Regata Storica em Veneza

No inicio de setembro inventamos de visitar Veneza para assistir a chamada Regata Storica, uma tradicionalissima “corrida de gondolas” no Canal Grande, que movimenta a cidade toda e faz com que os venezianos saiam das tocas para participarem da torcida.

Nunca tinha visto tantos venezianos juntos! Como se se trata de uma competiçao acirrada entre equipes de gondoleiros das varias regioes de Veneza, os moradores de cada regiao se reunem no Canal Grande e a torcida se inflama de verdade.

Como eu faço parte do grupo de turistas e nao de moradores, para mim, nao fazia a menor diferença se a equipe da Giudecca estava vencendo ou perdendo, eu estava era me divertindo com o inusitado e pitoresco da situaçao.

Para pra pensar: uma corrida de gondolas! e com torcida organizada e tudo! Sò em Veneza mesmo…

O esquema foi mais ou menos assim: por volta das 15h eles fecharam o Canal Grande, os vaporettos pararam de passar e varios alto falantes anunciavam a programaçao que estava por vir e durante a corrida explicavam o que estava acontecendo por todo o percurso (sò em italiano, è claro).

Daì começa a parte historica da regata: um desfile de gondolas e embarcaçoes tipicas de Veneza do seculo XV.

Essa parte revive o desfile feito para receber Caterina Cornaro, mulher do rei do Chipre, que renunciou o trono em favor de Veneza, entao as gondolas estao bem enfeitadas e os gondoleiros e nobres devidamente caracterizados com trajes da època. E’ bem bonito e curioso.

Depois desse desfile de abertura, acaba o interesse turistico e começa o interesse e alvoroço dos venezianos, com a corrida propriamente dita.

Sao varias categorias disputadas conforme a idade, sexo e o tipo de gondola, mas as cores e os numeros que representam cada regiao de Veneza sao sempre os mesmos, independentemente da categoria, o que facilita a vida dos nao iniciados em corridas de gondolas.

Quando acaba a corrida e liberam o Canal Grande para navegaçao, outro espetàculo acontece: os barcos e gondolas que estavam “estacionados”  começam a se movimentar, seja para comemorar a vitoria, seja para voltar pra casa, e um trafego caotico se instala na “avenida” principal de Veneza. Que vontade de ter um barco para me juntar à bagunça!

A unica parte chata è que o clima nao colaborou e estava bem cinza com uns chuviscos de vez em quando… Essas gondolas historicas e coloridas num dia de sol devem ser maravilhosas!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

13 thoughts on “Regata Storica em Veneza

  • 26/09/2011 at 13:53
    Permalink

    Adorei, adorei, adorei, este seu artigo sobre uma corrida de gondolas em Veneza que desconhecia por completo existir.

    Muito obrigada mesmo, por dar a conhecer algo que é uma absolutas novidade para mim, e bastante interessante por sinal.

    Parabéns pelo seu artigo

    Reply
    • 28/09/2011 at 11:04
      Permalink

      Obrigada, turista ocasional!
      Sempre gentil com seus comentarios!
      Bjs

      Reply
  • 14/01/2012 at 22:38
    Permalink

    Saudades… felizmente já presenciei pessoalmente essa regata. No rol das minhas poucas viagens está Veneza que já visitei 7 vezes… cidade única. Parabéns pelo post…

    Reply
  • 23/01/2012 at 01:59
    Permalink

    Oi Luisa Viajei para a Europa em outubro passado, uma coisa meio doida, muito corrida, confesso que não faço mais desse jeito, mas para primeira vez foi ótimo, incluimos Veneza no roteiro e juro que não esperava que fosse tão legal, só ouvia coisas ruins sobre a cidade, que fedia, que tinha ratos ( até vi um, mas foi mais pra engraçado que ruim), no final, adorei , depois de Paris , é claro, que foi a de longe a melhor e só não superou as minhas expectativas por que esperava aquilo mesmo de Paris, um sonho de cidade. Pretendo voltar, sim, com mais calma e mais tempo para cada cidade e Veneza é uma delas. Um abraço e o Brasil continua o mesmo, volte sempre.

    Reply
    • 23/01/2012 at 16:15
      Permalink

      Oi Cleyde
      Eu amo Veneza de paixao! Nao me canso de ir pra là!
      E quanto à viagem corrida… Nao se preocupe, a gente sempre promete que da proxima vez vai ser diferente, mas nunca è!
      E’ como aquelas promessas de inicio de ano: vou emagrecer, vou estudar, vou arrumar meu armario… 🙂
      Bjs

      Reply
  • 08/12/2012 at 00:26
    Permalink

    Fiquei muito interessado. A corrida acontece durante vários dias ou há um dia especifico de setembro?!
    Abs

    Reply
    • 08/01/2013 at 12:06
      Permalink

      OI Alex
      Tem um dia especifico. Da uma olhada no google que vc encontra a programacao.
      Bjs

      Reply
  • 21/01/2013 at 17:46
    Permalink

    Oi Luisa!!!
    Achei muito interessante essa corrida, pretendo ir para a Itália em setembro, a princípio meu roteiro terminaria com 02 noites em Veneza, acha que vale a pena inverter e começar por Veneza para pegar a regata? Ou acha que pelo pouco tempo que vou ficar na cidade vai me atrapalhar e não vou conseguir ver o restante dos pontos importantes, aliás, se quiser dar umas dicas de onde ir seria ótimo!!! hehehe
    Obrigada!
    Bjuss

    Reply
    • 27/02/2013 at 10:02
      Permalink

      Oi Camila
      E’ tudo uma questao de prioridades… A regata è bem interessante, mas eles fecham o Canal Grande e isso pode sim atrapalhar quem tà afim de turistar e nao quer saber de ver corrida de gondolas…
      Bjs

      Reply
  • 12/08/2013 at 19:20
    Permalink

    Chego em Veneza dia 13/9, estava torcendo para conseguir ver essa regata, mas a desse ano será no domingo dia 01/09. Que pena!
    Mesmo assim obrigada pela dica, fica para uma outra vez, quem sabe…

    Reply
  • 03/10/2014 at 17:02
    Permalink

    Excelente artigo a retratar um dos acontecimentos mais bonitos em Veneza. Claro que existem outros mas este é especial pelo facto das Gondôlas serem uma referência de Veneza e da Itália.

    Adorei o Blog e irei contactá-la em breve.

    Reply

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *