Palácio do Buçaco (ou seria Bussaco?)

 Em uma das vezes que estive em Coimbra por causa do Mestrado, meu namorado resolveu “me buscar” em Portugal e aproveitamos para curtir um final de semana prolongado em terras lusitanas. O plano seria mais ou menos assim: ele chegaria em Coimbra por volta das 20h, jantaríamos e dormiríamos por ali, e, na manhã seguinte, começaria o tour que havíamos planejado.

Como ele já esteve em Coimbra algumas vezes e já frequentou os meus lugares preferidos na cidade, achei que seria legal inovar um pouco e resolvi levá-lo ao Palace Hotel do Bussaco.

bucaco3.jpg

Eu adoro hotéis históricos e acho que eles acrescentam muito charme a qualquer viagem na Europa! Fala a verdade… não é o máximo poder dormir no lugar que um dia foi uma “casa de veraneio” real construída onde antes havia um mosteiro carmelita?

O hotel fica no meio da Mata do Buçaco, a uns 25km de Coimbra, e chama muita atenção pela sua aparência, digamos, “singular”. O guia o define como um “bolo de noiva com um relógio cuco em cima” e por aí dá pra imaginar o tipo de decoração do lugar… Carregadíssima! Foi nesse palácio que eu fui entender o verdadeiro significado daquilo que os entendidos denominam “estilo neo-manuelino”.

bucaco2.jpg

Por dentro, a situação não é muito diferente e é impossível não se impressionar com a exuberância da decoração.

bucaco1.jpg

Uma pena que os áureos tempos deste hotel já passaram e hoje ele tá meio decadente e precisando de uma revitalizada… Os carpetes manchados e os tecidos puídos que revestem os móveis tiram um pouco do encanto do hotel, mas, ainda bem, não conseguem eliminar a atmosfera de conto de fadas que existe ali.

bucaco4.jpg

Infelizmente, como era inverno, tava meio frio pra curtir a Mata do Buçaco, que deve ser linda na primavera e perfeita para abrandar o verão… Mas só o hotel já valeu a viagem! A Mata fica para uma próxima…

Ah! É claro que, antes de ir ao hotel do Buçaco, paramos no tradicionalíssimo Rui dos Leitões para jantar… Delicioso!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

16 thoughts on “Palácio do Buçaco (ou seria Bussaco?)

  • 06/03/2008 at 16:19
    Permalink

    Luisa

    É engraçado como ás vezes não damos valor a algumas coisas só porque estão tão perto de nós!!Quando vejo o seu post e as lindas fotos sobre o Palace Hotel do Buçaco é que me lembro que há mais de 10 anos que não passeio por lá…e comer um leitãozinho no Rui dos Leitões então já nem sei quando foi a última vez!!!
    Curioso não ter gostado muito de Dublin…nós gostámos imenso!!Adorei ver o Book of Kells no Trinity College e há noite os jantarzinhos em Temple Bar eram fantásticos.Nós fomos no Verão(fizemos 3 semanas de carro na Irlanda e Irlanda do Norte) e era grande a animação nas ruas em Dublin.Se tiver oportunidade não deixe mesmo de fazer um passeio em toda a Ilha,incluindo a Irlanda do Norte onde está a famosa Calçada do Gigante,onde um gigante Irlandês se sentava para conversar com a namorada Escocesa( a Escócia fica mesmo em frente!!).

    Bjs

    Reply
  • 07/03/2008 at 11:55
    Permalink

    Que coisa feia, Margarida! Agora com a chegada da primavera, você deveria se redimir e agendar um dia no Buçaco, com direito a leitãozinho na Mealhada, é claro!

    Não é que eu não gostei de Dublin, eu só achei pouco interessante… Talvez estivesse com muitas expectativas… Já a Irlanda do Norte eu amei! A Giant’s Causeway é fantástica! Já até fiz uns posts sobre esses lugares, se você quiser conferir:
    http://arquivodeviagens.wordpress.com/category/irlandas/

    Bjs

    Reply
  • 07/03/2008 at 14:32
    Permalink

    Vou agendar 1 dia inteiro para o Buçaco!!

    Já conferi os seus posts sobre a Irlanda do Norte!!Sou fã dos seus textos e das fotos!!Não consegui atravessar Carrick-a-rede…fiquei á espera do lado de cá que o meu querido marido voltasse são e salvo da travessia…hehehe
    Gostei também muito da destilaria e das localidades da costa por onde passámos.Não gostei muito de Belfast mas fizemos o percurso pelos murais.Marcámos no hotel e apareceu-nos um taxi daqueles tipicos de lá com um motorista muito especial…era mesmo um membro do Ira que nos levou aos dois bairros(católico e protestante)e nos explicou a sua versão da guerra.Levou-nos até a uma parede onde estavam fotos dos que tinham morrido já nos confrontos…um deles era seu cunhado!Foi muito emocionante…e fez-nos pensar na felicidade de viver num país em paz!

    Bjs

    Reply
  • 07/03/2008 at 15:35
    Permalink

    Luisa,

    Realmente hospedar-se em hotel histórico não tem preço, mas é uma lacuna minha.
    Estou conhecendo Buçaco por você. Lindíssimo !!

    Reply
  • 07/03/2008 at 16:11
    Permalink

    Margarida,

    Obrigada, fico feliz que você goste dos meus textos e das minhas fotos (amadoríssimas 😳 )

    Sabe que foi justamente por causa de toda a história que eu achei Belfast mais interessante que Dublin. Eu gosto de lugares que tem história pra contar, mas se o critério for vida noturna, Dublin ganha longe!

    Gostei de ver! Um dia inteiro no Buçaco! E depois um post a respeito! Gosto de comparar as impressões que um “local” tem sobre os lugares perto de casa com as impressões de uma turista, como eu.

    Bjs

    Reply
  • 07/03/2008 at 16:11
    Permalink

    Majô,

    E sabe que esse do Buçaco nem é tão caro! A diária em quarto duplo sai por volta de 145 euros! Nada mal, né?

    Bjs

    Reply
  • 07/03/2008 at 21:08
    Permalink

    Luisa

    Fica prometido um post sobre o Buçaco na primavera,mas vai ser difícil concorrer com o seu!!
    Se que gosta de hoteis históricos já experimentou as nossas Pousadas de Portugal?Cada uma é mais linda do que a outra…tem no Douro,no Minho,no Alentejo,todas em castelos ou conventos com um serviço excelente e bem mais conservadas do que o Palace do Buçaco…

    Bjs

    Reply
  • 10/03/2008 at 08:42
    Permalink

    Acredita que eu só fiquei sabendo desse “estilo manuelino” quando estive em Lisboa, nunca tinha ouvido falar em nenhum outro lugar.. acho que é e ficou como herança de Portugal, né?
    Vc sabe se existe isso em algum outro país da Europa?
    bjs

    Reply
  • 10/03/2008 at 15:00
    Permalink

    Margarida, eu adoro as Pousadas de Portugal! Sempre que dá ($$$) nos hospedamos em alguma. A de Óbidos é um show!

    Bjs

    Reply
  • 10/03/2008 at 15:06
    Permalink

    Mirella,

    Eu não entendo nada de estilo arquitetônico, mas pelo o que eu leio nos guias de turismo e pelo que pude observar em viagens, esse tal estilo manuelino seria um tipo de gótico que recebeu o nome de manuelino porque remonta à época do reinado de D. Manuel.

    Espero não ter falado nenhuma besteira muito grande…

    Bjs

    Reply
  • 31/01/2009 at 21:18
    Permalink

    que nome engraçado e bizarro……….rsrsrsr…………

    Reply
    • 04/02/2009 at 20:54
      Permalink

      Oi stefane
      Em Portugal eles tem uma criatividade para nomes… Tem uns muito engraçados! Ah, e os portugueses dizem a mesma coisa da gente! 🙂
      Bjs

      Reply
  • 05/02/2009 at 04:49
    Permalink

    diferente……….poderiam colocar nomes mais praticos mais sao bem engraçados….bjus

    Reply
  • 20/11/2011 at 15:33
    Permalink

    Não esqueça de parar no caminho para deliciar-se com os leitões. Não há nada igual

    Reply
    • 22/11/2011 at 16:12
      Permalink

      Verdade, Ney, nao tem como nao parar para comer esses leitoes! Eles sao espetaculares!
      Bjs

      Reply

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *