Dubrovnik

Depois de um dia inteiro em Dubrovnik, com amigos croatas, eu já estava tendo um treco! Como ficamos hospedados na casa desses amigos, só fui conhecer o centro histórico da cidade quase dois dias depois de ter chegado. A minha curiosidade estava me matando!

Não é propriamente uma reclamação, pois eu acho ótimo conhecer os lugares com os “nativos” e meus amigos são muito gente boa, mas, às vezes, tudo o que eu quero é turistar! Adoro quando nativos me levam para aquele bairro super descolado, onde tem aquele bar fantástico onde turista não chega… Mas primeiro quero conhecer o óbvio turítico da cidade! Posso?

Finalmente o centro histórico!

Estávamos chegando perto da vrata Pile, porta que há séculos representa a entrada da cidade, e meus amigos croatas já foram me avisando que, para captar a alma da cidade, toda visita à parte histórica de Dubrovnik deve começar com um passeio pelos muros que a circundam, pois, além de serem o símbolo da cidade, reza a lenda que esses muros, do século X,  estão entre os mais bem conservados de todo o Mediterrâneo.

A caminhada foi maravilhosa e me tomou quase toda a tarde. São quase 2km de muro (que atingem os 25 metros de altitude) e, enquanto caminhava, uma dúvida cruel me assolava: qual é a paisagem mais bonita, o Adriático ou o núcleo antigo da cidade? Os meus olhos não se decidiam para onde olhar. Sabe aquela sensação de que se eu olhar pra lá, eu vou perder algo importante do lado de cá? Pois é…

A parte histórica de Dubrovnik é uma mistura de arquitetura medieval e da época do renascimento com pedaços construídos  há menos de 20 anos. A principal rua do centro antigo, Placa, construìda com pedras quase brancas e muuuito escorregadias, é o lugar onde se realizam as principais manifestações da cidade e onde está a maior parte das lojas e dos turistas.

Por causa da guerra, Dubrovnik foi muito destruida e hoje quase todas as casas antigas possuem telhados dos anos 90 e por toda parte existem marcas e buracos causados pelas bombas. Apesar da beleza do lugar, dà uma impressao muito ruim ver aquilo…

Dentre os principais lugares para serem visitados em Dubrovnik, existem algumas igrejas, como a de S. Francisco, famosa pela Pietà, ou a igreja de S. Biagio, dedicada ao patrono da cidade. Existem também palàcios interessantes como o Palazzo del Rettore (desculpem, mas eu sò conheço os nomes em italiano desses lugares…), onde fica o Museu de Dubrovnik que possui uma curiosa coleçao de relogios antigos – quase todos parados na hora 5:45, que, segundo contam, foi quando as tropas de Napoleao entraram na cidade.

Embora sejam lugares bem interessantes, o divertido de Dubrovnik è caminhar pela cidade, pelos muros, parar em algum bar para tomar algo refrescante e ficar observando o movimento.

Chamada sabiamente de “a pérola do Adriático”, Dubrovnik festá na minha lista de uma das cidade mais bonitas e mais interessantes que tive oportunidade de conhecer.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

28 thoughts on “Dubrovnik

  • 27/06/2008 at 23:13
    Permalink

    Luisa

    Dubrovnik e a Croácia já estavam nos primeiros lugares da minha listinha,mas agora depois de ver as suas fotos tenho a certeza que vou gostar muito de lá ir!!
    Temos realmente gostos muito parecidos no que diz respeito á escolha dos destinos de viagem!!
    Também concordo que ficar em casa de amigos condiciona e muito as visitas “turisticas”…Sabe que eu consegui estar uma semana em São Paulo em casa de uns primos e nem consegui ir ao centro da cidade nem ao famoso Museu de Arte Moderna…nem a lado nenhum!!O nosso primo é arquitecto e passou o tempo todo a mostrar as obras que estava a fazer ao meu marido e eu em casa!!!Que desperdício!!Também gostava muito de ter ido ver alguma peça de teatro,mas não deu…só consegui mesmo ir ao Guaruja , a alguns restaurantes (bons por acaso…hehe),e ver a Avenida Paulista!!!
    Depois dessa,nunca mais!!

    Bjs

    Reply
  • 28/06/2008 at 17:30
    Permalink

    Luisa,

    Sabe que ainda não conheço a Europa… uma vergonha, tenho planejado ir pra lá todo o ano, mas como sei que preciso no mínimo uns 20 dias pra fazer “quase” tudo que eu gostaria, acabo adiando a viagem por falta de tempo…

    Enquanto isso tenho me deliciado com todos os seus posts, os da Margarida também e só anotando os detalhes!!! Você já foi a Noruega? Se foi mande um postinho pra eu ver, pois tenho a maior vontade de conhecer aqueles fiordes maravilhosos.

    Obs: adorei Dubrovnik, já me empolguei com aquele marzinho no fundo… como é o clima, muito frio?

    Beijos

    Reply
  • 28/06/2008 at 20:45
    Permalink

    Lindíssimo, Luisa…Com certeza vai para a listinha. Que coisa, como é difícil escolher o que ver na Europa, não é mesmo? 😉

    Reply
  • 29/06/2008 at 22:48
    Permalink

    Oi, Margarida

    Eu também acho que temos gostos muito parecidos para escolher destinos de viagem e se isso for verdade, vc vai gostar muito Croácia.

    E já aprendi que não fico mais na casa de ninguém, exceto em lugares que estou cansada de conhecer. Não tem nada pior do que estar doida para turistar e ter que ficar na dependência dos programas dos donos da casa…

    Bjs

    Reply
  • 29/06/2008 at 22:55
    Permalink

    Olá, Carol

    Mais cedo ou mais tarde vc acaba vindo pra Europa… não tenha pressa! O meu lema é fazer sempre a viagem que dá pra ser feita, não fico esperando uma ocasião especial para visitar um lugar específico. Os meus destinos são sempre com base no meu tempo disponível e no preço das passagens e hospedagem 🙂

    Talvez por isso ainda não tenha pisado nos países nórdicos… Também tenho muita vontade conhecer os fiordes e já adiei duas vezes uma noite no Ice Hotel… Um dia essa viagem sai!

    Quanto à temperatura em Dubrovnik, em agosto, pleno verão, faz um calor de matar, mas mesmo assim eu acho a água do mar muito gelada…

    Bjs

    Reply
  • 29/06/2008 at 23:06
    Permalink

    Olá, Emília,

    Fazer escolhas é mesmo complicado, e não só na Europa! 🙂

    Estou apanhando para montar o meu roteiro Argentina! Tem sempre alguma coisa que tem que ficar de fora do roteiro… Humpf! 🙂

    Bjs

    Reply
  • 30/06/2008 at 02:48
    Permalink

    Luisa, linda a Croácia mostrada por você. Tenho uma amiga que chegou mês passado da Europa e achou a Croácia linda ! Há muitos anos tenho vontade de conhecer 😉
    Beijos,

    Reply
  • 01/07/2008 at 11:19
    Permalink

    Oi, Majo,

    Vou confessar que nunca tive vontade de viajar para a Croacia, fui mais por “pressao” dos amigos croatas do que qualquer outra coisa.

    Ainda bem que eles me convenceram (nao foi dificil… 😳 ), a Croacia é linda e vale a viagem!

    Bjs

    Reply
  • 09/07/2008 at 23:35
    Permalink

    Vi esses dias um documentario sobre a Croacia… e fiquei doida para visitar!!!
    Bjs,
    Mi

    Reply
  • 11/07/2008 at 11:04
    Permalink

    Mi,

    Parece que a Croacia agora tà na moda, jà falei com um monte de gente que tà pensando em ir pra là!

    Dou o maior apoio! 😉

    Bjs

    Reply
  • 22/07/2008 at 00:15
    Permalink

    Sim a Croácia vale mesmo a pena conhecer 🙂 e quem puder ir ao parque natural de Plitvice Jezera vai adorar 😀

    Reply
  • 22/07/2008 at 10:45
    Permalink

    Oi, Joana

    Esse parque é mesmo maravilhoso! Quem for a Croacia, nao pode deixar de visita-lo!

    Bjs

    Reply
  • 25/08/2008 at 02:47
    Permalink

    Pretendo ir final de setembro à Croácia. Gostaria muito de sugestões de quais locais conhecer. A capital, somente cidades litorâneas ou ambas !!!
    Aguardo honestas sugestões.

    Sinceros agradecimentos

    Reply
  • 26/08/2008 at 14:18
    Permalink

    Oi, Monteiro

    Eu achei Zagreb bem bonita, mas so iria ate là se tivesse tempo disponivel. Lugares imperdiveis na Croacia sao: Dubrovnik, os lagos de Plitvice, a ilha de Brjiuni. Se voce se interessa por lugares historicos, Trogir è uma graça.

    A Carla do blog Made in Carla (tem o link no meu blogroll) tem varios posts sobre a Croacia, vale conferir.

    Boa viagem e depois vem me contar sua experiencia.

    Bjs

    Reply
  • 27/07/2009 at 00:24
    Permalink

    Olá, Luisa.
    Você citou Dubrovnik, os lagos de Plitvice, a ilha de Brjiuni e Trogir. Consigo ir a esses lugares de carro? As estradas são boas? O croata é receptivo com os brasileiros? Nosso roteiro inicial é chegar em Zagreb (preferia chegar em Dubrovnik, mas não ha voos para lá vindo daqui do Rio de Janeiro) – Split – Dubrovnik. Dai, pegar um avião e continuar a viagem em Budapeste. Você acha razoável esse roteiro?
    obrigado e parabéns por dividir essa experiência.

    Reply
  • 03/09/2009 at 11:46
    Permalink

    Oi Guilherme

    Eu fiz toda a Croacia de carro e foi super tranquilo, excluindo um pedaco dentro de um parque nacional, que poderia ser evitado.

    Os croatas sao super receptivos com os brasileiros, principalmente por causa do futebol.

    Eu acho teu roteiro bem legal, vai com fè que vc vai se divertir muito por là!

    Bjs

    Reply
  • 31/07/2010 at 19:15
    Permalink

    Oi Luisa, tudo bem?
    Adorei seu post sobre a Croacia, eu tambem estive la e adorei a cidade, principalmente aquela parte rochosa fora das muralhas onde vivi momentos inesquecíveis.

    Reply
    • 30/08/2010 at 23:18
      Permalink

      Obrigada, Claudia!
      Acho a Croacia um pais e tanto! Adoro!
      Bjs

      Reply
  • 04/07/2012 at 05:02
    Permalink

    Este seu post sobre esta cidade está-me a deixar muita água na boca. Daqui por dois meses vou visitar essa cidade mas como vou num cruzeiro é por muito pouco tempo, mas espero que deixe vontade de voltar e ver tudo em pormenor? alguma dica para visitar a cidade em 4 horas?

    Reply
    • 10/07/2012 at 17:23
      Permalink

      Oi Luffi
      4 horas?! Nao deixe de passear pelos muros da cidade. Se sobrar tempo, um passeio sem destino pelas ruazinhas da parte historica.
      Bjs

      Reply
      • 07/12/2012 at 06:41
        Permalink

        Posso lhe dizer que acabei por estar um dia inteiro na cidade e adorei, quero agora conhecer o resto deste belo país!

        Reply
  • 16/09/2012 at 14:38
    Permalink

    Adorei seu blog….muito cativante…vc começa a ler não quer mais parar….estou indo para a Croacia com amigos co dis 22 de setembro….as expéctativas são grandes…tenho amigas que foram e adoram….parabens pelo blog nos ajuda muito….e as receitinhas…so faltam aqueles cogumelos, que aqui no Brasil temos diferentes…beijos…Dolly

    Reply
  • 05/01/2013 at 18:34
    Permalink

    Muito bom Luiza!!!!
    Estou quebrando a cabeça para fechar meu roteiro croata, estou pensando em Dubrovnik, Trogir, Split, Lagos Plitivice, Pula e agora que você disse, a Ilha de Brjiuni, aliás você foi para lá saindo de onde?
    Parabéns pelo post!
    Beijoooo!!!

    Reply
    • 08/01/2013 at 12:17
      Permalink

      OI Natalia
      Adorei Brjiuni, nòs fomos a partir de Pula se nao me engano… A maior parte das pessoas faz bate e voltas para là, nòs decidimos dormir no unico (e caro) hotel da ilha (pelo menos era o unico decente). Acho que vc vai gostar de Brjiuni porque è feita para ser desbravada de bicicleta! Tua cara! 😉
      Bjs

      Reply
  • 28/03/2013 at 04:47
    Permalink

    Olá!
    To super com vontade de conhecer a Croácia. Minha dúvida é se tem problema uma mulher viajar sozinha por lá. Meu inglês é intermediário nível 1, se é que me entendem!

    Reply
    • 05/04/2013 at 14:35
      Permalink

      Oi Larissa
      Nao tem nenhum problema em viajar sozinha pela Croacia, basta tomar aqueles cuidados basicos que vc tomaria em qq outro lugar do mundo.
      Vai com fè e lingua tb nao è um problema, a Croacia è super turistica e vc com certeza vai topar com alguem que entenda o que vc quer dizer!
      Bjs

      Reply
  • 25/01/2016 at 18:57
    Permalink

    Estou planejando Italia + Croacia, roteiro de +-18 dias – a princípio, saindo de Veneza para Croácia. Dubrovnik é destino certo! Teria tempo para + 1 ou 2 lugares na Croácia. O que vocês recomendam?

    Reply
    • 27/01/2016 at 11:14
      Permalink

      Oi Grazzi,
      Depende muito dos seus interesses: praia? cidade historica? parque nacional?
      Se eu tivesse que escolher, de acordo com os meus gostos, eu nao deixaria os lagos de Plitvice de fora de um roteiro pela Croacia!
      Bjs

      Reply

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *