El Calafate

Eu estava louca de curiosidade para visitar o Glaciar Perito Moreno e também juntando todas as economias para uma super hospedagem no famoso hotel Los Notros. O problema é que quando começamos a organizar essa nossa viagem de final de ano, em pleno mês de julho, o hotel já estava praticamente lotado e só oferecia pacotes de no minimo 3 noites, por um preço absurdo, para os dias que queríamos.

calafate13

Tivemos que reformular todo o roteiro para escapar desse pacote, mas conseguimos reservar apenas uma noite. Fiquei triste, pois a idéia era ficar pelo menos mais um dia… Ter que abrir mão do Los Notros por 1 dia deu aquela sensação de “a viagem vai ser uma porcaria, pq não conseguimos reservar o que queríamos”… Fazer o que… O jeito era reservar algum outro hotel na cidade…

calafate1

Por causa da alta temporada, foi bem complicado encontrar um lugar pra dormir…  Tava tudo lotado e as nossas segunda e terceira opção de hotel também não tinham mais vagas.  Acabamos indo para o Hotel Esplendor, um hotel boutique a uns 400m do centrinho de El Calafate, ao contrário do Los Notros que fica há uns 80km da cidade.

calafate11

Ao contrário de todas as nossas expectativas, foi a melhor coisa que poderia nos acontecer! O hotel Esplendor é uma graça e foi ótimo ter ficado na cidade! O Los Notros é lindo, mas a distância limitaria muito a nossa liberdade de ir e vir, de escolher onde , o que e a que horas gostaríamos de jantar, e nem poderíamos passear pelas várias agências de turismo da cidade para escolhermos os nossos passeios.

calafate10

Quer dizer… essa última parte (poder escolher os passeios) foi meio inútil… Pelo o que eu pude entender a agência Hielo & Aventura detém o monopólio dos passeios na parte sul do Perito Moreno e a Fernandez Campbell detém o monopólio da navegação para os glaciares, na parte norte, então todas as agências oferecem as mesmas coisas pelo mesmo preço, o que varia são os horários e as formas de pagamento.

calafate8

Nós resolvemos fazer somente o minitrekking e um passeio de barco  na parte norte do Perito Moreno. O resto do tempo passaríamos curtindo a paisagem e a mordomia no Los Notros.

calafate12

Adoramos o minitrekking, pois é um passeio super completo: um bom tempo para percorrer as passarelas do Parque sem pressa e sem enjoar, depois um mini passeio de barco, passando bem pertinho do Perito Moreno, a fim de chegar à margem oposta do Lago Argentino, onde começaríamos o minitrekking.

calafate2

Antes de começar a caminhada, tivemos que colocar “crampons” (como se diz isso em português?) nos pés e treinar um pouco as técnicas de como realizar subidas, descidas e deslocamentos laterais no gelo. No começo, a gente estranha um pouco, mas depois de uns minutos já tava todo mundo íntimo do equipamento e se virando bem sobre o gelo.

calafate7

Antes da caminhada também tivemos algumas explicações muito elucidativas sobre a formação e desenvolvimento do glaciar, que esclareceram que gelo desmoronando nem sempre significa catástrofe, nem aquecimento global, pois o gelo do Glaciar Perito Moreno desmorona e se forma na mesma proporção e faz muito tempo que é estável.

calafate5

A caminhada é estupenda! Daquelas que vc não sente o tempo passar, não se incomoda com o frio e nem percebe que está ventando! E não é pra menos: para onde quer que vc olhe, vc vê dunas de gelo, quase um Sahara congelado. É demais! E, como se não bastasse, a sensação de ouvir o gelo que quebra enquanto se caminha sobre ele é, no mínimo, inquietante! O barulho é ensurdecedor!

calafate3

E pra fechar o passeio com chave de ouro, no meio do nada congelado, eis que surge um oásis com alfajores e whisky servido com gelo dali mesmo. E como nem tudo é perfeito, na hora de ir embora, dei meu showzinho: pisei onde não devia e enfiei metade da perna num buraco com água gelada! Que vexame! 😳

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

33 thoughts on “El Calafate

  • 17/01/2009 at 00:44
    Permalink

    Luisa,
    é maravilhoso mesmo…eu nunca imaginei que ficaria tão fascinada! O barulho do desprendimento é emocionante e fazer o minitrekking é tão legal.
    Que bom que você gostou.
    As fotos estão perfeitas.
    Beijos

    Reply
    • 18/01/2009 at 00:08
      Permalink

      Oi CarlaZ
      Põe maravilhoso nisso! Eu já estava esperando ficar fascinada, mas não imaginava que ficaria tão fascinada! O lugar superou todas as minhas expectativas!
      Com relação às fotos… gentileza sua! Obrigada!
      Ah, semana passada tomei um vinho com seu nome! CarlaZ 2006, um vermentino bem gostoso. E pra vc não achar que é papo meu, olha só: http://www.twenga.it/offerta/40643/5192973959209931865.html 😉
      Bjs

      Reply
  • 17/01/2009 at 01:09
    Permalink

    Então era por isso que você estava sumida!!! Que lugar lindo, Luisa! Só aumentou minha vontade de ir à Patagônia! Adorei todas as fotos! Beijos!

    Reply
    • 18/01/2009 at 00:11
      Permalink

      Pois é, Camila… De vez em quando a gente precisa sumir um pouco para recolher material pro blog, né? 😉
      Dei uma passada rápida lá no Viaggiando e vi tem coisa nova e interessante! Já, já volto pra ler tudo com calma!
      Bjs

      Reply
  • 17/01/2009 at 02:45
    Permalink

    Oi Luisa,
    Quando vc fez isso? Acabou de fazer?
    Muito linda essa viagem… me fez lembrar Nova Zelandia, quando caminhei pela Franz-Josef Glacier…
    Agora essa agua com o gelo logo ali, lindo! AMEI…
    Ah… se um dia vc for a NZ, a geleira de lá é considerada quente, pois a temperatura no alto da geleira varia muito pouco em relação a temperatura da cidade.
    A coisa que mais me impressionou em região glacial, foi sempre a cor da agua.. coisa de doido, né?
    Abs

    Reply
    • 18/01/2009 at 00:14
      Permalink

      Oi Mirella
      Perito Moreno tb tinha uma temperatura parecida com a da cidade: uns 8ºC… 🙂
      Ah se a Nova Zelandia não fosse tão longe… Deve ser um lugar incrível!
      Bjs

      Reply
    • 18/01/2009 at 00:24
      Permalink

      Oi Patrícia
      Eu até estava empolgada para ir até lá, mas não gostei muito do esquema dos passeios que as agências ofereciam. Era mais ou menos assim: te pegam no hotel por volta das 8 da manhã, te deixam lá e por volta das 18 eles te deixam no hotel de novo. Quer dizer, cobram caro para oferecerem só o transporte de ida e volta.
      Por isso, achamos melhor deixar Fitz Roy para uma próxima ida à Patagônia, quando pretendemos alugar um carro e fazer esse passeio no nosso ritmo.
      Bjs

      Reply
  • 17/01/2009 at 23:25
    Permalink

    Luisa

    Aqui está uma das minhas viagens de sonho…a Patagónia!Que local fantástico…
    Por isso andou tanto tempo desaparecida…hehe…já estava com saudades dos seus textos e das suas fotos!
    Então,mas afinal também gosta do frio como eu… Tal como disse, com a beleza da paisagem não dá para sentir frio nenhum! 🙂

    Bjs

    Reply
    • 18/01/2009 at 00:28
      Permalink

      Oi Margarida
      Gostar do frio, eu não gosto não! Mas tem lugares que não dá pra escapar, né?
      Enquanto eu estava visitando o Perito Moreno, eu realmente não senti frio nenhum…
      Mas confesso que reclamei antes e depois da visita… 😳
      Bjs

      Reply
  • 18/01/2009 at 17:00
    Permalink

    Luisa!!! Que incrível!!! Vc sabe que uma das viagens que mais me intrigam é ir para a Patagônia ver os glaciares! Agora eu preciso fazer váriasss perguntas para vc:
    – Vc foi no verão ( nesse final de ano)? E mesmo assim estava muito frio? Qual era a temperatura?
    – A melhor época para ir é no verão mesmo? No inverno fica insurpotável/ não é possível fazer os passeios?
    -É muito caro? Qual é a média de preços?
    E só para terminar,os alfajores e whisky no final de passeio foi de matar!!!ehhe! Tb quero!!!

    Reply
    • 18/01/2009 at 23:52
      Permalink

      OI Guta,
      A Patagônia é mesmo um must go! Mas tem que ir no verão mesmo… Passei esse reveillon por lá e peguei temperaturas em El Calafate e em Ushuaia de 3ºC a 13ºC, mais ou menos. No inverno não dá pra ir, pois pelo que li muita coisa fecha e não dá pra fazer a maioria dos passeios por causa das condições climáticas… Não sei se é verdade ou exagero, não quis arriscar!
      Com relação aos preços, achei a Patagônia bem inflacionada, mas tem hospedagem e restaurante para todos os bolsos. O que não dá pra escapar são os passeios… Esse minitrekking me custou 400 pesos por pessoa. Caro, mas vale a pena!
      Bjs

      Reply
  • 18/01/2009 at 21:43
    Permalink

    Luisa!

    Bela viagem… você conseguiu deixar todo mundo com água na boca por aqui! 😉
    Nunca me esqueço de quando fui ver uma palestra da Família Schurmann, eles falaram que um dos lugares que eles nunca esquecem e o consideram um dos mais surpreendente que eles visitaram foi à Patagônia. Deve valer muito a pena, um dia vou conferir pessoalmente!

    Beijos

    Reply
    • 18/01/2009 at 23:59
      Permalink

      Oi Carol
      Olha, a Patagônia é mesmo surpreendente e vale demais a pena!
      Não deixe de ir! Dou o maior apoio!
      Bjs

      Reply
  • 20/01/2009 at 01:46
    Permalink

    Luisa, eu te perguntei porque nós estávamos pensando em ir para a patagônia em agosto, e o que acontece é que estaregião do Fritz Roy literalmente fecha. E tenho um aluno argentino me disse que o legal é ir no verão para fazer este trajeto de carro.
    Estou amando teu relato!
    Beijos

    Reply
    • 21/01/2009 at 23:30
      Permalink

      Oi Patrícia
      Patagônia no inverno é besteira, pois muita coisa fecha, outras ficam inacessíveis e o clima, no verão, já não é grandes coisas… No inverno deve ser impraticável…
      Reserva essa viagem para um final de ano!
      Bjs

      Reply
  • 26/03/2009 at 06:49
    Permalink

    Luisa teu blog está maravilhoso, fotos lindas adornam o blog, e estou indo para Patagônia agora dia 12 de Abril, será que vai estar muito frio, posso ver neve nesse período?? me diga onde posso comprar esse tal casaco “corta vento” mais em conta?? estou indo em particular, farei muitos passeios com operadoras de turismo de lá, você tem alguma para me indicar??
    Aguardo,
    Lúcia

    Reply
    • 01/04/2009 at 20:33
      Permalink

      Oi Lucia
      Obrigada pelos elogios, fico contente que vc tenha gostado!
      Eu fui pra Patagonia em pleno Ano Novo e tava bem frio, com um vento de rachar… Nao sei te dizer como sao as coisas por lá em abril, só sei que todo mundo desaconselha visitar a regiao no inverno…
      Eu nao sei te indicar uma loja de casacos corta-vento, pois comprei os meus em Milao, numa loja chamada “Avirex” e já te adianto que não é muito economica.
      As operadoras de turismo oferecem sempre as mesmas coisas pelo mesmo preço, acabam se equivalendo. Eu fiz tudo com a Hielo y Aventura.
      Bjs

      Reply
  • 28/12/2010 at 17:45
    Permalink

    Olá Luisa.

    Eu e minha família vamos visitar o Perito Moreno em janeiro de 2011. Pergunto: faz muito frio por lá? Venta muito? E o preço das excursões?
    Que outras opções de passeio El Calafate oferece?

    Abraços,
    Kelson, Tubarão/SC

    Reply
    • 12/01/2011 at 01:31
      Permalink

      Oi Kelson
      O Perito Moreno è uma geleira, faz frio sim e venta pra caramba. Nao me lembro dos preços, mas lembro que nao mudava muito de um lugar para o outro.
      Va numa agencia na cidade que eles informam tudinho
      Bjs

      Reply
  • 06/04/2011 at 00:18
    Permalink

    Pro favor da-me um conselho importantíssimo: vamos para El Calafate em 14 Amigas. Deveremos ir na ultima semana de outubro ou na 1ª semana de março???… É muito importante pra nós marcarmos a semana certa.
    Se puderes nos ajudar eu te agradeceria muito.
    Abraços, Jussara

    Reply
  • 06/04/2011 at 00:22
    Permalink

    Esqueci de dizer-te que deseja a resposta do E-mail anterior por E-mail.
    Obrigada, Jussara

    Reply
  • 12/04/2011 at 14:59
    Permalink

    gostaria de conhecer Ushuaia e El calafate em julho, alguem pode me informar se nesta epoca e possivel conhecer os glaciais? como funciona El Calafate em julho, no inverno e legal?

    Reply
    • 04/05/2011 at 12:08
      Permalink

      Oi Fernando
      No inverno os passeios sao limitados por causa do tempo. Melhor no verao.
      Bjs

      Reply
  • 26/04/2011 at 17:07
    Permalink

    Oi, Luisa
    Que delícia de viagem…..
    penso em fazer algo parecido, mas sabe me dizer se é complicado ir de El Calafate a Punta Tombo? Sabe me dizer que opções eu teria? Não gostaria de deixar os pinguins para outra oportunidade….rsrsrs

    Obrigada e boas viagens
    Ana

    Reply
    • 04/05/2011 at 12:51
      Permalink

      Oi Ana
      Complicado nao è… Pode ser caro ou demorado, entra no site das companhias aereas argentinas e compare horarios e preços.
      Bjs

      Reply
  • 29/04/2011 at 07:18
    Permalink

    Oi gente,

    Tudo bem?

    Meu nome eh Camila. Sou de BH, MG.

    Estou desesperada por ajuda.

    Enfim, meu marido e eu estamos planejando uma viagem para julho. A principio pensamos em Bariloche. So que por ser julho ta mto caro. A pessoa da agencia sugeriu Ushuaia e El Calafate. Pesquisei um pouco e achei que iria gostar. Hoje lembrei q tenho um amigo que ja esteve Ushuaia. Ele foi em janeiro desse ano. E encheu a gente de duvidas. Ele disse que em julho, por ser inverno, a cidades ficam extremamente vazias em funcao do frio. Que ao contrario de Bariloche, julho nessas cidades eh baixa temporada. Disse tb que sao cidades mto caras, que tem passeios que chegam a custar 300 reais por pessoa. E disse q deveriamos checar se as fotos que vemos na internet foram tiradas no inverno, porque provavelmente nao. Assim, ele amou o passeio, embora pareça que nao. So alertou para essas questoes porque estamos indo no inverno. Segundo ele tem passeios q nem sao possiveis.

    Gostaria de saber se valeria a pena. Esta ficando por volta de U$2000 por pessoa, saindo de BH. Mas tenho medo de chegar la e ficar presa no hotel numa cidade fantasma.

    Entao, se voces puderem me ajudar, agradeceria muito, de coracao mesmo.

    Um abraço,

    Camila

    Reply
    • 04/05/2011 at 12:54
      Permalink

      Oi Camila,
      Eu nao iria a Ushuaia e El Calafate no inverno.
      Bjs

      Reply
  • 22/05/2011 at 04:16
    Permalink

    ola,
    no mes que vem estarei viajando para el calafate e gostaria de receber algumas dicas. quais passeios devo fazer por lá? devo comprar esses passeios lá em el calafate ou compro aqui no brasil via alguma agencia?
    por favor, se alguem tiver alguma dica, me passem.
    obrigado
    fernando gilbert
    prgilbert@terra.com.br

    Reply
  • 07/12/2011 at 02:48
    Permalink

    oi

    estou querendo ir a ushuaia e el calafate em janeiro , sera que meu filho de 12 anos gostara ? aqueles passeios em snow mobile , trenos puxados por caes e etc acontecem ?

    Reply
    • 13/12/2011 at 10:41
      Permalink

      Oi Cassio
      Atè onde eu sei, passeios em trenos puxados por caes sò podem ser feitos acima do circulo polar artico… mas… mesmo que existam em outros lugares, acho complicado esse tipo de passeio no auge do verao.
      Bjs

      Reply
  • 02/02/2012 at 20:20
    Permalink

    Oi Camila e quem mais possa estar interessado em vir }a Calafate.
    Venha no verao.No inverno quase nada opera.Eu estou agora aqui,parte janeiro/fevereiro.É verdade que é tudo muito caro,mas nao se faz todo ano.Vale a pena fazer isto,uma vez na vida.
    Geraldo

    Reply
  • 07/07/2013 at 01:07
    Permalink

    Alguém pode me dizer se vale a pena ir a El calafate no final de Julho e inicio de agosto???

    Reply

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *