Certosa di Pavia

 Eu achava que “Certosa di Pavia” fosse o nome do monastério que ficava em Pavia… Nada mais lógico, certo? Nem tanto… Chegando lá, fui descobrir que Certosa di Pavia é o nome da cidadezinha nos arredores de Pavia (uns 10km de distância) e o monastério se chama “oficialmente” Certosa delle Grazie, porque é dedicado à Madonna delle Grazie.

Mas Certosa di Pavia já foi consagrado pelo uso como sendo o nome do monastério…

Enfim… a Certosa é um monastério enorme construído no final do século XIV, sendo a igreja, ricamente decorada, a parte mais interessante a ser visitada. Como foi necessário mais de um século para terminar sua construção, o que inicialmente foi projetado em estilo gótico acabou recebendo influências do Renascimento e o resultado é uma visível mistura de estilos. Até quem não entende nada de história da arte (como é o meu caso) consegue perceber as diferenças, é só prestar atenção.

pavia3.JPG

Os detalhes da decoração da Certosa são fascinantes, mas eu sempre achei que o claustro é a parte mais interessante de qualquer igreja… Se eu disser que o claustro é a parte mais bonita da Certosa é bem provável que eu esteja sendo tendenciosa, mas o claustro é realmente a parte mais bonita da Certosa!!! (Estou me referindo, é claro, ao claustro pequeno, porque o grande é bem sem graça.)

pavia1.JPG

Pelas dimensões do lugar e pela riqueza de detalhes, o negócio é reservar pelo menos umas duas horas para andar por tudo e não acreditar nos horários de funcionamento que constam no site. Eu fui crente que só fechava às 16h30, como descrito no site, e às 16h um padre, literalmente, enxotou todo mundo!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

2 thoughts on “Certosa di Pavia

  • 15/01/2011 at 20:28
    Permalink

    Adorei os seus comentários sobre Pavia. Vou para a Itália em abril e gostei de saber que tenho que sair antes das 16hs para não ter que “brigar” com o padre!!!
    Tem mais dicas para mim?

    Reply
    • 19/01/2011 at 18:17
      Permalink

      Oi Carmen
      Faz tanto tempo que nao vou pra Pavia… To desatualizada…
      Quando vc voltar, conta as novidades pra mim!
      Bjs

      Reply

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *