San Marino

A unica informaçao que eu tinha sobre San Marino eram as corridas de Formula 1 e, como nao ligo pra corrida, nunca me esforcei muito para ir até là, mesmo morando a poucas horas de distancia…

san-marino11

Mas eis que este ano a Unesco resolve tombar San Marino como Patrimonio da Humanidade, o que me fez pensar que San Marino tem mais a oferecer do que simplesmente um Grande Premio e me enchi de vontade de visitar essa Republica de 62km2 de area!

san-marino1

 

Achei interessante saber que, na realidade, San Marino é o nome do pais e também da capital e que a Republica de San Marino é dividida em 9 zonas administrativas, chamadas “castelos” (adorei o nome), consequencia das primeiras “instalaçoes” da populaçao, mas nem com explicaçao historica entra na minha cabeça como é possivel dividir 62km2 em 9 zonas administrativas!! Mas, enfim…

san-marino2

 

Chegar até San Marino de carro, a partir de Milao, é bem tranquilo para quem nao tem problemas com curvas na estrada. Como o centro historico fica no alto do monte Titano, haja vai e vem para chegar até là! Mas a vista vale o estomago virado!

san-marino3

Em San Marino tudo é antigo, pois o pais nao sò possui origens antigas – dizem que sua fundaçao se deu por volta do ano 300 – como também é considerado a republica ainda existente mais antiga do mundo. Aliàs, esse testemunho da continuidade de uma republica livre desde a Idade Media foi um dos motivos que levou a Unesco a incluir o pais na lista de Patrimonios da Humanidade.

san-marino6

Além disso, diz a lenda, que também a Constuiçao de San Marino é a mais antiga do mundo ainda em vigor. Fato controvertido porque San Marino nao possui uma Constituiçao no sentido literal da palavra, mas todo o ordenamento se refere aos “antigos costumes” e aos “estatutos da Republica” do seculo XVII.

 

san-marino5

O centro historico de San Marino é uma graça, muito preservado e as ruas da cidade seguem o padrao da estrada para chegar até ali: um vai e vem cheio de curvas, mas com algumas escadas de vez em quando pra “cortar caminho”.

san-marino4

A cidade inteira é charmosa, mas vale conferir mais de perto a Basilica e o Palacio Publico. A Basilica foi considerada uma ofensa à historia e à arte, pois demoliram um dos primeiros monumentos cristaos em estilo pre-romanico na Italia, para substitui-lo com a atual Basilica em estilo neo-classico…

san-marino7

O Palacio Publico, por sua vez, localizado na praça principal da cidade (Piazza della Libertà), é a sede do governo de San Marino e onde se realizam as principais cerimonias do pais. Hà pouco tempo foram terminadas as obras de restauro e recentemente o Palacio foi reaberto ao publico.

san-marino8

Mas o ponto alto mesmo de San Marino e o simbolo do pais sao as tres torres. A primeira torre, Rocca Guaita, é a mais antiga e, segundo consta, foi construida diretamente na rocha do Monte Titano, sem nenhuma fundaçao.

san-marino9

san-marino12

san-marino10

 

A segunda torre, Rocca Cesta, fica na parte mais alta do Monte Titano e, pra mim, é a mais fotogenica de todas. E também tem a vantagem de ficar no meio do caminho de um delicioso percurso panoramico entre as torres, onde algumas pessoas faziam piquenique aproveitando a vista na maior paz.

san-marino13

A terceira torre, Montale, é a menor e a unica que nao dà pra visitar por dentro, por pura falta de porta mesmo. O guia diz que essa torre abrigava uma prisao, profunda 8 metros, e que o unico modo de entrar ou sair é por cima!

san-marino14

Ah, no caminho de volta pra casa que me dei conta que nao vi nenhum autodromo por ali… Que vergonha! A unica coisa que eu achava que tinha em San Marino, na realidade fica em outro lugar! Em casa fui descobrir que o Grande Premio de San Marino acontece no autodromo de Imola, a quase 100km de distancia…

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

33 thoughts on “San Marino

  • 11/11/2008 at 17:11
    Permalink

    Adorei!!!! Legal conhecer San Marino aqui no Arquivo de viagens, também não tinha nenhuma informação sobre este destino (risos)
    Beijos

    Reply
  • 11/11/2008 at 19:08
    Permalink

    Arquivo de Viagens é cultura pura! Se não fosse por aqui, nunca teria interesse em conhecer esse lugar… até porque ele está tão associado à Formula 1… e imagine só, as corridas nem ali aconteciam! Texto precioso, belas fotos! Bjs!

    Reply
  • 12/11/2008 at 00:24
    Permalink

    Ora aqui está um local que ainda não me tinha passado pela cabeça visitar… 😳 Falta grave porque parece ser bem interessante!Também gostei imenso de saber a história da cidade e que o Grande Prémio de San Marino afinal não é em San Marino… 🙂
    As fotos das torres estão optimas!

    Bjs
    Ps: San Marino é um estado independente como o Vaticano ou pertence ao estado Italiano mas com autonomia própria?

    Reply
  • 12/11/2008 at 16:17
    Permalink

    Muito interessante esse post, nunca pensei que San Marino tivesse tanto a oferecer.
    Vc já foi a Monaco? Qual é mais bonita?
    bjs

    Reply
  • 12/11/2008 at 18:24
    Permalink

    Adorei seu arquivo de viagens…é a primeira vez que venho por aqui. Vou viajar a Itália em Janeiro…San Marino fica perto de Rimini?
    Bjos
    Camila

    Reply
  • 16/11/2008 at 00:25
    Permalink

    Luisa,

    Adoro esse ar todo bucólico e monocromático da arquitetura antiga. Deve ser uma delícia passear por estes lugares e se dar conta de que existe tanta história por detrás de todas essas construções… Adorei as torres.

    Beijos

    Reply
  • 16/11/2008 at 15:31
    Permalink

    Luisa,
    San Marino com certeza é uma das pérolas desse mundo. E provavelmente um dos futuros destino para meu blog. Você nem imagina o quanto queria uma oportunidade como a sua. Deve ser incrível viajar pelo mundo e ver todas essas maravilhas com a “resolução máxima”… =)

    Gostaria de te propor o seguinte: você trocaria links comigo? Meu blog está crescendo e gostaria de abrir uma rede de blogs/sites amigos que se tratassem do assunto.

    Desde já, obrigado.
    Matheus.

    E boa viagem!

    Reply
  • 18/11/2008 at 20:09
    Permalink

    Oi Patricia

    Não é o máximo um lugar que todo mundo já ouviu falar, mas que ninguem sabe nada a respeito? Eu adoro esse tipo de destino!

    Bjs

    Reply
  • 18/11/2008 at 20:11
    Permalink

    Oi Silvia,

    Por causa da Formula 1, eu também nunca tive interesse em visitar San Marino… Mas isso até sair a lista da Unesco… E que surpresa boa! Unesco sim é cultura pura! 🙂

    Bjs

    Reply
  • 18/11/2008 at 20:14
    Permalink

    Oi Margarida,

    Tem tanto lugar interessante e bonito nesse mundo que fica mesmo impossível pensar em tudo… O negócio é ir aumentando a listinha… 🙂

    Bjs

    PS – Ah, San Marino, até onde eu sei, é um estado independente.

    Reply
  • 18/11/2008 at 20:18
    Permalink

    Oi Mirella

    Qual a mais bonita entre Monaco e San Marino? Vc me pegou! São lugares diferentes… Achei Monaco mais glamourosa, mais rica; mas eu acho que gostei mais do estilo de San Marino…

    Não ajudei nada, né? Acho que vc vai ter que tirar a prova por conta própria! 😉

    Bjs

    Reply
  • 18/11/2008 at 20:22
    Permalink

    Oi Camila

    Seja bem vinda ao blog!

    San Marino fica bem perto de Rimini e tem até um onibus que faz o trajeto. Bem simples!

    Boa viagem e depois volta aqui pra contar como foi!

    Bjs

    Reply
  • 18/11/2008 at 20:25
    Permalink

    Oi Carol

    Acho que um dos motivos pelos quais eu adoro morar na Italia é justamente esse “me dar conta que existe tanta história por detrás das construçoes”. É demais!

    Bjs

    Reply
  • 18/11/2008 at 20:33
    Permalink

    Oi Mateus

    Viajar é mesmo fantástico e o fato de morar na Europa facilita muito a preparação das malas. Mas acredito que nós criamos as oportunidades através das nossas escolhas e prioridades na vida…

    Mas não se preocupe, mais cedo ou mais tarde, vc também vai ver em alta resolução todas as mil maravilhas do mundo!

    Linkei seu blog.

    Bjs

    Reply
  • 20/11/2008 at 00:26
    Permalink

    Que é isso, Matheus! Eu é que agradeço!

    Bjs

    Reply
  • 05/01/2009 at 19:26
    Permalink

    CARA MUITO OBRIGADO TAVA QUERENDO CONHECER COMO Q ERA ,E PQ MINHA TIA MORA LA AI NO FINAL DE 2009 EU VO PRA LA COM ELA AI TAVA ATARAS DE UM MONTE DE SITE Q MOSTRASE A VERDADEIRA SAN MARINO
    TAVA QUERENDO MTO VER E CONSEGUI VLW MESMO.

    Reply
  • 10/01/2009 at 22:47
    Permalink

    OI OLHA EU DENOVO (^^),QUERIA SABER SE TEM COMO COLOCAR AUGUM VIDEO DE SAN MARINO TIPO FILMAR A CIDADE DE SAN MARINO TODA IA SER BEM LEGAL.NOS IAMOS CONHECER MELHOR COMO QUE E SAN MARINO BOM NE SE N CONSEGUIR TA TUDO BEM SO FALEI MESMO PORQUE QUERIA MTO VER

    BY: Luã

    Reply
    • 16/01/2009 at 22:32
      Permalink

      Oi Luã,
      Não fiz nenhum video de San Marino… Mas aguenta a ansiedade! Logo, logo vc vai estar lá e conferir tudo pessoalmente!
      Bjs

      Reply
  • 17/04/2009 at 13:54
    Permalink

    muito obrigado, este site ajudou-me mesmo muito, tinha qe fazrr um trabalho e isto foi fundamental… por acaso depois de ler isto ate fiquei com vontade de ir ate la… LOL!!! Bjcas

    Reply
    • 21/04/2009 at 11:28
      Permalink

      Oi Inês
      Fico feliz que meus posts, de vez em quando, servem pra alguma coisa de útil! 🙂
      Seja bem vinda ao blog!
      Bjs

      Reply
  • 25/07/2009 at 14:29
    Permalink

    gostei das suas fotos faltou a do portão d entrada com os vigiles a policia perto do bar la toretta vivi sete anos da minha vida ai e é bom rever vem saudades.

    Reply
  • 03/09/2009 at 11:41
    Permalink

    Oi Francisco

    Infelizmente nao dà pra colocar todas as fotos que tiro no post… 🙁
    Mas que bom que vc matou saudade da tua antiga casa mesmo sem o portao! 🙂

    Bjs

    Reply
  • 15/09/2010 at 04:00
    Permalink

    Olá!
    Gostei muito deste post!
    Vou agora a Itália, a Florença e Veneza e estava curioso para ir a San Marino!
    Quantas horas são precisas para visitar san Marino?
    Abraço

    Reply
    • 19/09/2010 at 16:59
      Permalink

      Oi Vitor
      Depende do seu ritmo… Nòs passamos o dia todo ali e visitamos tudo o que gostariamos, com direito a um almoço mais demorado.
      Se vc curtir um maraturismo, meio dia dà pra ver as atraçoes principais.
      Bjs

      Reply
  • 27/04/2011 at 01:37
    Permalink

    Ola luisa td bem?
    Gostaria de mais informações de como chegar a San Marino, conhece alguma excursão, hotel onde ficar ou alguma cidade proxima que possa ficar? Vou com a minha mae e ela tem 75 anos é o sonho dela conhecer a cidade do meu avo! obrigada

    Reply
  • 02/06/2012 at 14:42
    Permalink

    Luisa
    Adorei tudo isso sobre San Marino!!
    Ano passado fui a Europa e fiquei na casa de uma amiga, numa cidade chamada Forli (entre Bolonha e Rimini). Um belo dia eu estava indo conhecer Rimini com uma amiga e dentro, do trem, um rapaz me falou de San Marino. Que era lindo e tudo o mais. Eu nem sabia que esta republica ficava na Itália !!! Dai resolvemos ir atá lá e adoramos ! Peganos um onibus em Rimini e só a viagem já vale a pena. Passamos o dia por lá e voltamos á tardinha. Foi muito bom. Mas eu também não sabia que a corrida de fórmula I não é lá . Que graça ! Eu também conheci Imola, que fica bem pertinho também, não é?
    Seu blog é D+ !!!
    Gilce

    Reply
    • 03/06/2012 at 19:52
      Permalink

      Obrigada, Gilce!
      Bjs

      Reply

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *