Grazzano Visconti

Uma coisa que eu adoro na Itália é que os italianos (pelo menos os que eu conheço) não ficam em casa de jeito nenhum, estão sempre “in giro”! Seja um final de semana em alguma cidade européia servida por uma low cost, seja um almoço num restaurante delicioso e econômico em uma cidade vizinha.

Quando não viajo, esses almoços fazem a alegria dos meus finais de semana. Não só porque sou uma comilona e a comida italiana é maravilhosa, mas também porque a Itália é inesgotável, e eu acabo sempre conhecendo uma cidadezinha charmosérrima, com muita história pra contar, bem pertinho de casa.

Pois bem, o objetivo inicial do nosso sábado era simplesmente passear pelas vinícolas dos Colli Piacentini com um outro casal de amigos, almoçar em uma cidadezinha chamada Ponte dell’Olio, onde tem um restaurante de cozinha regional maravilhoso, a Locanda Cacciatori (mais típico impossível e o “pisarei e fasò” é demais!).

Mas eis que no meio do almoço se lembraram de que eu era estrangeira, de que não conhecia Grazzano Visconti e, já que estávamos ali pertinho, por que não mudar um pouco os planos e, após o almoço, visitar a tal Grazzano Visconti.

Pois é… a minha reação foi mesmo essa: “Visitar o quê? Mas do que vocês estão falando?”.

Eles me explicaram que é uma cidadezinha turística até bem famosa na região, por que reconstrói um burgo medieval, com direito a castelo, cavaleiros, lutas e afins. E, acrescentaram que, ainda que de medieval a cidade não tenha nada (as construções são recentes), valia a pena o passeio.

 

Fiquei imaginando um lugar sem graça, totalmene fake só para agradar turista, mas tava valendo! Não costumo recusar passeio…

Como me enganei! O lugar é encantador e não se parece em nada como um cenário da Disney, como eu imaginava que fosse. É uma cidadezinha normal, com vida própria e pessoas de verdade que moram por ali; a cidade tem seu charme porque possui uma arquitetura “particular”, que conseguiu captar muito bem o “clima” medieval, tanto que tava cheio de crianças em passeios da escola, munidas de escudos e espadas, aprendendo como era a vida na Idade Média.

(Vou confessar que tive vontade de me juntar às crianças para ouvir as explicações… mas me contive e fiquei prestando atenção de longe pra não dar muita bandeira).

Quem quiser saber mais sobre a cidade, dá uma passadinha no site www.grazzano.it.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

4 thoughts on “Grazzano Visconti

  • 07/05/2008 at 23:33
    Permalink

    Luisa

    Eu adoro Itália!!!No meu perfil no Tripadvisor escrevi que Itália é o país onde quero sempre voltar…e sempre me surpreendo a cada visita,porque tal como disse Itália é inesgotável!!!
    Este ano no Verão vamos pela segunda vez a Roma e estamos a pensar no final-do-ano voltar também a Florença e Siena.Temos uns amigos que não conhecem e gostariam de ir.Sabe se o fim-de-ano em Florença é divertido??E o clima,será muito frio??Nós não nos importamos com o frio porque nessa altura até costumamos ir para o ski,mas os nossos amigos,tal como a maioria dos portugueses só pensam em paraísos tropicas…hehehe…como o Brasil!!
    Adorei a cidadezinha…já anotei!!

    bjinhos

    Reply
  • 08/05/2008 at 19:31
    Permalink

    Olá Margarida,

    Itália em dose dupla esse ano! Coisa boa! Mas vou ficar te devendo uma informação precisa sobre Florença no final do ano, porque nunca estive por lá nessa época. Acredito que Florença seja fantástica em qualquer época do ano, faça frio ou calor!
    Com relação ao divertimento, sabe que, para uma brasileira, a Itália em geral não é o lugar mais divertido do mundo num final de ano… mas isso nunca me impediu de passar finais de ano maravilhosos por aqui!

    Vai lá, aproveita bastante e depois me conta!

    Bjs

    Reply
  • 08/05/2008 at 23:03
    Permalink

    Dose dupla não…quadrupla,porque este ano já estivemos em Courmayeur e Veneza…hehehe…eu não disse que era apaixonada por Itália??
    Claro que comparado com o fim-de-ano no Brasil,aqui na Europa é tudo muito menos animado…mas eu por exemplo gostei muito da passagem do ano em Viena…muita gente na rua e muita animação…
    Mas tem razão,Florença é linda em qualquer época do ano!!

    Bjs

    Reply
  • 11/05/2008 at 12:21
    Permalink

    Margarida,

    Nossa! Eu sabia que vc gostava da Itália, mas não tanto assim! 🙂

    E não vale! Você me deixou com vontade de passear em Florença! Humpf! 🙂

    Bjs

    Reply

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *