Rússia – escolha dos transportes

Chegar na Rússia, a partir de Milão, é tranquilo, vôos para a Rússia são frequentes e tem até low cost que vai pra lá. Mas como serà o deslocamento entre as cidades russas que fazem parte do nosso roteiro?

A primeira opção foi pesquisar trens e ônibus… O site das ferrovias russas não ajuda muito, é meio limitado nas pesquisas, tà sempre fora do ar e não dá pra comprar as passagens diretamente pelo site, mas… pelo menos, quando funciona, dá pra ter uma boa base de horários, distâncias e o tempo gasto nas viagens… E põe tempo nisso!  

Trens de Moscou a Kazan demoram mais de 13 horas… É tempo demais! Eu me recuso a passar todo esse tempo fechada num trem… Além disso, deve ter alguma coisa errada com esses valores: não é possível que uma viagem de 200km, entre Moscou e Suzdal, possa demorar 4 horas e meia (!!!) de ônibus.

Considerando o tempo das viagens, pensamos em alugar um carro, que talvez fosse mais rápido, e poderíamos decidir onde e quando parar, sem precisar ficar à disposição do “pinga-pinga” dos transportes públicos.  O problema é que as distâncias continuavam impraticáveis e dirigir horas a fio num lugar desconhecido onde ninguém fala inglês não me pareceu muito recomendável… O percurso de carro teria que ser muito bem estudado de modo a ser usado com parcimônia e em lugares estratégicos e mais turísticos, onde as distâncias não representassem um grande problema.

Cogitamos também a possibilidade de vôos internos, a solução de todos os nossos problemas, porém… a Lonely Planet menciona atrasos de 2 horas a 2 dias!! e ressalta ainda que uma determinada companhia aérea fez 4 pousos forçados no ano passado (o guia é de 2006)…

Veio o medo… Até que ponto dá pra confiar num avião russo? As fotos dos aviões nos respectivos sites não eram muito convidativas… Uma possibilidade seria escolher as companhias aéreas mais elogiadas e usar o avião apenas para os trechos mais longínquos.

E ainda tinhamos que descobri como fazer os trechos de barco para chegar/sair das Ilhas Solovki e de Kizhi…

Depois de muito quebrar a cabeça, no final das contas, resolvemos fazer o Anel de Ouro e a esticada a Kirillov com um carro alugado (em vermelho no mapa abaixo), um vôo Moscow-Kazan-Moscow pela Aeroflot, um outro vôo Moscow – Arkhangelsk – Ilhas Solovki pela Aeroflot Nord (em amarelo), barco até Kem (azul escuro), trem até Petrozavodsk (verde-água), barco de ida e volta a Kizhi (azul escuro) trem até S. Petersburg e Novgorod (verde-água) e bate-e-voltas a partir de S. Petersburg com trem, ônibus ou o que encontrássemos por lá…

Agora é só começar a reservar e a comprar todas as passagens!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

14 thoughts on “Rússia – escolha dos transportes

  • 08/08/2008 at 21:52
    Permalink

    Luiza

    Eu estive há algum tempo na Russia (são petesburgo) , e não me parece uma boa ideia alugar carro, ao menos sem motorista. As placas em geral são em Russo, é dificil achar alguem que fale ingles, e o povo não é dos mais simpaticos… Em postos, estradas, e no interiror, então…. Isto sem contar com a possiviel corrupção policial…. Em todo o caso gostei muito de São Petesburgo, é uma cidade inesquecivel… Estou curioso para ver o seu diario….

    Reply
  • 26/08/2008 at 12:38
    Permalink

    Ola Ernesto

    Eu estava muito preocupada com a ideia de alugar um carro, mas dirigir pela Russia foi mais simples do que eu imaginava.

    Realmente as placas sao em russo, mas me acostumei bem rapido e acabei memorizando o nome das coisas e dos lugares. Claro que passei por algumas dificuldades, como para abastecer, mas faz parte da diversao! 🙂

    Bjs

    Reply
    • 03/06/2012 at 16:29
      Permalink

      Oi Luisa,
      vc esteve na Russia em 2008, estamos indo agora (10/2012), gostaria de saber como foi para alugar o carro, como documentação, habilitação internacional e fundamental informação de como foi a experiencia de dirigir por lá … a propósito …. existe mão inglesa por lá??

      Reply
      • 03/06/2012 at 19:57
        Permalink

        Oi Gelson
        Dirigir na Russia è como dirigir no Brasil, achei as condiçoes das estradas e o trafego bem parecidos.
        Nao tem mao inglesa (pelo menos nao onde nòs estivemos). Alias, nao tem nada de ingles por là e essa è a maior dificuldade de se alugar um carro.
        A comunicaçao è inexistente, entao vc vai precisar de um bom dicionario, muuuuuita paciencia e capacidade de rir de si mesmo. Encher o tanque, descobrir pq o guarda te parou… coisas normais do transito acabam virando um problema por causa da lingua, mas fora isso, è bem tranquilo.
        Nòs sempre levamos a habilitaçao internacional quando viajamos, mas nao nos pediram.
        Bjs

        Reply
  • 03/02/2011 at 15:03
    Permalink

    Adorei o blog! Só para constar, é doido, mas o onibus demora quase cinco horas de Moscou até Suzdal sim! hahahahaha Acabo de passar por isso! Beijos

    Reply
    • 13/02/2011 at 09:54
      Permalink

      Oi Adriana,
      E’ tempo demais! Mas valeu a pena? Gostou?
      Bjs

      Reply
  • 11/03/2011 at 19:35
    Permalink

    Olá!
    Sou brasileira e moro em Lisboa.
    Estou pensando em ir para São Petersburg. Gostaria de saber como vc se virou lá em relaçaõ à lingua falada? Quais foram tuas maiores dificuldades ?
    Bjs

    Reply
    • 21/03/2011 at 12:53
      Permalink

      Oi Sara
      Me virei usando um dicionario, uma lista de frases prontas e muita mimica!
      Em Sao Petersburgo o ingles è bem difuso!
      Bjs

      Reply
  • 09/07/2012 at 03:21
    Permalink

    Olá Luisa,

    Gostamos muito dos seus textos.
    Estamos (eu e meu namorado) indo para Russia agora, St Petesburgo, Novgorod, Moscow e Golden Ring.
    Estamos pensando em alugar um carro para as cidades do Golden Ring e ficamos bem animados com o seu texto acima.
    Voce alugou o carro no próprio aeroporto?
    Você pegou um carro com GPS?

    bjos e desde já muito obrigada.

    Reply
    • 10/07/2012 at 17:51
      Permalink

      Oi Mariana
      Alugamos o carro no aeroporto sim, mas na epoca nao tinham GPS disponivel.
      Leve mapas, com escritas em cirilico, pra garantir!
      Bjs

      Reply
  • 13/07/2013 at 22:55
    Permalink

    Olá! Estamos indo a Europa no final novembro e pensando seriamente em conhecer moscou! Como pegaremos o final de novembro e inicio de dezembro, gostaria de saber se é viável! Estamos receosos devido ao frio…
    Faríamos um vôo interno até Moscou… Obrigada!

    Reply
    • 09/09/2013 at 15:26
      Permalink

      Viavel è Thais… Mas vai preparada pro frio (muuuuuuito frio) e talvez vc nao consiga aproveitar a cidade como se deve. Eu deixaria para ir em outra ocasiao.
      Bjs

      Reply
  • 02/01/2015 at 17:44
    Permalink

    então, de moscow até novgorod é melhor ir de carro, avião ou trêm? estou indo para novgorod e, infelizmente, estou com muito medo de ficar perdido já que ninguém tem domínio em inglês.

    Reply
    • 06/01/2015 at 21:02
      Permalink

      Oi Gustavo,
      Nòs fomos de carro num bate e volta bem puxado de Sao Petersburgo.
      O relato tà aqui: nesse post
      Bjs.

      Reply

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *