Liechtenstein

Domingao de tarde, estavamos voltando de um final de semana na Suiça, quando vejo um placa na estrada indicando “Vaduz – 20km” que fez meus olhos brilharem.

vaduz71

É que saber que Vaduz é a capital de Liechtenstein me remete aos meus 8 anos, época quando eu sonhava em viajar pelo mundo e pesquisava vorazmente, nos “Almanaques Abril” que ficavam ao meu alcance na estante da sala,  qual era o maior pais do mundo, o menor, o mais frio, o mais quente, o mais rico, o mais pobre…

vaduz51

E com base nessas minhas pesquisas infantis, Liechtenstein sempre foi um misterio, pois nunca consegui entender como é possivel que um pais, com uma area de 160 quilometros quadrados – o equivalente à metade da area da cidade no interior do Paraná, onde nasci – consegue ser um dos paises mais ricos do mundo e ainda por cima abrigar 10 cidades e uma capital?!

vaduz31

Nao sei como eu consegui me lembrar dessas informaçoes quando li a placa: “Vaduz – 20km” e também nao sei como consegui convencer o namorado a desviar a estrada em 20km para eu pudesse conferir pessoalmente a capital desse pais que me intrigava desde a infancia.

vaduz9

 

Da Suiça para Liechtenstein nao existe nada que lembre uma fronteira e rapidinho se chega ao centro da capital Vaduz. Como era domingo, quase tudo estava fechado, exceto uma loja de souvenirs e o centro de informaçoes turisticas.

vaduz2

Fomos diretamente a esse centro de informaçoes, pra saber o que visitar na cidade e a moça nos deu um mapa (!!!) de Vaduz – quase em escala real – assinalando os principais pontos turisticos.

vaduz4

A cidade é composta de uma avenida principal e meia duzia de ruas secundarias sem nada de especial. Por ser um dos paises mais ricos do mundo, eu estava esperando um lugar mais bonitinho ou, no minimo, mais interessante…

vaduz8

A principal atraçao da cidade é o castelo de Vaduz, que domina a paisagem e é a residencia do rei de Liechtenstein. Estava fechado ao publico, mas acabei nao perguntando se é sempre fechado ao publico ou se estava fechado naquele dia…

vaduz6

Como nao dava para visità-lo por dentro, acabamos nem chegando perto do castelo. Nos contentamos com a vista de baixo enquanto passeavamos pela cidade. Ah, em uma hora dá pra rodar a cidade umas 3 vezes, parando para tirar fotografia dos principais pontos turisticos, como a catedral, o parlamento, a town house, o palacio do governo…

vaduz1

Só lamento que o museu de filatelia também estivesse fechado… Pelas copias dos selos colocadas na calçada da avenida principal, parecia ser um museu bem interessante…

Uma coisa que me deixou surpresa foi a quantidade de turista em Liechtenstein, principalmente japoneses e suas implacaveis maquinas fotograficas! E eu que pensava que era a unica maluca que quisesse visitar Vaduz…

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

15 thoughts on “Liechtenstein

  • 04/11/2008 at 20:31
    Permalink

    Que legal, Luisa! Mesmo pequenininha, a cidade é bem bonitinha. Toda cercada de verde e tudo parece tão limpo… Gostei! Apesar das poucas atrações, valeu o desvio?

    Beijos!

    Reply
  • 05/11/2008 at 00:06
    Permalink

    Sabe que estava lendo sobre Liechtenstein esses dias?
    Como um dos possíveis roteiros da nossa viagem de 10 anos de casamento é Suiça e Austria… acabei me deparando com esse país. Tudo que li foi mais ou menos o que vc escreveu, vale visitar para colocar mais um país na sua listinha, mas nada que ultrapasse meio-dia. Vale como passagem!
    Gostei das fotos 🙂
    Bjs

    Reply
  • Pingback: Stiva Veglia « Arquivo de Viagens

  • 06/11/2008 at 11:18
    Permalink

    Oi Camila,

    A cidade é super limpa e organizada, como na Suiça, nao tem nada fora do lugar! Admiro isso! 🙂

    Achei que valeu a pena, pq estavamos ali, de passagem e, pra mim, sempre vale a pena visitar lugares novos. Mas eu nao me deslocaria especialmente até là sò pra visitar Liechtenstein, nao!

    é o tipico lugar que se visita sò se tiver tempo sobrando…

    Bjs

    Reply
  • 06/11/2008 at 12:30
    Permalink

    Mirella, que romantico Suiça e Austria para comemorar os 10 anos de casamento! E se sobrar tempo, vale a visita a Liechtenstein… Vaduz nao tem nada de especial, mas é bonitinha!

    Bjs

    Reply
  • 07/11/2008 at 20:57
    Permalink

    : ) Que injustiça para com o Liechtenstein…tadinho!eheh!
    Eu fui lá de propósito mesmo e não de passagem e vi montes de coisas interessantes!
    1º: tem um museu de arte moderna e contemporânea que faz inveja a qualquer um nos paises vizinhos.O Kunstmuseum é constituido por uma parte da colecção privada dos principes ( a outra parte está no Palácio do Liechtenstein em Viena)e é um edifício ultra-moderno e original!
    2º:tem várias esculturas de rua de artistas famosos entre os quais um estátua enorme de uma das ” gordinhas” de Botero…
    3º: tem vários restaurantes bem agradáveis e com boa comidinha!
    4º tem um dos melhores hoteis onde tivemos oportunidade de ficar durante a nossa viagem de 3 semanas na Itália,Suiça e Alemanha…Hotel Residence Vaduz, com quartos espectaculares,enormes,super-modernos e luminosos com vista para a rua principal…ah!e com uns funcionários “indígenas” muito simpáticos e loiros!!
    5ºtem lojas bem interessantes muito para além das lojinhas de souvenirs!
    6º tem Portugueses por todo o lado!Fiquei mesmo com a ideia que 80% da polulação é Portuguesa… hehe
    E chega,senão este coment fica enorme 🙂

    Bjs
    Ps: acho que tem que voltar lá…mas não a um Domingo… 🙂

    Reply
  • 08/11/2008 at 11:50
    Permalink

    Oi Margarida!

    Que bom saber que Vaduz não é tão “jururu” quanto o que eu vi num domingo. Tava tudo tão morto quando passei por lá… De repente tenho que voltar de propósito num dia útil e aproveitar para visitar o pais todo e não só a capital. Vi fotos de hotéis incriveis por lá!

    Eu vi a gordinha! Era original? Eu adoro Botero! Já falei que quero obras de Botero por toda a casa… deve fazer um bem pro ego…:)

    E eu não sei onde foram parar esses portugueses todos… Eu só encontrei japonês pelas ruas! 🙂

    A pergunta que não quer calar: o que te levou a querer visitar Liechtenstein??

    Bjs

    Reply
  • 09/11/2008 at 18:48
    Permalink

    Luisa

    Claro que a gordinha era original!!Acha que os principes que têm palácios cheios de obras de arte por essa Europa fora iam pôr uma gorda falsa logo na capital do seu país?? 🙂 Eu tratei logo de tirar uma foto com ela…na comparação fiquei super elegante…hehe!!

    Não viu os Portugueses porque estava tudo fechado!Eles estão lá mesmo,mas para trabalhar…em todo o lado,lojas,restaurantes,hoteis…um pouco como na Suiça,mas ali estão mais concentrados!

    Tal como escreveu no post tb a mim o Liechtenstein sempre me despertava curiosidade quando se falava na escola que era o país mais rico da Europa!Além disso tb tinha lido sobre a abertura do museu…e museus é comigo mesmo 🙂 !Juntando a tudo isto o facto de ficar mais ou menos a meio caminho entre Saint-Moritz e Konstanz na Alemanha,fez com que resolvessemos ficar por lá uma noite…

    Bjs

    Reply
  • 11/11/2008 at 17:05
    Permalink

    Oi Margarida,

    Sempre a curiosidade infantil…. 🙂

    Eu achava que a gordinha fosse uma copia e que a original estivesse no museu ou enfeitando alguma sala no palacio do principe… 😳

    Eu tambem estou toda elegante em uma foto do lado dela! 🙂

    Bjs

    Reply
  • 17/11/2008 at 20:46
    Permalink

    Luisa,
    sabe que eu também tinha essa curiosidade infantil e tinha até esquecido…
    Lembro que eu falava pros meus pais…voces foram a Europa e não foram a Liechtestein!!!
    E eu adorei as fotos…iria lá sim…mesmo que só de passagem.
    beijos

    Reply
  • 18/11/2008 at 20:41
    Permalink

    Oi Carla,

    Por que será que Liechtenstein fascina tanto as mentes infantis?
    Eu recomendaria ir só de passagem mesmo, mas depois do comentário da Margarida, acho que não peguei o país num dia certo e preciso rever meus conceitos… 🙂

    Bjs

    Reply
  • 24/11/2008 at 08:36
    Permalink

    Tambem era fascinado por esse pais quando era crianca. Me lembro que quando tinha por volta de 12 anos, os pais de um amigo de escola visitaram o pais, lembraram-se da minha fixacao e trouxeram uma lembrancinha pra mim 🙂 que eu ja nao lembro mais o que era 🙁

    Reply
  • 26/11/2008 at 13:09
    Permalink

    Oi Julio

    Que engracada essa fixacao infantil por Liechtenstein! Vc se lembra pq o pais te fascinava tanto?

    Bjs

    Reply
  • 03/12/2009 at 01:15
    Permalink

    Gente!!! É incrível mas eu tb me fascinei ppor esse país ainda na minha adolescência, por causa de uma professora de geografia que falava muito sobre esse país minúsculo, e repetia o nome Liechtenstein mil vezes, e de uma maneira muito engraçada…rs… Mas agora que estou traçando um roteiro onde incluo Füssen na Alemanha, estou pensando em dar uma passadinha em Liechtenstein para conferir… Mas adorei ver as fotos e ler os posts!!!

    Reply
    • 09/12/2009 at 12:17
      Permalink

      Oi Ellen
      Obrigada! Depois volta pra contar como foi a viagem.
      Satisfazer uma curiosidade infantil é sempre bom, ne?
      Bjs

      Reply

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *