Chiostro delle Clarisse

 Tá certo que eu tenho uma certa predileção pelos Claustros das igrejas… Normalmente gosto mais dos claustros do que das igrejas propriamente ditas, mas daí a fazer um post exclusivo sobre um clausto…  não seria um exagero?

Poderia até ser se o Chiostro delle Clarisse não fosse uma “atração à parte” da Igreja de Santa Clara em Nápoles… No sentido literal da expressão! A entrada do claustro para visitação não tem nada a ver com a igreja; é feita através de uma porta lateral discreta do lado de fora da igreja.

Além disso, o Chiostro delle Clarisse é fascinante porque é todo recoberto de azulejos coloridos e, pasmem!, sem nenhuma referência religiosa.

chiostro-delle-clarisse3.jpg

Encontrar um claustro todo colorido foi realmente uma surpresa… Normalmente os claustros são sóbrios, transmitem paz e tranquilidade… Esse, ao contrário, me transmitiu alegria e energia, talvez porque as cores predominantes fossem o amarelo, o verde e o azul.  O guia diz que são as cores do céu, dos limões do jardim e das parreiras que recobrem os corredores do claustro no verão… (Preciso voltar no verão…)

chiostro-delle-clarisse.jpg

Outra grande surpresa é a ausência de motivos religiosos, as colunas são revestidas de azulejos com representações de flores, frutas, folhas e os azulejos que recobrem os diversos bancos existentes no claustro representam cenas do cotidiano, como trabalhadores, festas, instrumentos musicais…

chiostro-delle-clarisse2.jpg

Diz a lenda que esses desenhos representam os desejos de contato com o mundo externo, uma grande tentação para as freiras enclausuradas…

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

2 thoughts on “Chiostro delle Clarisse

  • 31/03/2008 at 18:10
    Permalink

    Luisa, também adoro claustros…e esse é inacreditável de bonito! Lugar para parar e relaxar, curtir mesmo.

    Reply
  • 07/04/2008 at 10:50
    Permalink

    Oi Emília

    O legal desse claustro é que não se parece um claustro, parece um jardim… Dá quase vontade de fazer piquenique por ali…

    Bjs

    Reply

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *