Sacro Monte de Varese

Acho que jà comentei, até mais de uma vez, que uma das coisas de que mais gosto na Italia é que os italianos (pelo menos os que eu conheço) nao ficam em casa de jeito nenhum! E, como a Italia é inesgotàvel, tem sempre uma viagem curta e bacana para ocupar os finais de semana.

sacri-monti9

Num desses finais de semana de inicio de primavera, fomos visitar um dos nove Sacri Monti do Piemonte e da Lombardia, localizado em Varese, uma cidade bem pròxima de Milao.

sacri-monti8

Sacro Monte, numa traduçao livre do guia, é um complexo de devoçao, localizado no alto de uma montanha, formado por diversas capelas onde sao representadas, com pinturas e esculturas, cenas da vida de Cristo, de Maria, dos Santos…

sacri-monti7

Foram construidas no seculo XV para oferecer aos peregrinos uma alternativa mais segura à peregrinaçao à Terra Santa, uma “nova Jerusalém”, com um percurso de meditaçao.

sacri-monti5

O percurso do Sacro Monte de Varese possui 2 quilometros de extensao, com 14 capelas que representam os mistérios do rosario e sao dedicadas à “Madonna”. Essas capelas, como o rosario, foram divididas em grupos de 5 e separadas por “arcos triunfais”.

sacri-monti4

Eu sei, 14 nao è divisivel por 5, mas o que seria a décima quinta capela, nao é exatamente uma capela, mas um santuario no final do percurso de peregrinacao.

sacri-monti1

Embora eu nao seja a pessoa mais religiosa do mundo, gosto de visitar lugares sacros principalmente pelo valor historico, artistico e cultural que eles representam e o legal do Sacro Monte é que consegue reunir todos esses valores numa paisagem natural belissima!

sacri-monti2

O lugar agrada todo mundo: para os devotos, representa um lugar de fé; para quem gosta de arte, sao 14 capelas diferentes para curtir; e, quem nao liga nem pra arte nem pra religiao, aproveita o delicioso passeio pelo parque, ao som de cantos de passarinhos e a vista do alto da montanha.

sacri-monti3

Ainda que o percurso seja feito devagar, com varias paradas para ver as capelas, nao dà pra esquecer que sao 2 quilometros morro acima! Entao, pra facilitar a vida dos idosos e de quem nao està em sua melhor forma, existe um funicular que leva até o topo da montanha e dai é sò fazer o percurso morro abaixo!

 sacri-monti6

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

10 thoughts on “Sacro Monte de Varese

  • 02/12/2008 at 14:53
    Permalink

    Adorei, me lembrou Congonhas do Campo, mas lá os passos estão um ao lado do outro.
    Sabe se está aberto para visita todos os dias da semana?
    Beijos

    Reply
  • 03/12/2008 at 00:26
    Permalink

    Acho que me lembro de ver o nome Varese em algum lado na altura em que fizemos o passeio de carro aí na Lombardia.Fica perto dos lagos?
    Não sabia nada sobre as capelas que devem ser bem interessantes assim como o percurso pelo parque.Da próxima vez não vou perder!

    Bjs

    Reply
  • 04/12/2008 at 15:01
    Permalink

    Oi Patricia,

    Eu fui a Congonhas do Campo quando era crianca, nao me lembro de muita coisa… Tenho que voltar!

    O parque é aberto todos os dias, mas sò tem que ficar esperta com o horario das missas e o horario de abertura do Santuario. Nesse site, tem todas as informacoes: http://www.sacromonte.it/info_sacromonte.html

    Bjs

    Reply
  • 04/12/2008 at 15:04
    Permalink

    Oi Margarida,

    Sim, Varese fica para os lados dos lagos… Acho um passeio bem legal, principalmente pra vc, que é “habituee” em terras italianas e jà rodou por tudo por aqui! 🙂

    Bjs

    Reply
    • 09/12/2008 at 19:40
      Permalink

      Pois é… Essa viagem já está na lista, mas acho que vai demorar pelo menos uns 2 ou 3 anos para ser realizada…
      Bjs

      Reply
  • 07/12/2008 at 02:31
    Permalink

    Perfeito o adjetivo “inesgotável” para a Itália. E o país dos arredores… onde quer que você esteja… num raio de 30 quilômetros tem sempre algo mais surpreendente ainda! Bjs!

    Reply
    • 09/12/2008 at 20:11
      Permalink

      Oi Silvia,
      E o melhor é que num raio de 30km muda o sotaque, a comida tipica, tudo! É incrivel! Adoro a Italia!
      Bjs

      Reply
  • 26/05/2009 at 17:32
    Permalink

    Oi pessoal,

    Realmente a visita ao Sacro Monte de Varese, é quase que obrigatória, pela beleza, patrimônio hiostórico e a visão em dias claros da maioria do Lagos daquela região.

    Sou de Ubatã, interior da Bahia e, para mim foi deliciosa a subida ao Monte nos últimos dias do inverno 2009. Na primavera deve ser um explendor de cores.

    Bom passeio.

    Reply
    • 27/05/2009 at 12:03
      Permalink

      Oi Elinalva
      Que bom saber que vc tb gostou do Sacro Monte de Varese!
      Bjs

      Reply

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *