Luxemburgo

Luxemburgo não é um dos destinos mais procurados por quem vem pra Europa e eu não fugia à regra. Para mim, Luxemburgo sempre foi um paraíso fiscal sem muitos atrativos, e nunca constou nas minhas listas de viagens. A única coisa que me chamava a atenção sobre o país é o nome, porque é difícil achar um mapa da Europa que consiga colocá-lo por inteiro no respectivo território e normalmente vem abreviado: “Lux” para os íntimos…

Mas verificando os lugares tombados pela Unesco que ficassem próximos de Frankfurt, descubro que a cidade de Luxemburgo é um desses lugares e que o aeroporto de Frankfurt Hanh, usado pela Ryanair, fica mais perto de Luxemburgo do que de Frankfurt.

Perfeito! Era a desculpa que eu estava precisando para justificar uma passagem aérea comprada só porque estava em promoção.

Luxemburgo é uma cidade pequena, de uns 80 mil habitantes e, segundo o guia, 30% da população é composta de estrangeiros, o mais alto índice da Europa. E eu vou complementar essa estatística afirmando que pelo menos 80% desses estrangeiros são portugueses, para onde quer que eu fosse, encontrava um lusitano…  Eles estão por toda parte e falta muito pouco para que o português se torne língua oficial por ali…

Por ser pequena, Luxemburgo é perfeita para se conhecer a pé e o melhor lugar para começar a caminhada é o Chemin de la Corniche, uma passarela sobre os muros da cidade, com uma vista de tirar o fôlego e não sem razão considerada a “sacada mais bonita da Europa”.

luxemburgo6.jpg

Eu achava que em novembro as árvores já estariam todas peladas  e tinha medo de que a cidade perdesse um pouco do seu esplendor por causa disso, mas tive muita sorte e as cores do outono ainda imperavam. Pude admirar todas as esfumaturas do amarelo ao vermelho, passando pelo laranja e marron, só de vez em quando apareciam algumas árvores verdes destoando da paisagem e que serviam como critério de comparação para as outras cores…

A paisagem do outono deu um colorido todo especial ao que já era perfeito.

luxemburgo2.jpg

A principal atração de Luxemburgo são as ruínas de Casemates, um labirinto com galerias úmidas, escavado na rocha, mostrando o que restou da antiga fortaleza que deu início ao Grão Ducado de Luxemburgo.

luxemburgo4.jpg

Luxemburgo também é o país das pontes, tem ponte de todos os tamanhos e tipos, uma mais bonita do que a outra; mas, como nem tudo é perfeito, tem também uma horrorosa chamada de “Ponte Vermelha”, construída nos anos 60 e que não tem nada a ver com o resto da paisagem. O guia, entretanto, a define como um “bem sucedido exemplo de contraste”… Tirem suas próprias conclusões…

luxemburgo3.jpg

Não achei o centro da cidade particularmente interessante. É bonito, limpo, organizado, mas talvez meio sem personalidade, meio “frio”… De repente, se eu começasse a visita pelo centro e não pelo Chemin a minha impressão teria sido outra, mas com os dias curtos de outono, não queria perder a vista diurna do vale.

O que mais me chamou a atenção no centro foram as torres pontudas da catedral, o Palácio Grand Ducale, e a escrita “Mir wölle bleiwe wat mir sin”, na parede da casa mais antiga de Luxemburgo (século XIII), que, segundo o guia quer dizer: “Queremos permanecer aquilo que somos”, a máxima luxemburguese.

luxemburgo.jpg

A cidade baixa de Grund é bem lindinha, com suas casas particulares do século XIV, mas infelizmente a noite chegou antes que terminássemos o passeio…

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

28 thoughts on “Luxemburgo

  • 06/11/2007 at 17:45
    Permalink

    Muito legal… esse post beio de presente 🙂
    Me indicaram também para o segundo dia uma visitinha a uma cidadezinha na Alemanha chamada, Trier… fica a 30 minutinhos de LUX.
    Beijos e obrigada pelo post!

    Reply
  • 06/11/2007 at 18:05
    Permalink

    Trier é linda, cheia de resquícios do Império Romano! Estive por lá também e o post tá na fila…
    Não sei como anda o seu tempo disponível, mas um lugar que me surpreendeu, que fica a uns 100km de Luxemburgo, também na Alemanha, é a Siderúrgica de Volklingen, que hoje abriga, entre os maquinários antigos, um centro cultural, com mostras de fotografias e uma exposição muito boa sobre invenções. O post tb tá na fila…
    Bjs

    Reply
  • 06/11/2007 at 19:52
    Permalink

    Salve,
    Devo dizer que adorei o seu blog, suas dicas, da feira do tartufo (hum….) a Luxemburgo… eu, que também adoro viajar de acordo com as ofertas low cost… rs!
    Te adicionei no meu blog, e ficaria muito feliz se vc quisesse retribuir o link (http://brasilnaitalia.blogspot.com )
    abs,
    B.

    Reply
  • 06/11/2007 at 22:08
    Permalink

    Luisa, eu adorei Lux! Suas fotos inspiraram. Que seja pequena, mas charmosa! Adorei.
    Seria uma boa idéia ir em Janeiro? Mesmo com frio??? Vejo que o feriado foi bom…bjs

    Reply
  • 07/11/2007 at 10:32
    Permalink

    B., que bom que você gostou! Seja bem vindo ao blog!

    Patsy, talvez eu seja “tropical” demais para o inverno europeu, mas não acredito que seja uma boa idéia ir a Lux em Janeiro, pelos seguintes motivos: o legal da cidade são os lugares abertos, e com o frio não é nada agradável passear pelas ruas ou ficar admirando a vista do vale; inevitavelmente vc vai procurar um lugar fechado que te aqueça e não vai curtir o lugar. Além disso, no inverno os dias são super curtos e tristes e em cidades pequenas isso se torna ainda mais evidente.

    Na minha opinião, o inverno aqui só é legal em cidades grandes, que tenham muitos museus, igrejas e lugares fechados interessantes para visitar, ou então cidadezinhas pequenas de montanha, com estações de esqui, que foram feitas para serem visitadas no inverno.

    Bjs

    Reply
  • 21/02/2008 at 21:40
    Permalink

    Olá, muito prazer!

    Estive procurando por Luxemburgo no Google e acabei “caindo” aqui. Gostei bastante do que ví, parabéns!! Também tenho um blog de viagens, depois dá uma olhadinha lá: http://www.viaggiomondo.blogspot.com

    Bem, já que vc é expert em Lux, gostaria de uma bela dica sua. Pretendo ir á Holanda, Alemanha e Bélgica em Junho e pesquisando sobre os passes de trem, verifiquei que todos eles que incluem também Lux. Assim pensei, porque não ir nesta capital tão charmosa?? Lux me pareceu atraente, mas pergunto, será que vale mesmo uma visitinha?? Vc acha que um dia é suficiente, tipo sair de Bruxelas e voltar no mesmo dia?? Ah, tô sem saber!! Help me! 🙂

    Bjs e obrigada!

    Reply
  • 22/02/2008 at 10:53
    Permalink

    Olá, Fê Costta!

    Seja bem vinda ao blog! “Expert” em Lux é um exagero, mas posso dar os meus palpites…

    Em um dia, você consegue passear por toda cidade, com certeza! Se vale a pena? Depende de quanto tempo vc tem disponível nos outros lugares e o tempo que você vai gastar em transporte, pra não transformar a sua viagem em “maraturismo” (copyright do Ricardo Freire). Como as minhas viagens pela Europa normalmente são feitas de carro, eu não tenho muita noção dos horários dos trens…

    Eu acho que vale muito a pena! Eu achei Luxemburgo um charme e acredito que a Unesco não o incluiu na sua lista de patrimônios da humanidade por mero acaso… Além disso, acho que em junho o “Caminho de la Corniche” deverá estar particularmente maravilhoso, por causa da primavera!

    É isso aí! Agora vou lá conferir o seu blog!

    Bjs

    Reply
  • 23/01/2009 at 19:33
    Permalink

    Esta noite sonhei que estava em Luxemburgo, como nunca estive nesta cidade, resolvi pesquisar a respeito e achei incrível como meu sonho foi bem próximo do real. A partir de hoje, Lux estará em meus planos de viagem. Espero que logo possa visitá-la.
    Bjos

    Reply
    • 24/01/2009 at 00:20
      Permalink

      Oi Priscilla
      Que seu sonho se torne realidade o mais breve possível!
      E depois volta aqui pra me contar como foi.
      Bjs

      Reply
  • 24/01/2009 at 18:18
    Permalink

    lux é o maximo………..espero um dia vizita-la………bjsssss

    Reply
    • 27/01/2009 at 11:11
      Permalink

      Oi Stefane,
      Acho que “o màximo” è um pouco demais, mas Lux è bem bonita! Vale a visita!
      Bjs

      Reply
  • 31/01/2009 at 21:40
    Permalink

    quem sabe um dia eu faço uma vizita mesmo………

    Reply
  • 15/03/2009 at 14:43
    Permalink

    ola luxemburgo é maravilhosa sim,eu já estive la morei proximo a cidade á 30min de carro é um encanto,cheia de atrativos e maravilhas,quem puder visitareu recomendo!

    Reply
    • 16/03/2009 at 09:52
      Permalink

      Olá Alice
      Eu tb recomendo a visita, Luxemburgo é um encanto! Mas continuo achando que “maravilhosa” é um pouco demais… 😉
      Bjs

      Reply
  • 28/03/2009 at 01:34
    Permalink

    tenho saudades desse pais onde morei 4 anos bons e dificeis, mas agradeço a deus pela experiencia.

    Reply
    • 01/04/2009 at 20:35
      Permalink

      Oi Edivaldo
      Ainda bem que tem a internet que ajuda a gente a matar saudades dos lugares onde vivemos! 😉
      Bjs

      Reply
  • 05/05/2009 at 01:23
    Permalink

    Ola…estive pesquisando sobre Luxemburgo e cai aqui…estarei viajando pra la em junho e ficarei 15 dias…gostaria de saber de cidades perto de la..estarei na casa do meu irmao..com carro..facilita demais..gostaria de umas dicas…se puder mandar por e mail seria perfeito…beijos e parabéns pelo blog

    Reply
    • 09/05/2009 at 12:53
      Permalink

      Oi Mariana,
      Eu só visitei a capital mesmo, nao passei por outras cidades do pais. Se teu irmao mora lá, acho que ele pode te dar dicas quentissimas!
      Depois volta aqui para compartilha-las! 😉
      Bjs e boa viagem

      Reply
  • 31/08/2009 at 12:46
    Permalink

    olá tive a ler os comentários e gostei de saber que existe muita gente que gosta deste pais. Tive 2 semanas de férias com a minha filha em casa da minha irmã que vive em Altwies. ADORO a organização e as regalias que este pequeno pais dá aos cidadãos. Então quando vou de férias ao lux consigo ir a França, Alemanha, Bélgica e nestas ultimas férias fui a Holanda. Nunca me passou pela cabeça deixar o meu país mas se pudesse iria viver pra lá. É lindo, adoro os telhados, os jardins e se tivesse uma praia seria um paraiso. Até a proxima

    Reply
  • 03/09/2009 at 14:11
    Permalink

    Oi cèu

    Lux è mesmo um pais bem bonito e organizado e muitas vezes deixado de lado pelos turistas. Uma pena, ne?

    Bjs

    Reply
  • 21/03/2010 at 20:30
    Permalink

    Estou querendo viajar para luxemburgo, gostaria de saber se tem aeroporto na propria cidade de luxemburgo? e se tem albergues legais e baratos para passar alguns dias lá.

    Reply
    • 23/03/2010 at 11:14
      Permalink

      Oi Ana Paula,
      Eu fui pra Luxemburgo de carro e nao dormi no pais. Nao sei te dar informaçoes mais precisas.
      Bjs

      Reply
  • 13/06/2010 at 15:54
    Permalink

    Oi Luisa

    Em Out-10 iremos passar 1 dia em Luxemburgo. Você recomendaria nós procurarmos algum guia local? Obrigado

    Reply
    • 25/06/2010 at 10:41
      Permalink

      Oi Horacio
      Depende do tipo de turista que vc è. Um guia te faz economizar tempo, pois vc nao precisa quebrar a cabeça para achar nada e as informaçoes que ele te passa estao todas prontas e “mastigadas”.
      Por outro lado, Luxemburgo è super tranquilo e informaçao sobre o pais è o que nao falta na internet…
      Vai do gosto do fregues!
      Bjs

      Reply
  • 05/07/2010 at 20:00
    Permalink

    Primeiramente, parabéns pelo seu blog, muito esclarecedor. Eu devo visitar a europa em dezembro e como já ouvi falar muito bem de luxemburgo planejo vizita-lo. Li que você não considera janeiro, auge do inverno, uma boa época para conhecer este maravilhoso pais, e gostaria de saber se em dezembro, com o clima (pelo menos teoricamente) mais ameno seria interesante uma viagem a luxemburgo.

    obrigado.

    Reply
    • 08/07/2010 at 10:07
      Permalink

      Oi Bruno
      Eu nao sei o que vc entende com “ameno”, mas para os meus conceitos, dezembro nao è exatamente ameno em Luxemburgo…
      Clima “ameno” vc vai encontrar de maio a outubro…
      Bjs

      Reply
  • 12/10/2011 at 02:08
    Permalink

    Luisa,
    Estou indo pra Europa meio sem destino e estava procurando por Malta e caí em LUX… Já estive lá, tb de pára-quedas e foi surpreendente… não tive esta definiçao na época mas é isso mesmo, a sacada mais bonita (senao da Europa) que já vi na vida… vale a pena apenas debruçar ali e imaginar como foi que cosntruiram tudo aquilo com tanta perfeiçao… Adorei seu blog !!!

    Reply

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *