Marmore de Carrara

Adoro a “variedade turistica” que a regiao da Toscana na Italia oferece. Alèm das classicas cidades historicas, dos castelos medievais em meio a vinhedos e dos campos de girassois (pra quem tem sorte de ve-los), è na Toscana que se localizam as jazidas do famoso marmore de Carrara. E eu nao sabia que fosse possivel visità-las!

carrara7

Descobri apenas quando já estava passeando em Forte dei Marmi e, por puro acaso, no hotel, eis que me deparo com uma propaganda de uma agencia de turismo que faz passeios guiados às tais famosas jazidas.

O tour da agencia era de meio periodo e incluia uma serie de coisas que eu nao estava disposta a pagar, como por exemplo o transporte e o almoço, mas serviu como ideia para um programa diferente e como inicio das minhas pesquisas.

 

 

carrara4

Com a ajuda do Google descobri que existem 3 tipos de “cave de marmo”, as feitas ao ar livre, escavando a parte externa da montanha; as em forma de poço, em que se abre um buraco no chao e vao escavando o marmore em profundidade; e as chamadas galerias, em que abrem um tunel atè o meio da montanha e vao escavando tudo por dentro atè deixar a montanha, digamos assim, “oca”.

carrara8

As jazidas externas podem ser vista por toda a estrada: montanhas branquinhas todas recortadas. Uma paisagem bem diferente e bonita! As de poço eu nao encontrei quase nada, mas confesso que nem procurei muito, pois estava interessada mesmo em ver as galerias.

carrara3

Depois de procurar a melhor opcao, resolvemos visitar a cava “Fantiscritti”  principalmente porque nao precisava agendar horario, como acontece com a maioria das outras cave que encontrei, basta chegar ali, comprar o bilhete e esperar um pouco; tem visitas guiadas a cada meia hora. Alem disso, segundo o site, essa galeria jà foi palco para a apresentaçao da Lamborghini e da Maserati e tambèm para desfiles de moda, o que significa que no minimo deve ser bem bonita.

carrara5

Chegamos ali e logo entramos em uma van que nos levou por 600m em um tunel estreito e escuro atè chegarmos em um salao enorme, inteiro de marmore branco statuario, do chao ao teto. Bellissimo! Muito impressionante e monumental!

Essa parte da jazida nao è mais explorada pq existe um limite de segurança para a extracao dos blocos a fim de evitar que a montanha inteira desabe, entao resolveram aproveitar a beleza natural do lugar, colocaram algumas obras de arte para decorà-la e é nesse salao onde acontecem os eventos.

carrara1

Foto roubada despudoradamente do site www.marmotour.com

Apesar do friozinho (a temperatura media na cava é de 15ºC) e da umidade um pouco desconfortavel (tinha muita goteira), fiquei imaginando o impacto à primeira vista de um evento ali: dar de cara com uma caverna de marmore branquinho com uma Lamborghini no meio deve ser um espetáculo!

carrara6

Depois do “salao de eventos”, fomos visitar a parte ativa da cava. Nao è bonita como o salao, mas achei mais interessante, pois o guia explica muito bem a parte “técnica” do lugar e discore sobre os varios tipos de marmore, como os blocos de marmore sao extraidos, como funcionam as maquinas que estavam ali (fui em epoca de ferias dos funcionarios, tava tudo parado, mas, segundo o guia, as visitas tb sao feitas com tudo funcionando).

A visita durou uns 40 minutos e eu estou me odiando atè agora por ter esquecido a maquina fotografica. Tive que me virar com a camera do celular… Uma pena que as fotos do site nao estejam muito melhores dos que as minhas.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

12 thoughts on “Marmore de Carrara

  • 02/09/2009 at 20:18
    Permalink

    Oi pessoal, que viagem linda.
    Estou programando uma viagem para a família inteira, fomos na Rapi10 e nos indicaram um roteiro com alguns passeios para a Itália, mas nunca havia lido sobre esse passeio. Vou me informar melhor e ver se visitamos esse local, obrigado pela dica.

    Reply
  • 03/09/2009 at 14:15
    Permalink

    Oi Silvia

    Foi mesmo um passeio inusitado! E delicioso tambem!

    Bjs

    PS – To atè com vergonha de vc! O ima de geladeira que eu te prometi em troca da panelinha de barreado foi passear em Curitiba e nao consegui arrumar um tempinho pra te encontrar… Os parentes nao me largaram um minuto sequer!

    Reply
  • 03/09/2009 at 14:16
    Permalink

    Oi Fernanda

    Fico contente que meus posts inspiram outras viagens!

    Bjs e boa viagem!

    Reply
  • 03/09/2009 at 22:47
    Permalink

    As Toscana é incrível realmente!Tem cidades lindas,praias,girassois e essas caves que eu nem fazia ideia que existiam embora soubesse que o famoso marmore de Carrara era dessa região!
    Numa próxima vez vou tentar fazer esse passeio!

    Bjs
    Ps:A sua próxima visita ao “nosso” Portugal,não vai passar sem tomarmos o tal cafezinho!!Eu nem acredito que muito provávelmente estivemos em Viareggio ao mesmo tempo…hehe

    Reply
  • 08/09/2009 at 16:49
    Permalink

    Oi Margarida

    Tenho fé que esse nosso cafe, mais cedo ou mais tarde, sai! 🙂

    Bjs

    Reply
  • 28/09/2009 at 07:08
    Permalink

    Oi Luisa, estava pesquisando na internet para fazer uma viagem para a Itália e acabei descobrindo o seu blog, que achei muito legal. Como estou planejando fazer uma viagem de 15 dias entre abril e maio do ano que vem, queria saber se você teria dicas de para quais cidades deveria ir, e quanto tempo ficar em cada uma delas, sendo que Florença, Roma, Veneza, Assis e Pisa serão destinos certos.
    Obrigado pela atenção e parabéns pelo blog.

    Reply
  • 01/10/2009 at 14:49
    Permalink

    Oi Leonardo,
    Nao sei qual o seu ritmo de viagem, mas eu acho que 15 dias para essas cidades já esta de bom tamanho… Eu acrescentaria, no maximo, alguns bate e volta na Toscana a partir de Firenze, como Siena, San Gimignano…
    Bjs

    Reply
  • 30/06/2010 at 16:36
    Permalink

    Achei muito interessante este passeio. Estou indo morar 1 ano na Italia, e gostaria de fazer este passeio. Em que cidade especificamente ficam as jazidas de Marmore ?
    Beijos

    Reply
    • 08/07/2010 at 09:58
      Permalink

      Oi Roberta
      Ficam nos arredores da cidade de Carrara.
      Bjs

      Reply
  • 05/09/2011 at 05:25
    Permalink

    Finalmente um tour geológico e que apesar de ser extração de mármore, não é caverna =) a geóloga aqui agradece!! estou debruçada no seu blog esses dias, vou para Itália agora em outubro, descendo em Milão vamos cruzar de carro os alpes dolomíticos para dormir num agriturismo, de lá para Veneza e dali para Roma, o que você acha? é um roteiro interessante? Alguma dica imperdível? beijinho e obrigada pelo seu ótimo blog!

    Reply
    • 25/09/2011 at 12:08
      Permalink

      Oi Camila,
      Eu sou bem ignorante no assunto e vejo um buraco na parede e jà chamo de caverna… Alias, qual a diferença entre gruta e caverna?
      O teu roteiro esta otimo, eu sò faria o trecho Veneza-Roma de trem, se o objetivo nao for ir parando pelo caminho.
      Bjs

      Reply

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *