Pré-história na Itália

As minhas férias de agosto do ano passado foram, no mínimo, exóticas. Conheci lugares fascinantes que jamais imaginei que pudessem existir e um desses lugares se chama Matera. Matera é uma cidadezinha italiana, localizada na região da Basilicata, com uma história que remonta ao Paleolítico. E, particularmente, acho que não evoluiu muito desde então, pois a cidade é formada por Sassi, ou seja, cavernas e casas e encravadas na rocha!

 matera4.jpg

Por ser uma cidade antiquíssima e possuir uma paisagem muito particular de “cidade de pedra“, Matera foi cenário de vários filmes de época e pode ser reconhecida em filmes como aquele do Mel Gibson, a “Paixão de Cristo“, ou mais recentemente no filme “Nativity” (Jesus – A História do Nascimento).

Hoje, por razões óbvias, essa parte histórica da cidade é quase desabitada. Eu disse “quase“!!! Ainda é possível encontrar alguns malucos que moram nas rochas, ou uma maluca que resolve se hospedar num hotel incrustado na rocha

Fiquei hospedada no Hotel Sassi, que como o nome sugere, fica nos Sassi! Não é um hotel muito econômico, mas a vista da cidade e o prazer de fazer parte daquele mundo não tem preço. Além do preço, existe a desvantagem de que não chegam carros no alto dos Sassi, e por isso, não convém levar muita bagagemNão é nada agradável escalar rocha, passar por ruelas labirínticas com uma mala pesada para carregar! E não tem rodinha que resolva o problema! Experiência própria!

 matera3.jpg 

As igrejas rupestres são uma atração à parte, pois ainda é possível observar parte dos afrescos decorativos da época medieval. Achei que valeu a pena comprar o ingresso quedireito a entrar em todas elas, tive que ficar esperta com os horários de visitação, pois varia conforme a igreja.

Do outro lado de Matera é possível avistar algumas cavernas. É maravilhoso fazer um passeio por , não pelo valor histórico das cavernas, mas principalmente porque é o melhor ângulo para apreciar a “arquitetura” dos Sassi!

matera1.jpg

É inacreditável que ainda existam lugares assim no mundo. Eu me senti a própria Vilma Flintstones!!!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

4 thoughts on “Pré-história na Itália

  • 02/01/2010 at 20:36
    Permalink

    QUE VIAGEM MARAVILHOSA VOCE DEVE TER FEITO É MEU SONHO CONHECER LUGARES ASSIM PAREBENS.

    Reply
  • 19/10/2010 at 19:28
    Permalink

    Nossa, quem me dera, sou louca pra conhecer lugares assim, pelas fotos me interessei muito . Parabéns pela viagem. Quem sabe um dia eu apareço por lá, ai venho postar aqui, sobre o que achei também. Beijos

    Reply
    • 25/10/2010 at 10:47
      Permalink

      Oi Ingrid
      Nao passa vontade nao! E’ sò arrumar as malas! 🙂
      Bjs

      Reply

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *