Castelo de Neuschwanstein

Esse castelo de nome quase impronunciàvel è aquele castelo alemao que inspirou Walt Disney na construção do Castelo da Bela Adormecida, quer dizer, mais “conto de fadas” que isso è impossível!

Esse castelo foi construido em 1869, pelo rei Ludwig II da Baviera, um rei meio excentrico que, ao ser privado do exercicio concreto da monarquia, se isolou num mundo paralelo e resolveu criar para si a vida de um monarca medieval.

Para ele, a construção desse castelo representava um monumento à cultura e à realeza da Idade Media que ele venerava tanto.

Mas Ludwig II nunca chegou a ver seu castelo pronto e para pagar as dìvidas feitas com a construçao do castelo, noventa dias apòs a sua morte, o governo resolveu abrir as portas de Neuschwanstein para visitaçao, com a respectiva cobrança de ingresso.

Por dentro Neuschwanstein è esplendido! Salas decoradas com cenas de sagas alemas e nordicas, tudo inspirado na cultura medieval, e tem atè uma gruta artificial com luz eletrica colorida e, diz a lenda, atè uma mini cascata!

A unica coisa que tira um pouco o encanto desse lugar màgico è a tal visita guiada no melhor estilo vacinaçao de boi: grupos de umas 30-40 pessoas entram nas salas a cada 5 minutos, e as portas do castelo vao se abrindo e fechando para que o grupo anterior possa sair e o seguinte possa entrar.

Uma visita milimetricamente calculada e que funciona com perfeiçao, aliàs como tudo na Alemanha, mas que elimina a possibilidade de permanecer um pouco mais em qualquer uma das salas e impede de ficar sonhando de olhos abertos diante da monumental sala do trono (que a proposito nunca viu um trono!).

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

26 thoughts on “Castelo de Neuschwanstein

  • 21/05/2010 at 16:24
    Permalink

    Lugar mágico, sempre tive vontade de conhecer!!! Pena saber que a visita é tão restrita assim com o horário… pensava em ficar horas tirando fotos ali dentro.

    Tenho vontade de fazer uma viagem que englobe a Áustria, sul da Alemanha e Suíça, vc tem alguma sugestão de roteiro legal para 8 dias? 🙂

    Obrigada e bjs!

    Reply
    • 21/05/2010 at 17:39
      Permalink

      Oi Fe,
      Magico è o Nepal! Apesar de estar muito relapsa com os comentarios, estou babando nos seus posts e principalmente nas suas fotos!
      Falando em foto… Necas de fotos dentro desses castelos, a gente tem que se contentar com o lado de fora…
      Perguntinha dificil, Fe! Mas… se eu tivesse 8 dias por ali… bom…
      Na Alemanha, eu nao perderia por nada desse mundo esses castelos da Baviera, e iria a Regensburg tb, que è linda! Uns amigos alemaes estao programando uma viagem para o Lago de Constança, que, segundo eles è maravilhoso, mas eu nao conheco (ainda!)
      Na Austria, Viena, pra mim, è imbativel, mas restringindo a regiao a ser explorada, adorei Innsbruck e Salzburg, sao super bonitas! Um pouco mais longe tem Graz que è um charme… Alias, qual cidade na Austria nao è bonita? Como dizem os italianos, ali tem “l’imbarazzo della scelta”.
      Na Suiça, para ficar na parte alema, St Gallen è super interessante, mas pra mim, a Suiça è sinonimo de Berna e de viagens de trens por paisagens espetaculares, seja com o Bernina Express, ou com o Jungfrau, cou com os dois!
      O que fazer nessa regiao nao falta, nè? Duro è encaixar tudo em 8 dias… 🙂
      Bjs

      Reply
  • 21/05/2010 at 20:01
    Permalink

    Luisa

    Esse ainda me falta,mas já está na listinha há séculos!!!

    Bjs

    Reply
    • 24/05/2010 at 15:28
      Permalink

      Oi Margarida,
      Esse merece um final de semana caprichado! 😉
      Bjs

      Reply
  • 21/05/2010 at 20:13
    Permalink

    Luisa, que lindas as fotos e adorei as informações!
    Eu queria ter incluído este castelo na minha viagem, mas ele fica meio afastado e tem que ser um passeio bem específico, aí precisa de tempo pra isso…
    Mas é um lugar que ainda vou conhecer!
    Passa lá no blog que tem promoção rolando!
    Bjuu
    Pri

    Reply
    • 24/05/2010 at 15:30
      Permalink

      Oi Priscila
      È verdade, esse castelo è mesmo meio fora de mao das cidades mais famosas da Italia.
      Mas para uma proxima vez, quem sabe?
      Ouvi dizer que esse castelo nao vai sair do lugar nos proximos anos… 🙂
      Bjs

      Reply
  • 23/05/2010 at 22:15
    Permalink

    Nossa. Esse castelo é puro encanto. Lindo! Ainda não conheço. Mas, como sempre diz a Margarida, ele está na minha lista. hehe
    Bj
    Claudia

    Reply
    • 24/05/2010 at 15:36
      Permalink

      Oi Claudia,
      È super lindo mesmo! Merece a visita!
      Bjs

      Reply
  • 24/05/2010 at 20:54
    Permalink

    Luísa, realmente 8 dias é pouco traçar um roteiro pelas terras encantadas da Áustria, Suiça e sul da Alemanha, não é verdade? Ou vejo tudo isso dentro do trem/ carro ou aumento os dias da viagem… Acho que fico com a segunda opção, para quando der… O meu problema maior é falta de tempo, logo tenho que concentrar mais destinos em poucos dias. Vai ser ansiosa assim lá longe, né?! rsrs!

    Menina, faltou vc falar como se pronucia o nome do castelo! Toda vez que comento com algum alemão, passo vergonha, pois claro, ninguém entende o que quero dizer! hahaha Por acaso o som seria “nêxvânstáin”??

    Obrigada pelos elogios do Nepal. Mas lá é fácil a foto ficar bonita, já que tudo é muito colorido e alegre… rs
    Adorei as suas fotos do castelo também. Acho que ele combina com este clima aí que vc pegou. Já o ví com o dia ensolarado, mas particularmente, achei que não combinou muito. Quando eu conhecê-lo gostaria mesmo é de pegar aquele dia com nuvens baixas, que envolvem o castelo e deixam ele com aquele ar de fantasia e mistério! 😉

    Bjs

    Reply
    • 27/05/2010 at 11:31
      Permalink

      Fe, nem me fale de concentrar destinos em pouco tempo…
      È bem por isso que faz milenios que estou adiando o Egito… Vida dura essa nossa de turista, nè? 🙂
      Quanto à pronuncia do nome do castelo… Vou te contar um segredo: ainda bem que o blog è escrito e existe copy&paste no mundo!
      Eu mal dou conta de soletrar, quanto mais de pronunciar o nome desse castelo! 😳
      Vc tem razao, a nuvem pesada de chuva que ia e vinha dava mesmo um ar misterioso ao lugar. Mas tirar fotos com sol è muito mais facil! 😉
      Bjs

      Reply
  • 26/05/2010 at 03:24
    Permalink

    Luisa

    Olhando esses seus dois Posts sobre Oberammergau e o Neuschwannstein me deu uma saudade enorme dos tempos que morava na Alemanha!! Ultima vez que visitei o castelo foi em Abril de 2008. Cheguei a conhecer o castelo nas 4 estacoes e em todas elas sempre me surpreendi com sua beleza e imponencia!!
    Um outro cantinho bem legal do Sul da Alemanha para voce conhecer estando em milao e o Parque nacional de Berchtesgaden bem pertinho de Salzburg na Austria, Paisagens Deslumbrantes como em Fussen. Pena que nesta epoca eu ainda nao Blogava.. rsrs

    Btw.. Vou add seu Blog nos meus favoritos!! tudo bem?

    Reply
    • 27/05/2010 at 11:55
      Permalink

      Oi Mauoscar
      Nao provoca! Tem tanto lugar bonito na Alemanha, que tà me faltando final de semana livre!
      Estou com uma viagem programada para o Lago Konstanz faz pelo menos uns 2 anos… Mas um dia ela sai!
      Agora vou pesquisar sobre esse parque que vc mencionou, nunca tinha ouvido falar. Obrigada pela dica!
      Bjs

      Reply
  • 27/05/2010 at 14:46
    Permalink

    Luisa se voce for ao Bodensee, não deixe de visitar a ilha de Mainau!! Eu conheci todo o Sul da Alemanha entre 2005 e 2006.
    Morava em Freiburg “Porta de entrada”da Floresta Negra!!
    Sobre o Berchtesgaden esse link já da para voce ter uma ideia do lugar!!
    http://www.germanplaces.com/germany/berchtesgaden-national-park.html

    Grande Abraço

    Oscar

    Reply
    • 01/06/2010 at 14:21
      Permalink

      Oi Mauoscar,
      È exatamente essa ilha de Mainau que està no nosso programa!
      Os meus amigos alemaes simplesmente adoram esse lugar e eu to ficando com cada vez mais vontade de passear por là!
      Valeu pelo site!
      Bjs

      Reply
  • 27/05/2010 at 14:59
    Permalink

    Luisa

    Nem me Fale a Alemanha é lindissima de mais!! Tive a chance de conhecer quase toda a Alemanha no periodo que morei lá entre 2005 e 2006, na verdade só faltou mesmo conhecer a parte norte e oeste acima de Colonia.
    Quando for ao Bodensee (Lago de Constança) Não deixe de visitar a Ilha de Mainau (Também conhecida como ilha das Flores)..
    As cidades do entorno do lago são uma graça como Bregenz na Austria, Lindau, Konstanz, entre outras.
    Espero voltar a morar na Europa depois que mudarmos dos EUA!!

    Abraço

    Oscar

    Um link interessante sobre o Parque que te falei!!
    http://www.germanplaces.com/germany/berchtesgaden-national-park.html

    Reply
  • 27/05/2010 at 15:00
    Permalink

    Estranho!! Postei duas vezes aqui e o comentario some!!

    Reply
    • 01/06/2010 at 14:24
      Permalink

      Ah, Oscar,
      As vezes o wordpress manda pro spam os comentàrios com links…
      Chatice, mas pelo menos nao fico com o blog cheio de propaganda.
      Bjs

      Reply
  • 31/05/2010 at 07:50
    Permalink

    Oi Luisa

    Este castelo sempre foi o meu sonho de consumo numero um antes de vir pra Alemanha… a primeira vez foi inesquecível, já nas outras vezes…. bem… virou meio q programa obrigatório qdo tenho visitas aqui, ai já viu né? Vira tudo mecanico, vc ja sabe o q o guia vai falar sobre a cama do rei e bla bla bla…. A sua definicao de vacinacao de boi é exata pra expressar a sensacao de se estar na fila…. é linha de montagem mesmo…. business as usual….mas o lugar e o cenario em si já valem a pena pelo passeio inesquecível…
    Neuschwanstein realmente é um palavrao, mas na verdade sao tres palavras juntas ( no alemao todas as palavras se juntam por isso q fica tudo enorme ) neu ( novo ), schwan ( cisne ), stein ( pedra). cisne é o símbolo do rei. A pronuncia seria algo assim nói-xvan-xtain… deu pra entender? 🙂
    super beijo

    Reply
    • 01/06/2010 at 14:37
      Permalink

      Oi deiatatu
      Sabe que quando eu vejo uma dessas palavronas em alemao eu tenho um bloqueio. Memorizo as 3 primeiras e as 3 ultimas letras e invento o que està no meio! 🙂 Marido morre de rir com a minha embromation…
      Mas se os alemaes escrevessem assim facinho, como vc colocou, atè eu conseguiria pronunciar alguma coisa!
      Bjs

      Reply
    • 09/06/2010 at 18:21
      Permalink

      Oi Roadrunner
      Merecidamente maravilha do mundo! 😉
      Bjs

      Reply
  • 27/06/2010 at 22:19
    Permalink

    Olá Luisa,

    Visitei Neuschwanstein e os outros castelos do Rei Ludwig no último inverno. Um frio de rachar, mas uma paisagem sensacional!

    Aproveito para dar uma dica: se você visitar o Bodensee ainda no fim de julho ou começo de agosto, veja se é possível assistir à ópera Aida, em um palco nas margens do lago.
    Vai ser inesquecível!

    Abraços.

    Reply
    • 28/06/2010 at 17:53
      Permalink

      Oi Marcelo
      Obrigada pela dica!
      Eu nao sabia que tinha Aida nas margens do lago!
      Bjs

      Reply
  • 01/03/2012 at 00:02
    Permalink

    Sou fã desse castelo, a prova que o homem quando quer faz coisas belas, é verdade que não se pode tirar fotos internas do castelo?
    Abraços…

    Reply
    • 09/03/2012 at 10:41
      Permalink

      Verdade verdadeira! Quer dizer, pelo menos, quando eu fui, nao me deixaram tirar fotos là dentro!
      Bjs

      Reply
  • 28/02/2013 at 13:58
    Permalink

    Este castelo é maravilhoso – é meu predileto! Apesar do Ludwig ter levado seu país a falência com todas as suas construções e excentricidades, sou uma fã dele 🙂 pois ele deixou obras fantásticas. E se ele não tivesse sido destituído do trono e morrido provalmente tinha feito muito mais coisas, ele era um visionário. Ele tinha a visão de construir um “bondinho” (em forma de balão e o cesto do balão teria a forma de um pavão) que o levaria do castelo Neuschwanstein até o Hohenschwangau.

    Abs

    Reply

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *