Playa de Las Americas

A parte mais turística da ilha de Tenerife mexeu comigo. No inicio eu detestei aquilo, mas depois Playa de Las Americas me fez parar pra pensar e reavaliar as minhas expectativas em relação a um lugar. Explico:

Chegando lá, eu tive um treco! Achei um lugar totalmente sem personalidade, daqueles com ruas cheias de lojas internacionais, pizzarias por toda parte, pubs estilo ingles, hoteis e resorts enormes, areia clara demais para uma ilha vulcanica e absolutamente nada que pudesse lembrar que eu estava passeando por uma das Ilhas Canárias.

Fiquei indignada! Como é possível que uma cidade seja tao descaracterizada pelo turismo a ponto de existir 50 restaurantes de comida italiana pra cada meio restaurante de comida canária? (essa estatística é minha, baseada na minha dificuldade em encontrar alguma coisa pelo menos espanhola pra comer)

Ainda bem que Tenerife não é feita só de Playa de Las Americas!  A capital é uma delícia, La Laguna é lindinha demais e o Teide é um espetáculo que, sozinho, jà vale a visita a ilha! Mas o que não me saia da cabeça era: por que o resto do mundo parece estar gostando daquilo e eu não?

Comecei a pensar nos meus próprios hábitos de viagem e descobri que, quando viajo “de férias”, eu me comporto igualzinho a todo mundo que vai  e gosta de Playa de Las Americas.

Quando eu estou de férias, eu quero simplesmente descansar e não quero me preocupar com nada. Eu não quero saber de experimentar comida nova, eu quero alguma coisa fácil e de preferência que eu conheça para não ter surpresas. E nada melhor que a boa e velha pizza, não é mesmo?

Eu não estou interessada em descobrir os usos e costumes locais, nem quero quebrar a cabeça com os meios de transportes, eu quero simplesmente ler meu livro bem tranquila, de preferencia num lugar bonito e quero ter à mão coisas com as quais estou habituada, pra não correr o risco de sentir falta de nada…

Aliás, é justamente por procurar coisas que me são habituais que costumo viajar de férias sempre para os mesmos lugares. Se o lugar é uma novidade, pra mim não sao mais férias! Quando eu viajo para visitar algum lugar novo, o que eu menos quero é descansar! Eu quero experimentar tudo o que é diferente, procuro consumir somente produtos locais, eu não paro quieta em hotel e só carrego um livro se for ficar muito tempo presa num avião.

E acho que a minha implicância com a Playa de Las Americas  está nessa diferença: eu fui parar num lugar de férias, sem estar “de férias”. Mas, convenhamos,  alterar a paisagem vulcanica da ilha  a ponto de trazer areia clara do Sahara* sò para “ingles ver” (literalmente), é um pouco demais, né?

Eu acabei nem tirando fotos, mas pra quem ficou curioso, vale dar uma olhada neste site.

* foi a informaçao que recebi do concierge do hotel onde me hospedei quando eu perguntei pq a areia ali era tão branca e diferente do resto da ilha…

Vale conferir:

6 Comments

Filed under Espanha

6 Responses to Playa de Las Americas

  1. Luisa!
    Eu já estive em Tenerife (morei em Las Palmas) e até hoje não consegui escrever uma linha do lugar… por tudo o que você disse. Também não tenho muitas fotos (e ainda por cima minha máquina era analógica, morro de preguiça de scanear tudo). Até gostei do Loro Parque, mas sempre digo… viagem é expectativa! Bom, de qualquer maneira quando eu falar de Tenerife eu dou um Ctrl C aqui e um Ctrl V lá no Matraqueando! hohohohoho!

    • Oi Silvia, :)
      Acho incrivel como nossas expectativas podem alterar o sucesso de uma viagem!
      Playa de las Americas, pra mim, foi terrivel, mas, como eu disse, ainda bem que Tenerife nao è feito tao somente de Playa de Las Americas… tem muita coisa legal pra ver e fazer na ilha!
      Bjs

  2. É, acho que eu pensaria como você. Já que é para conhecer o lugar, por que não visitá-lo e conhecê-lo a fundo, a ponto de saber culturas e tradições locais, não é? Abraços

    • Oi Diogo,
      O problema é quando o lugar se torna muito “internacional” a ponto de “apagar” os traços de cultura e tradições locais… Mas faz parte!
      Bjs

  3. Hummm… Vendo desse ponto de vista acho que eu não tiro férias a um tempão! Pois é verdade, em cada lugar novo que a gente conhece, parece que a gente não tem sossego. Férias mesmo, é com certeza em lugares de veraneio, aquele que a gente sempre volta e sabe tudo tim tim por tim tim.

    Abraços

    • Oi Carol,
      As minhas férias, teoricamente, sao no Brasil, quando volto pra visitar a familia… Mas tb nao tenho sossego, pois faço questao de visitar todo mundo! :)
      Vendo desse ponto de vista… tb nao tiro ferisa ha um tempao! :)
      Bjs

Add Comment Register



Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>