Melhor pizza do mundo?

 Sempre que quero comer uma pizza boa em Nápoles, procuro as pizzarias filiadas à associação da “vera pizza napoletana”, que possui um estatuto e determina exatamente como as verdadeiras pizzas napolitanas devem ser feitas. Confesso que sempre comi pizzas de excelente qualidade nesses lugares, mas tinha uma pizzeria em Nápoles, não associada, que me intrigava… Da Michele.

É uma das mais antigas pizzerie de Nápoles e uma das mais famosas. Todo mundo diz que é a melhor pizza da cidade e sua fama chega em Milão. Perguntei a uns 4-5 napolitanos, do concierge do hotel até vendedor de loja e garçon de cafeteria: “onde posso comer a melhor pizza da cidade?”, a resposta vem sempre sem hesitação: Da Michele!

Diante dessas evidências, lá fui eu conhecer a tal pizzaria.

Uma pizzeria simples, no centro de Nápoles e cheio de gente na porta, em plena quinta feira útil, às 15h30 da tarde!

Peguei a minha senha e fiquei do lado de fora pensando com os meus botões: a melhor pizza da cidade deve explicar essa quantidade absurda de gente na porta… e enquanto esperava, divagava sobre o lugar:

“Bom, normalmente as melhores comidas são aquelas feitas em seus lugares de origem, o resto não passa de imitação e adaptação da receita original… A pizza é italiana por excelência, logo as melhores pizzas do mundo são italianas. Nápoles é a terra natal da pizza, portanto, a pizza napolitana é a melhor pizza da Italia. Assim, a melhor pizza napolitana será, seguindo essa lógica, a melhor pizza do mundo… Se Da Michele faz a melhor pizza napolitana, logo Da Michele faz a melhor pizza do mundo!”

Eu sei… é meio viajante esse raciocínio, e não tem muito embasamento científico, mas foi o que conseguiu me convencer a esperar mais de uma hora e meia no frio pra comer uma pizza!

Finalmente chamam a nossa senha, às 17h. A pizzeria é bem feinha, pequena, poucas mesas, um pizzaiolo, um forno a lenha e pizza saindo daquele forno em escala industrial.

O garçon te ignora completamente, aponta dois lugares vazios numa mesa comprida, onde já estava instalada uma familia, joga os talheres e um guardanapo na mesa e pergunta o que vamos comer.

As opções são: pizza margherita ou pizza marinara (em tamanho normal e grande, e com a opção de colocar mais mozzarella na pizza margherita) e pra beber cerveja, refrigerante ou água.

Pedido feito e lá se foram mais meia hora de espera. Só às 17h40 que finalmente consegui ver a cor do que deveria ser a melhor pizza do mundo.

Primeira garfada e chego a conclusão de que a pizza Da Michele é simplesmente… medíocre!

Não sei se criei muita expectativa em relação ao lugar, mas a pizza não tem absolutamente nada de especial. A pizza não é ruim, pelo contrário é boa, mas não justifica mais de duas horas de espera, nem o péssimo atendimento. Já comi pizzas tão boas quanto, em outras pizzarias napolitanas, onde não precisei esperar nem 15 minutos e fui muito bem atendida.

E acredita que quando fomos pagar a conta o garçon ainda teve a cara-de-pau de pedir gorjeta??

O meu raciocínio funcionou apenas parcialmente, porque na minha opinião, a melhor pizza do mundo realmente se come em Nápoles, mas não na pizzaria Da Michele!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

54 thoughts on “Melhor pizza do mundo?

  • 11/01/2008 at 19:20
    Permalink

    Oi Luisa,
    Eu odeio quando acontece essas coisas comigo eheheh… Mas pelo menos, você foi, provou e deixou seu recado :0).
    bjs e feliz 2008

    Reply
  • 12/01/2008 at 02:09
    Permalink

    Oi Mirella,

    Sabe que essa pizzeria me tirou realmente do sério? Mas acho que seria muito pior se eu não tivesse provado, eu odeio ficar com aquela sensação de “e se…?”

    Bjs

    Reply
  • 12/01/2008 at 02:35
    Permalink

    Luisa,

    o pior em situações assim é quando você ainda paga muito mais caro por alguma coisa que não tem nada de especial, só a fama!

    Vamos ver se agora que tenho a RyanAir a disposição, não arranjo um vôo até Nápoles para experimentar uma verdadeira redonda.

    Abraços,
    Carla

    Reply
  • 12/01/2008 at 20:24
    Permalink

    Oi Luísa,
    eu gosto muito do jeito como vc escreve e sabe o que eu mais gosto no seu blog? É porque vc descreve de uma maneira muito interessante e criativa todas as experiências, as boas, as excelentes e aquelas que poderiamos chamar simplesmente de “experiência”.
    Eu, como você, também odeio ficar com a sensação de “ah! e se…”
    Algum tempo atrás fui recomendada a ir nesta mesma pizzaria, estava agora tentando me lembrar quem foi a pessoa que indicou-me. Não lembro, mas sei que foi mais de uma pessoa.
    Beijos

    Reply
  • 16/01/2008 at 10:29
    Permalink

    Oi, Carla
    Sabe que pelo menos o preço era justo… Foi a única coisa que achei bom ali, custa pouco mais da metade de uma pizza em Milão. Meno male!
    Com a Ryanair vc tá feita! Não dá pra parar em casa! O único problema é que eu já tô atrasada na leitura do seu blog, com a Ryanair, vou ter que acelerar… A propósito, que vontade de comer aqueles pães com nome impronunciável!

    Oi, Elisa
    Obrigada. Uma pena que ando super ocupada e não consigo atualizar o blog com a frequência que gostaria…
    Essa pizzeria é mesmo famosa, e eu até agora estou tentando entender o porquê. Você não chegou a ir?

    Bjs

    Reply
  • 16/01/2008 at 14:18
    Permalink

    Eu li o texto e me lembrei de alguns “micos” semelhantes que já passei. Dali em diante tomei algumas decisões:

    1- JAMAIS ficar mais do que 15 a 20 minutos numa fila de espera em qualquer que seja o restaurante;

    2- AO entrar, se o garçom me tratar do jeito displicente que lhe tratou, saio no ATO;

    3- NUNCA confiar em algum lugar que me indiquem como “o melhor do mundo” sem antes pesquisar qual o padrão de gosto e seletividade da pessoa que me indicou e o próprio lugar (sempre se acha alguma coisa na Internet);

    4- NUNCA sentar em um restaurante vazio ou absurdamente cheio (é serviço ruim, lento e comida fraca, na certa!);

    5- EM geral, lugares excessivamente populares NÃO são necessariamente bons, ao contrário, suspeito deles;

    6- SEMPRE olho detidamente o cardápio ANTES de entrar no restaurante (ele dá boas dicas!);

    7- LUGAR “bem feinho” raríssimamente pode ser mesmo o “melhor restaurante” do lugar;

    8- MESMO esperando na fila (por no máximo 15 a 20 minutos), SEMPRE entro no restaurante para ver o seviço, a cfisionomia das pessoas, as instalações e o serviço.

    Ótimo seu texto!

    Reply
  • 16/01/2008 at 16:16
    Permalink

    Luisa,
    Adorei você ter assumido ponto de vista contrário à “boiada”. Não dá para entender mesmo como as pessoas não questionam.
    Fiquei pensando sobre sua experiência, lembrei ter ido em Paris atrás dos sorvetes Bertillon, mas estes sim concordo são dos deuses 😉

    Reply
  • 16/01/2008 at 18:53
    Permalink

    Oi, Luisa, tudo bem? Obrigada pela visita.
    Eu vou explicar porque passamos em Porto de Mós e Juncal no próximo post, mas a verdade é que nós fomos a um casamento lá.
    Beijos!

    Reply
  • 17/01/2008 at 00:23
    Permalink

    Como mencionaste no blog, fazia jeito o livro de reclamações, que é um dos meios mais práticos e comuns para o consumidor apresentar queixa. Quando algo não corre bem na prestação de um serviço ou na compra de um produto, o consumidor pode solicitar este livro e reclamar logo nesse local, sem nenhum encargo.
    Mesmo que a entidade a quem a queixa é enviada já não possa solucionar o problema, esta forma de reclamar pode ajudar a evitar que outros cidadãos sejam prejudicados pelas mesmas razões. Bjs

    Reply
  • 17/01/2008 at 11:31
    Permalink

    Oi, Arnaldo, sabe que esses são os meus mandamentos também, com algumas variações:

    1 – Eu não fico mais que 10 minutos esperando. Eu sempre reservo com antecedência os restaurantes que quero ir

    3 – Cumpri direitinho esse mandamento e, pasme!, a tal pizzeria é bem cotada!

    6 – Eu também olho sempre o cardápio, e fujo de restaurantes que oferecem muita variedade (se fazem muita coisa, não fazem nada direito!) e achei que o cardápio fosse um ponto positivo nessa pizzaria: se só fazem dois tipos de pizza, significa que são especialistas no que fazem!

    7 – Eu também pensava assim, mas tive que rever os meus conceitos… na Europa já fui em vários lugares “bem feinhos” com comida excelente. Aprendi que a aparência do lugar é um indicativo importante, mas não decisivo.

    Mas a pizza lá é boa! Só que não vale o tempo de espera nem a fama que tem.

    Muito obrigada pelo elogio.

    Reply
  • 17/01/2008 at 11:34
    Permalink

    Oi, Majô
    Mas sabe que antes de adotar um ponto de vista contrário ao da “boiada”, eu fiquei me sentindo um dos “bois” enquanto esperava, do lado de fora e no frio, chegar a minha vez…
    Mas valeu a experiência, essa pizzeria é um daqueles lugares que se eu não fosse, me arrependeria…
    Bjs

    Reply
  • 17/01/2008 at 11:36
    Permalink

    Oi, Mô,
    Que feio… Me desculpe se fui muito curiosa! 😳
    Mas valeu por matar a minha curiosidade!
    Bjs

    Reply
  • 17/01/2008 at 11:38
    Permalink

    Oi, Luis,
    Eu me lembro quando ainda morava em Portugal… era só mencionar o livro de reclamações que o serviço já melhorava!
    Na Croácia tem um livro assim também, mas que pena que na Itália não existe…
    Bjs

    Reply
  • 21/01/2008 at 18:21
    Permalink

    Luisa,

    Minha querida (sendo ironica ) a melhor pizza é em São Paulo. Desculpe, foi inevitável! Palavras de uma paulistana que irá te levar nas melhores pizzarias quando estiver por aqui, e assino embaixo.

    Patsy

    PS – É brincadeirinha heim, patsy muito brincalhona.

    Reply
  • 21/01/2008 at 18:22
    Permalink

    Ah, a brincadeirinha não é valida para o convite das melhores pizzarias….. glup.

    Reply
  • 22/01/2008 at 22:13
    Permalink

    Patsy, vou te contar um segredo: eu também acho que a pizza no Brasil é muito melhor! Mas se eu disser isso na Itália, sou expulsa do país!

    E quando vc estiver por aqui, eu te levo numas pizzeria não tão boas, mas fazer o quê…

    Bjs

    Reply
  • 15/02/2008 at 02:05
    Permalink

    Eu não cheguei a ir a essa pizzaria Da Michele… ainda bem, hehe ! Acho que vc deu azar. As melhores pizzas que já comi na minha vida foram em Nápoles (1000 x 0 nas pizzas paulistas), na pizzaria Di Matteo e na Vesi, ambas em Spaccanapoli. MARAVILHOSAS !!! Tirei até foto delas…

    Reply
  • 15/02/2008 at 12:16
    Permalink

    Oi, Alexandre

    Eu cheguei a conclusão de que a pizza italiana e a pizza brasileira são duas coisas diferentes que recebem o mesmo nome.

    Eu adoro a pizza italiana e acho que em Nápoles as pizzas são imbatíveis… Mas a pizza brasileira tem aquele gostinho de Brasil que me dá tanta saudade e que em lugar nenhum na Itália eu encontrei…

    Bjs

    Reply
  • 21/02/2008 at 00:18
    Permalink

    Luisa

    Sabe que eu ás vezes acho que a comida italiana é melhor fora de Itália!Ainda não consegui comer uma lasanha de jeito por aí…Mas os gelados,esses são os melhores do mundo!!

    Quando vier a Coimbra de novo temos que nos conhecer!

    Bjs

    Reply
  • 21/02/2008 at 11:05
    Permalink

    Oi, Margarida

    Eu tinha a mesma opinião antes de vir morar na Itália. Morando aqui é que fui entender porque a maioria das pessoas não gosta da comida italiana na Itália…
    Descobri que na Itália existem restaurantes e restaurantes, e que tanto no Brasil, quanto em Portugal, o que existe é uma versão da comida italiana adaptada ao paladar local. Para um italiano, o macarrão em Portugal é “incomível” de tão cozido!
    Ah, e do tempo que estou em Milão, comi lasanha uma única vez num restaurante e estava boa, mas nada de especial… Pelo menos em Milão, é dificil encontrar lasanha num cardápio de um restaurante que não seja muito turístico.

    A próxima vez que eu for pra Coimbra, eu te aviso!

    Bjs

    Reply
  • 21/02/2008 at 17:52
    Permalink

    Agora eu entendo porque não consigo comer uma lasanha boa(quer dizer boa para o meu paladar Português..eheheh)em Itália!Já tentei várias vezes,uma delas em Florença e estava mesmo horrivel!!Agora em Veneza tentei pedir de novo e mais uma vez não achei nada de especial…acho que esta foi mesmo a ultima!!
    No fim-de-ano quando estivemos em Courmayeur jantámos sempre no Hotel e embora fosse um restaurante de comida típica(eramos os unicos não-Italianos por lá…),nunca nos serviram pizza,nem lasanha,nem macarrão nem sparguetti…

    bjs

    Reply
  • 22/02/2008 at 11:10
    Permalink

    Acho que em Courmayeur você deve ter comido muita polenta com carne de caça… É o típico de lá! 🙂

    Bjs

    Reply
  • 30/10/2008 at 19:57
    Permalink

    ****eu vi essa pizza fiquei com muito vontade de comer essa saborrosa pizza!!!!

    Reply
  • 31/10/2008 at 14:31
    Permalink

    Oi Sthefani,

    Sinceramente, eu acho que vc nao perde grandes coisas…

    Bjs

    Reply
  • 10/02/2009 at 21:06
    Permalink

    Luisa, querida:

    Não sei como, mas só aportei no seu site agora (via Ricardo Freire porque estou em busca de roteiros para visitar a Itália pela primeira vez).

    Adorei seus relatos. Além de prazeirosos, são muito úteis para nosotros, viajeiros quase sempre sem rumo.

    Além disso, seu site me inspirou a fazer o mesmo, ou seja, compartilhar informações e dicas dos trajetos que já percorri.

    Agora vou voltar sempre. Boa (próxima) viagem!!!

    Reply
    • 11/02/2009 at 18:04
      Permalink

      Oi Rosane!
      Que bom que vc gostou! Seja bem vinda ao blog e volte mesmo!
      Adorei a ideia de vc compartilhar suas viagens num blog! Que tal começar com aquela da Muralha de China? Deve ter sido uma experiencia e tanto, nè?
      Bjs

      Reply
  • 03/03/2009 at 07:59
    Permalink

    Eu Esperei meia hora, mas esperaria 2o se preciso, a pizza eh demais, a melhor do mundo comcerteza.
    Luisa, vc eh uma simpatia, mas de pizza vc nao entende nada.

    Reply
    • 04/03/2009 at 23:04
      Permalink

      Felipe, adorei tua sinceridade! 🙂
      Mas vou tentar defender meu ponto de vista: eu não achei a pizza ruim, pelo contrário, a pizza é boa, mas acho que não merece a fama que tem, muito menos o tempo de espera para comê-la! Já comi pizzas tão boas quanto essa em lugares mais bonitos e agradáveis, com um atendimento melhor e sem ficar 2 horas esperando…
      De repente, vc tem razão, de pizza eu não entendo nada mesmo! 🙂
      Mas eu gosto de ser bem tratada quando vou a algum lugar e é bem possível que a péssima qualidade do atendimento possa ter condicionado o meu conceito sobre a pizza.
      Bjs

      Reply
  • 03/03/2009 at 15:36
    Permalink

    Oi Luisa! Tenho passado os dias mergulhada em textos sobre Veneza e Florença (além de filmes, como o Summertime, do David Lean, de 1955, com uma Katherine Hapburn enlouquecida com uma câmera na mão e o coração aos pulos na Piazza San Marco) e por isso não tenho aparecido.

    Mas vim aqui só para comentar que seus leitores são umas figuras. O último, Felipe, então tive até que rir, tamanha sua objetividade (“você é muito simpática, mas de pizza não entende nada”) e sem cerimônia! Mas sei que foi carinhoso.

    E aí, por onde você anda, o que tem feito, onde andam suas malas? Mande notícias! Nós, aventureiros espalhados pelo mundo – muitos aprisionados em trabalhos que escodem a luz do sol -, estamos sempre em busca de novos caminhos. Mostre-nos!

    Beijos e boa semana!

    Reply
    • 04/03/2009 at 23:14
      Permalink

      Oi Rosane,
      Que bom te ver por aqui!
      Eu também me divirto com os comentários! É a graça do blog!
      Ultimamente ando bem ocupada, viajando a trabalho (adoro viajar, mas a trabalho ninguém merece…) e, infelizmente, sem tempo para o blog.
      Mas espero resolver isso o quanto antes! 😉
      Bjs

      Reply
  • 22/05/2009 at 21:09
    Permalink

    Olá caros degustadores!

    Que pena que a pizza Napoles não é tão boa assim!
    Aqui no brasil temos muitas variedades que tenho certeza que lá na Itália eles não tem nem ideia do que é.

    Gostaria de saber qual é o sabor mais exótico que ja experimentaram?

    Saudações
    Cláudio

    Reply
    • 27/05/2009 at 11:44
      Permalink

      Oi Claudio
      Pelo contrario, a pizza de Napoles é deliciosa! Essa em particular que me decepcionou… Nao tanto pelo gosto, pois era boa, mas pelo atendimendo e pela espera…
      Aqui na Italia o povo é muito ligado em tradiçoes e receitas originais, entao ninguem inventa muito na hora de fazer pizza.
      Nunca vi nenhum sabor que pudesse ser chamado de “exotico” por aqui.
      Bjs

      Reply
  • 24/05/2009 at 23:00
    Permalink

    Hehehe. Passei por outro motivo e só agora vi o post do Da Michele.

    Eu sou um dos que incensa a pizza de lá…

    As duas vezes que comi (com um intervalo de 18 anos entre elas) foram inesquecíveis.

    O lugarzinho é bem fuleiro e o atendimento não é nada. Mas não enfrentei fila (também às 15h30, vindo de Pompéia).

    Não experimentei nenhuma outra pizza em Nápoles (tentei, mas a pizzaria não estava aberta a essa hora), mas o que comi no Da Michele é uma pizza totalmente diferente de tudo o que já experimentei no assunto.

    O centro é molhadinho, elástico, pouco cozido, e a borda, grossa e crocante. O contraste é espetacular.

    Você, morando na Itália, já deve ter tido a oportunidade de comer pizzas tão boas quanto essa, talvez melhores. Mas tenho certeza de que a sua experiência foi prejudicada pelo mau atendimento e pelas duas horas de espera.

    Reply
    • 27/05/2009 at 11:50
      Permalink

      Oi Riq
      Que honra receber a sua visita!
      Eu tambem tenho certeza de que a minha avaliaçao da pizza levou em consideracao o pessimo atendimento e a espera…
      A pizza ali é bem boa, mas como eu disse, já comi pizzas tao boas quanto em Napoli e até mesmo em Milao, com um atendimento muuuuuito melhor!
      Me avisa quando vc voltar pra Italia, que eu te levo pra comer pizza boa, com bom atendimento, mas sempre num lugarzinho fuleiro! 😉
      Bjs

      Reply
  • 11/07/2009 at 08:23
    Permalink

    Luisa,
    sou fã do Ricardo Freire desde a época em que ele escrevia a coluna Xongas no Jornal da Tarde e desde algumas semanas sou sua fã tb!
    Vou pra Italia pela 1a vez este ano e para poder ter minha própria opiniao vou ter q comer uma pizza no Da Michele…hihihi…mas de qq forma queria tb uma dica de uma pizzaria q vc gostou em Napoles, ok?
    Bjs

    Reply
    • 13/07/2009 at 22:35
      Permalink

      Oi Carol,
      Brigada! To me achando! 😳
      Vixi, pizzaria em Napoli… Vou confessar uma coisa: eu como muita pizza em Milao, entao quando vou a Napoli quase nao frequento pizzarias e dou preferencia a pratos tipicos dificeis de encontrar por aqui, como a mozzarella in carrozza, que eu adoro!
      Mas tem uma pizzaria que faz tempo que tenho vontade de conhecer: Brandi (www.brandi.it). É considerada uma das mais antigas de Napoli (desde 1780) e, diz a lenda, foi a pizzaria que inventou a pizza margherita.
      Passa lá e depois me conta se vale a pena! 😉
      Bjs

      Reply
  • 12/11/2009 at 11:41
    Permalink

    oi…na minha opiniao a melhor pizza se come no brasil!!!!na minha cidade tem muitas pizzarias e quase todas com nomes italianos….apesar da pizza ter surgido aqui na italia nos brasileiros sabemos fazer bem melhor ate uma pizza feita em casa è melhor que qualquer uma que ja provei aqui em milao!!!!ciao

    Reply
    • 14/11/2009 at 00:14
      Permalink

      Oi Monalisa
      Eu nem tento mais comparar a pizza italiana com a pizza do Brasil.
      Sao duas coisas completamente diferentes e eu adoro ambas! Talvez goste mais da pizza brasileira por causa do “gostinho de casa” que ela proporciona.
      Mas… marido italiano diz uma coisa que eu nao consegui rebater: partindo do pressuposto que para se fazer uma boa comida sao necessarios bons ingredientes… fica dificil comparar os queijos e presuntos italianos com aqueles que encontramos no Brasil…
      Bjs

      Reply
  • 01/04/2010 at 23:41
    Permalink

    Quando forem a Napoli,a melhor pizza de lah,Pizzaria Etore,Via Santa Luzia 56,lugar pequeno,cheguei as 20hs,15m de espera,soh italianos,sem turista,pedi uma muzarela de bufala de entrada(a melhor q jah comi)depois uma pizza margherita e uma campagnolo(parma e rucula),uma pasticeria napolitana de sobremesa! Show de bola,fila lah fora, vah sem medo de ser feliz

    Reply
  • 25/04/2010 at 11:42
    Permalink

    A melhor pizza do Mundo, sem qualquer duvida, é na Ilha Terceira, Açores, Portugal, é feita em forno de lenha, na Casa do Povo dos Altares, é qualquer coisa que não se provando, não se sabe que existe.

    Reply
    • 26/04/2010 at 10:42
      Permalink

      Oi Joaquim
      Ainda nao fui aos Açores, entao nao posso palpitar…
      Mas quem sabe um dia! 🙂
      Bjs

      Reply
  • 21/10/2010 at 19:12
    Permalink

    Olá Luiza,
    Eu morava em Milão até algum tempo atrás, e sou completamente apaixonada pelas pizzas, infelizmente no Brasil não consigo achar nenhuma que eu realmente goste. (quem souber uma aceito a dica)
    Em Milão costumava ir na Sorelle Capitone(adoro!!!) e perto de casa ia na Maruzzella, ai que saudade!!! A bufalina em ambas é incrivel!
    Mas fica a dica: minha amiga italiana e milanese, afirma que a melhor pizzaria é a La Taverna.
    Agora deixo a minha dica para quem for a Milão, meu restaurante preferido(nada turistico) chama La Libera o ambiente é incrivel, a comida divina. E o melhor está em Brera.

    Reply
    • 25/10/2010 at 10:52
      Permalink

      Oi Maria
      Obrigada pelas dicas!
      Vou experimentar! Adoro conhecer lugares novos!
      Bjs

      Reply
  • 13/12/2010 at 22:40
    Permalink

    Vou te dizer o seguinte, quem come ou comeu pizza em São Paulo não deve nada a ninguem esse é o assunto… Fui a italia e achei as pizzas uma merda, se vc quer um conselho quando estiver na italia é : COMA PASTA, isso eles sabem fazer bem. Eles valorizam o poder do tomate como ninguem.

    Reply
    • 12/01/2011 at 01:10
      Permalink

      Oi Albert
      Eu adotei a teoria de que a pizza italiana e a pizza brasileira sò possuem o nome igual, mas sao duas comidas diferentes… Nao dà pra comparar!
      Uma pena que vc nao tenha comido uma boa pizza por aqui
      Bjs

      Reply
  • 05/05/2011 at 22:41
    Permalink

    Otima tarda a todos,
    Sou forçado a concordar com a Luiza.A pizza que comemos aqui no brasil pouco se parece com o que tive a oportunidade de comer em Nápole. A massa, o queijo, a crocancia das suas bordas, tive a feliciade de encontrar na Sorbillo Gino Pizzeria, Via dei Tribunali, 32, que fica num bairro muito antigo e feio da cidade, mais a pizza compensa tudo. É simplesmente perfeita, pois além da perfeição da pizza, fui muito bem tratado pela pelos que atendiam as mesas,pois que todos que lá trabalhavam eram dá familia. Voltarei a Nápoli em julho, e irei na Antica Pizzaria para emitir meu juiza de valor.

    Reply
  • 11/06/2011 at 22:15
    Permalink

    Olá Luisa,

    Fui tbm em busca dessa “melhor pizza do mundo” porém, chegando lá ela estava fechada mas eu tinha uma segunda opção que diziam que era tbm uma das melhores. O melhor é que é colada na Da Michele. Trianon. Fica na rua em frente a Damichele no lado direito. Sensacional!!

    Pizzarias parecidas pelo serviço e ambiente, apesar de a Trianon ter 3 andares e servir vinho (no copo plástico) mas a pizza é maravilhosa e leve, muito leve! Recomendo!

    Reply
  • 02/08/2011 at 18:14
    Permalink

    Olá Luísa…. Estive em Nápoles agora no mês de junho e julho, e as duas vezes que lá estive quase morri de tanto comer. Conheci uns quantos restaurantes e pizzerias. Mas a melhor pizza de Nápoles é a do Presidente! Eu também queria muito ir a pizzeria Michele, mas graças a indicação de um amigo que mora em Nápoles eu não fui. E vendo se relato agora tenho certeza de que fiz a escolha certa. Nápoles é encantadora! Não só pela melhor pizza do mundo, mas todo o resto que a completa! Ainda vou morar na Itália!!!! Um abraço, e muito obrigada pelas suas informações!!!

    Reply
    • 25/09/2011 at 11:28
      Permalink

      OI Mariane
      Essa pizzeria Da Michele è fonte de polemicas: tem quem adore e tem que odeie…
      Eu gostei da pizza deles, mas nao tanto a ponto de passar um tempao na fila…
      Bjs

      Reply
  • 09/06/2012 at 00:22
    Permalink

    Já ouvir falar dessa pizzaria no livro “comer, rezar, amar” de Elizabeth Gilbert. Quando eu for visitar a Itália ñ deixarei de passar em Nápoles por nada, tenho q saborear essa pizza.

    Reply
  • 05/08/2013 at 22:11
    Permalink

    A resposta de tudo isso é simples…. Gostamos de ouvir ópera saindo da boca de um ótimo tenor mas vc tever o prazer pode assistir o Pavarotti em pessoa é outra coisa… Vc visitar uma simples casinha no meio do mato que morou Anne Franck ou uns barracões simples com cara de estábulos mas que tem um nome forte como Auchwitz… Simples entender tudo isso… Vai da sua bagagem, da sua cultura e das coisas que vc dá valor. É vc visitar a casinha simples (fora do roteiro turístico de qualquer cidade do mundo) onde seu pai nasceu…. vc não chora com isso???? Simplesmente a DaMichele é uma das primeiras pizzarias do mundo e, ainda não se tem certeza, criadora das pizzas!!!! Todas as pizzas que a gente experimenta pelo mundo usou ela como referência….

    Reply
  • 13/10/2013 at 18:28
    Permalink

    Eu também me arrependi de ir na Da Michele. Você nem consegue achar a pizza tão boa depois de esperar tanto e ser tratado com descaso… Se quiser mais uma bebida é simplesmente impossível pedir, pois ninguém te olha! O banheiro é imundo!
    Também aprovei a Trianon, quase em frente. Achei a pizza muito melhor!

    Reply

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *