Castel del Monte

 É mais do que evidente a minha paixão pela lista dos lugares considerados patrimônio da humanidade pela UNESCO, eu sempre dou uma olhadinha no site antes de montar o roteiro de qualquer viagem.

Em uma dessas vezes, fui parar em uma cidade chamada Andria, no sul da Itália, perto de Bari, pra visitar o Castel del Monte, uma obra de arte da arquitetura medieval, construído por volta do século XIII e que ninguém sabe ao certo pra que. Já foram consideradas as hipóteses de residência de caça, fortaleza militar ou um tipo de templo, mas no castelo existem elementos que confirmam e contradizem todas essas possibilidades.

A única coisa que se tem certeza é que foi construído com uma grande precisão matemática e que é cheio de simbolismos. Tudo remete ao número oito, a começar pelo formato octogonal do castelo e das oito torres, uma em cada ângulo; o jardim interno, como não poderia deixar de ser, também é formado por oito lados e o castelo tem dois andares, com oito salas cada um.

castel-del-monte.jpg

Dizem que a figura de oito lados representa um meio termo entre um quadrado, que simboliza a terra, e um círculo, que simboliza o céu. Existem ainda diversas teorias astronômicas que explicam sua posição e que fascina estudiosos e turistas.

A precisão com que foi construído esse castelo é admirável e, segundo as más línguas, mais admirável ainda é que tamanha precisão esteja localizada no sul da Itália! (Nota: existe uma certa rixa entre italianos do norte e do sul, e o pessoal do norte diz que no sul é tudo desorganizado e aproximativo)

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

2 thoughts on “Castel del Monte

  • 13/02/2008 at 13:37
    Permalink

    Já estive nesse castelo a alguns anos atrás…fui para essa cidade num intercambio de estudo e na altura tb me falaram nesse enigma e nas suas variadas explicações…sempre fiquei curioso com isso…se alguem tiver mais informação sobre o assunto q me diga por favor

    Reply

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *