Cuba: os primeiros preparativos falidos

Confesso que essa foi uma das viagens mais dificeis que eu jà organizei na vida; nem a Russia foi tao complicada assim… O problema maior que eu encontrei em Cuba era a incerteza: serà que tà reservado mesmo? serà que quando eu chegar là, o carro e casa particular vao estar esperando por mim?

A titulo de comparaçao, na Russia, apesar do problema da comunicaçao – seja a lingua que nao entendo e a dificuldade de obter uma resposta a um email, eu sentia que eu podia confiar quando alguem me respondia.

Na Russia, se era sim, era sim, e se era nao, era nao. Em Cuba era tudo “talvez”, “quem sabe”, “vamos arriscar” e isso me deixa doidinha. Eu preciso de certezas, principalmente na alta temporada de um pais onde os recursos sao limitados…

E’ claro que eu estudei um pouco sobre Cuba, e nao estava esperando nenhuma eficiencia suiça nas coisas, mas todo aquele improviso e desorganizaçao jà estavam me tirando o tesao de viajar…

Os sites cubanos, quando existem, funcionam quando e como querem, e quem garante a segurança daqueles sites para se pagar tudo antecipadamente? Pior: posso deixar o numero do cartao de credito?

 Mandava emails para as casas particulares e elas me respondiam com um email em branco. Entao eu nao sabia se tava confirmado ou nao, se era um erro, quanto custava… Mandava de novo o email e nunca mais tinha resposta…

Tentava telefonar, arranhando um portunhol com sotaque italiano, repetia mil vezes a data e o meu nome, pra ter certeza de que tudo foi anotado direitinho e bingo! Um mes antes da viagem, quando eu telefono para confirmar tudo, duas, das quatro casas particulares que eu havia reservado, nao sabiam do que eu estava falando e, claro, nao tinham mais vaga…

A locaçao do carro foi outro problema, pois em Cuba nao existem as tradicionais locadoras internacionais como Hertz, Avis e digamos que as locadoras locais nao me inspiravam muita confiança – sao varios os relatos de reclamaçoes pela internet, o Google nao me deixa mentir sozinha.

O meu guru de viagens, Riq Freire, do imprescidivel Viaje na Viagem, abriu um post para angariar dicas de quem jà tinha alugado carro em Cuba; nem preciso dizer que as dicas foram super uteis, inclusive para me acalmar um pouco. O problema è que acabei me enrolando, escolhendo muito e, finalmente, quando havia decidido, nao havia mais nada pra alugar.

Nada mesmo! Em meados de outubro nao se encontra mais carros em Cuba para o final de dezembro/inicio de janeiro. Nem em locadora mais seria, nem em locadora menos seria! Nao tinha carro nem pro cheiro!

Sem ter um carro e sem as casas particulares que queriamos, achei que a nossa viagem estava se descaracterizando.  Por causa disso tudo, achamos melhor adiar a viagem para o ano seguinte… Eu precisava de mais tempo para entender e assimilar como as coisas funcionavam (ou nao!) em Cuba.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

18 thoughts on “Cuba: os primeiros preparativos falidos

  • 19/01/2011 at 14:51
    Permalink

    Eu nunca fui a Cuba, mas a ideia que tenho é de um lugar paradisíaco, nos resorts, com praias fantásticas de areia branca, palmeiras e mar calmo, muita pobreza circundante e a capital da salsa, o que para mim é um aspecto bastante favorável já que adoro dançar salsa (a tal ponto que em vez de valsa foi com salsa que abri o baile no meu casamento).

    Este post é óptimo e muito obrigada pela partilha dessa experiência desfavorável, para tomar conhecimento de que por traz de um conto de fadas existem muitas “bruxas más” a dificultar a vida do “heroi”.

    Reply
    • 19/01/2011 at 18:28
      Permalink

      Oi turista ocasional,
      Mas Cuba è assim mesmo! Sò achei dificil de organizar a viagem talvez pq eu nao me enquadro nas categorias de turistas que normalmente vao à Cuba.
      Ou sao turistas que se apoiam à organizaçao de uma agencia e obtem tudo mastigadinho, ou sao turistas tipo mochileiro que gostam da liberdade de montar o proprio roteiro sem muitos programas fixos. Eu gosto da organizaçao da agencia, mas tb gosto da liberdade de montar meu proprio roteiro, isso significa que nao consigo encontrar nenhuma agencia com um roteiro que passe por onde eu quero ir e me dà gastura sair de casa para ir a um pais diferente sem nada reservado… Junte-se a isso um lugar sem recursos e com pouca infra estrutura e o problema tà criado!
      Bjs

      Reply
  • 19/01/2011 at 15:22
    Permalink

    ai que bom q vc publicou, já estava preocupada contigo!!! Que saudades dos teus posts!
    beijos

    Reply
    • 19/01/2011 at 18:29
      Permalink

      Oi Patricia
      Que bom te ver por aqui…
      Tava com saudades de postar tb!
      Bjs

      Reply
  • 19/01/2011 at 16:20
    Permalink

    Não concordo com o post. Já estive duas vezes em Cuba e na Cuba para além dos resorts e tudo correu 5 estrelas. Então a nível de hospitalidade e simaptia, é uma país incomparável

    Reply
    • 19/01/2011 at 18:40
      Permalink

      Oi Tanque
      Eu nao entendi com o que vc nao concorda… Eu simplesmente relatei a minha experiencia tentando reservar casas particulares e carro em Cuba…
      Nao tem nada com o que concordar ou discordar, aconteceu assim comigo e ponto.
      E se vc organizou por conta propria as suas viagens pra Cuba (leia-se tentou reservar tudo com antecedencia) deve ter percebido que por là tudo funciona da base do improviso e que organizaçao nao è o forte dos cubanos. Mas isso nao è um mal! Faz parte da cultura, è assim que se vive là e todos vivem contentes desse jeito… Eu è que nao esperava tanta falta de estrutura, mas quando entendi como as coisas funcionavam foi facil, sò precisei adaptar o meu modo de viajar ao jeito cubano de ser para conseguir reservar o que eu queria do jeito que eu queria.
      E tambem nao disse em lugar nenhum que os cubanos nao sao simpaticos ou hospitaleiros. Pelo contrario, foi o pais mais hospitaleiro que jà tive a oportunidade de visitar! Adorei Cuba!

      Reply
  • 19/01/2011 at 23:08
    Permalink

    Oi, Luisa! Estávamos todos com saudade dos seus posts! Eu também iria ficar doida com tantas incertezas. Minha sogra foi a Havana e adorou, mas ela foi de pacote, muito mais fácil, né?

    Beijos!

    Reply
    • 21/01/2011 at 15:08
      Permalink

      Oi Camila
      Vamos ver se agora eu volto a postar com frequencia! Promessa de ano novo!
      Pacote è bem mais tranquilo mesmo, mas nao adianta, nao consigo me adaptar a eles!
      Bjs

      Reply
  • 20/01/2011 at 02:41
    Permalink

    Oi Luisa!
    Saudades dos seus posts…
    Ano passado Cuba passou pelos meus sonhos de viagem de ferias 2011 e estudei um pouco para conhecer as cidades e ver o que eu queria e tal. Confesso que achei beeem difícil o planejamento e fiquei meio com medo de alugar carro, de ficar em casa de família entre outras coisitas…Mas nao queria pacote e resort…
    Cuba ficou pra depois…mas está na listinha…

    Reply
    • 21/01/2011 at 15:14
      Permalink

      Oi CarlaZ,
      Cuba è complicadinha sim para o planejamento, mas è super segura e muito tranquila para se viajar por conta propria.
      Recomendo! 🙂
      Bjs

      Reply
  • 20/01/2011 at 15:35
    Permalink

    Luiiiiiisa!

    Quanto tempo!! Assim como todos os seus leitores, estava com saudades dos seus posts. Quem bom que você voltou!

    É duro planejar uma viagem sem muita certeza se vai dar certo. Também iria ficar cabrera se não me respondessem e-mails, etc. Mas com certeza Cuba desta forma seria um sonho de viagem…

    Beijos

    Reply
    • 21/01/2011 at 15:21
      Permalink

      Oi Carol
      Quando se trata de Cuba, vc tem que ter fè e nao certezas! 🙂
      Bjs

      Reply
  • 09/11/2011 at 15:13
    Permalink

    Luisa
    Estou começando a ler seus posts sobre Cuba, estamos programando uma viagem para começo de janeiro. Mas não reservamos NADA ainda… Será que dá tempo.
    Beijos
    Bia

    Reply
    • 10/11/2011 at 19:51
      Permalink

      Oi Bia
      Depende do que vc tem intençao de fazer em Cuba. O mais problematico è o aluguel do carro…
      O resto, se vc nao for muito exigente e nao fizer questao de um hotel/casa particular especifico, acredito que nao tenha problemas nao.
      Bjs

      Reply
  • 11/01/2015 at 12:45
    Permalink

    Oi Luisa,
    Tudo bem? Já tinha acompanhado seus posts na época que você foi à Cuba, e fiquei que nem louca procurando seu blog porque fui burra e não favoritei(como?). Agora estou considerando ir à Cuba em abril e encontrei o blog através do VnV. Cuba é um sonho antigo, tenho muita vontade de fazer um roteiro tipo esse que vocês fizeram, explorando muito além dos resorts(dos quais pretendo passar longe!). Mas provavelmente irei à praia por 2 ou 3 dias já que moro em Londres e preciso dessas férias das férias toda vez que faço uma viagem mais longa. Não vou alugar carro, nem eu nem o marido temos carteira de motorista. Pretendo fazer tudo de ônibus mesmo, e vi que é possível. Minha dúvida é, você acha que não dá para chegar nas cidades e alugar um quarto nas casas de família lá? Não ligo nem um tiquinho para luxo, ligo somente para limpeza, e não gosto muito de dividir banheiro, mas também não me importaria de dividr se fosse limpo. A idéia de ter que deixar tudo reservado daqui não me agrada em nada. Adoro essas viagens onde posso deixar para ver lá mesmo, como no sudeste asiático. Gosto de reservar a primeira noite para ter traquilidade, ou deixar tudo esquematizado para as cidades maiores, no caso acho que reservaria algo em Havana, mas seu post me deixou com medo. Desculpa o livro em forma de comentário, rs. O que vc acha? Obrigada e vou devorar seus posts agora!

    Reply
    • 11/01/2015 at 22:06
      Permalink

      Oi Liliana,
      Acho que, em se tratando de Cuba, nao reservar è atè mais facil do que ir com tudo reservado.
      Nòs sò reservamos porque somos muito criteriosos com tudo o que escolhemos: nòs nao queriamos ficar em uma casa de familia, nòs queriamos ficar naquela casa de familia especifica, por causa da localizaçao, decoraçao, tipo do quarto, etc…
      Se voce nao tem esse tipo de exigencia, acho que dà numa boa pra alugar na hora. Eu sò prepararia uma bela listinha com varias opçoes de casas de familia, just in case…
      Bjs

      Reply

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *