Camaguey

Camaguey è a terceira maior cidade de Cuba em numero de habitantes e possui como principal caracteristica o desenho irregular de suas ruas.

Na realidade, a Camaguey original foi fundada perto da costa, para os lados de onde hoje se encontra a cidade de Nuevitas, mas por causa dos ataques de pirates e revoltas dos indigenas que se recusavam à dominaçao espanhola no seculo XVI, Camaguey foi “transferida” para o interior.

E justamente para dificultar e desorientar seus agressores, Camaguey foi construida em forma de labirinto. Hoje, as suas ruas tortuosas, becos, bifurcaçoes e praças tudo no melhor estilo colonial serve sò para desorientar os turistas.

E pra piorar as coisas para os pobre visitantes, andaram mudando os nomes das ruas. Entao no mapa constam os nomes novos, mas muitas placas e mesmo os habitantes da cidade indicam ainda o nome velho…

Dà pra imaginar as brigas com o marido no volante e euzinha servindo de co-pilota, tentando me achar no mapa da cidade…

Camaguey tambem è conhecida como a cidade dos tinajones, tipicos e enormes vasos de ceramica, que foram introduzidos por imigrantes catalaes no seculo XVIII e que serviam para guardar comida e agua da chuva.

Nao sei se os tinajones ainda possuem as mesmas finalidades de antigamente, mas eles estao espalhados por toda a cidade enfeitando praças e jardins.

Um outro “enfeite” que me chamou muito a atençao em uma das praças mais graciosas da cidade, a Plaza del Carmen, foram as esculturas em tamanho natural de pessoas ocupadas na sua rotina diaria.

Essas esculturas me impressionaram pela realidade que representam, pois ao lado de esculturas de mulheres conversando, de um homem lendo jornal, de um casal namorando, vimos um homem de verdade tocando violao, que poderia muito bem ser mais uma escultura daquelas.

Uma outra praça muito pitoresca de Camaguey è a Plaza San Juan de Dios, com construçoes coloniais totalmente restauradas e muito coloridas e conta com um museu no edificio que um dia foi o hospital dirigido pelo Padre Jose Olallo, o primeiro santo cubano.

Camaguey pode ser um lugar fascinante para quem gosta de se perder e descobrir angulos escondidos e lugares encantadores, mas pra quem nao liga muito pra isso, Camaguey è tao somente uma cidade colonial e nada mais.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

9 thoughts on “Camaguey

    • 03/05/2011 at 19:03
      Permalink

      A viagem inteira foi incrivel, Bia!
      Cuba è um must go!
      Bjs

      Reply
  • 04/04/2011 at 21:07
    Permalink

    Pelas fotos, parece que em Camaguey a gente se sente literalmente convidado a se sentar e relaxar =).
    Adorei o passeio.

    Abraços,
    Antonieta.
    Guia de hotéis em Curitiba

    Reply
  • 04/04/2011 at 21:37
    Permalink

    É passeis incríveis e EMOCIONANTES..rs

    Por falar nisso tem uma agência de viagens, que tá dando bolsa de viagens (uma senhora bolsa) de graça se fechar um pacote com eles! é só falar que viu o anuncio no site http://www.mystores.com.br que eles te dão o brindão

    Reply
    • 03/05/2011 at 19:04
      Permalink

      Oi Claudia
      Nao è grande nao, mas è grande o suficiente para que vc se perca por là! 🙂
      Bjs

      Reply
  • 18/04/2011 at 15:33
    Permalink

    Olá Luisa!

    Estou indo pra Cuba em 15 dias e seu relato está sendo muito inspirador.

    Queria tirar uma dúvida prática com você: que dinheiro levar? Dá pra trocar real direto por CUCs? Já me falaram que dólar americano é um mal negócio, que seria melhor euros ou dólar canadense… o que vc me diria?

    Abraços!

    Reply
    • 04/05/2011 at 12:23
      Permalink

      Oi Mariana
      Dolar è furada pq o cambio è muito desforavel e ainda tem uma sobretaxa de 10%.
      Levamos euro e nao tivemos problemas. Nao me lembro de ter visto casa de cambio com reais…
      Bjs

      Reply

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *