Čevapčič com Ajvar

A Croácia é um país com paisagens incríveis e cidades únicas, mas uma das coisas que mais me marcou foi a comida.

Pra ser sincera, a minha impressão logo que cheguei, não foi das melhores…Imagina a cena: um restaurante, uma mesa com nativos e eu, sem entender nada nem do cardápio nem da discussão sobre o que comeríamos.

Feitos os pedidos, eis que chega uma garrafa de vinho croata (!!!) e eis que os croatas começaram a misturar coca-cola no vinho!!

Achei uma heresia, mas quando dei o primeiro gole, entendi a razão da mistura. O vinho era péssimo, pior que qualquer vinho que venha em embalagem tetra-pak que eu já tenha bebido na vida, acho que nem sagu ficava bom com aquele vinho. O negócio foi imitar os nativos e me render à coca-cola… Sabe que ficou bebível?

Depois desse vinho comecei a me preocupar com a comida… Como eu não tinha idéia do que pedir, resolvi confiar e insisti para que os croatas escolhessem algo de típico pra mim… Que inocência a minha…

Finalmente chegaram os pratos! Todos a base de carne. Neste momento eu tive plena certeza de que tinha me dado mal, pois a Croácia é praticamente só litoral, estávamos perto da praia e, na minha cabeça, o lógico seria comer peixe…

Enfim… os croatas haviam escolhido pra mim um prato de čevapčič, (a pronúncia é mais ou menos tche-váp-tchi-tchi), e uma tigelinha com ajvar para acompanhá-lo. Que delícia!! Eu não estava esperando comer algo tão bom!

Čevapčič é mais ou menos um tipo de rolinho de carne, feito com carne picada, do tamanho de um dedo e muito bem temperado com alho e só Deus sabe com o que mais. É um desafio à imaginação tentar descobrir de onde vem aquele sabor particular dos rolinhos.

O prato em si não tem muita presença, vem grelhado, bem simples, com um pouco de salada pra fazer volume, mas o gosto é único e, acompanhado de ajvar, fica ainda melhor.

Ajvar é um tipo de molho muito usado na culinária croata para acompanhar vários tipos de carne e é feito a base de pimentão. É claro que o ajvar feito em casa é muuuuuito melhor, mas existem as opções de supermercado que cumprem bem o seu papel e podem vir nas versões com ou sem pimenta.

Čevapčič e ajvar fazem um casamento perfeito, mas na falta do čevapčič, o jeito é usar o ajvar de supermercado em hambúrguer… não é a mesma coisa, mas já dá pra matar a saudade…

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

5 thoughts on “Čevapčič com Ajvar

  • 31/10/2007 at 15:25
    Permalink

    Luisa,

    minha amiga croata disse que o que deixa a comida de lá com esse gostinho bom mas que a gente nao sabe bem o que é, é uma mistura de temperos chamada vegetale, que é entrado em quase todos os países balcas!

    Mas um čevapčič bem feitinho é bom mesmo!

    Abracos,
    Carla

    Reply
  • 05/05/2009 at 03:04
    Permalink

    Estou louca por dicas da Croacia..vc em mais alguma coisa pra me indicar? Vou ficar 7 noite la.. nao posso ir muito pro sul, porque estarei de carros vindo de budapeste e indo pra milao…
    QUais lugares vc indica?
    Obrigada
    Ana Paula

    Reply
    • 09/05/2009 at 13:06
      Permalink

      Oi Ana Paula
      A Croacia tem muita coisa pra oferecer! E o que fazer vai depender dos seus interesses…. Vc prefere pegar praia? Gosta de historia? Prefere balada?
      E vai depender tb da época em que vc vai estar por lá… Fora da alta estacao, o pais é meio morto turisticamente falando…
      Bjs

      Reply
  • 29/01/2010 at 19:08
    Permalink

    Luisa,

    Quando estive por lá, comi um belo prato de čevapčič e arrematei com um goulash por cima. Fora as várias cervejas da casa de acompanhamento.

    O resultado você já sabe né? 😛

    Comendo e aprendendo…

    Reply
    • 01/02/2010 at 22:23
      Permalink

      Oi Breno B
      Eu sou super fa de cevapcic e de ajvar!
      Mas com goulash??!! Proxima vez na Croacia, vou experimentar! 😉
      Bjs

      Reply

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *