Coimbra

  Um belo dia inventei de fazer um mestrado… Escolhi Portugal por questões linguísticas e Coimbra por possuir a Universidade mais famosa do país. Até ser aceita no mestrado, não tinha a menor idéia do que me esperava, e Coimbra pra mim era apenas uma cidade portuguesa com universidade.

Cheguei num dia chuvoso e fiquei hospedada num hotel simples, confortável e estrategicamente localizado “ao pé das Monumentais”!

coimbra4.jpg

“As Monumentais” é a imponente escada que dá acesso à Universidade e é preciso preparo físico para encará-la! Aliás, é preciso preparo físico para encarar toda Coimbra. A cidade é cheia de altos e baixos e uma simples caminhada se transforma num exercício e tanto.

coimbra3.jpg

A Universidade, construída em 1297, é a atração da cidade e pode ser avistada de longe, pois está localizada num dos pontos mais altos da cidade (as Monumentais não existem por acaso!). Vale a pena conhecer a Capela de S. Miguel, a Biblioteca Joanina, de estilo barroco, a Sala dos Capelos, onde se dão os exames de doutorado.

coimbra2.jpg

Mas, para além dos monumentos históricos, a Universidade de Coimbra encanta pelas tradições. É comum encontrar estudantes vestindo o “traje acadêmico”, um tipo de uniforme e motivo de orgulho, que é usado em ocasiões especiais como a “Latada”, a “Queima das Fitas”, ou algum exame importante.

coimbra5.jpg

A Latada é a festa para recepcionar os “caloiros” da Universidade, com as tradicionais “praxes”, que nós chamamos de “trote”.

A Queima das Fitas é um tipo de formatura que dura uma semana, no mês de maio. Um evento na cidade! Tem shows todos os dias, tem um dia reservado para a Serenata, em que os alunos vão à Praça da Sé Velha entoarem fados (ou toadas coimbrãs, como eles preferem), tem o dia do Cortejo, em que os alunos enfeitam caminhões e desfilam pelas ruas da cidade distribuindo comes e bebes para todos (cerveja principalmente)…

Mas em épocas sem festas, é uma delícia tomar um café na cafeteria que fica na praça principal de Coimbra, a Praça da República. Além, é claro, de comer alguma coisa típica em alguma “tasca” da Baixa.

Baixa é o bairro histórico de Coimbra, um labirinto formado de ruazinhas estreitas e, quando chove, escorregadias. E exatamente na Baixa que tem uma tasca (restaurantezinho) muito tradicional que se chama “Zé Manel dos Ossos”. A especialidade, para roer e se deliciar, são justamente os “ossos”, e em seguida, se ainda tiver fome, nada como uma “levíssima” feijoada de javali.

O difícil foi concluir o mestrado…

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

35 thoughts on “Coimbra

  • 23/06/2008 at 04:40
    Permalink

    Esse comentário foi o melhor que encontrei sobre a cidade! Engraçado, divertido, útil e prático!

    Reply
  • 26/06/2008 at 16:52
    Permalink

    Olà Michelle,

    Fico feliz que vc tenha gostado! Seja bem vinda ao blog!

    Bjs

    Reply
  • 04/07/2008 at 21:18
    Permalink

    Olá Luisa!

    Seguindo dicas do Riq cheguei aqui. Me pediram dicas de Coimbra, será que você teria outros restaurantes para indicar, além do Zé Manel dos Ossos?

    Obrigado!

    Guilherme

    Ps.: Seu mestrado foi em que área?

    ; )

    Reply
  • 07/07/2008 at 15:47
    Permalink

    Oi Guilherme,

    Seja bem vindo ao blog!
    Eu ando meio desatualizada com relaçao aos restaurantes de Coimbra… Além disso, estudante… jà viu… eu frequentava mais as cantinas da universidade do que qualquer outro lugar.

    Dois restaurantes que eu gosto muito em Coimbra, além do Zé Manel dos Ossos, sao: 1 – o restaurante do hotel Quinta das Lagrimas, o melhor e mais chique restaurante de Coimbra, e 2 – fora da cidade, em direçao à Mealhada, o Rui dos Leitoes.

    A Margarida, que mora em Coimbra (http://www.margaridanobre.blogspot.com/) poderà te dar dicas melhores e mais atualizadas que as minhas…

    Bjs

    PS – ah, minha dissertaçao foi sobre Biodireito

    Reply
  • 27/11/2008 at 19:07
    Permalink

    Nossa, vc fez mestrado em Coimbra? De quê??? Eu nasci aí. Gostei da maneira como “escreveu” a cidade, quase me senti lá!!! Deu uma saudade!!! Me vi caminhando pela baixa ou tomando uma “bica” na Praça da República. Eu sempre fico em Celas, em frente ao Primavera, pois minha família mora lá.
    Parabéns pelo Blog!!!
    Bjs

    Reply
  • 02/12/2008 at 13:33
    Permalink

    Oi Ana,

    Pois é, fiz mestrado em Direito em Coimbra! Também morro de saudades da época que morei là! Coimbra é uma cidade deliciosa e sempre que consigo, dou uma passadinha por là!

    Bjs

    Reply
  • 27/01/2009 at 14:11
    Permalink

    Olá! Estive em Coimbra e fui almoçar no Zé Mané dos Ossos. Uma ótima dica! A feijoada de javali é uma delícia! E o local é bem divertido, sem a sua dica nunca encontraria o lugar. Muito legal!
    Obrigado.

    Reply
    • 28/01/2009 at 14:31
      Permalink

      Oi Guilherme,
      Eu è que agradeço o feed back! E fico feliz que vc tenha gostado!
      O lugar è bem divertido mesmo e a comida, bem boa!
      Bjs

      Reply
  • 15/02/2009 at 01:16
    Permalink

    olá!
    muito legal essa materia aqui!
    to querendo fazer um mestrado em coimbra, em letras…. vc sabe de alguma coisa?? tentei procurar pelo site da Universiadde de coimbra, mas o link do mestrado em Letras ta dando erro
    abraço!

    Reply
    • 22/02/2009 at 15:49
      Permalink

      Oi Maria
      A Universidade de Coimbra entrou no sistema de Bologna e os mestrados, como conhecem os brasileiros, mudou bastante para se adaptar às exigências da união europeia. Ainda tem bastante brasileiro fazendo mestrado por lá, mas não sei até que ponto será vantajoso e nem como fica a legalização do mestrado no Brasil. Convém dar uma pesquisada sobre isso, antes de qq decisão.
      Eu peguei a ultima turma com o sistema antigo, então não sei te dizer como estão as coisas com esse novo sistema.
      Bjs

      Reply
  • 14/09/2009 at 03:29
    Permalink

    olá, amei a postagem de vocês sobre Coimbra.Gostaria que vcs me ajudasem: Estou em dúvida se faço minha graduação de direito lá ou se faço só o mestrado lá.Gostaria de saber qual opção vale a pena, e saber um pouquinho sobre a vida dos calouros em Coimbra!
    Desde já agradeço!

    Reply
  • 01/10/2009 at 10:31
    Permalink

    Oi Islaine
    Eu acho que só vc pode decidir o que vale a pena nesse caso. Só nao se esqueça de que Coimbra modificou as regras do mestrado de acordo com Bolonha e conheci brasileiros que estavam tendo dificuldades em reconhecer o mestrado no Brasil por causa de alteracoes em carga horaria, tipo de dissertacao, etc…
    Bjs

    Reply
  • 19/10/2009 at 21:21
    Permalink

    Em Coimbra também pode visitar o Portugal dos Pequenitos, que mostra a história dos descobridores.

    Reply
  • 06/11/2009 at 22:42
    Permalink

    Olá Luisa,

    Quero fazer mestrado na área de administração estratégica em portugal, ams estou em dúvida se faço na universidade de Coimbra ou na de lisboa. Você conhece alguém que tenha feito algo na área de administração por lá, tem alguma dica para mim?
    Agradeço desde já,
    Eliene

    Reply
    • 07/11/2009 at 16:04
      Permalink

      Oi Eliene
      Minha area é juridica e nao conheci ninguem de administracao.
      O que eu te aconselho é verificar bem o programa das duas universidades, ver quem sao os professores e principalmente como funciona o reconhecimento do titulo no Brasil. Com o processo de Bolonha muita coisa mudou.
      Bjs

      Reply
  • 02/03/2010 at 22:40
    Permalink

    Luisa, vi que em novembro você postou observações sobre o processo de Bolonha. Você tem notícias mais recentes sobre a aceitação do mestrado da Universidade de Coimbra no Brasil?
    Estou pensando em fazer a especialização strictu sensu, mas tenho dúvidas se o título será válido.
    Obrigada,
    Abraços,
    Ana Paula.

    Reply
    • 08/03/2010 at 17:28
      Permalink

      Oi Ana Paula
      Eu nunca fui atras de legalizar meu mestrado no Brasil…
      Vim de mala e cuia pra Italia e nao sei em que pè que està a situaçao…
      Bjs

      Reply
  • 22/03/2010 at 08:22
    Permalink

    Olá Luisa,
    Fiquei animada com a sua descriçã de Coimbra..
    Estou querendo fazer o mestrado lá (também estou na área jurídica) mais não conheço nada por.. Você me indica onde encontro algumas dicas de hospedagem, alimentação enfim custos em geral… para que eu possa dar uma pesquisada??

    DEsde já agradeço e parabéns pelo Blog!

    Reply
    • 23/03/2010 at 11:20
      Permalink

      Oi Anne,
      Quando eu fui, reservei uma pensao por uma semana, daì, no primeiro dia, comprei um celular, um jornal de classificados e rodei pela Universidade anotando as opçoes de acomodaçao que encontrava nos paineis de propaganda.
      No dia seguinte eu jà tinha lugar pra morar!
      Alimentaçao è feita basicamente nas cantinas da Universidade a precinhos bem camaradas.
      Na minha epoca existia uma comunidade do Orkut sobre mestrado em Coimbra, onde varias pessoas se encontraram e acabaram dividindo apartamento. Mas nao faço parte do Orkut e nao sei como funcionava.
      Bjs

      Reply
  • 07/07/2010 at 17:42
    Permalink

    Olá , adorei o post ! Ainda me deu mais vontade de me esforçar ainda mais na escola , e espero que chegue rápido o dia de ir para a universidade de coimbra .
    já só me falta o 12º ano , e ir para coimbra tirar direito sempre foi o meu sonho :p

    Obrigada pela atenção , bjs .

    Reply
    • 08/07/2010 at 18:12
      Permalink

      Boa sorte com seus estudos, Filipa!
      A universidade de Coimbra vale a pena!
      Bjs

      Reply
  • 08/07/2010 at 22:20
    Permalink

    Mais uma pergunta , como são as praxes ?

    Reply
    • 14/07/2010 at 16:57
      Permalink

      Oi Filipa
      Eu nao sei te dizer, pois como entrei no mestrado, nao participei de nada.
      Bjs

      Reply
  • 15/08/2010 at 18:32
    Permalink

    Olá Luisa!

    To indo fazer o mestrado em Coimbra assim como você fez.
    Li o seu registro e quero saber o nome do hotel ao pé das “monumentais”, pretendo fazer o mesmo que você.
    Muito legal tudo o que você escreveu, desde já lhe agradeço.
    Antonio

    Reply
    • 30/08/2010 at 23:58
      Permalink

      Oi Antonio
      A pousada è bem simples, mas limpa e com um pessoal bem gente boa.
      O nome da pousada è Antunes. Nao tem quem nao a conheca em Coimbra.
      Bjs

      Reply
  • 22/02/2011 at 23:14
    Permalink

    Oi Luisa
    Vou passar um dia só em Coimbra, saindo do Porto pela manhã e voltando a noite
    Você teria alguma recomendação de restaurante em Coimbra?
    Não quero ficar procurando muito para não perder tempo, mas também não quero entrar em qq lugar e comer mal
    Estou tentando manter um orçamento de 15 euros na refeição
    Obrigada

    Reply
    • 21/03/2011 at 12:27
      Permalink

      Oi Helen
      Com 15 euros vc consegue comer bem em Coimbra.
      Faz tempo que nao apareço por là entao nao tenho dicas atualizadas de restaurantes…
      E na epoca que morava là, frequentava mais o bandejao da universidade que qq outro lugar…
      Ouvi dizer que o restaurante do hotel Quinta das Lagrimas tem um menu na hora do almoço super bom e com um preço otimo!
      Bjs

      Reply
      • 21/03/2011 at 19:15
        Permalink

        Oi Luiza
        Obrigada pela resposta
        Eu já voltei
        Acabei trocando Coimbra por Guimarães porque me disseram que Coimbra estava toda em obras de restauração, muita coisa fechada
        Foi tudo ótimo e comi bem em 90% dos lugares
        Portugal é uma maravilha

        Reply
  • 27/03/2011 at 04:22
    Permalink

    Olá, estou terminando a graduação em Direito e gostaria de posteriomente ingressar no mestrado na universidade de Coimbra. Gostaria de saber como é o processo de admissão, se é difícil e quanto tempo dura o mestrado. Ah, gostaria de saber tambem qual area vc se especializou e se saber se tem mestrado na área empresarial, tributária..
    Att

    Reply
    • 03/05/2011 at 18:51
      Permalink

      Oi Alessandra
      Quando eu fiz o mestrado ainda nao existia o processo de Bolonha.
      Entra no site da Universidade que està tudo explicadinho.
      Bjs

      Reply
  • 09/05/2011 at 15:18
    Permalink

    Oi Luísa,

    ano que vem termino minha faculdade de Direito e estou com muita vontade de ir para Coimbra fazer um pós em Direito do Trabalho.
    Gostaria de ter seu e-mail para lhe “perturbar” com algumas perguntas…hahaha
    Muito bom conhecer brasileiros que moraram em Portugal, assim poderei ter dicas confiáveis.

    BEIJOS.

    Reply
    • 11/05/2011 at 12:40
      Permalink

      Ih Cynthia, faz tanto tempo que morei em Coimbra que tudo o que eu sabia a respeito dos cursos foi modificado.
      Nao sou a pessoa mais indicada para dar informaçoes…
      Bjs

      Reply

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *