Como escolho minhas viagens

Acho divertido quando amigos vem conversar comigo sobre viagens e se espantam quando digo que nao, nunca estive em Recife, muito menos em Versailles e tambem nunca pus os pès no Egito.

A pergunta que segue è sempre a mesma: “Como assim? Mas vc jà foi pra Tanzania, pra Russia, pro Chipre… e nunca foi para lugares tao mais conhecidos e turisticos? Por que? Como vc escolhe as suas viagens?”

Pode parecer simplista demais, mas eu decido meus proximos destinos (no plural!) simplesmente com base em 2 variaveis: tempo e dinheiro.

Quer dizer, sao 3 as variaveis, jà que com “tempo” eu entendo não sò o meu tempo disponivel para viajar como o tempo (clima e melhor època) do destino na data da viagem.

E com “dinheiro”  levo em consideraçao o estilo da viagem que pretendo fazer. Por exemplo, com os mesmos mil euros posso passar um final de semana romantico em Paris, hospedada num hotel bom e comendo em restaurante estrelado, ou posso passar uns 15 dias rodando pela França com as amigas.

Tenho uma famosa “listinha”, com todos os lugares que gostaria de visitar no mundo. Essa listinha sao arquivos no meu computador, organizados em ordem alfabetica e normalmente separados por paises. Se os paises tem muito a oferecer, faço sub-pastas com as respectivas regioes e/ou cidades.

Em cada um desses arquivos armazeno todo o tipo de informaçao que encontro sobre o lugar e tb faço um “documento-mae”, que è aquele que vai me ajudar a definir meu proximo destino, pois me resume o fator tempo&dinheiro e, basicamente, contem informaçoes sobre:

  • quantos dias, pra mim, seria o ideal para permanecer no destino
  • as melhores èpocas para a viagem e as vantagens e desvantagens de cada periodo
  • as festas nacionais que gostaria de ir e quais pretendo evitar
  • se è melhor viajar num esquema mais chique ou mais economico
  • alguns preços de atraçoes, passeios, transporte, hospedagem, comida… (sò pra ter noçao de custos, antes de me aventurar num lugar que pode me levar à falencia) 

Com isso, tao logo eu vislumbre um feriadao, ferias, final de semana ou tempo livre, eu vou direto na minha listinha verificar quais sao os lugares que melhor se encaixam nas minhas variaveis de tempo&dinheiro e pronto! O meu proximo destino acaba se escolhendo sozinho!  

Ah, convem mencionar que eu decidi abolir as “prioridades de viagens” e assumir que se o destino consta na minha lista, quer dizer que è um lugar que me interessa e que pretendo visita-lo mais cedo ou mais tarde. Portanto, tanto faz se a viagem serà feita mais cedo ou mais tarde, basta que seja feita!

Resumindo, eliminei as prioridades e estou sempre viajando. Faço sempre a viagem que dà pra ser feita, seja ela para onde for! Nao me privo de uma viagem possivel, para ficar sonhando com uma viagem perfeita.

A desvantagem desse meu “mètodo” è que  nao, nunca estive em Recife, muito menos em Versailles e tambem nunca pus os pès no Egito…

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

11 thoughts on “Como escolho minhas viagens

  • 23/03/2010 at 14:55
    Permalink

    Legal!
    Gostei das idéias.
    Tenho um fator que me ajuda também na hora da decisão, que são as conexões aéreas, as vezes vou a um lugar por está como passagem em meus voos. Ou por estar em voos direto com promoção .
    Valeu! Boas Viagens!!

    Reply
    • 25/03/2010 at 10:44
      Permalink

      Oi Gustavo,
      O problema das conexoes è que ou tenho tempo sobrando pra viajar e visitar ambos os lugares, ou uso menos tempo no destino final e, no final das contas, acabo nao visitando do jeito que eu queria, nem uma coisa, nem outra.
      Pra mim, voos em promoçao entram direto na listinha!
      Ja cansei de visitar lugares que nem pensava em ir sò pq a passagem era quase de graça!
      Bjs

      Reply
    • 25/04/2011 at 22:09
      Permalink

      to fascinado pelo seu blog…..com suas viagens !!!!!!!! eu gostaria muito de ter acesso a sua lista de paises que vc pretendo ir com todas informacoes que vc deve ter arquivado !!!!! deve ser informacoes preciosas !!!!! e com certeza devemos ter o mesmo perfil !!!!!! grande abraco

      Reply
  • 28/03/2010 at 18:47
    Permalink

    Oi Luisa
    Estou espantada com a sua organizacao!!! Nossa eu nem chego aos seus pés ao que diz respeito a isso. Na verdade eu tenho tbém a minha lista, de cabeca mesmo e tento seguir a ordem de preferencia, se possível, só neste ano já tive q reorganizar a minha lista umas três vezes hahahaha.
    Mas o mundo de blogs tbém influencia bastante no quesito “destinos exóticos”, aí já viu a lista fica sem fim…..

    Reply
    • 29/03/2010 at 10:45
      Permalink

      Oi Deiatatu
      È que a minha lista já estava ficando grande demais pra guardar tudo na memoria…
      E com a idade chegando, a memoria já nao è mais a mesma… 🙂
      Bjs

      Reply
  • 29/03/2010 at 12:31
    Permalink

    Nossa Lu, esse seu post me fez sentir tao… “normal”!! hahahaha!
    Eu sou muito metodica com minhas viagens, faco listinhas, estabeleco prioridades, tempo Vs dinheiro (mesmo principio que o seu) e volta e meia me aparece uma oportunidade tao boa de ir a um lugar qualquer que eu nem sonhava, e aproveito de cara!
    Num desses impulsos em Junho desse ano vamos pra Malta, que na verdade nunca esteva na minha “lista”, mas estava querendo um fim de semana de sol+mediterraneo, achei uma passagem barata, vi umas fotos on line e pensei “porque nao?!”. E Voila!
    Nem precisa dizer que estou babando nas suas fotos e relatos de Malta!
    Bjs
    Dri

    Reply
    • 30/03/2010 at 11:01
      Permalink

      Oi Dri,
      Nao dà pra perder nenhuma oportunidade, né?
      Nòs tb fomos pra Malta num desses “impulsos”: a passagem tà em promoçao e nò temos tempo… Pq nao? 🙂
      Vc vai gostar muito de Malta, ainda que o seu estilo de viagem “sol+mediterraneo” serà super diferente do meu.
      Eu fui no inverno e, apesar do tempo bom, nao dava pra pegar praia…
      Bjs

      Reply
  • 13/04/2010 at 16:20
    Permalink

    Nossa! Adorei!
    Também tenho pastinhas com algumas informações de destinos que pretendo ir (ou voltar) um dia, mas ainda não estão tão organizadas como as suas…

    Off topic: Muito bom saber que você escreve sobre a “saudade do dia”, pois torna os posts mais humanos e não há uma obrigação sobre o que escrever. Esses dias eu estava pensando em começar a escrever sobre minhas viagens (não necessariamente um blog, talvez apenas registros para guardar no computador ou álbuns comentados) e fiquei pensando em como começar. A primeira opção que me veio à cabeça foi na ordem cronológica, mas aí teria uma obrigatoriedade de lembrar de viagens mais antigas… Depois pensei na ordem cronológica inversa, o que talvez tivesse a vantagem das lembranças estarem mais fresquinhas, mas que também iria impor uma obrigatoriedade de não escrever sobre uma viagem X que aconteceu antes da viagem Y… Mas essa idéia da “saudade do dia” me inspirou mesmo, acho que será a melhor opção.

    Parabéns pelo blog e pela objetividade nas palavras!

    Reply
    • 14/04/2010 at 09:30
      Permalink

      Oi Eduarda
      Se eu fosse vc, escreveria um blog e dividiria todas as suas dicas de viagem com a gente! 😉
      È tao gostoso!!
      Bjs

      Reply
  • 20/04/2010 at 23:48
    Permalink

    Eu também. Os lugares mais famosos a gente já conhece de tanto ouvir falar. Quanto mais “personalizada” a viagem, mais única será.
    Abraços!

    Reply
    • 22/04/2010 at 10:16
      Permalink

      Oi Blog Viagens,
      Acho que qq viagem è unica, seja ela para um lugar famoso ou nao, de excursao ou por conta propria, para um lugar novo ou para o mesmo lugar de sempre.
      Bjs

      Reply

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *