Navigation Menu+

Forte dei Marmi

Posted on Jul 12, 2010 by in Itália | 48 comments

Foi sò eu dizer que nao sou muito chegada em praia, que eis que surge um convite para ir a Forte dei Marmi… Convite nao se recusa, nao è mesmo?

Forte dei Marmi è considerada a cerejinha da regiao da Versilia, na Toscana, uma renomada zona balneària, cuja cidade maior e mais famosa è Viareggio.

Ao contrario do litoral nas proximidades de Rimini, que tende ao muito popular, a Versilia tem um “que” de elegante e exclusivo e, mesmo Viareggio que è, digamos assim, uma das mais democràticas das cidades da Versilia, nao è exatamente um lugar economico. Jà Forte dei Marmi è  o lugar dos ricos e famosos.

A cidade è muito verde, com amplas ruas arborizadas, lojas de grife em todas as esquinas e as “casas da praia” sao enormes, contruidas por arquitetos de fama internacional e se parecerem com palacetes. Sò de passear pelas ruas Forte dei Marmi me vem aquela sensaçao de “adoraria, mas nao pertenço a esse mundo”.

Alias, passear pelas ruas de Forte dei Marmi deve ser uma das unicas coisas democraticas na cidade. A bicicleta è o transporte oficial: rico ou pobre, velho ou novo, tà todo mundo com a sua magrela pra cima e pra baixo!

Alem da praia, nao sobra muita coisa pra ver/fazer em Forte (para os intimos); de historico, tem sò um pequeno forte do seculo XVIII, que deu o nome à cidade, mas està inserido em um centro moderno e restruturado.

E eu achei que a maioria dos restaurantes ali sao mais caros do que bons; para comer melhor e gastar menos, acho que vale a pena ir atè Viareggio. Mas em Viareggio o risco de almoçar do lado do tenor Andrea Bocelli ou de jantar do lado de um jogador do Milan  se reduz consideravelmente… Vai das prioridades de cada um…

Dizem que a vida noturna è bem animada e o lugar mais famoso de Forte è La Capannina. Eu passei na frente e aquilo me pareceu uma convencao de modelos pos Fashion Week: sò gente magra e bronzeada que desfilavam suas roupas de grife e carroes.  Eu adoraria, mas nao pertenço a esse mundo! Preferi nao entrar.

Mas vamos ao que interessa: a praia! O mar è super limpo, mas a agua nao è azulzissima, a areia è bem fina, mas nao è branquinha… Para os padroes das praias italianas, è um lugar super bonito, e o esquema ali è sempre o mesmo do resto da Italia: bagni privados que custam um pequena fortuna para te darem acesso à praia. 

 Como eu era convidada, nao sei quanto custa exatamente uma diaria num bagno desses, mas ouvi  uma discussao acalorada e indignada de que o preço medio de aluguel de uma tenda e de uma cabine para uma temporada (que imagino và do inicio de junho ao fim de setembro) è de 5 a 7 mil euros, mas que um bagno famoso da regiao estava cobrando 18 mil euros! Definitivamente, eu adoraria, mas nao pertenço a esse mundo!

E vale?  Particularmente, eu acho que nao, mas sò pq eu nao sou uma fanatica por praia; porem, contudo, entretanto, todavia, gostei da experiencia, afinal, quem nao gosta de uma mordomia? E pagando bem, mordomia è o que nao falta!

Tendas enormes com cadeiras e espreguiçadeiras super confortàveis e uma util mesinha de apoio esperando por mim todos os dias.  Existe tb a possibilidade de ficar debaixo de um guarda-sol, ao inves da tenda, que custa atè mais barato; mas pelo o que eu vi, a escolha entre tenda ou guarda-sol è mais uma questao de preferencia e de estilo do que de custos.

Vc chega no amplo estacionamento para carros e bicicletas, estaciona o seu meio de transporte, se aproxima da sua tenda e constata que as suas toalhas jà foram devidamente colocadas nos moveis da sua tenda, vc sò tem o dificil trabalho de achar a melhor posiçao para tomar sol.

Depois do banho de mar, uma ducha de agua doce pertinho do mar, ou proxima a sua cabine e, pq nao?, uma garrafa de vinho branco com uma focaccina, servidas sob a sua tenda, sò para aplacar aquela fominha fora de hora. 

Cansou de tomar sol e nao està a fim de um banho de mar? Dà pra fazer um social ou tomar alguma coisa em espaços “lounge”, decorados especialmente para isso…

Fala a verdade: farofa de gente rica è outra coisa!

Vale conferir:

48 Comments

  1. Com esse preço pegava um avião em primeira classe e me mandava para o Brasil, Tailandia, Maldivas ou qualquer outro lugar com praias muito mais bonitas :D

    • Oi Mauoscar,
      O duro è saber que a maior parte de quem frequenta Forte nao precisa desse dinheiro para ir as Maldivas, Tailandia ou onde quer que seja… :)
      Bjs

  2. Camila,
    Tô rindo até agora com o “farofa de gente rica”. menina, tu é muito “phyna” mesmo!
    bjs,

    • Oi Lu,
      Eu acho que farofa è farofa independente da classe social!
      Mas que farofa de rico è muito mais chique, isso è! :)
      Bjs

  3. O que eu mais gostei foi a forma como as fotos foram colocadas, asim lemos bastante sem se cansar da leitura.

    • Obrigada, Alexia,
      O objetivo è bem esse mesmo! ;)
      Bjs

  4. Olá, Luisa.

    Gostamos muito desse post e do seu Blog.

    É bem legal porque você detalhou bastante, deu sua visão sobre o lugar e postou fotos que ajudaram a contar sobre o lugar.

    Intessante saber que apesar de todo o glamour o transporte oficial é a bicicleta.

    Dicas assim serão muito bem vindas na nova rede social de viagens “Milevo”.

    Esperamos você lá!

    http://www.milevo.com.br

    Abs,

    Equipe Milevo.

    • Obrigada Equipe Milevo!
      Bjs

  5. Gosto de visitar esses lugares depois de agosto. As pessoas voltam a ser normais, os locais perdem a frequência e o glamour mas as intalações estão todas lá, com preços inferiores. :)

    • Oi Allan
      Eu tb nao gosto de viajar na alta temporada, mas às vezes nao tem como escapar, nè? :)
      E, infelizmente, mesmo os preços inferiores de Forte nao sao para o meu bolso…
      Bjs

  6. Luisa

    Foi por tudo isto que vc disse que eu no ano passado fiquei em Viareggio e não em Forte dei Marmi!! :-)

    Bjs

    • Oi Margarida,
      Eu gosto mais de Viareggio, acho menos “afetado” que Forte…
      E gosto mais dos restaurantes de Viareggio tb! (comilona? eu?) :)
      Bjs

    • Oi Bia
      Vc tem o dom de encontrar lugares perdidos no meio do nada para explorar, nè?
      Seu blog è uma otima fonte de inspiraçao para viagens ao Brasil!
      Bjs

    • Obrigada, Taisa!
      Vou visitar teu blog!
      Bjs

  7. Adoro o astral da Europa no verão, tudo parece festa! :)

    Que saudade que me deu de uma prainha… agora aqui em Dubai, só “forninha”, praia à 50 graus, pronta para tostar qualquer um! rs

    Bjks

    • Oi Fe
      È realmente incrivel como muda o astral das pessoas conforme vao passando as estacoes do ano aqui na Europa!
      Eu tb adoro o clima de festa do verao! Mas praia aqui nao me ganha, nao! :)
      Bjs

  8. Favor entrar em contato comigo preferencialmente por telefone 0800 602 20 20 para conversarmos sobre publicidade da Real em seu Blog.
    Um abraço

    • Ola Rafael
      Obrigada pela proposta, mas no momento nao tenho interesse.
      Bjs

  9. Luisa, vi no blog do Ricardo Freire que vc ia fazer uma viagem pra Cuba. Você não fez? Ou ainda não escreveu nada? Vou andar por lá, por favor, se vc escreveu sobre a viagem em algum lugar me diga. Aguardo. Obrigado.

    • Oi Renato Ramalho
      Tive que adiar a viagem por “problemas tecnicos” no planejamento.
      Se tudo der certo, a viagem sai esse ano!
      Bjs

  10. Afé, to passada com isso de pagar pra curtir uma praia. Sorte nossa de ter praias tão lindas aqui (Brasil e, especificamente, Pernambuco) perto e sem pagar nada para ir e fazer a “farofa” ao nosso gosto. :)

    • Oi Camila
      A gente fica tao mal acostumada com o esquema de praia no Brasil, que quando vem pra Europa, se assusta! :)
      Bjs

  11. Parabéns pela ótima matéria, mostrando mais uma vez lugares exóticos e bonitos que podem ser ótimos destinos turísticos, para quem procura novas aventuras espalhadas pelo o Mundo.

  12. Gostei muito deste post, e para nós brsileiros é mesmo muito diferente (estranho ) morei durante 3 meses em Rimini durante o verão. Também tenho um blog que fala da Itália e de viagens . http://Www.vempraitalia.com

    • Oi Renan
      Quem nao tem cao, caça com gato, nè?
      È estranho, mas a gente dà sempre um jeitinho de se adaptar! :)
      Bjs

  13. Gostei muito desse post,as fotos sao lindas podemos ler sem cansar.
    Parabens.

  14. Nossa fiquei maravilhada com essas ” casinhas” beira -mar, mas o preço é é coisa pra gente fina hehe.

    Parabéns pelo blog e pelas fotos maravilhosas.

    Uelyn

    • E poe “fina” nisso, Uelyn!
      Nao è pro meu bico, nao… :)
      Bjs

  15. No seu blog, Luisa, é onde eu mais conheço lugares de que nunca ouvi falar. O Forte dei Marmi é um deles! Só por isso, já adorei o post! Mas praia, para mim, só se for para caminhar (pouco!) pelo calçadão e fuçar nas barraquinhas de artesanato. Rá! :-)

    • Oi Silvia
      Somos 2! Praia nao è a minha praia. O unico problema è que aqui nao existe nem calçadao nem barraquinha de artesanato! :)
      O que eu fui fazer là? Nem eu sei! :)
      Bjs

  16. Que coincidência! Andei circulando por essa região no mês passado. Mas, sinceramente, para quem tem tanta praia linda como os brasileiros … esse estilo farofa chic… não seduz muito.
    É divertido por ser diferente. No entanto, o interior da Toscana realmente encanta muito mais do que a costa, né?
    Bj
    Claudia

    • Oi Claudia
      O interior da Toscana è imbativel no quesito “encanto”. As praias, como vc mesmo disse, vale pelo divertimento do “diferente”, mas nao seduz, nao!
      Bjs

  17. Luisa, eu concordo com a Silvia… você sempre nos proporciona viagens para lugares diferentes e muito interessantes. Valeu :)

    • Oi Natalie
      Eu acho todos os lugares interessantes, por isso acabo indo pra todo canto! :)
      Viajar è tao bom, nè?
      Bjs

  18. Lu!
    Estou indo pra Tanzani, escalar o Kilimajaro amanha!!!
    Wish me luck! :-)
    Já li e re-li seus posts pra me inspirar!
    Beijos
    Dri Miller

    • Oi Dri!
      Boa viagem!
      Aproveita bastante e tire muitas fotos!!
      Bjs

  19. Hei Luisa, gostei dos seus posts e da forma que conta dos lugares. Ao contrário de você eu gosto de praias, mais realmente esta daí que você mostrou não faria meu estilo. Mas é interessante ver praias diferentes.
    Parabéns pelo blog. Também tenho um caso você queria conhecer: http://deixaqeutemostro.wordpress.com/
    Bjs

    • Obrigada lacar!
      Vou visitar teu blog!
      Bjs

  20. Olá, Luisa!
    Trabalho em um portal que oferece hospedagens em mais de 5000 hotéis aqui no Brasil! Caso não conheça, o link é: http://www.portaldehospedagem.com.br Gostaria de ter um contato direto com você, existe algum email o qual em posso enviar mais informações?
    Desde já, agradeço.
    Renata R.

    • Te mandei um email, Renata.
      Bjs

  21. Olá, Luisa.

    A nova rede social de viagens está chegando e queremos muito que pessoas viajadas como você faça parte, compartilhando fotos e dicas!

    No Milevo você encontra páginas específicas de cidades, restaurantes e atrações de lugares do Mundo todo.

    Comece a compartilhar suas histórias de viagem agora mesmo, dando uma olhada na página de Viareggio: http://www.milevo.com.br/cidade/viareggio

    E continue sempre postando em seu blog, porque ele é show!

    Abraços,

    Equipe Milevo
    @Milevocom

  22. Oi Luisa,
    Você descreveu super bem o estilo de Forte dei Marmi: uma praia badalada e muito interessante, embora eu prefira as ilhas do arquipélago toscano, com água realmente transparente de tirar o fôlego.
    Bem, é sempre gostoso voltar aqui no seu blog, com tantas dicas bacanas. Resolvi aproveitar para dar um oi.
    beijocas,
    Babi

    • Oi Barbara
      Que bom te ver por aqui!
      Eu nao sou muito de praia e sò fui a Forte dei Marmi pq fui convidada e nego viagens.
      Tenho que conhecer essas ilhas do arquipelago toscano, jà ouvi muita coisa boa a respeito delas!
      Bjs

Trackbacks/Pingbacks

  1. Tweets that mention Forte dei Marmi « Arquivo de Viagens -- Topsy.com - [...] This post was mentioned on Twitter by Roberta Ristori. Roberta Ristori said: RT @carolmayr: Li no Google Reader: Forte …
Add Comment Register



Submit a Comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>