Palácio de Queluz

Desde os tempos quando eu ainda morava em Coimbra,  o Palacio de Queluz estava na minha wish list portuguesa, mas nunca tinha dado certo de visita-lo…  Quer dizer, eu até cheguei a ir a Queluz um dia de inverno, mas o tempo estava tao feio e chuvoso que a visita aos jardins nao me convenceu e fiquei com vontade de voltar! O problema é que, quando volto a Portugal, tem sempre tanta coisa pra fazer, tantos amigos pra encontrar que acaba faltando tempo pra “turistar”! 

queluz2

E eis que, finalmente, em uma das minhas ultimas viagens a Portugal, consegui me organizar e garanti uma manhã livre e com muito sol antes do meu voo de volta à Italia . E, o mais importante, consegui convencer uma amiga a me levar para passear em Queluz antes de ganhar uma carona até o aeroporto. (Abusada? Eu?)

queluz1

Achei incrível que, numa manhã tão ensolarada de sábado, nós duas fossemos as únicas visitantes do Palácio. Foi uma visita super tranquila e divertida, pois éramos somente nós e alguns funcionários,  que cumpriam o seu dever de nos seguir, cuidando para que não destruíssemos nada. Ossos do ofício…

 queluz3

 O Palácio de Queluz, que foi construído para servir de casa de veraneio da família real portuguesa, assume particular importância para os brasileiros, porque foi  ali que nasceu D. Pedro IV de Portugal que, quando foi ao Brasil, começou a recontagem do nome, virou D. Pedro I e proclamou a independência.

A parte visitável do Palácio não é muito grande (um funcionário falou que de vez em quando, autoridades estrangeiras se hospedam ali e usam uma parte fechada ao turista) e o Palácio é todo bonito, em estilo rococó e chamado por alguns de “pequeno Versailles”, pois sua construção foi inspirada nesse palácio francês e, em seu interior, como não poderia deixar de ser, a maioria das salas segue aquele estilo Versailles de ser:

queluz4

Sala do Trono

queluz7 

Sala dos Embaixadores

Mas eis que finalmente surge o Corredor das Mangas, um lugar que me fez recordar que eu estava visitando Portugal. Azulejos enfeitando a sala toda! Adorei!

 queluz5

queluz6

Depois de visitar todas as salas, fomos aproveitar o dia ensolarado para visitar os famosos jardins… O unico problema foi que, desta vez, parte dos jardins estava fechada para visitas por conta das manutençoes… Serà que eu nunca vou conseguir visitar esses jardins como se deve?

 

 

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

14 thoughts on “Palácio de Queluz

  • 14/02/2009 at 23:34
    Permalink

    Adorei as fotos do Palácio de Queluz ! Pena que não conseguiu ver os jardins completos,porque são muito bonitos mesmo…vai ter que tentar uma próxima vez… 🙂
    Por falar em palácios…o da Pena…de Vila Viçosa…o de Mafra e o Palácio dos Duques em Guimarães tb fazem parte da wish list portuguesa?…e tb temos os castelos…hehe

    Bjs

    Reply
    • 22/02/2009 at 15:45
      Permalink

      Oi Margarida,
      Vou ter que voltar mesmo! Ainda não fiquei satisfeita com o pouco que vi dos jardins!
      Ai, esses outros palácios… Mafra e Guimarães faz tempo que estão na wish list… Um dia eu dou conta de visitá-los todos! Palácios e castelos!! 🙂
      Bjs

      Reply
    • 22/02/2009 at 15:46
      Permalink

      Oi Patricia,
      Que delícia passear por Portugal em agosto! E então? A dúvida foi satisfeita? Vai ou não a Queluz?
      Bjs

      Reply
  • 16/02/2009 at 03:48
    Permalink

    Nossa, por um momento achei ele super parecido com o Viscaya de Miami, os dois tem o mesmo estilo, mas claro, cada um com sua beleza. E este está super grandioso ein? Deve dar gosto de visitar um lugar assim…

    Beijos

    Reply
    • 22/02/2009 at 15:53
      Permalink

      Oi Carol
      E o que vc está esperando para fazer um tour pelas oropa? 🙂
      Bjs

      Reply
  • 19/02/2009 at 01:56
    Permalink

    Portugal tem monumentos e palácios muito bonitos…este não é excessão. E o palácio do Buçaco?
    Bjs.

    Reply
    • 22/02/2009 at 15:58
      Permalink

      Oi Luis
      Portugal tem mesmo muitos palácios lindos! O Buçaco é uma graça, parece um bolo de noiva de tão enfeitado, mas é demais!
      Bjs

      Reply
    • 22/02/2009 at 16:10
      Permalink

      Oi Marcio,
      Pois é… fiquei na vontade! Um dia eu volto mesmo!
      Bjs

      Reply
  • 17/02/2011 at 19:20
    Permalink

    Uau, que lindo o Palácio de Queluz!
    Morei um ano em Portugal e não vazia ideia de que essa “preciosidade” existia…como estou de volta, darei um jeito de visitar…

    Obrigada pela dica e parabéns pelo blog, é lindíssimo!

    Obs: não sei se você já conhece, mas os castelos medievais de Guimarães são lindos também! Vale uma visita! ;D

    Reply
    • 18/02/2011 at 11:33
      Permalink

      Oi Nathalie
      Guimaraes tà na listinha faz tempo… Todas as vezes que vou pra Portugal, acabo ficando em Lisboa e regiao pra rever os amigos e vou deixando o resto do pais pra depois… Vc me deu uma otima ideia para uma proxima viagem!
      Bjs

      Reply
  • 09/12/2011 at 20:38
    Permalink

    Tambem só tive a oportunidade devisitar este palácio ha poucos meses e acreditem, era um dia de verão magnifico e a entrada gratuita, quantos visitantes? 4!!
    Fora isso recomendo vivamente bom post

    Reply
    • 13/12/2011 at 10:44
      Permalink

      Oi Luffi
      Por que serà que Queluz è tao “esquecido”? Tà certo que o palacio precisa de uma restauraçao (pelo menos quando eu fui, ele estava bem caidinho), mas è um lugar super bonito que merece mais visitantes!
      Bjs

      Reply

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *