Friuli: vinhos e longobardos

Uma das ultimas viagens que fiz ainda gravida foi um final de semana prolongado na regiao italiana de Friuli Venezia Giulia para relaxar num agriturismo.  Fazendo uma comparaçao grosseira com outras regioes mais conhecidas da Italia, o Friuli seria um “Piemonte com vinhos brancos”.

cividale1

Assim como o Piemonte, o Friuli nao possui as paisagens espetaculares e as cidades fofissimas da Toscana, mas em termos de vinho, nao tem lugar melhor para experimentar um vinho tinto italiano  como no Piemonte e nao tem lugar melhor para curtir um vinho branco italiano como no Friuli.

cividale2

Essa viagem foi feita no meu ultimo mes de gravidez, mas foi organizada antes de eu saber que estava gravida. (nao tem muita logica organizar visitas a vinicolas com um barrigao, nè?).

cividale3

O objetivo de tamanha antecedencia na organizaçao è que nòs gostariamos de nos hospedar num agriturismo especifico – administrado pelo nosso produtor de vinho branco preferido – numa època especifica – durante a colheita das uvas.

Nosso destino foi a cidade de Dolegna del Collio, na provincia de Gorizia, quase na fronteira com a Eslovenia.

cividale4 (2)

Como pra mim relaxar nao è sinonimo de ficar sem fazer nada e, por causa da gravidez, eu nao podia aproveitar as degustaçoes de vinho, praticamente obriguei o marido a encontrar programas alternativos para fazermos pelas redondezas.

cividale4

Numa viagem anterior à regiao, tinhamos jà visitado  Aquileia, entao dessa vez nos concentramos em Cividale del Friuli.

cividale5Cividale foi a capital longobarda do Friuli, povo de origem germanica que, quando invadiram a Italia, deram vida a um reino independente no periodo de 569 atè 764, quando Carlos Magno tomou conta da regiao.

cividale6

A  principal atraçao de Cividale del Friuli è o chamado Tempietto Longobardo (oratorio de Santa Maria in Valle), considerado o mais importante e melhor conservado testemunho arquitetonico da època longobarda, tombado como patrimonio da humanidade pela Unesco.

cividale7

Foi construido por volta do VIII seculo como a capela privada do gastaldo (um tipo de administrador da cidade) e ainda hoje conserva uma extraordinaria e bem conservada decoraçao em stucco (estuque?), especialmente as seis figuras femininas em relevo (Sante).

E quem se interessar por mais detalhes sobre os estilos arquitetonicos e artisticos, o site do Tempietto è super completo e vale a leitura.

cividale8E assim, o tour que originariamente era sò focado nos vinhos do Collio, para a minha alegria, acabou se transformando em um inesperado passeio historico-cultural-longobardo.

 

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

4 thoughts on “Friuli: vinhos e longobardos

  • 27/03/2013 at 20:58
    Permalink

    Olá

    Boa tarde!

    Somos da Equipe do Portal InDica ( Grupo de Mídia criado em New York, EUA, com sede também no Brasil).

    Primeiramente parabéns pelo seu trabalho como influenciador e gerador de conteúdo criativo, relevante e original, foi por isso que nosso jure e equipe selecionou o seu Blog/Site ao Prêmio “VIAGEM DE BLOG 2013 – Os 51 Melhores Blogs de Viagem do Brasil”, conforme link abaixo:
    http://programaindica.com.br/os-51-melhores-blogssites-sobre-viagens-e-turismo-em-portugues-premio-viagem-de-blog/

    Para chegar a esse resultado nosso júri utilizou durante um mês algumas ferramentas para medir branding/marca online como o Google Trends, Google Insights, Whostalkin, Socialmention, Icerocket, Quarkbase e Blogpulse, as quais apontaram seu BLOG como o mais lembrado quando o assunto é viagem e turismo.

    Os Blogs selecionados serão identificados através de um certificado do Prêmio “VIAGEM DE BLOG 2013”. Todos os indicados estarão incluindo em seus blogs/sites o certificado que linka diretamente para a página referente ao prêmio.

    Esta iniciativa tem por objetivo:

    1º – Em primeiro lugar, essa iniciativa tem por objetivo aumentar a força e relevância dos indicados, reconhecendo e incentivando os melhores Blogs do Brasil a continuarem com o excelente trabalho que todos desempenham.

    2º – Divulgar seu perfil/site/blog gratuitamente a um público que visita nosso Portal, e mostrá-los aos nossos mais de 400.000 seguidores dos nossos perfis e dos perfis dos nossos parceiros;

    3º – A direcionamento de visitantes do Portal InDica aos Blogs que compõe os 51 melhores, é considerado como “voto de confiança” o que ajuda na relevância e ranking do seu blog/site na busca orgânica/ gratuita do Google, esta estratégia é conhecida como Search engine optimization (SEO) e Link Building;

    5º – Todos os indicados estarão colocando o certificado “VIAGEM DE BLOG 2013 – Os 51 Melhores Blogs de Viagem do Brasil”, consequentemente o seu link/marca será exposto pelos outros 50 indicados, e eles esperam que você faça o mesmo, de um modo mais específico imagine que o público de cada um dos outros 50 indicados tenham a possiblidade de acessar o seu site e conhecer a sua marca, isso com certeza irá aumentar a sua audiência significativamente.

    Ex: Cada indicado tem no mínimo 1.000 visitas por mês, se cada um dos 50 enviar essa quantidade de visitas ao seu blog, temos 50×1.000= 50 mil visitas. “Obs: Alguns dos indicados tem mais de 2000, 3000 e até 10.000 visitas por mês” (Contamos com sua ousadia).

    – Divulgar vocês como uma referência ao mercado de Turismo e Viagem, pois o conteúdo que gera tem valor agregado para nós, profissional de Turismo e Amantes de Viagem.

    *OBS. O Prêmio é uma iniciativa sem Fins Lucrativos, por isso, NÃO cobramos nada!

    Aproveite e insira o certificado “VIAGEM DE BLOG 2013” linkando-o para a referida matéria. E deixo-nos um comentário, gostaríamos muito de estreitar esse contato.

    Sucesso e Forte abraço.

    Vanessa Pedreira

    Diretora do Prêmio InDica
    Portal InDica – Turismo, Viagem e Intercâmbio
    Email: programaindica.com.br
    Facebook: facebook.com/Programaindica

    Reply
  • 22/04/2013 at 16:47
    Permalink

    oi, luisa!
    estou escrevendo aqui nos comentários porque não achei nenhum email para contato, mas queria te dizer que eu gosto muito do seu blog.
    ano passado comecei a pesquisar sobre um mestrado em coimbra e acabei encontrando aqui várias informações que me foram muito úteis… agora já fazem sete meses que moro aqui e sou cada dia mais apaixonada pela cidade e por portugal! 🙂
    sempre que planejo uma viagem (impossível não querer fazer as malas todo final de semana, com tanta coisa linda por perto!) venho aqui conferir suas dicas.
    espero que continue sempre postando sobre destinos interessantes e tomara que eu possa conhecer um pouquinho desse tanto de lugares incríveis que você já visitou!
    beijos.

    Reply
    • 10/05/2013 at 14:05
      Permalink

      Obrigada, Laurem
      Muitas viagens e muito sucesso pra vc!
      Bjs

      Reply
  • 02/07/2013 at 18:58
    Permalink

    Ola Luisa, tudo bem? Primeiramente parabens pelo seu blog e conteudo.
    Amigos recomendaram-me a regiao da Puglia durante esse verão, devido as férias universitarias algumas praias são mais badaladas e outras mais calmas. Voce teria mais informações sobre um bom lugar para ir, Bari ou outra opção vale a pena conhecer durante o mes de Agosto?
    Obrigado

    Reply

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *