Havana

Em Cuba  pude perceber claramente como a minha opiniao e o meu julgamento em relaçao a um lugar podem mudar de acordo com minhas experiencias precedentes.

Me explico: cheguei em Cuba por Havana e passei meu primeiro dia ali, deslumbrada com a quantidade absurda de carros anos 50 em circulaçao, apaixonada pela arquitetura da cidade, impressionada como Havana estava parada no tempo…

Quer dizer, todas as minhas expectativas a respeito de Cuba se superaram logo no primeiro dia de viagem.

E a simpatia dos cubanos sò acrescentou mais fascinio a Havana. Tinha aquele ar de cidade pequena, onde todo mundo sorri pra todo mundo, as pessoas se cumprimentam, param pra ajudar…

No segundo dia, seguimos para Santiago de Cuba de aviao, alugamos um carro e voltamos pra Havana sò depois de duas semanas rodando pelo interior do pais.

A cada cidade por onde passavamos, eu me surpreendia mais e mais com Cuba, as cidades pequenas por onde passavamos eram um “concentrado” de todos os “detalhes” que me deslumbravam em Havana e as pessoas que encontravamos eram sempre mais e mais simpaticas e disponiveis.

Resultado, nos meus dois ultimos dias de viagem, quando finalmente voltei pra visitar Havana, achei a capital tao cosmopolita e tao globalizada, as pessoas tao “indiferentes” aos turistas, como uma tipica cidade grande.

No inicio da viagem, meus olhos viam uma Havana parada no tempo com as pessoas mais simpaticas e disponiveis do mundo, no final da viagem, meus olhos viam uma Havana cosmopolita com habitantes mais introspectivos e menos disponiveis, com todas as vantagens e desvantagens de uma cidade grande.

Achei impressionante como a minha percepçao de um lugar mudou tanto em tao pouco tempo, o que nao significa que Havana seja menos interessante ou sem nenhum fascinio por causa disso.

Pelo contrario, Havana conseguiu me surpreender duas vezes e por razoes opostas: a primeira vez como uma cidade pequena parada no tempo e a segunda vez como uma capital cosmopolita!

Fala a verdade, sao pouquissimas as cidades do mundo que tem esse poder!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

16 thoughts on “Havana

    • 11/05/2011 at 18:26
      Permalink

      Oi Deise
      Eu tb adorei Havana, mas nao penso em voltar tao cedo… 🙂
      Cuba è fantastica, mas jà estou satisfeita com o que vi!
      Bjs

      Reply
    • 27/02/2012 at 00:28
      Permalink

      Estou tentando falar por telefone com hóspede em casa particular em Cuba sem sucesso. alguém tem idéia do que pode estar acontecendo? A ligação é desligada quando digo que falo do Brasil e peço para falar com a hóspede…
      obrigada
      Thais

      Reply
  • 11/05/2011 at 18:12
    Permalink

    Bom dia!
    Cheguei ao seu blog através do VnV, que é para onde corro antes de qualquer viagem.
    Meu marido está indo amanhã, dia 12/o5 para Havana, a trabalho. Essa ida vai ser totalmente sem programação pois ficou resolvido dia 10. Na realidade estamos carentes de informação. Felizmente achei seu blog que está sendo de grande ajuda. Li tudo que vc escreveu sobre sua ida a Cuba e passei para ele. Felizmente ele não precisa se preocupar com hospedagem,alimentação e deslocamento, mas é mto desagradável viajar sem informações. Temos somente aquelas que ,acho, todo brasileiro tem. Gostaria de saber o que é mais conveniente levar dolares ou euro caso ele queira ou necessite pagar alguma coisa. Se vc puder ajudar, agradeço.
    Abraços, Tania Janin

    Reply
    • 11/05/2011 at 18:28
      Permalink

      Oi Tania
      E’ melhor levar euros. Eles cobram uma taxa de 10% para trocar dolares, alem è claro do cambio desfavoravel.
      Bjs

      Reply
  • 11/05/2011 at 22:00
    Permalink

    Aí que legal vc já ter me respondido. Vou providenciar ainda hj.
    Brigadíssima
    Bjs

    Reply
  • 11/08/2011 at 02:16
    Permalink

    Oi Luisa, tudo bem? Parabéns pelo blog, muito bacana! Estou indo com a minha mulher para Cuba daqui a 1 mês (em setembro) e vamos ficar 3 noites em Havana e 4 em Cayo Largo. Em Havana, queria saber se você teria alguma dica de um lugar verdadeiramente bacana (ou seja, não “turístico/enganação”) e charmoso para curtirmos um bom mambo/salsa genuinamente cubano (a la buena vista social club / tito puente / cachao lopez etc…), você por acaso conhece? A mesma coisa em relação a restaurantes, “casas de tabaco / charuto”, e especialmente (não custa perguntar) onde encontrar boas e típicas serigrafias por lá. Muito obrigado!

    Reply
    • 25/09/2011 at 11:31
      Permalink

      Oi Diogo
      Eu nao fui a nenhum lugar de mambo/salsa nem turistico, nem charmoso.
      Nao è muito o meu estilo de passeio.
      Bjs

      Reply
  • 21/10/2011 at 01:04
    Permalink

    Luisa, Eu gostaria de presentear meu pai com uma viagem. Ele sempre adorou Cuba e Fidel. Eu nunca pensei em Cuba como destino turístico até ler seu blog…Quais as suas dicas para conhecer o principal de Cuba sem muita correira e confusão? (Trocas de hotéis e viagens sem muito conforto) Também gostaria de me hospedar em hotéis de qualidade. Vc tem alguma dica?
    Desde já agradeço sua atenção,
    Um abraço e parabéns pelo blog
    Rita

    Reply
    • 21/10/2011 at 11:13
      Permalink

      Oi Rita
      Toda essa viagem que eu fiz pra Cuba foi escolhendo o maximo do conforto que o lugar oferece.
      Pra nao ter dor de cabeça com transportes, ou vc vai de excursao, ou aluga um carro.
      Nao fui para as praias, onde o nivel de conforto dos hoteis è mais alto, mas tb nao fiquei em nenhum “muquifo”, e as casas particulares sao bem interessantes como opçao de hospedagem, principalmente para quem quiser ter um contato mais “pessoal” com Cuba.
      Se eu levasse meu pai pra Cuba, talvez ficaria um pouco em Havana, reservaria uma casa particular em Trinidad, e faria bate e voltas nos arredores como Cienfuegos e Santa Clara, e terminaria em alguma praia daquelas bem internacionais, num hotelzao estilo resort (pq meu pai gosta disso). Tendo tempo, iria visitar as plantaçoes de tabaco em Pinar del Rio…
      Bjs

      Reply
  • 23/01/2012 at 18:27
    Permalink

    oi, tudo bem.
    Estamos indo prá havana no início de fevereiro e também gostaríamos de visitar Santiago e Caio Largo. Pensamos em alugar um carro e alguns viajantes desaconselharam . Podes me falar tua opinião?
    Somos 4 adultos, então achamos que aproveitaríamos mais o lugar fazendo os deslocamentos de carro. Que te parece?

    Reply
    • 23/01/2012 at 18:53
      Permalink

      Oi Maria Angelica
      Eu aluguei carro e adorei a experiencia.
      O carro pode ser util ou um transtorno dependendo do roteiro de vcs e do quanto vcs sao “aventureiros” pq dirigir em Cuba è uma aventura.
      Sò uma perguntinha: vcs tao indo em fevereiro agora? Acho meio complicado conseguir carro pra alugar tao em cima da hora… mas enfim…
      Bjs

      Reply
  • 04/03/2012 at 02:53
    Permalink

    Olá Luisa,
    Li todos os seus posts de Cuba e estou indo em abril com meu marido.Vamos ficar 4 dias em Havana e e eu gostaria de ir depois a Cienfuegos e Trinidad ,mas só tenho 1 semana.Pensei em ir de carro a Cienfuegos ,passar o dia, dormir 1 noite em casa particular e depois Trindad, dormindo mais 1 noite e no dia seguinte voltar a Havana.Você que conhece as estradas e o tempo de percurso , o que acha desse roteiro?Acha que é muito corrido?Vou alugar o carro direto lá,sem reserva por internet.O que acha de fazer o percurso de ônibus se o carro não der certo ou meu marido desistir de dirigir em Cuba?Muito obrigada desde já!
    Bjo,
    Anelise

    Reply
    • 09/03/2012 at 10:45
      Permalink

      Oi Anelise
      O unico problema de alugar carro em Cuba è que nao existem muitas opçoes, entao se vc nao reservar com antecedencia, corre o risco de nao conseguir alugar ou entao de ter que alugar alguma coisa muito velha.
      As estradas, nesse roteiro que vc mencionou, sao bem aceitaveis. Mais ou menos como as estradas no Brasil, uns buracos aqui e ali, nada que vc jà nao conheça, mas com bem menos trafego. O unico “porem” è que tem muita gente e animais no acostamento, entao tem que dirigir devagar, mas nada que assuste.
      Diz a lenda que tem um onibus bom para turistas por là, mas nao usei e nao posso te indicar.
      Bjs

      Reply
  • 08/08/2012 at 12:15
    Permalink

    Luisa, e sobre os valores de aluguel de carros? Tu lembra mais ou menos??

    Reply
  • 07/11/2012 at 17:18
    Permalink

    Olá conheci seu Blog atraves do Viaje na viagem, gostaria de algumas informaçoes suas, pretendo viajar pra Cuba agora em Janeiro de 2013, pretendo fazer havana, Varadero e o Panamá, existe voos direto pra Havana?, ou tenho que ir pro Panamá e de la para Havana? Por favor preciso muito da sua ajuda! Obrigada

    Andreia

    Reply

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *