Monte Troodos

Se eu tivesse que escolher um unico lugar no Chipre para visitar, nao pensaria duas vezes e iria diretamente ao Monte Troodos! Basta chegar a esse monte que o resto da ilha parece um passado distante de tao diversa que é a atmosfera do lugar. E nao me refiro exclusivamente ao clima, muito mais fresco e umido que a beira mar, mas à energia que existe ali e que transmite aquela sensaçao de calma e solidao boa.

Nao sei se consegui me explicar, mas a sensaçao è tao nitida que na hora entendi o motivo pelo qual os monges ortodoxos escolheram o Monte Troodos para viver e construiram ali suas igrejas. (Alem è claro de terem que fugir da dinastia catolica dos Lusignan e serem obrigados a se refugiar em algum lugar onde nao sofreriam repressoes e discriminaçoes)

Essas famosas igrejas do Chipre sao pequenas joias afrescadas da epoca dos bizantinos (seculos XI a XIV). Sao muito parecidas entre si e estao espalhadas por todo o Monte Troodos. As  10 que foram declaradas patrimonio da humanidade pela Unesco sao as mais bonitas e representativas do estilo e da tecnica com que foram afrescadas.

Pra ser sincera, quando vi, ainda do lado de fora, a primeira igreja que visitei, me decepcionei um pouco, pois sao bem pequenas e, por fora, parecem uma daquelas banais casas de campo, bem simples e humilde, e nao tem nada a ver com um lugar de culto, digamos, “importante”. Mas a beleza dessas igrejas està toda do lado de dentro; è sò entrar em qq delas que o queixo cai!

As cores dos afrescos ainda estao muito vivas e os desenhos sao representados quase que como uma “historia em quadrinhos”, a fim de que os analfabetos da regiao tb pudessem conhecer as principais passagens do Evangelho. Quando vi a primeira igreja, decidi que queria ver todas da regiao.

Impossivel! Teria que permanecer pelo menos uns 2 dias para visitar sò as mais importantes, pois elas sao muitas e muito espalhadas pela regiao. Como o Monte Troodos é um montanha de quase 2000 metros de altura,  sò existem estradas estreitas e cheias de curvas, e o tempo que se perde com os deslocamentos entre as igrejas è consideravel.

Alem disso, dizem que entrar nas igrejas nao è uma tarefa das mais faceis, pois o responsavel pelas chaves, nem sempre fica de plantao na porta da igreja esperando turistas. No livrinho que recebemos do escritorio de “Informaçoes Turisticas”, junto com o endereço das igrejas, tinha tb o numero do celular do responsavel e a recomendaçao de chama-lo, caso a igreja estivesse fechada.

Nao sei se demos sorte, mas as igrejas que visitamos estavam todas abertas. Tirar fotos dentro das igrejas é expressamente proibido, entao as fotos de afrescos do post foram emprestadas da Wikipedia e do site da Unesco.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

14 thoughts on “Monte Troodos

  • 27/01/2010 at 20:34
    Permalink

    Oi Luisa!
    Puxa, quanta informação e imagens ótimas!! Sem dúvida deve ter sido um passeio muito bonito!
    Bjuu
    Pri

    Reply
    • 01/02/2010 at 22:09
      Permalink

      Oi Priscila,
      Foi um passeio surpreendente! Nao esperava encontrar um lugar assim no Chipre!
      Bjs

      Reply
  • 28/01/2010 at 22:21
    Permalink

    Luisa, acho que consigo imaginar sua sensação. Esse lugar parece mesmo meio mágico!

    Beijos!

    Reply
    • 01/02/2010 at 22:12
      Permalink

      Oi Camila
      È uma paz tao boa que tem ali… Sò sentindo mesmo, nao consigo explicar! 🙂
      Bjs

      Reply
  • 30/01/2010 at 20:49
    Permalink

    Oi Luisa!!

    Os afrescos são belíssimos! É como vc disse, “de cair o queixo”!…

    Nunca pensei em visitar o Chipre! Está me parecendo um lugar muito interessante! 🙂

    Bjos!

    Reply
    • 01/02/2010 at 22:26
      Permalink

      Oi Fe,
      Eu tb nunca tinha colocado o Chipre na minha wish list, mas foi sò juntar a minha curiosidade (depois de ler o blog da Tete, o Escapismo Genuino) com passagens aereas bem em conta… foi sò arrumar as malas, nè?
      Bjs

      Reply
  • 30/01/2010 at 23:57
    Permalink

    Luisa

    Ultimamente vc está colocando uns posts sobre países onde eu ainda nunca pensei ir…e está me fazendo mudar de ideias… 😉

    Bjs

    Reply
    • 01/02/2010 at 22:27
      Permalink

      Oi Margarida
      Se serve de consolo, eu tb nunca tinha pensado em ir ao Chipre… 🙂
      Sao aquelas viagens de ocasiao, que nao dà pra perder! E foi otimo!
      Bjs

      Reply
  • 05/02/2010 at 19:36
    Permalink

    Luisa, esse tipo de lugar é o meu número! Também adoraria seguir cada um delas…Talvez você se sentisse muito bem no interior da Romênia e Bulgária, onde as montanhas também escondem umas belezinhas destas…morro de vontade de ir.
    Adorei a série do Chipre!

    Reply
    • 10/02/2010 at 15:52
      Permalink

      Oi Emilia
      A Bulgaria já tá na listinha faz tempo… Só pq eu descobri que o pais è um dos maiores exportadores de rosas do mundo e que fazem inclusive um festival de rosas por là. Deve ser lindo de morrer! 🙂
      Adorei te ver por aqui!
      Bjs

      Reply
    • 10/02/2010 at 15:57
      Permalink

      Foi um passeio delicioso mesmo, Mauricio! 😉
      E que Deus te ouça!
      Bjs

      Reply

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *