O Homem Vitruviano

Desde 1822, a Gallerie dell’Accademia de Veneza abriga o Homem Vitruviano, um dos desenhos mais famosos de Leonardo da Vinci, feito em 1490 e  que representa um estudo sobre as proporçoes do corpo humano seguindo o que foi proposto por Vitruvio, um arquiteto romano do seculo I antes de Cristo. 

Infelizmente essa famosa obra nao faz parte do acervo “visitavel” da Accademia e sò muito de vez em quando o Homem Vitruviano vem exposto ao publico. A última vez foi há sete anos!! Mas felizmente, depois desses sete anos, resolveram de novo expor o desenho ao publico, ainda que temporariamente, até o dia 10 de janeiro de 2010.

Desde 10 de outubro de 2009, o Homem Vitruviano está lá na Accademia esperando a minha visita e nunca dava certo, até que finalmente hoje fizemos um bate e volta Milao-Veneza especialmente para encontrà-lo.

Por ser uma obra muito famosa e, principalmente, pq è uma mostra temporaria, eu já estava prevendo uma sala enorme, com o Homem Vitruviano bem pequeno, um pouco desbotado, e milhoes de turistas tentando de todos os modos se aproximar. Algo parecido com a Monalisa no Louvre…

Nada disso! A unica previsao certa foi que o desenho é bem pequeno, pouca coisa maior que uma folha A4. Já com relacao ao resto, errei feio!

 O Homem Vitruviano está surpreendentemente bem conservado e nada desbotado e a Accademia estava incrivelmente vazia! Fiquei um bom tempo contemplando as proporçoes humanas no estudo de Leonardo da Vinci sem ter ninguem por perto. Bem depois apareceu um outro casal de turistas e em seguida um grupo pequeno fazendo uma visita guiada…

Gostei bastante como organizaram a mostra, pois como suporte ao desenho, foram produzidos dois videos bem didaticos que explicam a proporçao aurea no corpo humano e na arquitetura, bem como o contexto historico e cultural em que foi realizado o desenho. A parte chata è que os videos sao em italiano e, quem nao le italiano, tem que se contentar em ver as figuras e ler um folheto explicativo disponivel em ingles…

A quem interessar possa, o site oficial é http://leonardo.uomovitruviano.it/ e foi dele que eu tirei a foto para ilustrar o post.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

15 thoughts on “O Homem Vitruviano

  • 13/12/2009 at 01:35
    Permalink

    Opa!!
    Estive lá o ano passado e tinha funcionário dizendo que estava lá a seis anos e nunca havia visto ele.
    Um dia espero ter esta sorte também.
    Abraço!!

    Reply
    • 02/01/2010 at 19:10
      Permalink

      Oi Gustavo
      Tivemos sorte mesmo, vai saber quando serà de novo aberto ao publico…
      Bjs

      Reply
    • 02/01/2010 at 19:13
      Permalink

      Oi Patricia
      Foi mesmo emocionante!
      Nessas horas eu gostaria de ter estudado pelo menos um pouquinho de Arte para poder apreciar essas obras famosas com um mnimo de conhecimento de causa!
      Bjs

      Reply
  • 13/12/2009 at 19:27
    Permalink

    Tenho uma blusa come este desenho e sei que é de Leonardo da Vinci, mas nem imaginava que ele ainda existisse. Legal saber que está conservado! Fiquei curiosa… porque será que o pé esquerdo está de lado em ambas posições da perna?

    Bjos!

    Reply
    • 02/01/2010 at 19:16
      Permalink

      Oi Fe,
      Olha, nao tinha nada explicando sobre o motivo do pè virado, mas eu imagino que seja para que fiquem evidentes as proporçoes. Em varios momentos do video explicativo foi comparada a perfeiçao que existe entre o tamanho do pè com o tamanho de outras partes do corpo humano.

      Reply
  • 14/12/2009 at 02:21
    Permalink

    Adorei o texto. vi uma exposição de Leonardo em Milão, no mês de julho, num espaço em frente à sua estátua. Foi meu 1º dia na Itália. Muito emocinante. Também amei Veneza e td o mais.

    Reply
    • 02/01/2010 at 19:19
      Permalink

      Oi Ines
      O bom è que em Milao sempre tem alguma coisa sobre Leonardo da Vinci 🙂
      E quando nao tem nada, è sò ir ao Museu do Leonardo da Vinci 🙂
      Bjs

      Reply
    • 02/01/2010 at 20:10
      Permalink

      Foi mesmo, Silvia! Adoramos o passeio!
      Bjs

      Reply
  • 08/01/2010 at 20:35
    Permalink

    Adorei tudo por aqui!!!!
    Encontrei seu blog por acaso… comecei a ler e não consegui mais parar! Eu comecei meu blog por começar a planejar uma tão sonhada viagem a Europa e aí o blog serve pra me ajudar a organizar as dicas e ajudar outras pessoas com tudo… E por isso adorei o seu! Dá várias dicas importantes de quem já colocou os pés em cada um dos lugares e vivenciou mesmo tudo!
    Parabéns pelo texto muito bem escrito e contagiante 😀
    Bju
    Pri
    (ah, já estou seguindo!!)

    Reply
    • 11/01/2010 at 10:54
      Permalink

      Oi Priscila,
      Obrigada!
      Vou curiosar seu blog!
      Bjs

      Reply
  • 31/08/2010 at 22:22
    Permalink

    Nossa, sou arquiteta e gostaria muito de ver, como você ficou sabendo que o desenho estava exposto, por algum site?
    Estarei em Veneza no final do ano, será que tenho alguma chance?

    obs: seu site é ótimo e inspirador!!

    Reply
    • 07/09/2010 at 09:39
      Permalink

      Oi Dani
      Como eu moro em Milao, a noticia de que o desenho estava exposto estava em todos os lugares: da televisao a cartazes pelas ruas…
      Acho que jà guardaram o desenho de novo, mas confere o site da Accademia… De repente eles tem alguma coisa sobre novas exposiçoes.
      Bjs

      Reply
  • 03/12/2010 at 18:33
    Permalink

    hi I was luck to come cross your Topics in digg
    your topic is impressive
    I learn much in your subject really thank your very much
    btw the theme of you website is really brilliant
    where can find it

    Reply

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *