou eu!

Nas cidades menores da Russia, por onde andei, o café da manha geralmente começava com uma saladinha básica: pepino, tomate, cebola, brocolis, couve-flor, batata…

Quem não gosta de salada de manhã, pode optar por uma sopinha fumegante e bem temperada, que eu não tive coragem de descobrir do que era… Em seguida, carne de porco em suas mais variadas versões, a mais comum, entretanto, era a sempre presente linguiça. Para quem não come porco, por que não?, cubos de peito de frango num molho a base de creme de leite!

Pra quem acorda sem muita fome e prefere algo mais leve, como opção existe algo semelhante a um mingau de aveia quente, nem doce, nem salgado, ou então finissimas panquecas com muito sour cream, que às vezes vinham recheadas de ovos cozidos e batatas.

Se o hotel for melhorzinho e mais internacional, o café da manhã é feito na base do buffet onde, além das possibilidades mencionadas, dá pra encontrar, ainda que com pouca variedade e com uma qualidade mediocre: iogurte, pão, manteiga, queijo, presunto e até croissants. Mas, mesmo assim, tem que ficar atento com as escolhas, pois eu peguei um croissant achando que estava vazio e era recheado com um molho de peixe, que me virou o estômago.

Se o hotel for em um lugar perdido no meio do nada e com pouco turismo internacional, não existirá um buffet. O café da manhã será trazido diretamente à sua mesa, sem vc pedir nada! Aí não tem como escapar nem do mingau, nem das panquecas com sour cream, que, no fim das contas, nem eram tão ruins assim…

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

13 thoughts on “Café da manhã na Rússia

  • 03/09/2008 at 22:47
    Permalink

    Luisa

    Acabei de ler todos os seus posts sobre a preparação da viagem…quase nem aguentei de tanto rir..hehe…quando eu pensar em lá ir vou copiar o seu roteiro completo…pena é que não tenho nenhuma assistente pessoal para assuntos Russos…
    O café da manhã também não me pareceu muito apetecível…hehe…já para não falar nos aviões e aeroportos…acho que morria de susto num avião tão pequeno!
    Espero ansiosamente pelos próximos desenvolvimentos…

    beijos

    Reply
  • 04/09/2008 at 01:24
    Permalink

    Luísa, morro de vontade de ir à Rússia, mas tô achando que a viagem foi meio conturbada, não? Fiquei cansada só de ler sobre os aeroportos! E isso mesmo planejando tudo direitinho antes de sair de casa, né? No fim das contas, vc recomenda fazer essa viagem independente (eu sou muito partidária desse jeito de viajar), ou é melhor se render a um pacote?

    Reply
  • 04/09/2008 at 11:05
    Permalink

    Oi Margarida

    Depois a gente ri mesmo… Mas na hora… 🙂

    Bjs

    Reply
  • 04/09/2008 at 11:09
    Permalink

    Oi Wanessa

    Eu adorei ter feito essa viagem do meu jeito.

    Se o objetivo é sò Moscou e St. Petersburg, acho que dà pra fazer tudo sozinha, sem maiores problemas. O interior da Russia é que é complicado!

    De qq modo, eu sò recomendo fazer tudo de modo independente se vc for é uma pessoa flexivel, organizada, e com muito tempo a disposiçao.

    Bjs

    Reply
  • 04/09/2008 at 12:47
    Permalink

    Luísa, obrigada pela resposta. Vou continuar acompanhando a sua saga!
    Bjs.

    Reply
  • 05/09/2008 at 14:45
    Permalink

    Luísa,
    Estou morrendo de rir com os seus relatos, e lembrando muito bem da Rússia… E olha que eu desisti de fazer isso que você está fazendo e acabei indo de excursão mesmo, e ainda assim só em Moscou e São Petersburgo. Você teve muita coragem, e iniciativa. Outra conclusão: eu preciso voltar, pra conhecer a Rússia de fato – o que eu vi foi só um cheiro, e assim mesmo “pra exportação”. Mas acho que vou ter que ou esperar dez anos pra estrutura turística melhorar, ou te contratar pra planejar pra mim =) Vou continuar acompanhando – e assino em baixo de uma sugestão nos comentários dos outros posts: isso dá um livro, e dos bons!

    Reply
  • 07/09/2008 at 12:17
    Permalink

    Olá Dani S,

    Eu também morria de rir com as situações inusitadas… É rir pra não chorar! 🙂

    E acho que 10 anos não serão suficientes para melhorar a estrutura turística, não… Mas com o teu “cheiro pra exportação” vc já deu conta dos dois lugares mais interessantes, na minha opinião.

    Bjs

    Reply
  • 09/09/2008 at 18:32
    Permalink

    Nossa eu ia adorar esse “café” da manhã!! Tirando os recheio de peixe, claro… rsrsrs

    Mto bom…
    att

    Reply
  • 11/09/2008 at 03:53
    Permalink

    Menina… que coisa de doida… iso tudo esta mais para almoço que jantar!!! Olha, eu gosto de experimentar as coisas, nada desenfreado pois sou meio enjoada… mas essas coisas acho que não enrariam no meu menu logo cedo ahahaha
    Se bem que na Oktoberfest eu lasquei uma salsinha branca (sabe aquelas grandes que vc tem que tirar a casca) + pretzels + cerveja logo 8 da matina… foi cruel… e olha que eu nem gosto de cerveja!!!
    bjks

    Obs: Yosemite é mesmo imperdivel!!! Amei aquele parque e gostaria de voltar qualque dia!

    Reply
  • 12/09/2008 at 12:20
    Permalink

    Oi, Soraya,

    A gente tem que se adaptar… Mas croissant com recheio de peixe não dá, né?

    Bjs

    Reply
  • 12/09/2008 at 12:32
    Permalink

    Oi Mi,

    Quando a gente viaja, a gente acaba comendo coisas que até Deus duvida! Eu tô é feliz de não saber a maioria das coisas que comi pela Russia, pq se soubesse, não sei se encararia… 🙂

    Eu tb não sou fã de cerveja, mas cerveja alemã é muito boa! Vale a pena mesmo às 8 da manhã!

    Bjs

    Reply
  • 08/10/2011 at 01:01
    Permalink

    Nossa!!
    Eu não aguentaria nem metade disso!!
    😉
    Durante a manhã, apenas tomo um suco natural, e mais nada…

    Reply
  • 08/10/2011 at 01:04
    Permalink

    Hehe!
    Odeio peixe…
    E não aguentaria esse mega café!

    Reply

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *