Riga

Aproveitando uma escala no voo para a Russia, resolvemos ficar um final de semana na capital da Letônia. Riga é uma cidade grande, dividida em cidade nova e cidade velha e, por pura falta de tempo, resolvemos explorar tao somente a cidade velha e visitar o Museu Etnografico Letão (é assim mesmo?) e deixamos os bairros da moda e os espaços verdes da cidade nova para uma próxima vez.

Na cidade velha existe uma restrição ao uso de automóveis, que só descobrimos quando tivemos que pagar ao taxista um “pedágio” de entrada na cidade velha que custou quase a mesma coisa que a corrida do aeroporto até o hotel…

riga8

Um dos cartões postais de Riga são os “Três Irmãos”, três casas de mercadores, grudadas uma na outra e construídas em épocas diferentes. A mais estreita é a mais recente, do século XVIII, a do meio é do século XVII, mas com uma porta barroca que colocaram ali um século depois. E a última é do século XV, com uma fachada meio torta e uma porta emoldurada por blocos de pedra, como se usava na época.

Não obstante seu valor histórico e artístico, não achei muita graça nesses três irmãos. Acho que Riga tem casas muito mais interessantes,que vão do gótico ao liberty, para satisfazer uma turista como eu.

riga11

Por exemplo, a casa das “Cabeças Negras” que foi construída no início de 1300 e foi alugada para a Fraternidade das Cabeças Negras, que recebe esse nome por causa de seu padroeiro, normalmente representado com feições mouras. Uma pena que, durante a Segunda Guerra Mundial, essa casa foi completamente destruída e o que vimos é uma reconstrução terminada em 1999.

riga2

Ou então a “Casa dos Gatos”, um palácio em estilo Liberty, com gatos no teto, que, diz a lenda, representariam o desprezo do proprietário pelos membros da Grande Guilda que não o admitiram na associação.

riga6

Ou ainda a igreja de São Pedro, construída por volta de 1490, com sucessivas reconstruções e seu campanário de madeira que vale a visita a Riga.  A vista ali de cima é estupenda!

riga7

Uma outra “atração” de Riga são as nativas da cidade. Pra mim, embora fosse verão, não tava calor… fazia um ventinho fresco e a temperatura girava em torno dos 17-18ºC, mas isso não impedia as nativas superlindas, superloiras, super altas e superbronzeadas de desfilarem pelas ruas de minissaias e miniblusas realmente “mini”, com saltos altíssimos, como se tivessem recém saído de um ensaio fotográfico para coelhinhas da Playboy. Não dá pra não reparar!

riga3

O Museu Etnográfico Letão é outro lugar imperdível de Riga. Fica meio fora de mão, mas dá pra chegar com transporte público numa boa, mesmo sem entender nada da língua e mesmo que ninguem fale inglês por ali para dar indicações. Foi só pegar o ônibus número 1 e a nossa cara de turista já entregava para onde queríamos ir!

riga4

O lugar é lindo, um museu a céu aberto fundado em 1824 no meio de um parque enorme, para onde transportaram umas 120 casas autênticas que representam as quatro regiões do país. Ali tem casas de madeiras de todos os tipos e algumas construções muito curiosas como uma “cozinha de verão” que mais parece uma barraca de índio americano, e uma igreja luterana do século XVI que é puro charme.

riga5

 

 

Depois desse “gostinho” que tivemos dos países bálticos, ficamos com mais vontade ainda de um dia voltar e passear por toda a região!  E a “listinha” só aumenta…

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

29 thoughts on “Riga

  • 01/04/2009 at 23:59
    Permalink

    É o que eu sempre digo, os palácios do Leste Europeu são as coisas mais belas que existem! Na Letônia não poderia ser diferente.

    Reply
    • 08/04/2009 at 14:18
      Permalink

      Oi Diogo
      Eu tb gosto muito do Leste Europeu… é tudo tao exotico! (pelo menos pra mim… 🙂 )
      Bjs

      Reply
    • 08/04/2009 at 14:20
      Permalink

      Oi Adriana
      Obrigada! Ainda nao fui pra Tallin… Mas vontade nao me falta!
      Bjs

      PS – Adorei teu blog! Passei rapidinho, mas estou voltando pra ler tudo com calma! Muitas dicas boas!

      Reply
  • 03/04/2009 at 03:50
    Permalink

    Luisa, não é à toa que o Arquivo é um dos meus blogs favoritos…off the beaten track! E vai para uns lugares que eu sou louca para conhecer…
    Um abraço!

    Reply
    • 08/04/2009 at 14:22
      Permalink

      Oi Emilia,
      Fico contente de estar na sua lista de blogs preferidos! Eu tb adoro “a turista acidental” e com as ilhas gregas, estou amando mais ainda!
      Bjs

      Reply
  • 03/04/2009 at 20:10
    Permalink

    Lindas fotos!
    É incrível como se conhece pouco do muito que têm a oferecer o leste europeu.

    (Preciso explorar melhor o cardápio do Panino Giusto)

    Reply
    • 08/04/2009 at 14:26
      Permalink

      Oi Allan
      Que delicia te ver aqui!
      Obrigada pela visista e seja bem vindo.
      Bjs
      PS – Depois me conta o resultado das tuas exploraçoes ao cardapio do Panino Giusto 🙂

      Reply
  • 03/04/2009 at 23:10
    Permalink

    Corpus Christi (latim para Corpo de Cristo) é uma festa móvel da Igreja Católica que celebra a presença real e substancial de Cristo na Eucaristia.

    É realizada na quinta-feira seguinte ao domingo da Santíssima Trindade que, por sua vez, acontece no domingo seguinte ao de Pentecostes. É uma festa de ‘preceito’, isto é, para os católicos é de comparecimento obrigatório assistir à Missa neste dia, na forma estabelecida pela Conferência Episcopal do país respectivo.

    A procissão pelas vias públicas, quando é feita, atende a uma recomendação do Código Canônico (art. 944) que determina ao Bispo diocesano que a providencie, onde for possível, “para testemunhar publicamente a veneração para com a santíssima Eucaristia, principalmente na solenidade do Corpo e Sangue de Cristo.” É recomendado que nestas datas, a não ser por causa grave e urgente, não se ausente da diocese o Bispo (art. 395).

    (Via Wiki) 🙂

    Reply
    • 08/04/2009 at 14:28
      Permalink

      Allan, 🙂
      Valeu! Nao morrerei mais na ignorancia!! 🙂
      Bjs

      Reply
  • 03/04/2009 at 23:43
    Permalink

    Ai como eu sei essa história de listinha… a minha a cada dia fica maior 🙂
    E de resto, tudo bem?!
    bjs

    Reply
    • 08/04/2009 at 14:32
      Permalink

      Oi Mi
      Listinha dura de cumprir, nè? 🙂
      De resto, tudo na paz! Sò a correria pra dar conta das mil coisas que tenho pra fazer! 2009 està sendo um ano animado!
      To meio sem tempo, mas li no Mikix que vc tb està com novos projetos e viagens agendadas! Show! 😉
      Bjs

      Reply
  • 04/04/2009 at 17:17
    Permalink

    Luisa, morro de vontade de conhecer essa região (Letônia, Estônia, Lituânia), sem contar a Rússia, né? Acho que é esse lado da Europa o que mais me atrai!

    Beijos!

    Reply
    • 08/04/2009 at 14:37
      Permalink

      Oi Camila,
      Sabe que essa parte da Europa comecou a me atrair depois que vim morar em Milao? Antes eu nao tinha nem ideia do que a regiao tinha pra oferecer… Agora estou planejando um tour pela Eslovaquia… mas provavelmente a viagem sairà em 2087, pq tà me faltando tempo para por em pratica todas as viagens que estao no papel… 🙂
      Bjs

      Reply
  • 06/04/2009 at 05:11
    Permalink

    Eu tinha muita curiosidade…sabe aquele lugar que você já ouviu falar mas não sabe nada…agora já sei um pouquinho…

    Reply
    • 08/04/2009 at 14:39
      Permalink

      Oi CarlaZ
      Arquivo de Viagens tb è cultura! 🙂
      (me achei agora! 🙂 )
      Bjs

      Reply
  • 07/04/2009 at 00:48
    Permalink

    Luisa

    Para mim,quanto mais a Norte melhor…por isso Riga já tá na listinha faz tempo…
    Gostei muito das fotos e de saber a história das casas.
    Nos arredores de Oslo também há um museu parecido,com réplicas de casas das diferentes regiões do país e de várias épocas.É muito interessante a agradável para passear…e também tem superlindas,superaltas e superloiras por lá…e uma superinvejosa…eu!hehe 🙂

    Bjs

    Reply
    • 08/04/2009 at 14:42
      Permalink

      Oi Margarida,
      Oslo tà na minha listinha faz tempo… alias toda a Escandinavia! Toda vez que penso em ir praqueles lados, aparece uma viagem mais economica mais pro sul…
      Adorei o “superinvejosa”! eu tb me encaixo no conceito! Que raiva! 🙂
      Bjs

      Reply
  • 11/04/2009 at 00:04
    Permalink

    Adorei conhecer Riga! Não imaginava que era assim não!
    Sempre tive curiosidade de saber mais dessa parte do leste europeu!
    Adorei!
    Ah só uma coisa: que predio mais bizarro aquele fininho dos três irmãos! Quando li que cada um foi feito em uma época tive quase certeza que ele era o mais antigo…e num é que é o mais novo!
    Até Riga tem coisas estranhas! eheh
    bjus
    Feliz Páscoa!

    Reply
    • 16/04/2009 at 22:03
      Permalink

      Oi Guta,
      Eu também nao imaginava que fosse assim…
      Alias, eu acho que nao imaginava nada… Riga entrou no roteiro só por causa da conexao mesmo e acabei adorando!
      Boas essas surpresas, né?
      Bjs

      Reply
  • 13/04/2009 at 02:21
    Permalink

    Quando morei na Australia, estudei inglês com um rapaz que era da Letônia e eu sempre me indaguei. Mas que será que tem pra fazer nesse lugar… tá ai a resposta. E linda por sinal.

    Abs,

    Reply
    • 16/04/2009 at 22:13
      Permalink

      Oi Carol,
      Sabe que eu nunca me questionei sobre o que tinha pra fazer na Letonia… Parecia um destino tao inacessivel e longe que nunca parei pra pensar nele, até a hora que vi a conexao do voo pra Russia…
      E agora quero voltar!! 🙂
      Bjs

      Reply
  • 04/05/2009 at 02:00
    Permalink

    Estive em Riga em outubro de 2008…Essa cidade é linda… uma arquitetura na old town impressionante… Vale a visita.

    Reply
    • 04/05/2009 at 11:57
      Permalink

      Oi Elvio,
      Vale mesmo a visita! Tanto que estou pensando em voltar pra visità-la como se deve!
      Bjs

      Reply
  • 08/09/2009 at 09:34
    Permalink

    Ai, que delícia ler este post! Estou indo para lá semana que vem, mas além de Riga, vou fazer também Tallin, Vilnius e Helsinki! Estou ansiosa!! (e com medo do frio… brrrr!) rs

    Grande bjo!!

    Reply
  • 08/09/2009 at 17:12
    Permalink

    Oi Fe,

    Que delicia de viagem fria! Depois de Riga, fiquei morrendo de vontade de passear por toda a regiao!
    Divirta-se e conte tudo no seu blog!

    Bjs

    Reply
  • 26/01/2010 at 11:18
    Permalink

    Que dia lindo vc pegou em Riga!! Quando eu fui peguei muita chuva, o que atrapalhou um pouco o passeio… Era fim de setembro, mas já estava gelado!!

    Eu fui também às cidades vizinhas de Sigulda, Krimulda e Turaida, super bonitinhas e bem verdes, onde a gente encontra os famosos pinho de riga!

    É verdade, as letãs são super produzidas e lindas!! Parece que todas são modelos!

    Bjos

    Reply
    • 27/01/2010 at 17:03
      Permalink

      Oi Fe,
      Tenho que voltar a Riga…
      Dessa vez nós so ficamos um final de semaninha pra aproveitar a conexao do voo pra Russia, ainda bem que o tempo tava bom! 😉 .
      Bjs

      Reply

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *