Cidade de Goiás

Numa de nossas viagens ao Brasil, eu estava organizando uma viagem a Brasília para mostrar ao namorado italiano não só a capital do meu país, ou a fantástica arquitetura de Niemeyer, mas também porque tenho um carinho todo especial pela cidade, pois costumava visitar com frequência a parte da familia que mora por lá.

No meio da organização, o namorado singelamente me pergunta: “nós vamos passar por Goiás também?”. Me enchi de empáfia, peguei um mapa e comecei a explicar que Goiás era o nome de um estado, que a capital era Goiânia, que Brasília era lá perto, mas ficava no Distrito Federal, blá, blá, blá…

goias3

E quanto mais eu explicava, mais ele fazia uma cara de: “do que vc está falando?”, até que ele me mostrou, assinalado no site da Unesco, uma pequena cidade chamada Goiás, a 300km de Brasília e declarada patrimônio da humanidade!

Vexame total! Eu viajo para Brasília desde que me conheço por gente e nunca tinha ouvido falar da tal cidade e, pra piorar, por que cargas d’água não olhei o site da Unesco antes, como faço com toda e qualquer viagem que planejo? Me encolhi na minha ignorância e prepotência e fui pesquisar sobre a tal cidade de Goiás… Ah, e mais do que depressa a incluí no roteiro!

dsc03940-modified

Segundo consta, Goiás foi o primeiro núcleo urbano do território goiano e também a primeira capital do estado de Goiás. Foi fundada, no início do século XVII pelos bandeirantes, liderados pelo famoso Anhanguera (lembra das aulas de história?), após massacrar os índios da região, chamados goyazes.

goias1

Com a promessa de muitas riquezas, a “cidade” atraiu muita gente e, no século XVIII, foram surgindo na paisagem casarões, igrejas e calçamentos de pedra mantidos até hoje como foram feitos originariamente. Mas, com o esgotamento do ouro,  a cidade viu a sua população ser reduzida e teve que adaptar sua atividade econômica para a agropecuária. Com isso, no início do século XX, a capital foi transferida pra Goiânia e Goiás acabou caindo no esquecimento. Curiosamente, foi esse esquecimento que permitiu a preservação da cidade até o tombamento pela Unesco.

goias5

 Chegamos em Goiás e fiquei impressionada com o que vi. Nunca imaginei que pudesse encontar no Brasil uma cidade histórica tão calma e tão limpa!  É que o meu estereótipo de “cidade histórica brasileira” são cidades como Salvador ou Ouro Preto, sempre animadas e cheias de turistas e, bom… digamos que podem melhorar no quesito limpeza… Em Goiás não vi nem uma bituca de cigarro no chão e  a maior parte das pessoas eram moradores que passavam o dia tranquilamente vendo a vida passar pela janela ou sentados à sombra de uma árvore.

goias41

Uma paz indescritível! Sabe aquela sensação de “tempo parado”? Pois é… A sensação só foi embora quando deu o horário de saída da escola e estudantes uniformizados e tagarelas invadiram as ruas para voltar pra casa. Mas, aí já era tarde, eu já tinha sido contagiada e fiquei ali, parada sob uma sombra, observando a vida passar…

dsc03939-modified

Goiás é também a cidade natal da poetisa brasileira Cora Coralina, e sua casa, uma das primeiras construções da cidade, se transformou num museu muito interessante, que conta sua história, mostra suas poesias e sua habilidade culinária com os doces que fazia.

Aliás, uma das tradições da cidade são exatamente os doces, por toda parte estão as doceiras vendendo frutas cristalizadas e os “alfenins”, doces a base de açúcar e polvilho. E, sempre muito sorridentes e hospitaleiras, algumas abriram as portas de casa para que pudéssemos ver os doces sendo preparados.

dsc03935-modified

Não resisti e comprei quase 4kg de doces! As frutas cristalizadas são de lamber os beiços e, de volta à estrada para Brasília, beliscando no carro, conseguimos consumir quase 1kg delas, sem perceber!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

40 thoughts on “Cidade de Goiás

  • 11/03/2009 at 02:50
    Permalink

    Luisa, pior sou eu! Morei em Goiânia por dois anos e nunca fui a Goiás. Ainda vou muito lá visitar minha irmã e meu sobrinho uma hora tenho que encaixar Goiás no meu roteiro. Adorei encontrar essa cidade aqui! Só os famosos doces de lá já devem valer a visita. 😉

    Beijos!

    Reply
    • 13/03/2009 at 23:30
      Permalink

      Oi Camila,
      Vc tá pior que eu mesmo!! 🙂 Não deixe de levar o sobrinho pra passear e comer doce em Goiás! 😉
      Bjs

      Reply
  • 11/03/2009 at 08:20
    Permalink

    Nossa vexame tbém para mim, q sei de cor e salteado vários sítios históricos da Unesco e nao sabia deste embaixo do meu nariz….
    Muito fofas as fotos, fiquei com muita vontade de conhecer. Tem várias opcoes de hotels por la?

    Reply
    • 13/03/2009 at 23:33
      Permalink

      Oi deiatatu,
      Vc tb é chegada num sitio Unesco? Coisa feia a gente nao ver o que tem no nosso proprio pais, né? 😳
      Vaaaarias opçoes de hotel nao tem nao, ate mesmo por conta do tamanh da cidade, mas digamos que tem mais do que eu esperava encontrar… 🙂
      Bjs

      Reply
  • 11/03/2009 at 15:46
    Permalink

    MelDels!!!! Volto a perguntar, em que mundo eu vivo? Destino anotadíssimo na minha próxima empreitada por aquela região! Bjs!

    Reply
    • 13/03/2009 at 23:34
      Permalink

      Oi Silvia!
      Em que mundo vivemos? Eu tb nao tinha ideia que essa cidade pudesse existir… 😳
      Bjs

      Reply
  • 11/03/2009 at 23:16
    Permalink

    Tenho tanta pena de não conhecer estas cidadezinhas históricas do Brasil!É que as distâncias são tão grandes que nunca dá tempo…acabamos por ficar sempre nas cidades grandes e nas praias…
    Quando fomos a Salvador gostei muito da zona do pelourinho mas quanto ao resto da cidade não achei muito histórica não… 🙂
    Adorei Olinda,também património da Unesco…encostadinha a Recife mas muuuuito diferente…

    Bjs

    Reply
    • 13/03/2009 at 23:36
      Permalink

      Margarida, um furo no meu curriculum de turista é Recife e Olinda! Como eu nao sou muito chegada em praia, vou sempre deixando o nordeste do Brasil pra depois… 😳
      Bjs

      Reply
  • 11/03/2009 at 23:59
    Permalink

    Teve um trabalho na minha faculdade, na matéria de Marketing Cultural, que um grupo de meninas falaram do evento principal da cidade e aproveitou para apresentar a turma um pouco mais da Cidade de Goiás. Gostei!..

    Pelo que as meninas que apresentaram falaram..essa pontezinha para pedestres já não existe mais, visto que, uma chuva (pra variar) alagou a cidade toda e detonou a ponte..

    De qualquer forma, parabéns pelo post! Muita gente que mora no Sul e Sudeste não conhece a cidade. É um belo lugar pra conhecer e fugir da mesmice de outras cidades deste porte.

    Reply
    • 13/03/2009 at 23:41
      Permalink

      Olá Diogo,
      Obrigada! Fico feliz que vc tenha gostado do post! Só fiquei triste de saber que a ponte foi levada pela chuva…
      Bjs

      Reply
  • 13/03/2009 at 05:08
    Permalink

    Luisa, as tuas fotos confirmaram a minha vontade de ir para Goiás. Um dos roteiros rodoviários na minha manga é justamente um que conte com Brasília, Goiás, Pirenópolis e um tempinho na Chapada dos Veadeiros. Quer coisa melhor do que uma pequena cidade histórica bonita?

    Reply
    • 13/03/2009 at 23:43
      Permalink

      Emilia,
      Acho que para esse roteiro ficar mais com a tua cara deveria ser assim: Chapada dos Veadeiros e um tempinho em Brasilia, Goias e Pirenopolis! 🙂
      Chapada dos Veadeiros tb tá na minha wish list faz tempo… Deve ser um lugar magico!
      Bjs

      Reply
  • 14/03/2009 at 15:12
    Permalink

    Estive em Goiás Velho , a pouco tempo, tem restaurantes .. muito bons por lá… quando chegarem no primeiro museu.. receberam um guai da cidade… muito interessante visitei:a cadeia que pamen fica no predio da camara de veresdores da epoca, a casa do governador(inclusive o bissavô do FHC ex-presidente ta-lá,foi governador de goiás)aconselho show me ogulho de Goiás velho.

    Reply
    • 16/03/2009 at 09:45
      Permalink

      Olá Lucio Americo Jr
      Realmente se come muito bem por lá! Mas eu sou uma formiga e morro de saudades dos doces!
      Obrigada pela visita!

      Reply
  • 14/03/2009 at 17:16
    Permalink

    Dica: Semana Santa chegando
    A cidade recebe a procissão do fogarel
    Phttp://www.mochileiro.tur.br/fogareu.htm
    lindo evento turistico-religioso que transforma a pacata cidade!

    Só um pequeno ‘detalhe’ para não se iludirem:
    a limpeza nessa época não é uma coisa a ser esperada/ levada em conta! [viva aos turistas o/ ]

    A cidade de Goiás é esse charme todinho mesmo, uma graça de tranquilidade e tudo…
    gosto muito e recomendo

    sei que todos vão AMAR !!
    ^^
    =*

    Reply
    • 16/03/2009 at 09:47
      Permalink

      Olá Lê
      Valeu pela dica! Eu adoro essas festas populares, pena que fui fora de época!
      Bjs

      Reply
  • 16/03/2009 at 00:30
    Permalink

    Luisa,

    Incrível a “descoberta” desta cidadezinha no interior. Não sei se você tem a mesma impressão que eu, mas esses lugares são mágicos, paira no ar uma serenidade impressionante. Adorei conhecer Goiás com vocês!

    Beijos

    Reply
    • 16/03/2009 at 10:05
      Permalink

      Oi Carol,
      Foi exatamente essa sensaçao que tive: uma serenidade no ar mágica! Que coisa, né?
      Bjs

      Reply
  • 16/03/2009 at 15:47
    Permalink

    Luisa, acabo de ser apresentada à Goiás 😉 Que casarios lindos, parecem os de Paraty.
    Os estrangeiros descobrem nossos tesouros, antes de nós 😉

    Reply
    • 23/03/2009 at 11:43
      Permalink

      Oi Majo,
      Paraty tà na minha lista faz tempo… Tanta coisa bonita pra visitar no Brasil…
      Bjs

      Reply
  • 03/04/2009 at 21:33
    Permalink

    Adorei o seu blog, principalmente esse post. Eu sou de Goiania, mas moro na Holanda, e me casei em Goias, amo essa cidade!
    Bjos

    Reply
    • 08/04/2009 at 14:27
      Permalink

      Oi Simone,
      Nossa, teu casamento em Goiàs deve ter sido lindo! Que cenario!
      Obrigada e seja bem vinda ao blog!
      Bjs

      Reply
  • 04/04/2009 at 17:00
    Permalink

    Olha, eu moro em Goiânia, capital do estado de Goiás. Por muito tempo residi na cidade de Goiás.
    Ainda tenho casa lá, o meu recanto que eu chamo de minha Pasárgada!
    E, francamente, que história é essa de ponte que caiu e não está mais lá? Todas as que foram levadas pela enchente, voltaram, pela ação de pessoas responsáveis para fazer com que a cidade esteja, sempre, à altura do título e dos muitos turistas que recebe.
    Desculpe-me, mas acho que teria que postar essa informação!
    Abraço!

    Reply
    • 08/04/2009 at 14:34
      Permalink

      Oi Rosa,
      Quando eu fui pra Goias, achei tudo lindo e seria mesmo um crime descuidar de uma cidade tao charmosa!
      Obrigada pela informacao.
      Bjs

      Reply
  • 20/04/2009 at 19:36
    Permalink

    terra linda venturosa, terra amada de meus pais, minha terra de luz e vida é goiás, goiás, goiás

    Reply
  • 23/04/2009 at 14:40
    Permalink

    Olha acabei de programar com minha família que vamos passar o próximo feriado lá!(01/05/2009)já estive lá e constatei é tudo de bom que uma cidade histórica tem para oferecer…convido a todos a irem pois é linda a Cidade de Goiás.

    Reply
    • 04/05/2009 at 11:23
      Permalink

      Olà Agnaldo,
      Obrigada pela visita e volte pra contar como foi seu passeio pela cidade!
      Bjs

      Reply
  • 30/04/2009 at 17:39
    Permalink

    GOIAS E UMA CIDADE MUITO BOA ADORO O BALNEARIO DO SANTO ANTONIO E MUITO BOM!!!!!!DIA 16/05/09 TO VOUTANDO A GOIAS!!!!!!

    Reply
    • 04/05/2009 at 11:56
      Permalink

      Oi Luisa
      Depois volta aqui pra contar como foi o passeio!
      Bjs

      Reply
  • 28/08/2009 at 22:31
    Permalink

    Pois é minha gente, eu fui criada em Brasilia, sempre ouvi falar de Goias Velho, “cidade dos velhos e bobinhos” e, 8 anos atras, vim parar aqui. Luto junto com meu marido para conseguir salvar o meio ambiente do municipio, em caos total.

    Estou vendendo 1/3 de um antigo casarao (e o vizinho do 1/3 imediato ao meu tambem esta vendendo), se souberem de alguem interessado…

    tenho um blogue, faça uma visita:

    htpp://casaraoemgoias.blogspot.com

    um abraço

    Reply
  • 20/01/2010 at 13:04
    Permalink

    Ola! bom dia pra vcs,
    estava eu lendo os comentarios e como sou formado em turismo quiz deixar umas dicas pra vcs. Cidade de Goias e Linda, é bem aconchegante, agradavel, tem um empadao goiano no mercado central q é uma delicia, ou se preferir pamonhas de diversos sabores la tambem tem.

    Historia é q nao falta, kkkkk há e nao deixa de ir no Balneario Recanto Santo Antonio, a água do rio e geladinha, + tambem tem piscinas, e lindo, é onde vc sente e v o cerrado na integra. as fotos ficam deslumbrantes. até tenho algumas pra postar.

    veja na net, Paraúna, corumba de goiás, pirenopolis, cidade de goias, caldas novas e rio quente, pra quem gosta de um lugar bem calmo tambem tem a lagoa santa é otmo é bem tranquilo meeeesmo.

    Reply
  • 08/07/2010 at 15:50
    Permalink

    Olá! Embora não tenha nascido na cidade de Goiás, minha família paterna é de lá. Amo aquele lugar! Ele é tudo de bom: conheço cada cantinho ali. Quando criança andávamos quilômetros paa tomar banho de rio. Claro, a parte cultural é importantíssima: é o nosso passado (do Brasil).
    Além do turismo cultural, tem o turismo ecológico, comidas típicas (picolé de murici, suco de cajazinho, empadão etc) e um povo muito hospitaleiro.
    Mas chegando no local, não fique preso apenas na cidade, busque conhecer Buenolândia (um distrito onde se diz que Bartolomeu bueno da Silva está enterrado. Lá se tem a impressão, realmente, que o tempo parou. Ali residem menos de cem pessoas, todas muito simpáticas).
    Existe também um outro local que não se pode deixar de conhecer: São João, que, segundo dizem, tem uma água com propriedades mecidinais…
    E a Serra Dourada? Liiiiiiiinda! Sabe que nela existem areias com centena de cores, que servem de instrumento para Goiandira do Couto fazer lindos quadros?
    A cidade de Goiás é, realmente, maravilhosa!

    Reply
  • 17/08/2010 at 21:20
    Permalink

    quero ir conhecer a cidade do goias deve ser otima

    Reply
  • 23/08/2010 at 23:33
    Permalink

    Terra linda, abençoada, terra amada de meus pais… é Goiás, Goiás, Goiás! Moro em Goiânia e sempre que posso vou passar um fim de semana em Goiás. Recomendo contratarem um guia, para que o passeio seja completo. As curiosidades e histórias na cidade de Goiás são muito interessantes. Esse patrimônio merece ser divulgado. Só tenha cuidado pra não engordar, pq o tempero do lugar tb é maravilhoso! rs

    Reply
  • 26/01/2011 at 01:07
    Permalink

    Geovani Ribeiro e Maristela são dois empresarios pra lá de empreendedores eles montarão a 10 anos um cantinho muito especial em Pirenopolis, chamado Villa do Comendador Pousada, vale apena ir para esta cidade que tem dezenas de cachoeiras lindas, uma gastronomia extraordinaria, o lugar tem áreas tombadas, historia é que não falta e bem pertinho de Brasilia pela nova estrada alexania/Abadiânia/Planalmira/Pirenopolis.
    vale a sugestão – http://www.villadocomendador.com.brhttp://www.pirenopolis.com.br

    Reply
    • 08/02/2011 at 23:11
      Permalink

      Conhecemos o casal este fim de semana adoramos o Geovani Ribeiro e a Maristela Ribeiro, acho Pirenopolis um encanto não gosto de ficar dentro da cidade, as vezes a cidade fica muito cheia o melhor é ficar nas pousadas que tem na redondeza como a Pousada Cavalheiro dos Pireneus ou Pousada de Charme Villa do Comendador, este fim de semana passamos momentos maravilhosos, equipe atenciosa, café da manhã da villa é espetacular adoramos, agora vamos dividir nossas idas e vindas com as duas pousadas, mais é o tipo bom problema.

      Reply
    • 04/05/2011 at 12:21
      Permalink

      Oi Silmara
      Eu adoro Brasilia! Vou conferir seus relatos!
      Bjs

      Reply

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *