Duomo di Milano

 A superstição na Itália é fortissíma e as pessoas levam muito a sério essas coisas de “sorte” e “azar”. Meu primeiro “fora” na Itália foi justamente com relação a isso: aprendi que desejar “boa sorte” a um italiano traz azar e que eles ficam ofendidos se você o faz.

duomo4.jpg

Uma outra superstição, mas esta específica de Milão, é que dá azar subir no telhado do Duomo, portanto, nunca espere que um milanês te ofereça essa possibilidade como parte de um tour por Milão.

Ciente disso, resolvi fazer o meu passeio pelo telhado do Duomo por conta própria. Tenho fé que essa superstição atinge só os milaneses e que, por ser brasileira, o azar passará longe de mim!

São duas as opções para se chegar ao alto: a pé, por 4 euros, ou de elevador, por 6 euros. Nem pensei duas vezes: elevador, é claro! Tenho horror a escadinhas estreitas, em forma de caracol e cheias de gente; não sei se as escadas do Duomo são assim, mas por via das dúvidas…

Pobres milaneses… eles não sabem o que estão perdendo por causa de suas crendices! O telhado do Duomo é maravilhoso, formado por um mar de pontas decoradas com anjos, santos, gárgulas, flores, frutas, folhas… é praticamente impossível encontrar duas pontas decoradas da mesma forma.

duomo1.jpg

A vista lá do alto é “mais-ou-meninha”, não é nem tão linda quanto ver de perto a Madonnina, que reina absoluta na ponta mais alta do Duomo, e nem é tão espetacular quanto estar mergulhado em tantos detalhes pontiagudos, alguns recém restaurados e limpíssimos, com o mármore parecendo novo, e outros sujos e sombrios, aguardando pacientemente a limpeza que um dia chegará…

duomo3.jpg

Ah, uma curiosidade sobre o Duomo é que ele é conhecido em Milão como “interminável”, quando os milaneses querem dizer que algo não tem fim, eles dizem que é ” come il Duomo”, seja por causa das eternas restaurações (quando uma termina, já é preciso começar a outra), seja porque demorou mais de 500 anos para ser construído. (Pudera! Com todos aqueles detalhes…)

duomo5.jpg

No final das contas, eu acho que azar é dar ouvidos às superstições milanesas e não visitar a parte mais bonita do Duomo. O passeio foi maravilhoso e, por enquanto, não vi mudanças significativas na minha sorte. (Pé-de-pato, mangalô três vezes!)

Em tempo: pra se desejar boa sorte a um italiano deve-se dizer: “in bocca al lupo” e a resposta será “crepi”.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

16 thoughts on “Duomo di Milano

  • 14/11/2007 at 15:47
    Permalink

    Como boa capricorniana voc6e TAMBÉM subiu no mirante do DUOMO, certo? É claro que é certo…

    Eu NÃO sabia que dessa coisa dos italianos não gostarem de votos de “boa sorte”. Vivendo e aprendendo!

    Reply
  • 14/11/2007 at 20:02
    Permalink

    Pois é, Arnaldo… Tem coisas que só mesmo os astros explicam…

    Reply
  • 16/11/2007 at 19:28
    Permalink

    Nem me fala em Milano e a Duomo…
    Quando fui a Milão, estava tendo a feira do automóvel (ou algo do tipo)… resumindo, não tinha hotel disponível… e como éramos viajantes de primeira viagem à Italia, nem havíamos pesquisado sobre nada… chegamos as 6 da tarde achando que pelo menos uma espelunca estivesse disponível… puro enganado, só fomos achar hotel em Bergamo… E a praça de Milão acabou sendo um passeio de minutos…
    Mas enfim… agora que li que a Duomo, só ficou pronta depois de 500 anos, estou achando que nunca verei a La Sagrada Familia (Barcelona) terminada… eheheheh!
    bjs

    Reply
  • 19/11/2007 at 11:59
    Permalink

    Mirella, você deu sorte! Em Milão tem sempre uma feira de qualquer coisa que enche a cidade. Se você tivesse vindo na época da Feira da Moda, nem em Bérgamo conseguiria hotel…
    Bjs

    Reply
  • 20/11/2007 at 15:24
    Permalink

    Olá Zé,
    E então? A minha teoria se confirma? O azar só atinge os milaneses? 🙂
    Bjs

    Reply
  • 21/11/2007 at 17:44
    Permalink

    Luisa, que lugar espetacular!!!

    Nossa, a Itália nunca esteve na minha lista porque tenho um pouco de receio quanto a zona e as confusoes do país… mas depois dos posts da Majo e agora este seu, estou tendo que reconsiderar!!!

    E quanta atividade no seu blog, hein? Tá difícil me manter atualizada!!! 😀

    Abracos,
    Carla

    Reply
  • 21/11/2007 at 19:20
    Permalink

    Reconsidere mesmo, Carla! A Itália tem muita coisa legal pra ser vista e pra você, que gosta de catedrais “góticas até a última ponta”, o Duomo de Milão é um prato cheio!
    Bjs

    Reply
  • 11/04/2009 at 01:06
    Permalink

    Luisa,

    Estou amando este blog. Eu tambem ja estive no teto do Duomo e achei encantador. Sou apaixonada por Milao e para mim Duomo, Galleria e Palazzo Reale sao a lembrança mais viva da minha Milano tao querida.
    Bjos

    Reply
    • 16/04/2009 at 22:05
      Permalink

      Oi Julia,
      Eu tb sou apaixonada por Milao!
      Toda vez que passo pela praça do Duomo, paro uns minutos pra admira-la! É linda!
      Bjs

      Reply
  • 14/03/2010 at 15:44
    Permalink

    Luiza

    Fiz uma viagem para Milano ano passado, amei muito todos os lugares ke fui…. Eu não sabia desta superstição dos milaneses, mas como vc fui ao topo da Duomo, é simplesmente maravilhoso!!!!!

    bjs bia

    Reply
    • 15/03/2010 at 10:11
      Permalink

      Oi Bianca,
      Eu tb nao sabia da superstiçao, foi o marido milanes que me contou…
      Mas mesmo sabendo, nao deixaria de ir!
      Acho o Duomo muito mais bonito por fora do que por dentro! 😉
      Bjs

      Reply
  • 13/04/2011 at 04:36
    Permalink

    Luisa, fiquei muito intrigada com um quadro de uma madona amamentando o menino Jesus, que fica no lado esquerdo quando se entra no Duomo. O mais incrível é que ela tem o seio exposto por uma fenda do vestido e o o menino aparece sugando-o. Vc sabe alguma coisa sobre ela?
    Tenho uma foto mas não sei como envia-la a vc.
    Bjs

    Reply
    • 04/05/2011 at 12:10
      Permalink

      Oi Claudia
      Nao sei nada a respeito desse quadro.
      Pra ser sincera, nunca tinha prestado atençao nele antes de vc comentar… 😳
      Bjs

      Reply
  • 19/10/2011 at 01:01
    Permalink

    OLÁ LUISA, EU E MINHA ESPOSA IREMOS À MILÃO NA SEGUNDA QUINZENA DE JANEIRO DE 2012. É UMA BOA ÉPOCA? AGUARDAMOS SUA RESPOSTA. (MARCOS E SHEILA)

    Reply
    • 21/10/2011 at 11:02
      Permalink

      Oi Marcos
      Se vc gosta de frio, a epoca è boa.
      Bjs

      Reply

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *