Great Smoky Mountains

Great Smoky Mountains è uma cordilheira, um pedaço dos Montes Apalaches, entre o Tennessee e a Carolina do Norte nos Estados Unidos e è famosa por causa do parque do mesmo nome.

O parque è composto de quilometros e quilometros de floresta umida e fresca (que o transforma no unico lugar “vivìvel” do Tennessee durante o verao) e, diz a lenda, que è o parque mais visitado do pais.

Smokies, para os intimos, è gigantesco e quando comecei a organizar os passeios por là, nao sabia por onde começar, nem o que tipo experiencia gostaria de ter, tamanha a quantidade de informaçoes e opçoes de lazer oferecidas no completissimo site do parque.

Tem trilhas para todos os gostos: das mais curtas às mais compridas, das mais fàceis às mais dificeis, e atè um tour pra se fazer de carro! E todos os percursos vem muito bem explicadinhos para que vc possa se decidir se prefere uma trilha com vista bonita, ou uma com cachoeira, com mais ou menos gente…

Pois bem, nòs optamos por fazer primeiro o tour de carro por Cades Coves, depois uma trilha de nivel intermediario com cachoeira e, pra terminar, uma outra trilha facil com vista do parque.

Cades Cove è a parte mais famosa do parque por causa da vida selvagem que existe por ali e tambem pq ali existia uma pequena comunidade de montanha, hoje transformada em museu.

O tour de carro consiste em percorrer uma estradinha estreita e circular num engarrafamento inacreditavel e com uma paisagem mais inacreditavel ainda. A cada tanto tem uma casa ou uma igreja historica para ser visitada, no meio de muita natureza. Um passeio delicioso, apesar do engarrafamento.

Jà a “vida selvagem” estrela do parque sao os ursos. Eu tinha visto varios avisos sobre como se comportar caso encontre um urso, varios cartazes proibindo alimentar os ursos, latas de lixo a prova de ursos… Mas eu achava que era mais um daqueles excessos de zelo tipicos americanos pra evitar problemas na justiça… Imagina se euzinha iria ver um urso de perto! Jamais!

Pois è… O impossivel aconteceu nos meus primeiros 15 minutos de Smoky Mountains: da janela do carro vejo um urso preto todo faceiro no alto de uma arvore tomando seu cafè da manha tranquilamente, sem se incomodar com os flashes!

E o que eu achei que fosse um mero acaso, uma sorte danada, se repetiu! Em um outro trecho de Cades Cove, tambem da janela do carro, eis que vejo um outro urso que passeava preguiçoso em meio à floresta. Eu fiquei tao maravilhada de ver o bicho que, quando me lembrei da maquina fotografica, ele ja tinha ido embora…

A trilha com cachoeira que fizemos foi a Abrams Falls, 8km ida e volta e, segundo o serviço se informaçoes do parque, de nivel intermediario e cheio de gente.

Eu nao sei o que eles entendem por nivel intermediario… Eu achei a caminhada bem facil e tranquila, mas è claro que passear no meio do mato nao è a mesma coisa que passear num shopping center. O que tinha de mais dificil, na minha opiniao, eram umas pontes construidas com troncos de arvores, mas nada que assuste.

(O que me assustou de verdade foi cruzar com uma cobra enorme no meio da trilha, grossa como um braço. Ainda bem que a cobra se assustou mais do que eu e foi embora rapidinho!)

Nòs fomos bem cedo e nao achei que a trilha estivesse cheia de gente. Topamos com algumas pessoas pelo caminho e na cachoeira tinha umas 2 familias que se divertiam na agua, mas nada que tirasse o fascinio do lugar.

Alias, que delicia! Depois de 4km de caminhada, nada como encontrar uma cachoeira para relaxar e esquecer do tempo e do mundo. O chato è que depois dà preguiça de ter que voltar…

Jà a trilha facil com vista nao me conquistou muito. Optamos pela Clingmans Dome, o ponto mais alto de Smoky Mountains e localizado metade no Tennessee e metade na Carolina do Norte.

A trilha consiste em mais ou menos 1km de estrada asfaltada bem ingreme e no final tem uma torre para observaçao. A vista do alto è realmente espetacular, mas precisava usar aquele cimento todo? È um parque, poxa…  imagino que quem vai atè là està em busca de natureza, e, convenhamos, estrada asfaltada nao colabora muito com a beleza do lugar.

Uma coisa que eu achei legal em Smoky Mountains è que as pessoas nao vao atè là sò para “visitar” o parque (como nòs fizemos), mas vao para “aproveitar” o parque. O que mais tem ali sao familias tomando banho de cachoeira, descendo o rio de boia, fazendo pic nic…

Pra quem gosta de um contato direto com a natureza, è um excelente lugar para passar varios dias; a infra estrutura è muito boa e nao faltam coisas pra fazer!  E pra quem, como eu, è mais urbano e se dà por satisfeito com uma visita que englobe dois ursos, uma cachoeira e uma vista fantastica, um dia è suficiente.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

10 thoughts on “Great Smoky Mountains

• 07/09/2010 at 19:53

Luísa!!
    Adorei… Se tem uma coisa boa aqui nos EUA, elas são os Parques Nacionais.. Também voltei impressionadissimo com o Yosemite na California!!
    Que “sorte”vcs acharem o urso.. Demoramos a encontrar um la na Califórnia!!
    Bjao

• 19/09/2010 at 16:44

Oi Oscar
      Entao, foi tao facil ver 2 ursos que eu nao sei mais se tivemos sorte ou se eles sao tao abundantes que è impossivel nao ve-los…
      Adorei os Parques Nacionais que visitei, sao maravilhosos!
      Nao vejo a hora de visitar os outros!

• 08/09/2010 at 16:00
    Permalink

Adorei também! Sou doida pra ir nesses parques nacionais nos Estados Unidos…mas a gente sempre vai pra NY!!!
    Nossa mas tenho medo de encontrar cobras e ursos!!!

• 19/09/2010 at 16:47

Oi CarlaZ,
      A gente tb… Toda vez que nos pensamos numa viagem para os Estados Unidos, NY è sempre a primeira cidade que nos vem em mente…
      Mas desta vez, sò vimos o aeroporto de NY na hora de fazer uma conexao!

• 09/09/2010 at 13:07

Oi Luisa
    Já tinha visto sobre este parque em um documentário e achei lindo! Os americanos são extremamente organizados, chegam ao exagero às vezes… também aconteceu comigo uma vez num passeio de barco para ver as baleias: quando vi pela primeira vez a dita cuja saltando gigantesca bem na minha frente, fiquei tão pasma que esqueci que estava com a câmera na mão, quando me lembrei, só congui fotografar a pontinha da cauda já mergulhando no mar…. A natureza é mesmo incrível, não!
    Beijocas,
    Bia

• 19/09/2010 at 16:50

Oi Bia
      Realmente a natureza è incrivel e as fotos mais bonitas que eu tenho dos parques e animais estao todas na minha memoria. Se o bicho nao ficar fazendo pose pra mim, eu me esqueço de fotografà-lo… 🙂

• 10/09/2010 at 01:06
    Permalink

Luisa, já percebi que as indicações de trilhas geralmente nos subestimam um pouco. Eu sempre diminuo um nível de dificuldade. 😉

Beijos! Que bom que voltou a postar!

• 19/09/2010 at 16:54

Oi Camila
      Eu tb tinha percebido que as indicaçoes das trilhas nos subestimam um pouco, mas nos Estados Unidos eu achei que elas nos subestimam tanto!
      De repente sou eu que estou mais em forma! 🙂

• 06/10/2010 at 17:25
    Permalink

Voce foi a Asheville? Adoro essa cidade e guardo otimas lembrancas d ela. Beijos