Santa Clara

Nao tem como visitar Cuba e nao ouvir falar de Che Guevara e nao tem como ouvir falar de Che sem ouvir falar de Santa Clara.  Che nao nasceu em Santa Clara, nunca morou em Santa Clara e nem morreu em Santa Clara, mas Che Guevara è o filho adotivo e orgulho da cidade.

Foi em Santa Clara que Ernesto Guevara e um grupo de revolucionarios armados descarrilharam um trem blindado, fato que marcou o fim da ditadura de Batista e abriu lugar para o governo de Fidel.

Entao Santa Clara ficou conhecida como a cidade da “heroica guerrilha” e hospeda os suntuosos monumentos em homenagem a Che Guevara.

O Monumento a Ernesto Che Guevara è uma praça enorme e compreende um museu o o memorial de Che Guevara. Dominando o monumento existe uma estatua de Che e ao redor muros com baixo relevo que retratam cenas de batalhas e as palavras escritas por Che na sua carta de despedida de Cuba.

O museu fica na parte de tras do monumento e, diz a lenda, que conserva objetos pessoais de Che Guevara e informaçoes sobre sua vida e sua morte.

Nao cheguei a entrar no museu. A fila de turistas era gigantesca e, ainda por cima, nao permitiam a entrada de nenhum tipo de bolsa, grande ou pequena.

Como eu nao sou tao fa assim de Che Guevara, achei que nao valia a pena perder tempo na fila e nao estava disposta a deixar dinheiro e passaportes em um guarda volumes.

Achei que demos sorte nao entrando no museu. Quando estavamos voltando para o carro, eis que surge um casal de noivos, com padrinhos, dois cachorros e muitos charutos para fazer as fotos do album do casamento. Foi a atraçao do lugar! Che acabou ficando em segundo plano…

Em seguida fomos visitar o monumento a la Toma del Tren Blindado. Sao vagoes-museu que foram colocados exatamente onde aconteceu o famoso descarrilhamento e contam a historia da batalha.

Digamos que o nosso bate-e-volta a Santa Clara, a partir de Cienfuegos, foi interessante, mas nada de espetacular. Acho que a cidade è mais indicada para quem è realmente fa de Che.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

6 thoughts on “Santa Clara

  • 12/02/2011 at 14:31
    Permalink

    Querida, só pra dizer que tá sensacionalíssima essa série (pra variar!).

    Me avisa quando terminar, tá, pra eu fazer um postão-índice lá na Bóia!

    bjs!

    Reply
    • 13/02/2011 at 10:26
      Permalink

      Riq, que honra!!
      Pode deixar que aviso sim, jà estou me achando por antecipaçao!
      Bjs

      Reply
  • 27/02/2011 at 14:03
    Permalink

    Estive em Cuba e aproveitei para conhecer Santa Clara. Foram quatro dias na cidade. As manhãs na praça principal, o Memorial Guevara, o povo e suas histórias. O ruim é que tudo é muuuuuuuuito caro, as opções de hoteis e restaurantes são poucas e não existe transporte público.

    Reply
    • 21/03/2011 at 12:37
      Permalink

      Oi Viajante Oficial
      Em Cuba nao tem mesmo um meio termo: o que è pra turista è muuuuuuito caro e o que è pra cubano è muuuuuuuito barato.
      E infra estrutura nao è o forte do pais… Mas mesmo assim vale a pena a viagem!
      Bjs

      Reply
  • 24/11/2011 at 23:34
    Permalink

    Luisa,

    parabéns!! estou lendo sua jornada… maravilhosa!!!

    Reply
  • 11/05/2012 at 15:07
    Permalink

    Na verdade isso não é só um memorial ao Che Guevarra, Assim que você entra, não dá de cara com o Museu, mas sim com o mausoleu onde estão os restos mortais de Che e dos guerrilheiros que o acompanhavam quando da campanha na Bolívia. Os restos foram resgatos pela EAAF(Equipo Argentina de Antropologia Forense) e enviados a Cuba em 1997. Por isso o lugar é tão marcante a visitado. Na parte do mausoleu não se pode tirar fotos. Há também o museu, e ai sim é possível tirar fotos.

    Reply

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *