Poreč

Poreč é uma cidadezinha croata, com pouco mais de sete mil habitantes, localizada na costa da região da Ístria, e é considerada um de seus principais pontos turísticos.

O turismo é basicamente voltado para as praias da região, e no verão a cidade chega a abrigar cem mil pessoas – italianos e alemães, basicamente – e é durante a noite, nos bares e restaurantes, que dá pra perceber o quão cheia fica a cidade nessa época do ano.

Pra ser sincera não achei muita graça nas praias croatas. Embora o mar seja incrivelmente transparente e calmo, não tenho muita paciência pra disputar um lugar ao sol em meio a pedras e lajes. Além disso, com um centro histórico daquele pra visitar, eu é que não iria ficar de bobeira na praia…

 

A cidade tem tanta lojinha de souvenirs para distrair a atenção, que eu acho realmente que a maioria dos turistas não se dá conta que está caminhando por ruas (muito escorregadias, por sinal) construídas pelos romanos e que o centro histórico conserva ainda a forma do acampamento militar que eles construíram no século II antes de Cristo.

porec1.JPG

Depois da queda do Império Romano, Poreč foi dominada por vários povos e cada um deixou o seu registro na cidade, mas o mais interessante é sem dúvida a Basílica Eufrasiana, uma igreja construída no século VI sob as bases de uma igreja pré-existente, que é decorada com maravilhosos mosaicos da época bizantina. Não é à toa que a UNESCO resolveu considerá-la Patrimônio da Humanidade…

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

6 Comments

Filed under Croácia

6 Responses to Poreč

  1. Luisa,

    estou passeando por aqui pela primeira vez e comecei aqui pela Croácia. Acabei de estar por lá e também fiquei muito mais nas cidades do que nas praias.

    Mas gostei infinitamente mais de Rovinj do que de Poreč. Vou checar se voce chegou a ir até lá!

    Abracos e parabéns pelo blog!

  2. Sabe que eu não sei se gostei mais de Poreč ou de Rovinj, as duas cidades me encantaram de modo diverso…
    Vou ficar te devendo, por ora, um post sobre Rovinj, mas em breve ele sai.
    Bjs

  3. Tomislav

    Obrigado pelas lindas palavras sobre a Croacia…eu morava bem no interior, pra la de Zagreb. Mande seu e mail, e nao esquece de me avisar quando será sua próxima viajem p Croacia. No momento moro em Sao Paulo… Beijos

    • A Croacia è um pais muito bonito, Tomislav!
      Adorei a viagem que fiz pra là e estamos pensando em voltar mais cedo ou mais tarde…
      Bjs

  4. Eu adoro passera por Poreč! E sim, concordo com vc, as ruas sao MUITO escorregadias! hahahaha
    Sou brasileira e moro aqui na Croácia, em Pula (regiao de Istria)
    Tenho um blog para contar um pouco daqui e mostrar algumas fotos tb…
    Faca uma visitinha:
    http://www.madhumita.net/
    Um abraco,
    Marina

Add Comment Register



Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>