Lagos de Plitvice

Lendo post da Lucia Malla sobre os lagos de Plitvice e revendo o post da Carla sobre os mesmos lagos, mas congelados no inverno, bateu uma saudade de quando estive por lá, nos idos de 2006, em pleno verão.

plitvice12

Esses lagos são sem dúvida o ponto alto de qualquer viagem para a Croácia.

plitvice2

Eles ficam no meio do nada, perto de lugar nenhum, mas vale o deslocamento e a hospedagem num hotel próximo.

plitvice11

Na época nós ficamos no Hotel Jezero e saímos direto do quarto para as trilhas do parque.

plitvice1

O parque é enorme e é muito fácil passar o dia inteiro ali sem perceber.

plitvice13

E um amigo croata nos disse que hoje  o acesso público aos lagos foi muito reduzido por causa do estrago feito pela guerra; plitvice7

diz ele que Plitvice foi alvo de bombardeamentos e palco de um episódio sangrento no início dos anos 90, mas eu mudei logo de assunto, pois ele ficava transtornado toda vez que lembrava da guerra.

plitvice10

Pra percorrer o parque, são vários os meios de transportes disponíveis: a pé, de bicicleta, de barco, de trenzinho…

plitvice9

Nós começamos o nosso tour de barco, até o ponto mais distante. Caminhamos por trilhas até dizer chega, exploramos cada ângulo dos degraus dos lagos,

plitvice8

vimos de perto váááárias cachoeiras e, no fim do dia, mortos de cansaço, imundos e felizes, pegamos o trenzinho para voltarmos ao ponto de partida perto do hotel.

plitvice6

Esse foi o momento em que eu mais agradeci a localização hotel, quase dentro dos lagos :)

plitvice5

Como bem disse a Lucia, não existe fotografia que “sequer corresponda a real imensidão de beleza que você vê ao estar lá.”

plitvice4

De qualquer modo, para matar um pouco a saudade, deixo aqui as minhas tentativas de fotografar os lagos em pleno verão…

plitvice3

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

50 Comments

Filed under Croácia

50 Responses to Lagos de Plitvice

  1. … com existem belezas pelo mundo… pena que nossa (in)civilização esteja a estragar quase tudo!

  2. Que lugar lindo, Luisa! E a cor do lago??? Maravilhoso!!!! Só é uma pena que um lugar tão belo e que transmite tanta paz possa ser envolvido em uma guerra… :-(

    Beijos!

  3. Luisa, sensacional! Vc viu o parque verdinho, eu só fiquei imaginando como aquilo tudo seria durante meses menos secos. A paisagem de fim de inverno é meio sem graça. Agora, dá uma vontade danada de entrar nessa água, e acho q essa vontade no verão deve ser maior ainda… :D

    Beijos!

  4. Que lugar explendido Luisa! Nem sabia que a Croácia escondia um lugar tão lindo. Nossa, deve ser muito gostoso passar uns dias por lá só curtindo a paisagem, com um bom vinho claro. Hummmm…

    • Ih, Carol, vou estragar tuas divagaçoes: Na Croacia nao tem vinho que preste nao! :)
      Pra vc sentir o nivel, o povo mistura vinho com coca-cola pra ficar “bebivel”!
      Bjs

  5. Muito lindo! Adorei!
    Um abraço,

  6. Luisa,
    Obrigada pela referência ao blog aqui!
    Fiz um post sobre 3 blogs, dentre eles o seu. “Roubei” uma imagem do lago, está com os devidos créditos, mas se você preferir que eu tire é so avisar lá, ok? Espero que você não se importe, um abraço,

    • Oi LucianaM.
      Seja bem vinda ao blog!
      Pode pegar a foto que vc quiser, nao tem problema!
      Vou la ver o post, me deixou curiosa!
      Bjs

  7. Pingback: Lucia Malla, longe da praia na Croácia | Viaje na Viagem

  8. ☆☆ Martinha ☆☆

    Uauuu..
    Que linda a cor do lago..
    A natureza é realmente linda na Croàcia..
    + um lugarzinho na minha lista pra conhecer..
    =)

  9. Eu adoro lagos…de Verão e de Inverno!!Esses eu não conheço,nem lugar nenhum na Croácia,mas já estão na listinha…
    As fotos estão mesmo fantásticas!

    Bjs

    • Oi Margarida,
      Eu tb gosto muito de lagos, me transmitem uma paz… Eu acho que gosto mais de lagos no verao, mas tà na listinha uma viagem de inverno para patinar num lago congelado! Deve ser o maximo! :)
      Bjs

  10. Luisa, eu sempre “brigo” um monte com a natureza… sempre acho que se tiver uma muriçoca ela vai me picar, que se houver alguma farpa, é no meu pé que ela vai entrar, que se eu encontrar algum picão (lembra do picão?) é na minha roupa que ele vai grudar! hahahaha! Mas meu espírito está evoluindo e eu fiquei com muuuita vontade de conhecer esses lagos… mesmo que seja cheio de trilhas! hehehehe! Bjs!

    • Silvia, sò vc mesmo pra desenterrar essas coisas! Claro que me lembro do picao! Como poderia esquecer? Vivia cheia deles quando ia brincar nas “datas vazias” perto de casa!! (acho que sò quem è pè vermelho sabe o que è uma “data vazia” :) )
      Mas nao se preocupe, a natureza ali è tao “arrumadinha” que vc vai encontrar mais muriçoca, picao, farpa e trilhas dificeis no Barigui!
      Bjs

  11. Ow, num recebi o seu e-mail não. Conferi também a caixa de spam mas não tinha nada. Repito o endereço: matraqueando@gmail.com

    E eu tenho recebido mensagens normalmente lá. Quando der, tente de novo. :-)

  12. Daqui a pouco eu vou ter que parar de ler blogs de viagens (risos!). Pois cada relato e cada foto que vejo me deixa estonteada…
    Lindo… eu quero ir!
    Alias, quando viajamos para ver natureza, as fotos sempre deixam a desejar, ne?! Parece que nao explica tudo o que vimos…

    • Oi Mirella
      Eu sofro do mesmo problema: tenho que parar de ler blogs de viagem! :)
      Mas quem disse que consigo! Viciei!
      Bjs

  13. PERASSOL

    Oi pessoal estou de volta. Alguém é capaz de adivinhar o detalhe que passou despercebida da menor cidade do mundo. lá passe três dicas vale a pena conferir. voltamos a falar sobre este detalhe que faz a diferença entre uma cidade ou apenas um povoado aglomerado.

  14. Não há palavras que descrevam tamanha beleza! Encantadoras!
    Pena que a guerra seja sempre uma das causas de destruição do PLANETA!
    Bjs.

  15. CarlaZ

    Eu pensei a mesma coisa que a Mirella! A minha listinha só aumenta!
    Luisa, eu sou muito fã do seu blog, das suas viagens, eu chego aqui e penso…a Luisa consegue ir nos lugares mais legais!!!
    Beijos

  16. Luisa, vi esses lagos pela primeira vez foi no livro da VT, lançado no final do ano e fiquei babando com a foto!
    Faz tempo q eu tive vontade de ir p Croacia pelas praias (alias vc ja publicou algo delas?) mas acho q por essa paisagem vale ir p interior tb! eh mto bonito!

    • Oi Guta,
      Eu ainda nao publiquei nada sobre as praias da Croacia, mas, sinceramente, eu gostei mais do interior do que das praias…
      A cor do mar è incrivel mas as praias por là sao de pedra e è tudo muito lotado. Eu acho que um brasileiro que vai pra Croacia atràs de praia, se decepciona.
      O legal da Croacia è alugar um barco (todo mundo tem barco por là, como se fosse um segundo carro) e rodar pelas ilhas, ir em restaurantes que sò sao acessiveis de barco, mergulhar no meio do nada, achar praias mais vazias que sò dà pra chegar de barco. Pra mim, o legal ali è o mar e nao a praia.
      Bjs

  17. Majô

    Luisa, belíssimo post e muita vontade de mergulhar nesses lagos lindos !! A Croácia é uma magnífica surpresa para mim ;)

    • Oi Majo,
      Vontade dava mesmo, mas è proibidissimo! Nao pode nem molhar os pes!
      Acho certa essa proibicao, pois com a quantidade de turista que tinha por là, se todo mundo resolvesse nadar, o lugar seria um inferno!
      Bjs

  18. Lindo o lugar. Mesmo no verão não dava para se banhar né? Deve ser muito frio…mas que dá muita vontade de se arriscar, dá!

  19. Lindo, muito lindo!

  20. Miguel

    Boa tarde

    antes de mais parabéns pelo seu maravilhoso blogue… já me está a ser bastante útil na viagem que irei fazer à Croácia agora em Julho… relativamente ao lagos diga-se só uma coisa… é possível dar mergulhos?? é que com essa água só apetece é ir la para dentro… e como vou no verão deve estar um calor de morte!!!

    obrigado
    Miguel

  21. Miguel

    ops… já vi a resposta :) obrigado ehehe

  22. Flavia

    Oi Luiza, a carla me indicou seu blog pois estou na França e acho que vou ter férias nas duas últimas semanas de agosto. Gostaria de fazer um roteiro que seria grécia, turquia e croácia, pois esse foi o mais barato que achaei, e como vc já esteve nesses lugares gostaria de saber sua opinião sobre os preços e dias que vou ficar em cada lugar, segue a tabela:

    CDG 19:30 – atenas 23:50 112,49e 13
    atenas 13:05 – izmir 14:00 83,90 18
    istambul 12:40 – zagreb 13:50 186,57 23
    dubrovnik 14:40 – CDG 17:10 213,37 27
    total: 596,42 de passagem de avião

    Os números no fim são os dias que vou sair de cada lugar. A rota seria: atenas, aacrópoles e santorini, mas nem esse ultimo pq tem que pegar avião pra chegar né, é mto caro? Vc conhece alguma praia bonita e mais perto? Depois sairia de atenas entraria por izmir e iria conhecer o éfeso, depois pamukkale-hierapólis e depois istambul, da onde parto pra zagreb, desco pros lagos e vou pra split e dubrovnik, da uma média de 4 dias por país. O que você acha, dá pra fazer? Ah, vc teria alguma recomendação de albergue nesses locais? Pois sou estudante e só as passagens já são caras. Se puder me ajudar …..desde já obrigada…..abraços

    • Oi Flavia
      Vc me pegou de jeito com essas perguntas. Primeiro pq eu nao sou muito de praia, entao nao saberia indicar nenhuma na Grecia; da Turquia eu sò estive em Istambul; e “caro” ou “barato” è um conceito tao relativo, que eu prefiro nao me meter em orçamento alheio.
      O que eu posso opinar no teu roteiro è que 4 dias por pais me parece pouco, principalmente se vc quiser visitar todos esses lugares que vc mencionou.
      Na Turquia, eu ficaria esses 4 dias em Istambul e deixaria o resto para uma proxima vez; na Croacia, em 4 dias, eu ficaria com os Lagos e com Dubrovnik. Na Grecia faria um giro mais corrido, com 2 dias em Atenas e 2 dias em Santorini, mas sò pra sentir o gosto e ficar com vontade de voltar.
      Bjs

  23. Fabi

    Ola Luisa,
    Estarei de ferias em Junho e farei um tour pela europa e vou incluir a Croacia no roteiro…..
    Estarei partindo de Berlin e quero comecar pelos lagos de Plitvice…..gostaria de saber qual o aeroporto mais proximo para descer e seguir para esse destino?

  24. Otimo post e lindas fotos!!
    Os lagos de Plitvice sao realmente maravilhosos! Também vale a pena visitar o local durante o outono, quando a natureza apresenta um show em tonalidades laranja, rosa, vermelho e verde…
    Sou brasileira e moro aqui na Croácia, em Pula (regiao de Istria)
    Tenho um blog para contar um pouco daqui e mostrar algumas fotos tb…
    Faca uma visitinha:
    http://www.madhumita.net/
    Um abraco,
    Marina

  25. carla

    Olá, parabéns pelo log, estou a adorar e está-me e dar dicas super interessantes! Este verão vou 15 dias férias para a croácia, dubrovnick, split e zagreb. gostaría muito de ir aos lagos de Plitvice, mas tenho uma questão, dá para ir de zagreb para os lagos e voltar no mesmo dia a zagreb? Pelo que li parece um pouco louco, mas já tenho os hoteis reservados em zagreb.

    carla

    • Oi Carla
      Quem sou eu pra dizer que nao dà para ir e voltar no mesmo dia, as distancias nao sao impossiveis… Sò acho que fica muito corrido e nao vale a pena.
      Bjs

  26. Olá Luisa,

    Seu Blog tá um show! To criando o meu agora e o seu é uma fonte de inspiração. Parabéns !

    Estou indo para Croácia em agosto e chegarei em Split…bom, o roteiro é esse:
    Split 1 noite
    Hvar 2 noites (barco split-havar-split)
    Dubrovnik 2 noites (onibus split-dubrovnik)
    Zagreb 2 noites (croatia Airlines Dubrovnik – zagreb)

    A grande dúvida é se abandono os dias de sol em zagreb e faço Plitvice no esquema bate e volta de Zagreb. É que eu chego as 17hs horas em zagreb, durmo ..tenho o dia inteiro, durmo e volto para casa. Então eu teria praticamente duas noites e um dia em zagreb, se eu fizer Plitvice, mata este dia.

    É fácil ir de Zagreb a Plitivice? Onibus?

    Bjs

    • Eu acho Plitivice mais bonito que Zagreb, mas tb acho que bate e volta è meio cansativo…
      Se vc fizer mesmo questao desse bate e volta, acredito que seja melhor alugar um carro ou entao pegar um tour pronto com alguma agencia local.
      Bjs

  27. Planejando uma para lá!

  28. carla

    Olá mais uma vez, como já tinha dito às uns meses atrás, fui para a croácia em agosto! ADOREI! Foi fantástico, lindo! Comecei por dubrovnik, split e por fim Zagreb!! Estando em Zagreb decidi ir aos lagos plitvice, estava com um pouco de medo de não ter muito tempo para ver o parque, pois a viagem de autoccarro a partir de zagreb demora à volta de 2h30m, mas arrisquei e valeu a pena! Saimos num autocarro bem cedo, começamos a explorar plitvice logo pela manha e as 4h30 da tarde estamos prontos para regressar a zagreb, percorremos bem os trilhos e tenho as memórias mais fantásticas desse lugar! A cor da água é inimaginavel, só dá vontade de mergulhar, infelizmente é proibido nos lagos, apenas os patinhos têm esse privilégio, Sem dúvida que um dia vou regressar! A Croácia tem muitos lugares fantásticos para explorar!!! Recomendo vivamente!

  29. Marcia

    Oi Luisa, adorei suas dicas. Gostaria de saber se vale a pena visitar a Croacia no inicio de abril. Nessa epoca é comum ter passeios de barco? Obrigada.

    • Luisa

      Oi Marcia
      Eu jà fui pra Croacia no inicio de abril, mas me limitei a Zagreb.
      O clima ainda è frio e o resto do pais fica bem mortinho fora de temporada.
      Veja bem o que vc pretende visitar e pesquise em sites oficiais se a atraçao vai estar funcionando ou nao.
      Bjs

Add Comment Register



Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>