O visto para a Russia

Agora que a viagem está inteira organizada e todos os hotéis estão reservados, vem a segunda parte do problema: o visto!

Pra início de conversa, é preciso ter um passaporte com uma validade de ao menos 6 meses depois do final da viagem. Parece uma coisa banal, mas se não olhar com antecedência, já era!

Na Europa, normalmente, nós usamos só a carteira de identidade pra viajar, então o coitado do passaporte fica esquecido no fundo da gaveta… Ainda bem que sou paranóica com documentos, pois é claro que o passaporte do namorado não possuía os tais 6 meses exigidos…

Espero não ter nenhum tipo de problema por causa disso, mas as passagens aéreas foram compradas com o número do passaporte velho, e os convites dos hotéis e todo o resto da viagem será feita com o número do passaporte novo…

Primeira providência, entrar em contato com as companhias aéreas e ver se dá pra consertar isso… Só por garantia mesmo….

Passaporte em dia, recomeça a via sacra dos hotéis, pois precisamos dos convites e vouchers dos hotéis onde estaremos para podermos pegar o visto.

A primeira dúvida é: temos que pedir essa documentação para todos os hotéis, ou basta um convite do primeiro e do último hotel? Nem o consulado soube me informar… Em princípio me disseram que um convite do primeiro hotel e do último seria suficiente, mas a mocinha não me pareceu muito segura do que estava afirmando…

Os agentes de viagem que estavam por ali também não tinham essa resposta, pois quem faz a viagem trâmite agência, não precisa desses documentos, pois a própria agência é autorizada a fornecê-los para todo o período da viagem.

Tentei mandar um email para o consulado (na realidade, mandei 2 emails), mas o consulado russo também não responde emails… Deve ser algo cultural, sei lá!

Vou pedir os documentos para todos os hotéis, quem sabe não respondem? Eu tenho fé!

Em S. Petersburg foi tranquilíssimo, o site do hotel tem um formulário para pedir o visa support, formulário preenchido e a documentação chegou, via fax, no mesmo dia! Foi graças aos documentos que o hotel em S. Petersburg enviou que pude ver pessoalmente o que diabos era o tal voucher e o tal convite.

Pois bem, voucher é um tipo de recibo em inglês, em que o hotel dá todos os seus dados e afirma que você já pagou a sua estada ali no período em questão. O hotel de S. Petersburgo foi legal, pois nós não pagamos nadica de nada antecipado e ele forneceu o voucher mesmo assim.

O tal convite eu ainda não consegui descobrir o que é, nem pra que serve, mas pelo menos já sei que “cara” tem. È um documento completamente escrito em russo, onde também constam os meus dados. No meio de toda aquela confusão de letras russas reconheci o meu nome, a data do meu nascimento e o número do meu passaporte…

Agora que eu sabia que tipo de documento esperar dos hotéis, mandei vários emails e as respostas que obtive foram essas:

Em Kazan, o hotel nos respondeu no dia seguinte dizendo que teríamos que procurar uma agência de turismo para obter tais documentos, pois eles não forneciam.

Idem com relação ao hotel em Kem.

Em Suzdal, dois dias depois vem a resposta do hotel dizendo que só podem mandar o voucher se o hotel estivesse 100% pago, como só pagaríamos o hotel no nosso check out, eles mandaram um documento muito parecido com o voucher, mas dizendo apenas que o hotel estava reservado para o período (achei justo!). Nenhuma palavra sobre o tal convite!

Em Moscou, tivemos que mandar um segundo email e tanto o voucher quanto o convite chegaram poucas horas depois.

A agencia que faz as reservas para o hotel nas Ilhas Solovki, nem esperou que eu pedisse os documentos, jà se prontificou a envià-los, desde que, é claro, o pagamento integral da diaria jà estivesse feito.

Mas o que me intrigava era: por que aqueles hoteis a Kazan e a Kem, que me pareceram hoteis habituados a lidar com estrangeiros, nos encaminharam a agencias de viagem? Seria ignorância? Má vontade? Incompetência? Ou todas as alternativas anteriores?

Não exatamente… O negócio é um pouco mais complicado… Descobri que não são todos os hoteis nem todas as agencias de turismo que podem fornecer esse visa support, mas tão somente aqueles que possuem um registro no equivalente russo do Ministerio das Relaçoes Exteriores. Sem esse registro, os hoteis nao podem fornecer o visa support, sem o visa support voce nao pode pegar o visto!

Tà explicado! Muitos hoteis do meu roteiro nao possuem esse tal registro e acredito que a maior parte dos hotéis na Russia nao o tenham. E o que fazer?

Fui ao consulado mais uma vez, levando sò os convites e vouchers dos hoteis de Moscou e de S. Petersburg, meu primeiro e ultimo destino, respectivamente.

Da primeira vez, quando fui pedir informaçoes, eles nao tinham muita certeza de quais documentos serviam exatamente para fazer o visto, desta segunda vez, entretanto, estavam certos de que os documentos que levei nao serviam! Eles nem olharam muito pro voucher, e disseram que o importante é que o(s) convite(s) compreenda(m) todo o periodo da viagem na Russia (que para o visto de turismo, nao pode superar os 30 dias). Resumindo, perdi a viagem!

Na realidade, a viagem nao foi totalmente perdida. Uma vantagem de ficar esperando atendimento no consulado é que vc acaba conversando com todo mundo e pegando ótimas dicas.

Uma russa, que precisa do visto para sua filha italiana, me disse que pede sempre pro hotel em Moscou, onde fica, um convite para todo o periodo da viagem, mesmo que a hospedagem real no hotel seja só de dois dias. E disse que o hotel nunca se recusou a fornecer a documentação…

Um italiano que também viaja com frequencia para a Russia para visitar amigos, disse que, para evitar trabalho para os amigos (que, em teoria, teriam que escrever um convite e registra-lo no órgão competente), paga 30 dolares para o site waytorussia.com  e o problema tá resolvido!

Os agentes de turismo que estavam ali também disseram que sem convite ninguém fica! Basta pagar 20 euros para uma agência autorizada…

Fiquei mais tranquila ao saber que, pagando, qualquer um te fornece esse convite, mas, antes de gastar com o waytorussia ou com qualquer outra agência de viagem, lustrei a minha cara de pau e pedi os tais documentos para o hotel em S. Petersburg, que foi o mais ràpido na resposta, além de ter sido o mais caro e onde ficaremos por mais tempo.

E não é que deu certo! No mesmo dia me mandaram todos os documentos que eu havia pedido, sem nenhuma reclamação! O único problema é que o funcionário do hotel não prestava muita atenção em “detalhes” e teve que refazer o documento umas 5 vezes até que todos os dados estivessem escritos corretamente.

Só ficou faltando, então, o ultimo documento necessário para a obtençao do visto russo: um seguro saúde que atenda determinados requisitos e que só pode ser feito em seguradoras cadastradas no consulado (tinha uma lista pendurada na parede do consulado).

Mas dentro do próprio consulado tem uma mesinha com uma fulana que preparava seguros de saúde na hora, bastava dizer os dias de ida e volta e pagar 2 euros por dia de viagem! O meu seguro saúde vai ser dessa seguradora mesmo, seja lá o que for que ela “assegure”… Nao quero correr o risco de fazer um seguro em algum outro lugar e o consulado implicar com algum detalhe.

Todos os documentos em mãos, acompanhados de uma foto e formulários devidamente preenchidos, só me restava enfrentar fila no consulado mais uma vez e retornar três dias depois para retirar os passaportes com os respectivos vistos.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

31 thoughts on “O visto para a Russia

  • 21/08/2008 at 15:26
    Permalink

    Puxa vida, que sufoco hein? Me deu cansaço só de ler sobre o teu esforço.
    Espero que valha a pena!
    Só fiquei meio na dúvida aí no final do teu post, vc já retirou os passaportes com os vistos?

    Reply
  • 21/08/2008 at 19:37
    Permalink

    Ola, tudo bom?!

    tenho um blog sobre turismo, e gostaria de estabelecer uma parceria contigo, topa?

    Reply
  • 25/08/2008 at 16:21
    Permalink

    Luiza

    Bela viagem… E, boa canseira também… mas é um desafio interessante!

    Reply
  • 26/08/2008 at 14:09
    Permalink

    Oi Rodrigo,

    No final, depois de quatro idas ao consulado, consegui o visto. E valeu muito a pena, a viagem foi maravilhosa!

    Bjs

    Reply
    • 28/01/2011 at 21:10
      Permalink

      Luisa eu estou com um problema gostaria de sabe como faço para ir para a Russia poís conheci uma pessoa la e ela que me conhecer e eu tambem e gostaria que vc me desce umas dicas ok meu email é elicarlosbarbosa@rocketmail.com

      Reply
      • 01/02/2011 at 15:45
        Permalink

        Oi Eli
        E’ sò comprar a passagem aerea e embarcar! Nem visto precisa mais…
        Boa sorte!

        Reply
  • 26/08/2008 at 14:10
    Permalink

    Ola Dudu

    Que tipo de parceria vc quer fazer?
    Vou xeretar o seu blog!

    Bjs

    Reply
  • 26/08/2008 at 14:13
    Permalink

    Oi Ernesto

    A viagem foi mesmo bellissima! Uma canseira pra preparar, mas eu adoro desafios e felizmente deu tudo super certo e durante a viagem nao tive nenhum tipo de problema.

    Bjs

    Reply
  • 26/08/2008 at 17:57
    Permalink

    Por ser tão chato tirar o visto acabei adiando e trocando a Russia por outros lugares.

    Mas, não desisti! Ainda tomo uma cerveja lá em Moscou!!

    Abs! e boa viagem!

    Reply
  • 27/08/2008 at 23:38
    Permalink

    Vamos aguardar o relato da viagem!

    Reply
  • 28/08/2008 at 13:14
    Permalink

    Oi, Marcio

    Nao desista mesmo! A canseira vale a pena, é uma viagem incrivel!

    Bjs

    Reply
  • 12/01/2009 at 20:28
    Permalink

    Gostaria de obter informação como conseguir pegar uma formulário pela intenet para dar autorização para uma pessoa da Rússia vim para o Brasil

    Reply
    • 16/01/2009 at 22:33
      Permalink

      Olá Mário
      Eu não tenho a menor ideia! Entra em contato com o consulado que eles te ajudam.
      Bjs

      Reply
  • 03/03/2009 at 20:47
    Permalink

    Boa tarde, estou querendo ir visitar St. petersburg e Moscow, vc poderia gentilemente me passar os contatos dos hoteis que vc falou para conseguir o voucher?
    Muito obrigado.
    Abs,
    Andrés Leandro.

    Reply
    • 04/03/2009 at 23:18
      Permalink

      Oi Leandro,
      Em Moscou fiquei no Baltschug Kempinski Moscow (www.kempinski-moscow.com) e em St. Petersburg fiquei no Grand Hotel Europe (www.grandhoteleurope.com).
      Bjs

      Reply
  • 29/01/2010 at 14:48
    Permalink

    Oi Luisa, seu blog é muito bom!!!! Vou à Russia em junho próximo e já vi que chatinho conseguir o visto. Já li por ai que o consulado te dá um visto para o exato período em que vc ficará em território russo; e que se reslver extender a viagem pode gerar problemas… Pensei em pedir por um período maior do que o que eu pretendo ficar, para caso de resolver esticar a viagem… O que vc acha?

    Beijos!

    Reply
    • 01/02/2010 at 22:14
      Permalink

      Oi Fernanda,
      Tentar nao custa, nè? Mas quando eu fui pedir o visto, tive que mostrar as passagens de ida e volta e foi com base nelas que me deram os dias que poderia ficar na Russia… Boa sorte!
      Depois me conta!
      Bjs

      Reply
  • 10/02/2010 at 14:29
    Permalink

    Penso em ir a Kostroma mas não entendo Russo. Falo sim o inglês. Gostaria de algumas dicas. Conheço alguém que me hospedaria. Nesse caso, sabe se o visto seria mais facil?
    Obrigado

    Reply
    • 10/02/2010 at 16:27
      Permalink

      Oi Crasso,
      Eu tb nao falo nadica de nada de russo e atè que me virei bem. A linguagem dos sinais è universal!
      Com relaçao ao visto, te aconselho a pegar informaçoes oficiais e atualizadas no consulado russo e todas as dicas que eu poderia dar, jà estao escritas nos posts.
      Bjs

      Reply
  • 11/02/2010 at 14:00
    Permalink

    Oi Luisa! Sou eu de novo… vc tirou seu visto pelo consulado do Rio de Janeiro? Porque eu gostaria de saber mais informações sobre o seguro saude, e saber quais são aceitos na Russia. Eu entrei em contato com os consulados de SP, Brasilia e Porto Alegre e obtive informações dos 3 de que não é obrigatório o seguro para entrar na Russia.. Todas as informações sobre esse país são confusas!!! Mas eu não vou desistir! rsrs bjs

    Reply
    • 11/02/2010 at 16:27
      Permalink

      Oi Fernanda
      Eu moro em Milao e tirei o visto por aqui. No consulado russo em Milao, tem uma lista pendurada na parede com os seguros aceitos e uma mesinha com uma fulana que faz os seguros ali mesmo. Eu nem fui atras de pesquisar outras seguradores e usei aquela disponivel dentro do consulado mesmo!
      Numa pesquisada rapida, vi que o site da embaixada russa no Brasil nao menciona o seguro como documento obrigatorio para o visto (http://www.brazil.mid.ru/visa.html), mas no site do consulado russo em Milao, o seguro è obrigatorio (http://www.rumilan.com/article.sdf/it/vistiital/turistico-it).
      De repente o Brasil tem algum acordo com a Russia para serviços medicos gratuitos (http://www.rumilan.com/article.sdf/it/vistiital/assicurazioneital).
      Se o consulado diz que nao precisa, entao nao precisa mesmo!
      Nao desista! A Russia è complicada, mas fascinante!
      Bjs

      Reply
  • 17/03/2010 at 17:18
    Permalink

    No consulado da Russia, me deram uma lista do que precisava, mas não falaram nada sobre seguro saude.
    Mas sei que preciso, pois podem implicar com isso na alfandega.
    Qual foi o que vc fez? Vou procurar ele. Estou verificando vários, mas o mais importante é que seja um que eles estejam de acordo.
    Obrigado desde já.
    Bjs

    Reply
    • 18/03/2010 at 16:14
      Permalink

      Oi Nelson
      Sinceramente, eu nao sei qual foi o seguro que fiz. Eu usei o que estavam vendendo dentro do consulado em Milao e nem me dei ao luxo de reparar no nome… Jà estava cansada de burocracia e sò queria me livrar daquilo o quanto antes.
      Se o consulado no Brasil disse que nao precisa de seguro-saude, è pq nao precisa de verdade. Nao encana com isso e faça um seguro sò para vc se sentir protegido em um pais muito diferente do teu e que nao fala a tua lingua…
      Eu entrei na Russia com meu passaporte europeu, entao o que o consulado de Milao exigiu pra mim, è diferente do que o consulado do Brasil pode exigir de vc. As regras de visto e de entrada mudam de pais pra pais…
      Bjs

      Reply
  • 19/04/2010 at 06:49
    Permalink

    Oi Luisa…eu também tenho passaporte europeu e estava pensando em fazer um mochilao pela europa no meio do ano…sei que foge um pouco ao tema da russia, mas será que você poderia me ajudar quanto a burocracia de entrada para quem tem esse documento? nao sei se preciso de seguro saúde, se já tenho direito a ele por lei, quais sao as vantagens que tenho como cidadã…desculpe fugir ao tema, mas se puder me ajudar será de grande valia.
    Meu email encontra-se acima e podemos nos comunicar por ele!
    Obrigada!

    Reply
    • 19/04/2010 at 13:20
      Permalink

      Oi Lyvia
      Se vc tem passaporte europeu, vc è europeia para todos os fins!
      Vc sai do Brasil com o passaporte brasileiro e entra na Europa com o passaporte europeu. Sem nenhum tipo de problema ou burocracia.
      Bjs

      Reply
  • 22/04/2010 at 06:02
    Permalink

    ola , eu pretendo ir para Russia mês de novembro, vou para casa de um amigo passar 20 dias é presciso de visto??? quais é como eu fasso para conseguir viajar?? obrigada

    Reply
    • 22/04/2010 at 10:17
      Permalink

      Oi Regiane,
      Vai precisar de visto, sim.
      Entra em contato com o consulado da Russia mais proximo de vc para conseguir as informaçoes.
      Bjs

      Reply
  • 28/11/2010 at 18:09
    Permalink

    Oi , Luisa !
    Na Rússia eu posso usar Euro , ou somente Rublo ?

    Reply
  • 23/12/2010 at 03:00
    Permalink

    Minha filha quer ir pra Tomsky na Siberia….pela AISEC… intercambio de universitarios…. mas estou muito aflita… como posso ter confiança que tudo vai dar certo…….é muito longe e tambem eu não tenho condições financeiras para bancar…….voce sabe se tem algum tipo de ajuda pra este tipo de trabalho universitario ou se tem algum risco? Obrigada… Eneida

    Reply
    • 12/01/2011 at 01:23
      Permalink

      Oi Eneida
      Nao tenho ideia de como funcionam essas coisas…
      Minha viagem pra Russia foi meramente turistica!
      Boa sorte pra tua filha
      Bjs

      Reply

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *