Heraion de Samos

Samos, outra ilha grega, apesar de tambem possuir mar transparente,  tem uma paisagem formada por montanhas cobertas de verde (bem diferente das aridas Mykonos e Santorini) e se orgulha de ser a terra natal de Hera, irma e esposa de Zeus.

Samos11

 Hera (ou Juno na mitologia romana) é conhecida como a deusa protetora dos casamentos e das mulheres casadas. É considerada a mais vingativa dos deuses e a sua luta contra as traiçoes do marido representam a maior parte das lendas relacionadas a ela.

Uma dessas lendas é a perseguiçao de Latona, amante de Zeus, que teve que fugir pra Delos para poder dar a luz a Apolo e a Artemis.

Samos12

A tradiçao diz que Hera nasceu num lugar proximo ao rio Imbrasos, sob uma arvore “lygos” (pausa wikipedia: conhecida como “vitex agnus-castus”, ou arvore da castidade, indicada na medicina como tratamento da TPM e da menopausa), e isso determinou a localização de seu santuario em Samos, mesmo que o lugar nao fosse muito adequado para um templo tao grande.

Esse templo nao durou muito tempo (eu li em algum lugar que durou uma década mais ou menos) e desmoronou por causa de um terremoto aliado à instabilidade do terreno. Junte-se a isso o passar do tempo e várias outras construçoes feitas no mesmo lugar ao longo dos anos e nao sobra muita coisa do templo de Hera pra se visitar.

Samos10

Mas, pela meia coluna que sobrou e pelos fundamentos, dá pra ter uma noçao da enormidade do templo, que dizem ser quatro vezes maior que o Partenon de Atenas. Os visitantes podem entrar pelo mesmo lugar por onde entravam os peregrinos da antiguidade, a Via Sacra, um caminho que já foi imponente, com estatuas de marmore nas laterais e que conduziam ao templo.

Samos13

Mas, apesar da importancia historica, um turista leigo, como eu, tem que estudar bem os mapas do sitio arqueologico antes da visita, senao o Heraion nao vai fazer o menor sentido. E um pouco de imaginacao e criatividade tambem ajudam na hora de formar as imagens na mente.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

3 thoughts on “Heraion de Samos

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *