Por do Sol em Santorini

Uma de minhas maiores curiosidades e expectativas dessa viagem para as ilhas gregas era ver e tentar entender porque o por-do-sol de Santorini é tão famoso e considerado por muitos como mais bonito do mundo. Como é possível que um por-do-sol seja um dos cartões postais da ilha?

santorini-por-sol2

Como estávamos viajando em baixissima temporada, e a ilha estava deserta, fomos tranquilamente para o castelo de Oia, pois, com certeza, não teríamos problema com as “superlotações” descritas por todo mundo que tenta ver um por-do-sol por lá na alta temporada.

Superlotação até que não tinha, mas o forte estava apinhado de gente brigando pelo “lugar ideal”! Nada insuportável, é claro, mas não consegui descobrir de onde tinha saído toda aquela gente! Santorini parecia uma ilha fantasma durante o dia todo e, de repente, aquela aglomeraçao.

santorini-por-sol1

Pois bem, arrumamos um cantinho estratégico, onde pouco tempo depois um tênis surgiu no nosso campo de visão, e ficamos ali apreciando o sol e o tenis.

Acho que foi o por do sol mais duradouro que pude presenciar na vida. Chegamos por volta das 17h30, com o sol já mais fraco, e ficamos ali até às 20h e alguma coisa, esperando que ele sumisse no mar. Demorou, mas no final, quase dava pra ouvir o “tchiiiii”, da bola de fogo que se apagava na água. 

santorini-por-sol6

Mas, pra mim, o bonito de tudo aquilo foi observar como a luz do sol conseguia mudar as cores das casas… O que era branco ia se transformando em dourado gradativamente. Tenho certeza de que aquele seria um lugar extremamente romantico se fosse possivel se desligar de todo o contexto que o envolve.

Apesar de não achar nada romantico o famoso por-do-sol de Santorini, nos divertimos muito com o vai e vem de gente, mais preocupadas em arrumar o angulo perfeito para as fotos do que em fruir o momento. E provavelmente todo mundo tem fotos lindas de recordaçao, menos eu, que acabei tirando só essas fotos ruizinhas que estão no post e que nem deveriam ser publicadas. De qualquer modo aquela movimentaçao toda era um espetáculo a parte que chamava tanta a atenção quanto o sol.

santorini-por-sol5

Várias vezes, deixamos o sol de lado para observar um grupo de japoneses equipadissimos com máquinas fotograficas enormes, tripés, filtros, etc… e visivelmente preocupados porque haviam se atrasado e os melhores lugares já estavam tomados. Chegava a ser engraçado o nervosismo deles.

Se é o por do sol mais bonito do mundo? Bonito é, mas sinceramente já vi melhores e com muito menos gente (e maquinas fotograficas) por perto. E fiquei com a impressão de que aquilo na alta temporada deve ser um inferno.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

22 thoughts on “Por do Sol em Santorini

  • 07/05/2009 at 01:23
    Permalink

    Ainda bem que por-do-sol durou muito. Imagina se além de tudo fosse rapidinho? 😉

    E como assim as fotos nem deveriam ser publicadas? Eu também fico tentando cortar todas as pessoas das fotos, mas elas não conseguem estragar lugares lindos como esse!

    Beijos!

    Reply
    • 09/05/2009 at 13:11
      Permalink

      Oi Camila
      Sempre gentil! As vezes eu perco a paciencia com as pessoas, os carros e todo o resto que cobre a paisagem e faco a foto com tudo! Afinal, era exatamente com tudo isso na frente que eu estava vendo a paisagem, nao é mesmo? 🙂
      Bjs

      Reply
  • 07/05/2009 at 01:36
    Permalink

    Inferno é pouco jejejeje
    Quero ver se consigo publicar na sexta um dos mais lindos que eu já vi na vida, e na terrinha …
    Beijos

    Reply
    • 09/05/2009 at 13:11
      Permalink

      Imagino Patricia!
      Eu é que nao apareco por lá no mes de agosto! 🙂
      Bjs

      Reply
  • 07/05/2009 at 03:21
    Permalink

    Estou indo em junho p/ Atenas, infelizmente não é dessa vez que vou conhecer Santorini, mas temos um por-do-sol que fica pertinho do Brasil, em Portozuelo (Uruguai ), além de lindo, é romântico/poético, quanto ele desaparece no horizonte, fazendo o mesmo “tchiiii”, a platéia que encontra-se na areia da praia, aplaude. Bjs

    Reply
    • 09/05/2009 at 13:12
      Permalink

      Oi Silvania,
      Portozuelo no Uruguai?? Conta mais! Como é o lugar? Fiquei curiosa!
      Bjs

      Reply
  • 07/05/2009 at 04:56
    Permalink

    Luiza, o pôr-do-sol é disputado, mas não dá para ter mesmo clima romântico com tanta muvuca. É lindo e o ambiente ao redor é espetacular, mas acho que o meu preferido na Grécia ainda é o de Milos, não sei se porque foi o primeiro nas ilhas, se porque o kástro estava quase vazio ou se foi realmente especial.
    PS: Estou adorando ‘rever’ Santorini!

    Reply
    • 09/05/2009 at 13:13
      Permalink

      Oi Emilia,
      Talvez seja a sindrome da primeira ilha. Eu gostei mais do por do sol de Mykonos, que foi a primeira ilha que visitei… 🙂
      Bjs

      Reply
  • 07/05/2009 at 16:27
    Permalink

    Luiza, é a primeira vez que comento no seu blog, apesar de já acompanhá-la há algum tempo, e gostaria de parabenizá-la pelos posts. Estou indo para a Grécia em julho e vou conhecer Santorini também e estou muito empolgado. Eu também odeio essas aglomerações e acho difícil esse por-do-sol barrar o de Fernando de Noronha. Vou tirar a prova dos nove e na volta eu te falo.

    Reply
    • 09/05/2009 at 13:15
      Permalink

      Oi Alessandro
      Que bom que vc saiu do anonimato!
      Eu achei o por do sol de Noronha muito mais bonito que esse de Santorini… E com muito menos gente tb!
      Boa viagem pra vc e depois vem me contar tudo!
      Bjs

      Reply
  • 08/05/2009 at 00:31
    Permalink

    Impressionante e belo né? O pôr-do-sol, definitivamente é uma das coisas mais belas que a natureza oferece, faz você relaxar para prosseguir com o final do dia. Porém, do jeito que o mundo anda, as pessoas estã ocada vez com menos paciência para refletir e apreciá-lo. Beijos

    Reply
    • 09/05/2009 at 13:16
      Permalink

      Oi Diogo,
      Verdade. Parecia que o por do sol era um compromisso para o qual nao se pode chegar atrasado!
      Bjs

      Reply
  • 08/05/2009 at 19:19
    Permalink

    Vi seu comentário no Mikix e parei aqui 🙂
    Adorei e jpa tá nos favoritos de viagem 🙂
    Amo viajar e viajei com vc!
    Bjokas

    Reply
  • 08/05/2009 at 19:52
    Permalink

    Grécia é mesmo alucinante… cheguei até vocês através do turomaquia e tinha respondido a pergunta por lá! Prefiro pensar que o mais belo de todos ainda está por vir, que assim continuo sempre procurando e rodando pelo mundo!! 😀 é como a melhor cervejas de todas… sempre provo novas, se achasse a melhor de todas, provavelmente não tomaria mais as outras!
    Bem legal o trabalho de vocês, vou continuar viajando por aqui!!
    Abraço e bom fds!!
    Michel
    http://www.rodandopelomundo.com

    Reply
    • 09/05/2009 at 13:21
      Permalink

      Oi Michel
      Seja bem vindo! Que bom que vc gostou!
      Eu tb adoro sair pelo mundo pra procurando as melhores coisas e como uma boa curiosa, to sempre experimentando pra saber se é melhor do que a melhor que já provei! 🙂
      Bjs

      Reply
  • 08/05/2009 at 20:51
    Permalink

    Ow, mas seu grau de exigência é muuuito alto. Como foi possível passar por sua cabeça que essas fotos não seriam publicáveis! E não tô puxando o saco, não, estão lindas… aquela das casinhas… Ui, ui, ui, ui! Grécia, já!

    Reply
    • 09/05/2009 at 13:22
      Permalink

      Sempre gentil, Silvia!
      Mas é que a paisagem era tao bonita, que quando vi as fotos pensei: Que porcaria! 🙂
      Bjs

      Reply
  • 11/05/2009 at 04:17
    Permalink

    Olá Luisa,

    Portozuelo ( é uma enseada, algumas pessoas identificam por Solanas), fica próxima a Punta del Este ( acesso pela avenida da Praia Mansa, onde localiza-se o Hotel Cassino Conrad ). A praia é rústica e bastante familiar, possui alguns bares/restaurantes ( nos Destemperados existe opinião sobre um dos restaurantes). No caminho ainda pode-se visitar a Casapueblo ( onde o artista plástico uruguai Carlos Páez Vilaró, conhecido e premiado no mundo inteiro, mora. Seu ateliê fica na parte mais alta da casa, que tem ainda um restaurante e um hotel), Tambo de Leite Lapataya ( fabrica queijos, doce de leite)…
    Espero ter contribuido na tua curiosidade, bjs.

    Reply
    • 14/05/2009 at 13:07
      Permalink

      Oi Silvania,
      Obrigada pelo esclarecimento!
      Vivendo e aprendendo, eu nunca tinha ouvido falar desse lugar e numa futura viagem ao Uruguai vou levar em consideração sua sugestao!
      Obrigada
      Bjs

      Reply
  • 14/10/2011 at 06:10
    Permalink

    Oi Luisa! Realmente maravilhoso este por do sol! Ficou com um gostinho de “quero muito ver”! Qual seria a melhor época do ano para ir a Santorini?

    Reply
    • 14/10/2011 at 11:45
      Permalink

      Oi Ligia
      O verao europeu sem duvida! Mas eu evitaria agosto que è o mes de ferias dos europeus e fica tudo lotado.
      Bjs

      Reply

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *