Cuba: reservando o carro

Para que a viagem a Cuba pudesse sair, antes de qualquer outra coisa, tinhamos que garantir o carro. Mandamos um email para a www.cubacar.info  em março, para nao correr o risco de nao encontrar mais nada disponivel, como tinha acontecido no ano anterior, e a resposta que obtivemos foi: “tà muito cedo, reenviem o email mais pro meio do ano”.

Final de junho, mandamos de novo o email e a resposta foi a mesma. Final de julho finalmente conseguimos reservar nosso meio de transporte cubano.

Eu bem que queria alugar um desses...

Quando mandamos o primeiro email, recebemos a resposta, pasmem!, no mesmo dia, mas era de uma agencia de turismo alema. No inicio eu nao tinha gostado muito da ideia, mas a eficiencia alema falou mais alto…

Apesar de nao ter nenhuma referencia desse site, eles me inspiraram confiança. A agencia tirou todas as nossas duvidas, as que tinhamos e as que viriamos a ter, explicou direitinho que as locadoras de carro cubanas se equivalem, pois sao todas estatais e que a diferença è que a REX tinha os carros mais novos e, por isso, custava mais do que as outras. Preferimos ficar com a REX…

Nao sei se foi coincidencia, mas fiquei prestando atençao durante a viagem e os carros da REX que rodavam por Cuba eram realmente mais novos / bem cuidados. Mas tb vi muitos carros das outras locadoras e, pelo menos externamente, nao tinha nenhum carro alugado caindo aos pedaços… Achei que foi excesso de zelo da nossa parte.

Pois bem, nosso carro foi um SEAT Cordoba com 125000km rodados. Para aluga-lo tivemos que fazer um deposito integral do valor da locaçao na conta dessa agencia de turismo na Alemanha. Quando se trata de Cuba, cartao de credito nao existe.

Chegamos ao aeroporto em Santiago de Cuba, onde deveriamos pegar nosso carro, meia hora antes do horario combinado e a loja da REX estava fechada. Esperamos atè a hora combinada e… nada…

Fomos ao balcao de informacoes do aeroporto pra saber o que acontecia… A moça das informaçoes telefona pra alguem, solta um sonoro  “Hola mi amor!” e, pela intimidade na conversa, entendemos que nao eramos nem os primeiros e nem seremos os ultimos a dar com a cara na porta da REX.

Passado mais um tempinho, chega a funcionaria da REX dirigindo nosso carro. Assinamos os contratos e tivemos que pagar o seguro (preferimos o seguro integral) e a gasolina, conforme combinado com a agencia de turismo alema. O seguro foi pago com cartao de credito, mas a gasolina è paga em dinheiro e funciona assim: eles te dao o tanque cheio e vc devolve o tanque vazio.

Na hora de devolver o carro, o funcionario sò conferiu o contrato e mais nada! Foi super tranquilo! Na realidade, a unica coisa pouco tranquila com relaçao ao carro foi dirigir pelas estradas cubanas!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

8 thoughts on “Cuba: reservando o carro

  • 21/01/2011 at 14:44
    Permalink

    Até em Cuba a Alemanha dá “cartas” em termos de eficiência e melhor qualidade em termos relativos? É interessante saber esse pormenor.

    Mas ainda mais interessante é ficar a conhecer os pormenores dos preparativos da viagem, como neste caso o aluguer do carro, pois permite saber como agir em situação idêntica. Afinal conhecimento é um bem sem preço.

    Óptimo fim-de-semana

    Reply
    • 21/01/2011 at 15:28
      Permalink

      Oi turista ocasional
      Quando eu ainda estava em fase de decidir onde alugar o carro, eu tentei uma agencia cubana aqui em Milao (a Havanatur) e eles me responderam que sò me alugariam o carro se eu fechasse com eles mais 7 noites de hotel! Tem como nao escolher a agencia alema?
      Bom final de semana pra vc tb!
      Bjs

      Reply
  • 22/01/2011 at 01:01
    Permalink

    Luisa, a foto me lembrou nossa viagem ao Uruguai. É impressionante a quantidade de carros antigos, daqueles que a gente encontra em museus por aqui, que circulam nas ruas de lá. O Eduardo, que morre de vontade de se tornar um colecionador, ficou doidinho para trazer um exemplar para casa. 😉

    Beijos!

    Reply
    • 26/01/2011 at 12:36
      Permalink

      Oi Camila
      A quantidade desses carros que circulam por Cuba è impressionante!
      Eu achava que iria ver sò meia duzia deles e que o resto seria tudo Lada, mas felizmente me enganei. 🙂
      Bjs

      Reply
  • 26/06/2012 at 02:20
    Permalink

    Olá. Gostaria de saber se eles exigem a carteira de habilitação internacional ou se basta a CNH daqui do Brasil. Desde já, obrigado.

    Reply
    • 26/06/2012 at 11:26
      Permalink

      Oi Joaquim
      Esse tipo de informaçao convem pegar em sites oficiais como consulados ou embaixadas, pra nao ter problemas.
      Eu viajo sempre com a internacional, mesmo que nao peçam… Prefiro garantir do que estragar as ferias por causa de uma besteira.
      Bjs

      Reply
  • 23/07/2014 at 03:18
    Permalink

    Olá Luisa!
    Eu sei que já faz tempo que fez esse post, mas estou reservando um carro pela Havanautos e eles também pedem o pagamento total do aluguel… Achei estranho, mas é isso mesmo né???

    Obrigada

    Reply
    • 02/09/2014 at 13:34
      Permalink

      Na minha època foi assim mesmo, Ayla!
      Nao acredito que tenham mudado…
      Bjs

      Reply

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *