Chegando em Santorini

Chegamos em Santorini, a partir de Mykonos, com o “traghetto” da Hellenic Seaways e o que era pra ser só um meio de transporte acabou se transformando num passeio turísitico, pois o traghetto aporta em Athinios e necessariamente passa pela famosa caldera para chegar lá.

Da caldera, a vista da ilha é bellissima! São várias casas brancas meio que penduradas no alto de um paredão de rocha vulcanica multicolor cercadas por um mar tão azul quanto as cupolas das igrejas.

Santorini5

A caldera é um dos simbolos de Santorini e foi formada há uns 3500 anos por causa de uma grande erupção vulcanica que afundou o centro da ilha, então circular, e, olhando bem o mapa de Santorini, com as ilhas vizinhas de Thirassia e Aspronissi, da pra ter uma boa noção de como era o lugar antes da caldera ser formada. Hoje Santorini tem o formato de um grande croissant (acho que estou com fome…)

mappa_santorini

Depois de babar com a vista das casas no alto daquele paredão, as minhas expectativas estavam tão altas quanto o tal paredão e confesso que a estrada do porto até o nosso hotel em Oia me desanimaram um pouco.

Eu estava chegando em Santorini a partir de Mykonos e Mykonos é a típica ilha grega dos meus sonhos: toda linda azul e branca e talvez eu estivesse esperando encontrar em Santorini a mesma paisagem, o que não aconteceu.

Santorini2

Em Santorini, as 250 igrejas existentes na ilha são branquinhas (algumas amarelinhas, begezinhas…) com a cupola azul tão caracteristica, mas os resto das casas pelo caminho não seguiam necessariamente o mesmo padrao, o que não atendeu às minhas expectativas estereotipadas de paisagem de ilha grega.

Em assim sendo, o meu interesse logo se desviou das construções para observar mais atentamente as tres cores de lava presentes na ilha – vermelha, preta e branca, e os estranhos arbustos, constantes na paisagem, que mais tarde fui descobrir que se tratavam de vinhedos.

Santorini4

Depois de uns 40 minutos de viagem, chegamos no nosso hotel em Oia. O hotel é lindo, com os quartos escavados na rocha e de um branco que chega a cegar. A unica, digamos, desvantagem é o labirinto de escadas pra entrar e sair do quarto, erramos o caminho umas duas vezes até decorar qual era a escada certa.

Santorini6

O que me consola é que não éramos os unicos perdidos por ali. No final da tarde, estavamos relaxando na nossa varanda, com a porta do quarto aberta, quando uma hospede desavisada entrou no nosso quarto querendo saber onde ficava o acesso à internet…

 Para desbravar a ilha, estavamos em duvida entre fazer o passeio de barco ou alugar um carro. Acabamos decidindo pelo aluguel do carro, pois o barco apresentou alguns inconvenientes pra nós: o ventinho frio de final de abril que poderia deixar a viagem menos agradável, a certeza de que não entrariamos no mar, seja pela baixa temperatura da água, seja pelo enxofre em Hot Springs, e também porque já tínhamos “passeado” pela caldera com o traghetto.

Santorini3

Alem disso, algumas paradas do barco eram praias que conseguiriamos chegar de carro por conta propria e, se fizessemos o passeio de barco, não teriamos tempo de visitar algumas coisas no interior da ilha que nos interessavam.

Não sei como seria o tal passeio de barco, mas ter um carro a disposição em Santorini foi certamente uma boa decisão!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

38 thoughts on “Chegando em Santorini

  • 14/05/2009 at 23:43
    Permalink

    Ja esta na lista de prioridades…..
    Agora so falta organizar o tempo….
    Adorei a serie de fotos!!!

    Tanti Saluti

    Gi, Roma

    Reply
    • 18/05/2009 at 22:05
      Permalink

      Oi Gi,
      Ah, o tempo… Pq a gente nao pode estar sempre livre e di$ponivel pra viajar? 🙂
      Saluti

      Reply
  • 14/05/2009 at 23:45
    Permalink

    Luisa, vocês tomaram a melhor decisão. Uma amiga que fez o passeio de barco não curtiu nada, e nós que não alugamos carro e usamos o transporte público sofremos um pouco com a massa de gente e o calor de 40 graus! (risos)
    Na real, Santorini não foi nada romântica no nosso caso (jejejejeje)
    E me conta esta história de lua de mel, uauuuuuu!
    Beijos

    Reply
    • 18/05/2009 at 22:08
      Permalink

      Oi Patricia,
      Lendo os roteiros oferecidos, eu realmente achei que o tour de barco nao acrescentaria nada á nossa viagem. O carro foi tiro certo, recomendo muito! (mas eu sou suspeita pra recomendar passeios de carro… adoro ter um carro à disposição pra nao ficar presa em lugar nenhum e nem a horarios)
      E valeu por responder ao Alessandro, com um casório pra daqui um mes, ando meio completamente sem tempo! 😉
      Bjs

      Reply
  • 15/05/2009 at 03:39
    Permalink

    Luisa,
    continuo aqui curtindo sua viagem e sonhando em poder ir também.
    Esse hotel parece ótimo 🙂

    Reply
    • 18/05/2009 at 22:10
      Permalink

      Oi CarlaZ
      É tão bom sonhar com nossos proximos destinos, não é mesmo? Eu sonhava com as ilhas gregas desde garotinha… 🙂
      O hotel é show: serviço nota 10, o quarto super bom, mas precisava daquela quantidade absurda de escadas?
      Bjs

      Reply
  • 15/05/2009 at 14:37
    Permalink

    Colocando o meu comentário no post correto agora. Adorei o seu hotel, mas infelizmente está acima do meu limite. Eu vou ficar em Oia tb e espero que dê tudo certo. Você mencionou que alugou um carro e eu estou querendo alugar uma moto. Valeu a pena? É fácil alugar lá mesmo, ou precisa de reserva? Obrigado.

    Reply
    • 18/05/2009 at 22:16
      Permalink

      Oi Alessandro A.
      Desculpa a demora em te responder, ando bem sem tempo ultimamente. Ainda bem que a Patricia se adiantou! 🙂
      Eu assino embaixo do que ela disse! Quer dizer, eu nao sei te dizer como é na alta temporada, mas pela quantidade de lugar que aluga carro e moto por lá, nao deve ser tao dificil assim conseguir alguma coisa de ultima hora (nao sei como sao os precos de ultima hora, por lá é tudo inflacionado).
      Eu só acho moto meio perigoso, aqueles gregos dirigem como uns doidos! Mas talvez esse seja um papo de tia velha que tem medo de moto… 🙂
      Bjs

      Reply
  • 15/05/2009 at 18:18
    Permalink

    Eu até que gosto, olhando de perto as fotos. Tem um charme e um glamour especial. Mas, nessas fotos de longe, parece uma favela branca, onde acham qualquer buraco para instalar coisas. Eu sei que não foi assim que começou..óbvio..mas que parece, parece!

    Reply
    • 18/05/2009 at 22:17
      Permalink

      Oi Diogo,
      Eu tb acho com a maior cara de favela! Pior que Santorini só mesmo as Cinque Terre! Aquilo sim tem cara de favela, mas taaaaao fotogenica! 🙂
      Bjs

      Reply
  • 17/05/2009 at 02:29
    Permalink

    Luiza,

    Faz muito tempo que eu entro no seu blog, mas nunca comentei (não sei porque).

    O que eu queria te dizer é que simplesmente adorroo as suas fotos e todos os lugares que voce visita… Acho simplesmente facinante e sempre estou por aqui…

    Eu estou na minha casa em Sampa, bebendo um vinho ( a garrafa toda na verdd) e pensando como eu quero me jogar no mundo….

    Continue postanto…sempre! pls!

    Reply
    • 18/05/2009 at 22:19
      Permalink

      Oi Nia
      Seja bem vinda! Que bom que vc resolveu sair do anonimato!
      E não passa vontade, não! Se joga no mundo! 😉
      Bjs

      Reply
  • 18/05/2009 at 14:03
    Permalink

    Luisa posso me meter um pouquinho?
    Alessandro se você não alugar um carro ou uma moto não conhecerá a ilha, eu não aluguei e me arrependi muito!!! Utilizamos transporte público, mas a frequência não é grandes coisas. Dá para alugar lá na hora sem problemas. Fui em agosto (super alta temporada) e era possível alugar sem reserva!
    Beijos

    Reply
  • 18/05/2009 at 20:13
    Permalink

    Patricia,
    Obrigado pela dica. Eu já pretendia alugar uma moto mesmo e queria confirmar se conseguiria alugar na hora, pois vou em julho e sei que a ilha fica cheia. Como você conseguiu em agosto, já fico mais tranquilo. 🙂
    Obrigado.

    Reply
  • 19/05/2009 at 10:33
    Permalink

    Luisa, daqui a um mês é o casório?
    UAU, imagino a loucura que anda enfrentando, desde aqui te desejo tudo de bom e que aproveite muito esse dia, apesar de ser super corrido, é muito legal depois de um tempo relembrar este momento!
    beijos

    Reply
    • 21/05/2009 at 12:49
      Permalink

      Brigada, Patricia!
      Menos de um mes, pra ser mais exata! Correria total! 🙂
      Bjs

      Reply
  • 20/05/2009 at 02:23
    Permalink

    Olá, estou pretendendo ir à Grécia no começo de junho e a idéia seria Atenas-Santorini-Mykonos (tudo em exatos 7 dias), sei que é pouco, mas pouco a ponto de tornar a viagem cansativa e pouco produtiva? Qto tempo em cada lugar recomenda? Qual o melhor transporte entre esses locais? E onde ficar em Santorini e Mykonos?

    Agradeço se puder ajudar!

    Reply
    • 21/05/2009 at 13:03
      Permalink

      Oi karen,
      Acho dificil definir quanto tempo uma pessoa precisa pra visitar um determinado lugar sem saber seus interesses.
      Eu nao sou chegada em praia, entao, pra mim, passar um dia inteiro numa praia é uma tortura e uma perda de tempo, por mais bonita que seja a tal praia…
      Levando isso em consideraçao, se fosse a minha viagem, eu ficaria 3-4 dias em Atenas, 2 em Santorini e 1-2 em Mykonos e usaria os traghetti pra me locomover entre as ilhas.
      E com relacao ao hotel, ali tem hotel para todos os bolsos e gostos… Eu me hospedaria em Oia, em Santorini, e em Mykonos o mais proximo possivel da cidade.
      Bjs

      Reply
  • 25/05/2009 at 06:06
    Permalink

    Luisa, estar em Santorini é um privilégio, agora se hospedar no Katikies…é ter o melhor da ilha! Que delícia 🙂
    E eu concordo com o carro: é melhor alugar, sim e ter mais liberdade. Sempre dá para negociar um pouco, se não for na altíssima temporada.

    Reply
    • 27/05/2009 at 11:51
      Permalink

      Oi Emilia
      Katikies é um super hotel. Era o unico na ilha que nao tinha mais vagas na época que fomos… O namorado caprichou no presente! 🙂
      Bjs

      Reply
  • 19/08/2009 at 02:55
    Permalink

    Boa Noite Luiza , tudo bem ? Luiza , estou planejando uma viagem para a Atenas , Myk , Santorini e ios , estou imaginando três dias em cada cidade , é muito tempo ? A melhor forma , acredito que seja a tua dica da Hellenic , mas preciso comprar os bilhetes por internet ou nos locais ? As locadoras de auto são nos portos ou nâo ? preciso alugar no Brasil ?
    Valeu , e um grande abraço .
    Gilberto Dias

    Reply
  • 25/08/2009 at 22:32
    Permalink

    luiza o que é traghetti, onde, preço, enfim quero saber tudo a respeito, pois desejo ir a patmos, saindo de telaviv… dai para qual cidade vou? atenas direto…? como faço? vou em maio 2010.
    Quero conhecer patmos, mas não sei como fazer e os euros são poucos. obrigado pela ajuda e orientação!

    Reply
  • 03/09/2009 at 12:20
    Permalink

    Oi Gilberto

    Eu acho 3 dias tempo suficiente nos 3 lugares…
    Como eu nao sou muito de praia, talvez eu tirasse um dia de Mikonos e colocasse em Atenas, mas è sò pq eu nao tenho paciencia de ficar em praias…

    Se vc for na baixa temporada, dà pra comprar os bilhetes no local mesmo. Mas fique ciente que na baixa temporada, os barcos nao sao frequentes e pode ser que nao tenha barco todo dia.

    Eu prefiro sempre comprar tudo com um certo anticipo, ate mesmo pra nao ficar perdendo tempo precioso de passeios indo atras dessas coisas que podem ser feitas no conforto do meu lar.

    Bjs

    Reply
  • 03/09/2009 at 12:23
    Permalink

    Oi Jose

    Traghetti sao os barcos (ferry boats) que fazem o transporte entre as ilhas.
    Para essas suas duvidas, aconselho a procurar uma agencia de viagens.

    Bjs

    Reply
  • 12/02/2010 at 23:30
    Permalink

    Ei, Luisa, tudo bem? Adorei seu blog e não posso perder a oportunidade de tirar algumas dúvidas. Estamos indo para a Grécia em maio/10 (Atenas/Myconos/Santorini/Rhodes) e gostaria de saber em que tipo de suíte (double room/junior/senior/superior/honeymoon/katikies) vocês ficaram, pois adorei essa ideia de relaxar na varanda no final da tarde com aquela vista maravilhosa…. Gostaria de saber também se vocês visitaram alguma ilhazinha menos conhecida. Li em uma revista que em Koufonissi e Folegandros se pode encontrar “o grego puro, que curte sua música e seus costumes”, além de serem mais baratas e mais preservadas.

    Reply
    • 13/02/2010 at 18:31
      Permalink

      Oi Ilma,
      Nòs haviamos reservado a junior suite, mas como era baixa temporada, ganhamos um upgrade para a senior suite.
      Fomos sò para Mykonos, Santorini, Samos, Patmos e Rhodes, ainda temos muita Grecia pra desbravar! 🙂
      Bjs

      Reply
  • 17/05/2010 at 19:02
    Permalink

    Oi Luisa,
    Vou fazer o trecho Atenas-Mykonos-Santorini, já li as perguntas e respostas que me ajudaram mto, agora estou comprando os ferrys entre as cidades, estou na duvida entre a classe economy e bussines, vc foi em qual? Acha que tem diferença?
    Eu estou indo no final de junho e pensei em ficar 3 dias em Mykonos e 3 em Santorini, mas amo praia, acha que é melhor ficar mais tempo em Mykonos?
    Outra coisa…Quero ficar bem no meio do agito em Santorini, o melhor lugar é Oia?

    Reply
    • 17/05/2010 at 19:24
      Permalink

      Oi Lisa
      Eu usei tanto a business quanto a economy nessa viagem.
      Na business tem mais espaço, as cadeiras sao mais confortaveis, tem menos gente e te tratam com um pouco mais de simpatia. Mas a economy nao era ruim nao. Talvez pq viajei na baixa temporada e os ferrys estavam bem vazios (consequentemente menos bagunça e banheiros limpos), mas achei a economy bem boa.
      Nao sei como fica a situaçao dos ferrys na alta temporada…
      Bom, eu nao sou uma entendida de praias, mas achei que Mykonos tem mais opçoes de praia e de “vida de praia” (festas, bares…) que Santorini, que faz um estilo mais romantico, na minha opiniao. Veja quais sao os seus interesses para definir a quantidade de dias em cada lugar.
      Em Santorini, Oia è a parte mais famosa e mais turistica.
      Bjs

      Reply
  • 25/01/2011 at 17:31
    Permalink

    Oi, gostaria de pedir ajuda a vocês para comprar passagens de barco entre Atenas – Mykonos e Mykonos – Santorini. Já fui no site da Hellenic Seaways, mas não consegui achar estes trajetos. Mas é confuso, pois acho que eles usam os nomes dos portos e não das cidades.
    Enfim, qualquer ajuda é válida! Abs.

    Reply
    • 26/01/2011 at 13:01
      Permalink

      Oi Patricia,
      Eles realmente usam o nome dos portos. No site tem um mapa interativo com os nomes dos portos.
      Bjs

      Reply
  • 30/07/2011 at 03:41
    Permalink

    Olá Luisa!
    Muito bom o seu blog. Parabéns!
    Estamos indo à Grécia no início de setembro, de lua de mel.
    Gostaria de saber se é necessário ter carteira de habilitação internacional para poder dirigir por lá, principalmente em Santorini.
    Agradeço se puder responder!
    Abraços!

    Reply
    • 25/09/2011 at 11:26
      Permalink

      OI Cinthia
      Em linha teorica, para dirigir na Europa precisa sim da habilitaçao internacional ou entao a tua habilitaçao traduzida oficialmente para a lingua do pais que vai visitar. Mas è melhor confirmar essa informaçao no site do consulado.
      Bjs

      Reply
  • 21/08/2011 at 23:00
    Permalink

    Boa tarde,Luiza,tudo bem? estamos planejando viajar para Atenas,Myconos e santorini no periodo de setembro e outubro,ou seja,Atenas dias 28/09 á 30/09/11,Myconos 30 a 03/10/11,Santorini 03/10 a 05/10.Gostaria de saber qual a melhor opinião para chegar avião ou ferry boat .de Atenas p/myconos—P/santorini—p/Atenas.pois tenho um voô de atenas p/Lisboa no dia 05 e estamos com medo de atrasos,devemos voltar de barco ou avião tb.

    Reply
    • 25/09/2011 at 11:39
      Permalink

      Oi Kelly
      Eu nao gosto de misturar viagens internacionais com voos domesticos no mesmo dia que nao estejam na mesma passagem.
      Nesse caso eu voltaria de aviao, o mais cedo possivel!
      Bjs

      Reply
  • 21/08/2011 at 23:09
    Permalink

    oi,Luiza esqueci de pergurtar em relação A LOCALIZAÇAO fiz a reserva para um hotel em FIRÁ(HOTEL-ANNE NOMELOS )PROXIMO DO CENTRO DE FIRÁ,A MAIORIA DOS COMENTÁRIOS PREFERE FICAR EM OIA,MINHA AMIGA ACHA MELHOR FICAR PROXIMO A CIDADE POR CONTA DA VIDA NOTURNA.QUAL O MELHOR OPÇAO? NA VERDADE GOSTARIA DE CONHECER O QUE A DE MELHOR.OBRIGADA

    Reply
    • 25/09/2011 at 11:40
      Permalink

      Oi Kelly
      A melhor opçao vai depender do que vc espera do lugar… Oia tem uma vida noturna menos agitada realmente…
      Bjs

      Reply
  • 11/12/2012 at 14:21
    Permalink

    Luisa,

    Meus sinceros parabéns pelo seu blog.
    Acompanhei toda a manhã sua “saga” na Grécia, desde os posts de 2007 e quero muito te agradecer por ter feito este blog e postar nele informações significativas sobre os lugares… Estou encantada!
    Satorini é linda e desejo averiguar se o por-do-sol é realmente “o mais bonito do mundo”.
    Apesar de ter muito tempo se passado, fico feliz porque hoje estamos em 2012 e cada dia mais sinto vontade de conhecer a Grécia, através de trabalhos lindos como o teu!
    Parabéns mais uma vez!

    Um abraço,
    Thamires.

    Reply
    • 08/01/2013 at 12:07
      Permalink

      Muito obrigada Thamires!
      Bjs

      Reply

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *